É Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua, meu irmão de Ordem, um dos maiores Santos franciscanos de todos os tempos e que hoje celebramos sua festa.
Santo Antônio fala nas feridas da sua época, manifestando um amor profundo à Igreja e ao Evangelho, semeando a esperança, lutando contra as heresias, e acredita que é dentro da própria Igreja que ele ama com ternura e paixão, que se há de se operar a renovação e a mudança. Vê a Igreja como "Povo de Deus", como "Casa do Pão", como "Cidade de Deus». Há na sua pregação inconformismo, mas também compreensão e um veemente apelo à conversão, como regresso à vivência pessoal com Cristo.
O Santo propõe um Evangelho redescoberto nas suas linhas mestras de liberdade, fidelidade, pobreza, fraternidade, justiça, respeito pela pessoa e serviço aos irmãos.
Santo Antônio é designado Doutor Evangélico. Isto exprime não só a tonalidade bíblica da sua pregação, mas também a opção evangelizadora da sua vida. A obra escrita confirma a sua formação bíblica e muitos testemunhos históricos referem a eficácia da sua ação e da sua palavra junto da sociedade do seu tempo, pela sensibilidade aos anseios dela, pelo acertado diagnóstico das suas carências, pela adequação da sua linguagem e pelo testemunho do seu próprio modo de viver.
Você daria sua vida pelo Evangelho assim como a deu o “Doutor Evangélico”?
Santo Antônio, rogai por nós.
Paz e Bem
2007-06-13
02:49:36
·
19 respostas
·
perguntado por
Frei Bento
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
NAARA, ele é meu irmão,e irmão de milhoes de pessoas que se identificam com a vida que ele teve o o admiram. E é em familia que nós comemorarmos aniversarios. Fazer o elogio a uma pessoa , principalmente por ter vivido pro e em Cristo não é adorar a pessoa, é reconhecer e ser grato pelo exemplo que nos deu. Entendeu? Exemplos de santidade, de caráter, de justiça de honestidade e de vida. Coisas tão dificieis de se ver hj em dia, não é mesmo?
2007-06-13
03:41:20 ·
update #1
Olá, maninho...
Eu tento seguir várias linhas de Santo Antonio...
O tenho em altíssima escala na minha vida pessoal e social.
Ele é um dos modelos que tento seguir, fazendo assim da minha vida, uma vida na retidão, na solidariedade, fraternidade, justiça, respeito por todos e serviço aos meus irmão. Sou fiel e leal.
Porém esbarro numa pedra, que pra mim é uma das piores.
A pobreza!
Sou apegada à matéria.
Gosto de conforto... da minha família estar bem...
Considero isso um egoísmo de minha parte, mas ainda não consegui alcançar esse ponto de luz e libertação.
Sou seguidora da minha igreja e junto dela estou engajada em várias obras sociais... bem como outras tantas fora dela.
Sofro em ver pessoas sofrendo vários tipos de privações e problemas... sofro com as catástrofes naturais e por isso tento de todas as maneiras dar minha parcela de ajuda e amenizar o sofrimento.
Luto pela justiça sem cessar.
Porém eu sei, que esse desvio de caráter, levarei por mais um bom tempo comigo.
Considero isso um pecado... esse apego às coisas mundanas, mas, peço todos os dias ao meu adorado Pai pra que me liberte, e assim eu tenha uma vida totalmente voltada para a santidade.
Sou jovem ainda, tenho 29 anos, (well... nem tanto!), mas acredito que minha caminhada com Deus aqui nesse plano vai se estender um pouco mais e isso me dá coragem pra seguir adiante.
Desculpe o texto longo... foi mais um desabafo.
Palavras de uma pessoa triste por isso que falei.
Considero pessoas como você, corajosas.
Quisera eu ter essa coragem toda.
Um beijo
Sim... Santo Antonio, rogai por nós!
