English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sua religião proibe alguma comida ou forma de prepara-la ou recomenda alguma forma de se alimentar ?

2007-06-16 03:01:32 · 21 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

21 respostas

A minha religião não proíbe qualquer alimento. Entretanto minha consciência, por questão de princípios Bíblicos, não aceita qualquer alimento que tenha como base o sangue. Esta foi uma ordem de Deus à Noé, que ela me faz respeitar:

"Todo animal movente que está vivo pode servir-vos de alimento. Como no caso da vegetação verde, deveras vos dou tudo.  Somente a carne com a sua alma — seu sangue — não deveis comer.  E, além disso, exigirei de volta vosso sangue das vossas almas." (Gen.9:3-5)

Esta ordem foi reiterada para os Israelitas no deserto:

 “‘Quanto a qualquer homem da casa de Israel ou algum residente forasteiro que reside no vosso meio, que comer qualquer espécie de sangue, eu certamente porei minha face contra a alma que comer o sangue, e deveras o deceparei dentre seu povo.  Pois a alma da carne está no sangue, e eu mesmo o pus para vós sobre o altar para fazer expiação pelas vossas almas, porque é o sangue que faz expiação pela alma [nele]. Foi por isso que eu disse aos filhos de Israel: “Nenhuma alma vossa deve comer sangue e nenhum residente forasteiro que reside no vosso meio deve comer sangue.”(Levitico 17:10-12)

Ordem que continuou mantida para os cristãos:

Pois, pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias:  de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas, e de fornicação. Se vos guardardes cuidadosamente destas coisas, prosperareis. Boa saúde para vós!”(Atos 15:28,29)

Afóra isso, nenhum outro alimento por questões de principios, cerceia minha consciência. Entretanto pessoalmente, não mais por princípios bíblicos, utiliso qualquer carne, exceto a de peixe, na minha alimentação.
Observando a orientação bíblica aos Israelitas no deserto, não faço uso uso do peixe sem escamas, o chamado peixe de couro. Por não haver nos dias de hoje qualquer outra proibição anteriormente foram proibidas aos Israelitas no deserto, procurei entender o motivo. Assim pude constatar que o peixe de couro(sem escamas), é o portador do virus do tifo. A carne de porco também proibida para os Israelitas( ainda mantém como tradição), é o portador de um verme denominado" triquina", altamente contagioso, que provoca a triquinose, sem cura até os dias de hoje para o homem. Muitos outros procedimentos de proibição, tidos como ordem bíblica para os Israelitas na verdade, somente foram feitos como medidas de proteção. Exemplos: enterrar fezes e urina; lavar as mãos e os braços até os cotovelos antes das refeições(ainda hoje é mantido como tradição) e outras. Se pensarmos que no deserto se encontravam mais de 3 milhões de Israelitas, sem a minima condição de higiene e orientação de saude(não havia microscopios, nem qualquer outro aparelho moderno), a forma mais adequada para a preservação da saúde era através da proibição.
Bem, se o peixe de couro, a carne de porco, e outros procedimentos para a manutenção da saúde podiam provocar doenças naquele tempo, certamente mantiveram até hoje essa possibilidade. A higiene das mãos antes das refeições por exemplo, é um principío mantido por praticamente todas as pessoas.

A rede Globo publicou uma matéria a respeito dos perigos da carne como alimento, que considerei uma excelente informação para preservação da saúde. Já faz mais de 20 anos que não faço mais uso de qualquer carne na minha alimentação. Minha fonte de proteínas, está principalmente na soja. Verduras, grãos, legumes, todos de orientação bíblicas fazem parte da minha alimentação.

2007-06-16 04:21:00 · answer #1 · answered by Colaborador-Prof. não! 4 · 0 0

Não. Contando que não bebamos sangue, porque isso é ridículo, não vejo nenhuma determinação assim.

2007-06-16 10:11:44 · answer #2 · answered by Samuel Viégas 2 · 1 0

Eu nunca fui uma pessoa que exagerasse na comida. Hoje, talvez, por morar em outro país como bem mais que quando vivia no Brasil. Estou com 8 kg a mais do meu peso normal e nao me sinto feliz. Claro está que eu estou comendo errado e o pior é que nao gosto de atividade física. Sei onde está o problema e nao resolvo porque nao tenho valor pra isso.No entando, aprendi sim o que significa comer bem enquanto contato com os Adventista do Sétimo Dia aí no Brasil. E de verdade eles têm uma cardápio muito variado e o consumo de certas carnes sao abolidos sendo substituídas outras com baixissimas calorias, por legumes e por muitos outros vegetais sem falar das coisas que se podem fazer com a casca de muitas frutas e outros tantos alimentos. Eu acho que independente da religiao, nao só deveríamos aprender a comer mais saudável, como saber tratar certos alimentos antes de ser colocados para consumo, é só buscar em 'you tube' certos vídeos de como matam animais num verdadeiro momento de tortura e angustia e, talvez muitos deixariam de comer carne imediatamente. O mesmo trato se dá para frutas e legumes onde pessoas parecem mais lenhadores que colhedores de frutas. As mesmas sao atiradas de longe dentro de um caixote e muitos outros legumes sao ''arrumados'' em pilha e servem de banco para os empregados no momento descanso. Sem falar que nas nossas feiras a maioria dos alimentos sao toqueteados e penicados, deixando resíduos de muitas pessoas enfermas. Depois tudo isso com toda essa falta de higiene e energias vem pra nossa mesa. E depois nao sabemos do porquê somos acometidos de muitas doenças e muitas raras.
Eu - particularmente - agradeço imensamente os Adventistas do Sétimo Dia nao só por esse ensinamento do bom comer, mas também por muitas outras coisas que me ajudaram a entender. E um agradecimento também a comunidade judaíca que também segue um ritual muito diferente do nosso no momento da matança de um animal até preparaçao da comida. Que toda essa gente nao leve tao a ferro e a fogo o que foi perguntado, afinal nao sabemos nem uma ínfima parte do que pensamos saber e toda boa pergunta nos ensina a refletir o nosso comportamento.

2007-06-16 19:07:13 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Comer sangue e animais sufocados, mas vc vai dizer, como vc sabe se foi sufocado ou nao a galinha que vc come? Bem eu nao sei, mas oro a Deus e peco que abencoe meu alimento e como!!

2007-06-16 15:04:59 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Graças ao bom Deus, não.

2007-06-16 11:16:17 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Não

2007-06-16 11:15:29 · answer #6 · answered by Brazilian 4 · 0 0

NÃO

2007-06-16 10:38:52 · answer #7 · answered by JESUS TE AMA 7 · 0 0

Não...nada a ver comida e religião, mas é tradição comer peixe na sexta feira santa (sou católica)

2007-06-16 10:29:48 · answer #8 · answered by Tereza B 5 · 0 0

Não temos restrições com questões de comida.

Podemos comer de tudo, contanto que rendemos Graças ao Senhor pelo pão de cada dia

E tem um detalhe na Palavra de Deus quanto à comida:

"Não só de pão vive o homem mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"

2007-06-16 10:26:25 · answer #9 · answered by REGINALDO MARQUES 3 · 0 0

Não. Minha religião não tem nada haver com nutricionismo. Ela recomenda que nos alimentemos apenas do pão da vida ,que é Jesus. O padre fala sempre: Em nossas casas comemos e bebemos tanto para vivermos tão pouco, na casa do pai comemos e bebemos tão pouco para vivermos tanto. Eu acho isso bem colocado.
Abraços.

2007-06-16 10:24:13 · answer #10 · answered by Leninha 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers