English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-06-16 10:58:38 · 10 respostas · perguntado por Marcio B 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Cada um, meu amigo, deve "vestir" sua fé com a roupagem que mais lhe agrade, que tem a ver com sua bagagem de vida, com as coisas que sente, com seu temperamento.
Para os que vestem sua fé com as roupagens codificadas por Kardec, ele está cheio de razão, tudo que ele ensinou tem a ver com a pessoa.
Para outras pessoas, o catolicismo, o protestantismo, tem mais a ver com elas
Todo mundo deveria viver de acordo com sua fé e respeitar a dos outros
bjimmmmmmm

2007-06-16 11:09:32 · answer #1 · answered by Harmony 7 · 1 0

O espírita não acredita simplismente, busca conhecimentos, verifica lógica. Raciocinar sobre todas as questões morais; não é simplesmente acreditar em alguém mais culto ou carismático, ou em dogmas.
Se Kardec tinha razão? Todos os cientistas não são espíritas e é por isso que as questões estudadas por ele ganha credibilidade quando comprovadas. Por exemplo que somos espíritos pq pessoas viram e foram visitar outros lugares quando em coma.
Convido-os a estudarem a doutrina espírita, as obras básicas e, ainda, observarem os acontecimentos no globo terrestre; são, sem dúvidas, questões interessantes a pesquisar. Ouvir falarem de algo que não conhecemos é um pouquinho complicado. Sempre é importante buscarmos o conhecimento, o esclarecimento lógico das coisa

2007-06-16 18:43:05 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Qualquer religião tem suas virtudes e dogmas.
Se tem ou tinha razão é aceitar ou não.
Voce deve ler o Espiritismo Segundo Alan Kardec,eu li e tirei minhas conclusões que podem ser diferentes da tua.
Um abraço

2007-06-16 18:10:14 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 0

CADA UM QUER TER RAZÃO. NINGUÉM QUER COMPREENDER O OUTRO. MAS TODOS TEM RAZÃO.

2007-06-18 22:34:48 · answer #4 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

P.S.: se não quiser ler tudo isto que escrevi, que está grande demais, confira "Justino" que resumiu espetacularmente o que eu queria dizer.

# # # # # # #

Kardec constituiu em suas obras um trabalho pioneiro de investigação em um campo da Filosofia e da Ciência desprezada como "Metafísica" pelo positivismo de Auguste Comte.

Até onde Comte teve razão? Até o momento em que ele transformou o positivismo em "Religião", indo contra seus próprios fundamentos.

E Kardec? Ele foi coerente até o fim em seus fundamentos. Portanto, suas razões estão justificadas em suas obras.

Quanto à aplicação das idéias de ambos, a Ciência teve um grande avanço em sua metodologia com a contribuição de Comte, enquanto que a de Kardec permaneceu ignorada (mas não desconhecida) no meio científico contemporâneo.

Mas as pesquisas de Kardec influenciaram indiretamente, não como "espiritismo", mas como parte de uma grande investigação dos fenômenos psíquicos que estavam em andamento na época.

Através de cientistas de renome como William Crookes e de Charles Richet (um "Nobel" em Medicina), os estudos culminaram na criação da Parapsicologia (mecanicista e reducionista) que ainda continua suas pesquisas no mesmo campo de Kardec. Atualmente a Parapsicologia só reconhece a efetividade da "Telepatia", da "Clarividência" e da "Retro e Pré Cognições", que são qualidades dos médiuns espíritas. Falta a "Telecinese" (médiuns de efeitos físicos) e a do próprio contato com entidades desencarnadas, onde ficam bloqueados nas limitações da Psiquiatria, que não consegue "internar" um médium como "esquizofrênico" por causa de "peculiaridades" ainda desconhecidas e em trabalho de pesquisa, portanto não suficientes para chamá-los de "loucos".

Mas outra vertente da Psicologia, denominada "Transpessoal", incitada pelo impacto da Teoria da Relatividade (Einstein) e pela Mecânica Quântica, aliada à uma nova critica dos fundamentos da Ciência feita pela Filosofia, a qual retirou dela o adjetivo de "objetiva" (a descoberta em Ciência não está separada da "subjetividade" do cientista que a faz) vem encarando o tema do "mundo espírita" com muito mais liberdade que os Parapsicólogos.