2007-06-13 04:09:24
·
answer #1
·
answered by ? 7
·
1⤊
1⤋
Não conhecia a história do St. Antônio,mas ele deve mesmo ter sido um grande homem,um grande servo de Deus,um enorme exemplo a ser seguido.Eu não daria minha vida pelo evangelho,mas dou a minha vida por Jesus,meu Deus,o Maior entre Todos,o único digno de toda honra e adoração.Paz pra vc tb.
2007-06-13 10:33:22
·
answer #2
·
answered by wyfritt 6
·
3⤊
1⤋
Bento, eu defendo a maioria dos ideais que Sto Antonio: liberdade, fidelidade, fraternidade, justiça, respeito com excessão da pobreza que sempre vai me remeter a miséria, doenças, descaso e fome.
Os ideais de liberdade, fidelidade, fraternidade, justiça, respeito trabalham justamente para não deixar acontecer a injustiça que é a miséria.
2007-06-13 10:11:14
·
answer #3
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
4⤊
2⤋
Bento,
Obrigado per trazer até nós todas essas maravilhas feitas por Santo Antônio, mais tarde vou lá no convento...
2007-06-13 10:58:30
·
answer #4
·
answered by SYL- Amante da Lua Cheia! 6
·
2⤊
1⤋
É Frei Bento, como é difícil as pessoas acreditarem na simplicidade da fé e na humildade da crença. Realmente hoje é dia de festa espiritual, pois Santo Antonio é o fiel imitador de Cristo, humilde, carismático e taumaturgo, foi um exímio pregador do Evangelho. Amante da pobreza e dos pobres, defendia os deserdados e explorados.
Discípulo de nosso Seráfico Pai São Francisco de Assis, Antônio também amava a natureza e a solidão. Quando não era ouvido pelas pessoas, dirigia-se às aves e aos peixes.
Em sua companhia, procuremos reencontrar o verdadeiro sentido da nossa vida, a fé em Deus, o amor para com os mais pobres e uma esperança inabalável na Divina Providência.
2007-06-13 10:46:26
·
answer #5
·
answered by O Filosofo 4
·
2⤊
1⤋
Bento o que os Jesuítas fizeram aqui no brasil em 1.600? Quais eram seus OBJETIVOS. Não quero saber sobre a conversão dos indios.
Eu conheço e Santo Antonio da Patrulha - RS
2007-06-13 09:58:44
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋
Amem
2007-06-13 09:55:14
·
answer #7
·
answered by M.M.D.C. 7
·
1⤊
1⤋
A verdade é o seguinte só conheço a JESUS,pois ele me deu um marido,filhos...etc...
Entre outras coisas...
Esse é Doutor do Evangélio.
Roberta...
2007-06-13 11:38:25
·
answer #8
·
answered by robertaligueligue 3
·
2⤊
3⤋
Aaaamo Santo Antonio !!!
Ele é meu " amigo " . Nem tenho vontade de ficar aqui explicando o porquê de gostar tanto dele.
Só sei que gosto !!!
Hoje o´céu está em festa e eu estou feliz !
2007-06-13 11:18:14
·
answer #9
·
answered by ROSANA 6
·
0⤊
1⤋
Ogunhê !!!
Com todo o respeito, hoje também é, por extensão, o dia de Ogum, sincretizado principalmente na Bahia com Santo Antônio.
Não, eu não daria a minha vida pelo Evangelho. Acho ótimo que alguns dediquem a vida à pregação de valores morais que ajudem a construir uma sociedade de bem, mas sei que este não é o meu forte, e prefiro dar a minha contribuição de maneira um pouco mais mundana, digamos, a caráter mais "emergencial".
Gostaria de saber é de onde veio a ligação dele às graças ligadas ao casamento.
Eu deveria é acender uma vela pra ele.
Imagino que não tenha que ser azul-escuro como para Ogum. Mas por via das dúvidas ...
2007-06-13 10:09:11
·
answer #10
·
answered by Ugh 5
·
1⤊
2⤋