Em épocas bem distantes umas da outras o Egito serviu de refúgio para pessoas especiais no contexto bíblico:
Abraão para lá fugiu com sua bela esposa que passou como se fora sua irmã.
Os decendentes de Jacó(Israel) para lá foram em fuga da fome e convidados pelo Faraó através de José do Egito.
José e Maria para lá fugiram para salvarem Jesus dos soldados de Erodes.
Por que para o Egito e não para outro lugar qualquer? Um abraço.
2007-06-13
11:27:51
·
12 respostas
·
perguntado por
wanderleyfreitas
5
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Na primeira e segunda vez, o Pantera tem razão, o Egito era uma super potência e pode assim oferecer proteção material aos Israelitas, mas no caso de Jesus Cristo o último monarca da última dinastia já havia falecido e o Egito passava por uma fase negra em todos os aspectos pois Havia apoiado Maco Antonio contra Otávio e foi derrotado, tendo sua rainha se suicidado, estando o poder em mãos de Otávio, portanto sob domínio de Roma como o próprio Israel.
Portanto existe algo de diferente para que o anjo mandasse que José e Maria se refugiassem no Egito. Mais um pouco de esforço. Um abraço.
2007-06-14
04:14:58 ·
update #1
O Egito era como um refúgio, para os servos de Deus.
Também serviu de refúgio para o menino Jesus, quando Herodes, mandou matar todas as crianças de dois anos.
Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
Graça e Paz.
2007-06-13 11:54:32
·
answer #1
·
answered by Levi 6
·
1⤊
0⤋
Foi a primeira civilização! Ou pelo menos uma das primeiras, já que alguns autores dizem que os Sumérios (na Mesopotâmia) tiveram a primazia. O regime de cheias do Nilo que fertilizavam o solo tornando-o cultivável permitiu uma das primeiras economias com excedentes de produção que permitiram a formação de uma classe "culta", liberada do trabalho braçal. O mesmo aconteceu nos vales do Tigre e do Eufrates (Mesopotâmia), do Jordão e do Indo. Porém a geografia do Egito era única, mantendo-o extremamente protegido de invasores (e conseqüentemente estável) de um lado pelas cataratas do Nilo que impediam uma invasão rio abaixo, de outro lado pelo estuário (delta) pantanoso que tornava difícil uma invasão vinda do mar e, a leste e a oeste a imensidão árida do Saara.
Desta forma, o Egito era o maior centro cultural da antiguidade e também um lugar de incrível estabilidade e tranqüilidade, ao contrário das demais civilizações ribeirinhas que eram constantemente saqueadas por tribos nômades.
Além disso, como conseqüência do hábito de mumificação, os egípcios eram profundos conhecedoras de anatomia e desenvolveram igualmente uma medicina avançadíssima para a época. Basta dizer que a grande maioria dos grandes filósofos gregos estudou no Egito, inclusive Pitágoras - cujo famoso torema já era conhecido pelos egípcios pelo menos um milênio antes - Heródoto, o Pai da História, e Esculápio, o Pai da Medicina.. Se você quisesse comparar com o mundo de hoje, o Egito seria como um país que, ao mesmo tempo reunisse Nova York, Tokyo, Paris e Berlim. Era o Centro do Mundo!
2007-06-13 11:34:59
·
answer #2
·
answered by O Pantera 5
·
2⤊
0⤋
Talvez poque nessa época o Egito foi dominado por faraós de origem semita, os Hyksos, ou "Reis Pastores", aparentados com os ancestrais dos hebreus. Abraão pode ter ouvido falar de Jeová pela primeira vez pelo nome egípcio Nuk-pu-nuk, "Eu sou o que Sou", na cidade bíblica de On (ou Heliópolis) fundada em Mênfis no delta do Nilo pelo Faraó "herege"Akenaton, o primeiro a admitir o monoteísmo após Deus se revelar a ele no deserto, quase no local onde mais tarde faria o mesmo com Moisés. O povo egípcio era muito espiritualizado e hospitaleiro, as aberrações religiosas ficavam por conta dos Padres e da teologia adulterada para mantê-los em cativeiro, como atualmente acontece com o Cristianismo.
2007-06-13 12:34:32
·
answer #3
·
answered by carlosossola 7
·
1⤊
0⤋
Era o centro da civilização do mundo!!!
2007-06-13 11:40:31
·
answer #4
·
answered by Velho Riozinho 7
·
1⤊
0⤋
PORQUE ERA A SUPERPOTÊNCIA DA ÉPOCA.
E de lá Deus OPERARIA AS SUAS MARAVILHAS para que todo o MUNDO CONHECESSE O SEU PODER!
"Do Egito chamei meu Filho..."
2007-06-13 11:35:41
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
deve ser porque o egito era uma das potências do mundo pre-histórico e antigo como hoje as pessoas pedem asilo em países ricos.
2007-06-13 11:33:12
·
answer #6
·
answered by Quimera 3
·
1⤊
0⤋
Existia uma forte minoria hebreia no delta do Nilo desde tempos imemoriais...
2007-06-13 11:40:36
·
answer #7
·
answered by Advicer 7
·
0⤊
0⤋
Ora, meu caro WanderleyFreitas, entendo eu que era pelo fato de que o Egito era uma enorme potência, naquele tempo, era como a São Paulo para nós brasileiros! Mas Deus recomendou bem aos judeus que não mais voltassem pra lá, OK? Acho eu que Deus não gostava muito do Egito!
Abraços!
2007-06-13 11:39:30
·
answer #8
·
answered by Walter 5
·
0⤊
0⤋
areia, muita areia
2007-06-13 11:45:51
·
answer #9
·
answered by Leone 6
·
0⤊
1⤋
possivelmente deus mandou eles para lá porque era uma região tão ruim que eles voltariam rápido para Israel.
2007-06-13 11:41:37
·
answer #10
·
answered by myninox 3
·
0⤊
1⤋