Veja-se que o controvertido físico quântico Amit Goswami publica obras como "A Física da Alma" onde ele trata da reencarnação, e o psiquiatra Stanislav Grof afirma publicamente, baseado em 20.000 relatórios de pesquisa, a realidade dos fenômenos espíritas que também foram constatados pessoalmente num fenômeno de "desdobramento astral" acontecido com ele mesmo.

Vê-se que esta questão sobre "até onde Kardec tinha razão" não é mais uma questão de dúvidas ou de provas. A não-aceitação pela Ciência Ortodoxa não é questão de "Ciência", mas de "Sociologia": aceitar as implicações das descobertas de Kardec é "pisar no calo" de muita gente sentada no "poder" político por aí.

Ele está para os cientistas ortodoxos assim como Galileu Galilei estava para os tribunais da Inquisição.

Para Comte, sua história terminou com sua morte. Para Kardec, ainda não há uma resposta definitiva. Continua um "calo" filosófico e científico, que deverá ter um resultado definitivo só com o avanço e aperfeiçoamento da tecnologia.

Pessoalmente, acredito que as descobertas no campo espírita serão bem diferentes das que Kardec demonstrou. Se a constatação da "vida após a morte" não oferece mais dúvidas, a realidade em si deste "novo" mundo será surpreendente até para os próprios espíritas. Nessa época saber-se-á até onde ele teve razão mesmo.

2007-06-16 18:59:19 · answer #5 · answered by Sney Agnóstico Sinistro 7 · 1 1

As verdades que o Espiritismo ensina pertencem ao que é simples na ORDEM DIVINA, já eram ensinadas há centenas de milhares de anos, pela chamada Sabedoria Antiga. A Codificação é um livro básico que, embora tendo muito em que ser estendido ou completado, contém as matrizes doutrinárias. É incompleta e falha em alguns pontos. Apenas na parte Moral é completa. Atrás de Kardec estiveram, com os seus nomes modernos, os mesmos Grandes Iniciados, Patriarcas e Profetas de todos os tempos. Os Instrutores Antigos, sob a égide do Cristo Planetário, foram buscar tudo quanto tinham ensinado, para de novo apresentarem um novo Corpo de Doutrina. Mas, a luz de alguns espíritos ouvidos era bem opaca. Isso não desmerece a Codificação. Jesus disse tudo quanto sabia? A Bíblia não tem contradições? Há na Terra alguma coisa perfeita? Por isso mesmo, que o Espiritismo é, em amplidão ainda desconhecida, tudo aquilo que foi a Sabedoria Antiga, com os acréscimos dos tempos modernos, com a sua imensa liberdade de iniciação.

2007-06-16 18:58:34 · answer #6 · answered by Hermes 6 · 1 1

Respeito de mais a doutrina espirita...

Ja li livros espiritas [violetas na janela, por exemplo]

Tenho alguns amigos espiritas...

mas...

portanto...

Eu nao cumino com as ideias de kardec...

Foi um homem muito sabio sem duvidas...

mas eu nao seria jamais espita pq a minha forma de crer

é diferente da deles...

vlw

2007-06-16 18:21:33 · answer #7 · answered by Joseph P.I.F 3 · 1 1

eu diria que ALAN KARDEC tinha ou tem lógica.

2007-06-16 18:18:20 · answer #8 · answered by mei 2 · 0 0

Só até onde percebeu a existência de outro plano de vida onde continuamos a existência sem o corpo físico e das energias que fazem o físico funcionar, infelizmente misturou idéias cristãs na história e parou por aí, sem ir adiante.

2007-06-16 19:09:15 · answer #9 · answered by Justina 6 · 1 2

na minha opinião o palpite de Kardec é interessante...
mas se houvessem provas científicas os cientistas seriam espíritas...
mas isso não acontece...
resumindo...
é um bom palpite mas sem provas eu não acredito...
paz!

2007-06-16 18:10:25 · answer #10 · answered by Silas - Ridendo Castigat Mores 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers