Analisando o conteúdo das palavras posso dizer que há uma grande diferença, posso perdoar por vários motivos; Por amar, por gostar, por querer bem... Esquecer é um detalhe completamente diferente, posso perdoar, o que não quer dizer que esqueci uma ofensa.
Paz a você também.....
Maestro.
2007-06-20 17:00:50
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
É diferente, mas não completamente, pois esquecer é perdoar sim, só esquece quem perdoou!
Agora nem todos que perdoam esquecem, mas se eu perdoei não posso me lembrar do ocorrido para cobrar algo.
Acho que esquecer neste caso é esquecer o sentimento de mágoa, pq esquecer a cena é muito difícil.
2007-06-19 12:01:32
·
answer #2
·
answered by Bruno Katrak 6
·
2⤊
0⤋
Psiq,
Perdoar é lançar o agravo no esquecimento. Se a pessoa fica a toda hora lembrando é porque não perdoou.
Abraços!
fdemenezes01
2007-06-15 04:25:33
·
answer #3
·
answered by fdemenezes 6
·
3⤊
1⤋
Esquecer é apagar! Perdoar envolve um sentimento! Uma inversão sentimental! Algo mais profundo amiga! Abraços! Bom final de semana! Estou assim por causa das perseguições!
2007-06-22 15:09:38
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Oi, Psiq!♥
É diferente sim.
Porém, quando perdoamos, parece que o acontecimento vai perdendo a importância em nossa vida, e aos poucos vamos perdendo os detalhes, vamos esquecendo aquilo que um dia nos magoou tanto.
A nossa mente deleta o fato.
É como se o coração desse o primeiro passo para o perdão, e a nossa mente, em colaboração, vai apagando pouco a pouco o fato que tanto nos machucou.
Beijos, Paz e bem
2007-06-21 15:50:52
·
answer #5
·
answered by ? 7
·
1⤊
0⤋
Esquecer é não perdoar.
Perdoar é retirar a culpa, o rancor. Mas não passar por cima dos acontecimentos, afinal, a história é a mestra da vida. (o que não significa ficar jogando na cara das pessoas os erros passados, mas sim, tê-los em mente para evitar a reicidência).
2007-06-21 14:51:08
·
answer #6
·
answered by T.a.T.y. 7
·
1⤊
0⤋
Eu acho que sim, esquecer é como guardar em uma caixa,mas esta ali pronto para ser usado.
Perdoar é tornar a injuria inócua em nosso coração ,não pesa em nós.
Quando perdoamos ,ao lembramos do fato não haverá ou ressentimento.,mas se só esquecemos os sentimentos amargos retornam.
2007-06-15 07:20:33
·
answer #7
·
answered by ? 6
·
1⤊
0⤋
Com certeza. Ao perdoar vc não deseja o mal da pessoa que o feriu, está disposto a ajudá-la, não nutre ressentimentos em relação à pessoa, naõ fica enfatizando as falhas dela e não se compraz quando acontece algo de ruim com ela. Mas esquecer exige tempo e depende da memória. Nós temos memória, e quantas coisas que nós próprios fizemos e que gostaríamos de esquecer mas não conseguimos? Do mesmo modo ocorre em relação a outrem. Podemos ser sinceros com quem nos pede perdão e dizer que a perdoamos mas que precisamos de um tempo para trabalhar nossa memória para o esquecimento.
Tudo nesta vida é prática e exercício. Quando Jesus nos disse que devemos amar os nossos inimigos, é claro que ele sabia que não somos capazer de amá-los, pois não conseguimos amar ainda nem ao nosso vizinho, quanto mais a um inimigo. Mas com certeza ele espera que nós façamos tudo que foi dito acima, pois através deste exercício conseguiremos no futuro amar verdadeiramente.
2007-06-15 05:50:02
·
answer #8
·
answered by Fafá 5
·
1⤊
0⤋
Sim, perdoar é diferente de esquecer.
Quando você perdoa alguém é para tirar aquele sentimento de constrangimento é desgosto que a mesma lhe causou, porém você não esquece.
O homem não é como um computador que pode ser formatado novamente e fazendo que tenha outro programa.
O computador não pode se lembrar quando o dano lhe é causado. Isto porque quando ele é restaurado o dano anterior se apaga da memória.
O homem quando sofre o dano dependendo do qual e por
quem, ele já não esquece, mas não quer dizer que ele não pode perdoar. Só que ele não terá mais a confiança naquele que o lesou e procurará evitá-lo.
Jesus ensina que devemos perdoar assim como ele nos perdoou. Não é impossível, mas não somos Deus, Ele é poderoso para eliminar de sua memória os pecados cometidos pelo homem, caso este se arrependa.
Em certo lugar das escrituras diz: " Evita o homem faccioso após adverti-lo pela segunda ou terceira vez ". Aqui manda evitar e não deixar de perdoar.
Alguém pode dizer: Ah! Aquele que não perdoa não esquece. O fato de lembrar o dano nos causado não quer dizer que não perdoamos desde que não lembremos com rancor, ódio, amargura e ou desgosto. No entanto tais sentimentos pode nos atingir mesmo depois de tanto tempo passado. Isto se dá por causa de nossas fraquezas.
Em Cristo somos vencedores.
2007-06-15 04:40:24
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
É diferente por podermos opetar em perdoar ou não, e não termos como esquecer, mesmo que queiramos. O importante no perdão não é o esquecimento, e sim a maneira com que lidamos com a lembrança do ato.
2007-06-15 04:30:15
·
answer #10
·
answered by obede 5
·
1⤊
0⤋