pq deveriam ser
A igreja desde o seu começo sempre serviu para educação dos povos.
Primeiras escolas foram da igreja
Primeiros hospitais foram da igreja
Muitos remedios a igreja sempre estava na frente.
Alias a serveja é invenção dos monges.
E onde foi a igreja sempre levou cultura e conhecimento
2007-06-11 02:43:58
·
answer #1
·
answered by bolorys 3
·
1⤊
0⤋
Sério ,não é a religião que é inimiga do progresso, é a ignorância.
Ignorância= falta de estudo + baixa qualidade de vida+ incapacidade de critica analitica.(preguiça mental)
Isto gera exclusão ,o excluido muitas vezes busca apoio na religião para suportar sua dura realidade.
2007-06-11 03:17:20
·
answer #2
·
answered by ? 6
·
1⤊
0⤋
Aprimeira vista sim devido ao tradicionalismo, mas em toda a história as religiões tiveram que se adaptar as descobertas científicas.Isso é bom, pois vai diminuindo o Radicalismo.
abraços
@
2007-06-11 02:46:01
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Nao seria apenas mais conhecimento a adicionar
2007-06-14 13:56:51
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Raciocine um pouco:
OS CIENTISTAS QUE DESENVOLVERAM A BOMBA ATÔMICA SERIAM AMIGOS DO PROGRESSO E DA HUMANIDADE?
Consegue perceber? Ser amigo ou inimigo do progresso não tem nada a haver com ter ou não religião. Como alguém não percebe tal obviedade?
2007-06-11 08:14:30
·
answer #5
·
answered by Nosferatus 6
·
0⤊
0⤋
Existem religiosos que simplismente tem uma religião por que foi batizado nela, e existem religiosos que são tementes a Deus e buscam a verdade! Me parece que o termo religioso não foi muito feliz!
Por outro lado, houve um período em que a igreja católica colocava na fogueira muitos cientista, chamando-os de feiticeiros e heréticos, pois desenvolviam teorias que estavam acima de suas capacidades intelectuais e segundo o conhecimento teológico da época.
A igreja ao interpretar a bíblia cometeu vários erros e com esses erros condenaram vários cientistas.
Dizia-se ,por exemplo,que a terra era o centro e que o sol é que girava em torno da terra.
Por outro lado, não podemos dizer que isso é motivo para dizer que os religiosos são inimigos do progresso.
Veja que, se houve alguma indagação desses erros na época, é porque a própria ciência ainda não estava em condições de esclarecer a verdade.
Analisando os sistemas sociológicos durante os séculos, podemos afirmar que muito tem contribuído a religião para o progresso e o bem estar da sociedade e do homem.
O que a religião procura é o bem da sociedade e do ser humano, utilizando os mandamentos de Deus e a sua orientação, baseada na palavra de Deus.
Quantas pessoas já foram libertas dos vícios, da prostituição, do ódio, das guarras de Satanás e de todos os sofrimentos causados pelo pecado? Isso é progresso!
Deve-se entender que para o progresso da sociedade, do conhecimento, da ciência e da liberdade tem que haver o respeito a Deus e ao próximo, e é isso que a religião ensina!
Podemos admitir que muitos assuntos polêmicos, colocados em pauta para ser discutidos, como por exemplo aborto, células-tronco etc, são barrados muitas vêzes por teólogos e pela igreja não por que eles são inimigos do progresso, do conhecimento e da ciência ou da liberdade, mas porque cabe a igreja e aos teólogos a preservação da vida, da justiça e do bem estar da sociedade e da palavra de Deus que é imutável.
Acredito que o que a igreja não pode é impedir o avanço das pesquisas científicas, porém cabe a ciência exercer o seu papel utilizando uma pesquisa que não fira os princípios da vida e liberdade; a respeito das pesquisas das células-tronco por exemplo, sempre tive o conceito de condenar a utilização de produção de fetos para serem abortados e pesquisados; enquanto a igreja estava sendo radical em impedir essas pesquisas, presionando até o congresso para votar leis que impediam tais pesquisas, cheguei a comentar com alguns que muito em breve a ciência progrediria e não precisaria utilizar desses métodos para tais pesquisas (e eu sou uma pessoa estudiosa da teológia), mas já sabemos que já existem pesquisas na área de células-troco através do cordão umbilical, sem necessitar de matar fetos.
O que vejo é que o papel dos teólogos e ministros do evangelho em opinar nessa área é muito importante, mas volto a dizer: por um lado não podemos impedir o avanço da ciência(desde que esse avanço seja feito com respeito aos princípios divinos) mas cabe a ciência desenvolver técnicas que respeitem os princípios de Deus.
A ciência não pode ser muito apressada. Veja que por um lado a crítica da religião nessa área foi importante porque impediu o aborto de fetos para pesquisa e ao mesmo tempo contribuiu para o avanço da ciência.
Quando teológia e ciência andam juntas o progresso é maior!!!
2007-06-11 04:03:19
·
answer #6
·
answered by marcelinokozak66 3
·
0⤊
0⤋
o progresso em exagero como ocorre hoje só destrói o planeta, segundo conhecimento para mim só vem de deus.
ciência não por que ela não consegue explicar fatos sobrenaturais que ocorrem por ai a fora,a ciência não dá trabalho para religião só gera fanáticos que acreditam em coisas ainda não provadas cientificamente, na verdade nada é provado pela ciência, a liberdade vem de deus se você bebe você não é livre tem que ir ao bar pelo menos um vez por mes isso é liberdade.
2007-06-11 03:03:18
·
answer #7
·
answered by myninox 3
·
0⤊
0⤋
Os religiosos extremistas sim, porém, os crentes convertidos pela fé, não são inimigos de nenhum dos avanços conquistados pela humanidade . Eles são apenas obedientes a Palavra de Deus ,seguindo suas orientaçôes no que concerne a vida de uma maneira geral.
Não sei se consegui me fazer entender. Um abraço.
2007-06-11 02:50:42
·
answer #8
·
answered by leaexclusiva 1
·
0⤊
0⤋
Sim, pois a verdade liberta a mente desses dogmas ultrapassados...
2007-06-11 02:42:51
·
answer #9
·
answered by Xan 7
·
1⤊
1⤋