English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A vida e história de Jesus já foram estudadas por diversos pesquisadores e teólogos. Por mais controversas que sejam algumas das passagens de sua vida, fato é que Jesus representa todas as religiões cristãs. Na pequena cidade de Bagnoregio, Itália, uma situação peculiar fez com a cidade fosse notícia. Em um embate histórico, o ex-seminarista e ateu Luigi Cascioli abriu um processo contra o padre da cidade, Enrico Righi, com quem fez o mesmo seminário na adolescência. O programa de TV da Globo, Fantástico, de 5 de março, exibiu uma matéria sobre o caso polêmico. "Denunciei a Igreja, na figura do padre, por abuso da credulidade popular, da ignorância do povo", disse Luigi a reportagem. Segundo Luigi, não existem provas históricas da existência de Jesus. O ex-seminarista alega que a história de Cristo teria sido plágio da vida de João de Gamala, judeu do século 1, que lutou contra o exército romano e foi crucificado entre os anos de 37 d.c. e 42 d.c.
O episódio ficou conhecido como "O tribunal de Jesus". O julgamento ocorreu em janeiro na cidade de Viterbo, Itália, mas o caso foi arquivado pela justiça local. Mesmo estando ciente da dificuldade de obter vitória em suas acusações, agora, Luigi Cascioli vai levar a ocorrência ao tribunal da Comunidade Européia, em Strasburgo, França.

Opiniões, por favor...

2007-06-04 03:54:36 · 15 respostas · perguntado por Xan 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Na reportagem do Fantástico, o padre que estava sendo processado respondeu:
“Não tenho como provar nada. Tudo isto aconteceu há 2 mil anos. Como é que eu vou saber se é verdade? Eu tenho fé, apenas".

2007-06-04 03:56:20 · update #1

15 respostas

Xan querido....se este pobre infeliz sobreviver,coisa que duvido muito, vão tachá-lo de louco, débil mental, etc..etc..etc...

A igreja católica é poderosa, duvido que um tribunal vá dar ganho de causa ao Luigi.

Meu falecido pai, que foi criado com os padres, entrou no seminário e foi ordenado padre nos anos 50, abandonou a batina, casou-se teve 3 filhos e faleceu em 76, nunca mais voltou a igreja católica, aliás, igreja nenhuma.

O que sei da igreja católica, arrepia os cabelinhos até de um fiel fervoroso, mas para sair "numa Boa" teve que assinar um documento de "sigilo".

Mudou-se de cidade e nunca mais teve contato com ninguém "daquele tempo" de "padre"

Você acha que foi gratuitamente que isto aconteceu???

Pois é meu querido, a sorte dele (meu pai) e do Luigi, é que a "santa inquisição" terminou......senão seriam os dois queimados em praça pública como hereges.

Coisas dos poderosos moiiito bonzinhos.

E tem quem ainda pergunte por que sou descrente.

Beijos querido

2007-06-04 04:18:00 · answer #1 · answered by Angela Solitária 6 · 0 0

beijo do gordo uolllllllllllll

2007-06-04 11:03:29 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

É,
Em minha opinião esse ñ é o primeiro e nem será o ultimo ateu a cometer uma coisa desse tipo.

Sem + a declarar.

paz...........................

2007-06-04 13:32:47 · answer #3 · answered by Lumière:) 4 · 0 0

Xan eu gostaria que voce fosse para o céu... Voce é um cara sensato... mas ser sensato não basta tem que Crer...

2007-06-04 13:29:15 · answer #4 · answered by Alexandre 3 · 0 0

Poderia uma pessoa que nunca existiu ter influenciado a história humana de modo tão notável? A obra de referência The Historians’ History of the World (A História do Mundo Segundo os Historiadores) comentou: “O resultado histórico das atividades [de Jesus] foi mais momentoso, mesmo dum ponto de vista estritamente profano, do que os feitos de qualquer outro personagem da história. Uma nova era, reconhecida pelas principais civilizações do mundo, tem o nascimento dele como ponto de partida.”

Sim, pense nisso. Até os calendários hoje baseiam-se no ano em que supostamente Jesus nasceu. “As datas anteriores a este ano são seguidas das iniciais a.C., isto é, antes de Cristo”, explica The World Book Encyclopedia (Enciclopédia Mundial do Livro). “As datas posteriores a este ano são seguidas das iniciais a.D., isto é, anno Domini (no ano do nosso Senhor).”

Os críticos, porém, salientam que tudo o que realmente sabemos sobre Jesus se encontra na Bíblia. Não existem outros registros contemporâneos a respeito dele, dizem eles. Até mesmo H. G. Wells escreveu: “Os antigos historiadores romanos ignoraram inteiramente a Jesus; ele não deixou nenhuma marca nos registros históricos do seu tempo.” Mas, é isto verdade?

Embora sejam escassas as referências a Jesus Cristo da parte de primitivos historiadores seculares, tais referências realmente existem. Cornélio Tácito, respeitado historiador romano do primeiro século, escreveu: “O nome [cristão] deriva-se de Cristo, a quem o procurador Pôncio Pilatos executou no reinado de Tibério.” Suetônio e Plínio, o Jovem, outros escritores romanos daquela época, também se referiram a Cristo. Além disso, Flávio Josefo, historiador judeu do primeiro século, escreveu sobre Tiago, a quem identificou como “o irmão de Jesus, que era chamado Cristo”.

