Fafá, esta visão de Tiago, como você bem sabe, é a visão espírita, preconizada por Allan Kardec, quando este disse: “Fora da caridade não há salvação”, salvação, aqui, bem entendida como libertação das amarras que nos prendem ao velho ego personalista e nos impulsiona, evolutivamente, para a plenitude espiritual, que é “agapista” (desculpe o neologismo).
Mas, Tiago disse mais, nos versículos anteriores (22 a 27), que vale a pena relembrar, pois enfatiza bem este caráter da verdadeira religião, que peço licença a você, Fafá, para complementar: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. PORQUE, SE ALGUÉM É OUVINTE DA PALAVRA, E NÃO CUMPRIDOR, É SEMELHANTE AO HOMEM QUE CONTEMPLA AO ESPELHO O SEU ROSTO NATURAL; PORQUE SE CONTEMPLA A SI MESMO, E VAI-SE, E LOGO SE ESQUECE DE COMO ERA. Aquele, porém, que atenta bem PARA A LEI PERFEITA DA LIBERDADE, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, MAS FAZEDOR DA OBRA, este tal será bem-aventurado no seu feito. SE ALGUÉM ENTRE VÓS CUIDA SER RELIGIOSO, E NÃO REFREIA A SUA LÍNGUA, ANTES ENGANA O SEU CORAÇÃO, A RELIGIÃO DESSE É VÃ. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.”
Então, prática das obras ou fé? Não deixa margem para alguma dúvida: "cumpridores da palavra". Essa colocação de Tiago é muito interessante: "A RELIGIÃO PURA E IMACULADA PARA COM DEUS É ESTA: VISITAR OS ÓRFÃOS E AS VIÚVAS NAS SUAS TRIBULAÇÕES, E GUARDAR-SE DA CORRUPÇÃO DO MUNDO", ou seja, prática do amor ao próximo pela realização dos atos de caridade.
Tiago diz mais em Ti.2, 8: “Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.”
Este pensamento é igual ao de Paulo, e corresponde ao que Jesus ensinou. Onde está dito alguma coisa sobre fé?
Tiago 2, 14-17: MEUS IRMÃOS, QUE APROVEITA SE ALGUÉM DISSER QUE TEM FÉ, E NÃO TIVER AS OBRAS? PORVENTURA A FÉ PODE SALVÁ-LO? E, SE O IRMÃO OU A IRMÃ ESTIVEREM NUS, E TIVEREM FALTA DE MANTIMENTO COTIDIANO, E ALGUM DE VÓS LHES DISSER: IDE EM PAZ, AQUENTAI-VOS, E FARTAI-VOS; E NÃO LHES DERDES AS COISAS NECESSÁRIAS PARA O CORPO, QUE PROVEITO VIRÁ DAÍ? ASSIM TAMBÉM A FÉ, SE NÃO TIVER AS OBRAS, É MORTA EM SI MESMA. MAS DIRÁ ALGUÉM: TU TENS A FÉ, E EU TENHO AS OBRAS; MOSTRA-ME A TUA FÉ SEM AS TUAS OBRAS, E EU TE MOSTRAREI A MINHA FÉ PELAS MINHAS OBRAS.
Ao terminar dizendo que mostrarei a minha fé pelas minhas obras, Tiago traz o conceito do pensamento de Paulo do que é uma fé operante. Quem tem fé deve mostrá-la com as obras que realiza. Que adianta ter fé se o irmão ao seu lado passa fome? É o questionamento incontestável de Tiago para os que dizem que apenas a fé é que salva.
Tiago 2, 26: Porque, ASSIM COMO O CORPO SEM O ESPÍRITO ESTÁ MORTO, ASSIM TAMBÉM A FÉ SEM OBRAS É MORTA.
Não há o que contestar a clareza desse pensamento. É tão claro e objetivo, que não entendemos porque as pessoas ainda têm a coragem de dizer que é a fé que salva.
E, depois ainda falam que espíritas não lêem a Bíblia. Pena que outros só lêem ou melhor, só ouvem, o que lhes interessa e descartam o que não lhe convém.
Boa pergunta, Fafá
2007-06-13 09:55:37
·
answer #1
·
answered by Jorge Murta 6
·
10⤊
0⤋
Excelente pergunta.
Com certeza minha religião se identifica plenamente com seu questionamento.
Lamentavelmente, outros orfãos e viúvas preferem exalar desamor e desunião, justamente por estarem sós, pregam a desagregação, como um comportamento natural da região que professam.
2007-06-13 19:06:17
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
4⤊
0⤋
Fafá , o que S.Tiago diz é o avesso de quem quer néo praticar a justificação pela fé, de se achar salvo , de acreditar que Deus dá a benção a quem é prospero, que é pobre o é por maldição.
Assim eu não me admiro que o Lutero tenha chamado a Carta de Tiago de Carta de Palha e que a tenha retirado da "sua" Biblia.
Por razões óbvias.
2007-06-13 18:49:14
·
answer #3
·
answered by Frei Bento 7
·
4⤊
0⤋
estou tentando
o difícil e fazer com que
os fundamentalistas pensem assim
pessoas presas a dogmas e sofismas
não conseguem a libertação do Espírito e tornan-se
frustadas
ligadas a leis e doutrinas humanas
lamentável
paz e luz
2007-06-13 15:30:04
·
answer #4
·
answered by SIDARTA 5
·
3⤊
0⤋
Sim Fafá, perfeito:
..'Em suma, a religião irrepreensível da alma, perante a Divina Providência, repousa, acima de tudo, no serviço ao próximo e no caráter ilibado, ou melhor, na caridade incessante e na tranqüilidade da consciência"
Não tem que acrescentar mais nada. Nota mil
2007-06-13 15:26:36
·
answer #5
·
answered by Harmony 7
·
3⤊
0⤋
As religiões servem para nos fazer entender melhor a respeito do bom e doce Deus. Deus gosta é daqueles que sabem respeitar o próximo, de quem gosta de ajudar, de quem gosta de ser bom, e não daqueles que frequentam a Igreja com frequência mas desobedece os mandamentos de Deus.
2007-06-13 15:27:18
·
answer #6
·
answered by Junnhim 6
·
2⤊
0⤋
Qualquer um que tenha consciência tranquila e pratique a boa caridade de forma incessante, não precisa saber mais nada.
Nota: Boa caridade aqui é dar o que sabemos que precisam, e não o que querem. Por isso começar em casa é sempre o melhor caminho para ir treinando.
Paz e Luz!
2007-06-13 18:22:38
·
answer #7
·
answered by Amnyoteph 7
·
1⤊
0⤋
1 corintios 16:14, é sem dúvida um passo importante para o evangélho prático que precisamos levar hoje em dia, cada vez mais as pessoas estão sendo enganadas por palavras, por isto elas precisam ver ao inves de somente ouvir.!
2007-06-13 17:02:28
·
answer #8
·
answered by Profeta 4
·
1⤊
0⤋
Perfeito!
Isso seria o correto...mas nem sempre nos portamos assim. Não somente acolher e dar algo material, mas também palavras de conforo, esperança e paz, cada um de acordo com que acredita...
2007-06-13 15:54:37
·
answer #9
·
answered by pamela_marin2003 1
·
1⤊
0⤋
Minha religião sim... eu ainda estou tentando, as vezes ainda tropeço, mas um dia eu chego lá.
2007-06-13 15:36:49
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