Assim, The New Encyclopædia Britannica (A Nova Enciclopédia Britânica) conclui: “Estes relatos independentes provam que nos tempos antigos nem os oponentes do cristianismo jamais duvidaram da historicidade de Jesus, que foi disputada pela primeira vez e em bases inadequadas em fins do século 18, durante o século 19 e no início do século 20.”

2007-06-04 11:51:31 · answer #5 · answered by ? 7 · 0 0

Luigi Cascioli é um perfeito pateta, só quer chamar atenção. Jesus é mencionado por cartas trocadas por autoridades romanas e mencionadas pelo historiador judeu Flavio Josefo, que viveu naquela época conturbada. Pessoas que viajaram ao passado através de hipnoanálise regressiva, viram Jesus e assim o descreveram: Pele clara, queimada de sol, cabelos cor de mel divididos no meio e caidos nos ombros, com as pontas mais escuras, barba curta, ruiva, estatura mediana, magro e musculoso. Seus olhos eram policrômicos, variavam de cor conforme a luminosidade, e profundos, quando olhavam alguém essa pessoa tremia em cima de suas sandálias e começava a chorar sem saber o porquê. Sua voz era melodiosa, grave, e muitas vezes dava gostosas gargalhadas como todos nós. Quem estava longe de Jesus se apaixonava por ele. Quando estava perto sentia medo. Porque Jesus ensinou que precisamos morrer em vida para renascermos com ele para a vida eterna. Sds. Ossola.

2007-06-04 11:46:42 · answer #6 · answered by carlosossola 7 · 0 0

Ignorar a existência de Jesus Cristo, é ignorar as centenas de pessoas que deram suas vidas por esta verdade nos coliseus romanos, que pregaram por todo império Romano, Jesus Cristo crucificado, como Saulo de Tarso e os Apóstolos e 500 testemunhas que viram o Senhor depois de ressurrecto. É ignorar o testemunho de Flavius Josefus a respeito de Jesus em seu livro História dos Hebreus.
É ignorar a arqueologia, e os fatos comprobatórios da existência das pessoas, como pôncio Pilatos, Herodes, Caifás e outros. É ignorar os locais que antes não eram conhecidos pela arqueologia, e agora foram descobertos confirmando a veracidade das narrações dos evangelhos, como ( João 19:13) e as fontes da antiga cidade de Jerusalem. Para ateus e incrédulos, Jesus Cristo representa uma pedra de tropeço, por esta razão sempre virão com suas indagações duvidosas. A grande conspiração das religiões filosóficas e atéias contra a verdade do cristianismo, visando acabar com o ele. Mas vejam, se o império Romano caiu ante o cristianismo, movimentos como NEW AGE e outros, também sucumbirão diante da verdade que Cristo vive e é Reis dos reis e Senhor dos Senhores, e virá e ele mesmo pessoalmente reinará na terra estabelecendo seu Reino de Mil anos de paz!

2007-06-04 11:36:13 · answer #7 · answered by flavio www.igrejadeDeus.biz 2 · 0 0

hehehe, é, não chamo de fantástico, mas chamo de interessante. Não confio em padres, pastores, eles não se entendem entre sí, sobre a doutrina cristã, querem que eu acredite neles? Apócrifo ou não, real ou imaginário, Jesus foi um cara bom, sacanagem é o que fazem os homens com suas palavras, seu legado. Ele hoje em dia seria apenas mais um louco na rua, falando em um caminho pra Deus, só que ele não iria pedir o dinheiro de ninguém pra indicar o caminho, né?

2007-06-04 11:36:04 · answer #8 · answered by Itamar O 3 · 0 0

Jesus é um Sol como milhares existem nas bilhões de Galáxias do Universo hoje vísivel e que com o passar dos anos e o natural avanço da tecnologia muita coisa ainda poderá ser descoberta e vista por nós simples mortais.

Jesus é o Sol Presente para bem desenvolver a humanidade em nós,que nascemos do pecado,na absoluta ignorância de nós mesmos,da nossa utilidade no Universo.

Jesus nasceu sim,este foi o propósito,simplesmente para provar que todos somos um Cristo em potencial - que temos uma luz nos ativando a vida e que cedo ou tarde,pelo amor ou pelo sofrimento alcançaremos nossa meta de filhos de Deus e portanto teremos por herança participar da glória de mais uma estrela chamada humanidade.

Tolo é quem julga Jesus num tribunal e mais tolo o que duvida que é um filho da Luz.-O Caminho ,A Verdade e AVida

2007-06-04 11:24:53 · answer #9 · answered by siertrieda 3 · 0 0

Qual a razão da natureza?
_A evolução do Big-Ben?



Qual a razão da existência de todos os seres vivos?
_A evoluçãodo Big-Ben?

Qual a razão de milagres obtidos pela fé?

_Pra tudo à uma razão? Coencidências? Como querem os ateus?

E porque que toda historia científica nunca consegue concluir suas descobertas?

_ A Razão de tudo está em uma só força, em um grande Espírito Divino, o criador de toda existência...Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo:um só!
Concluíndo sua pergunta: Ningém é auto suficiente!
Deus o criador de toda existência!!!
Não precisamos ver, nós sentimos !!!!
Se isso não foi o bastante, em primeiro ligar ore por vc e por essas pessoas que não acreditam em Deus!
E em segundo lugar, leia a Bíblia e pesquise em Escrituras Sagradas !
Que Jesus te abençoe!

2007-06-04 11:16:05 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers