A Palavra de Deus não está só na Bíblia, palavra escrita. Mas, como diz Santo Agostinho, o primeiro livro escrito, por Deus, é a vida. É importante descobrir Deus nos mínimos detalhes da natureza, e muito mais é entender que a pessoa humana é a obra mais sublime de Deus.
E a pessoa humana deve ser lida com os olhos de Deus.
A Bíblia é como os trilhos de um trem. Um dos trilhos é o ato contínuo da criação de Deus e o segundo é o ato contínuo de libertação de Deus. Deus não só nos cria, também nos quer livres e realizados.
Não podemos pensar que a Bíblia nasceu pronta, ou caiu do céu.
Ela apresenta todas as características do viver de um povo, com suas lutas, tropeços, alegrias, esperanças, desencantos, angústias...
É uma porta aberta, que permite a homens e mulheres se encontrarem com Deus e vice-versa.
A Bíblia é, ainda, como um espelho, nela reflete o ontem e o hoje. Reconhecemos as situações vivenciadas por um povo, que estão ainda presentes hoje. A Bíblia, portanto, é a nossa história.
E como tal ela é reescrita constantemente, partido do principio central de toda a revelação, que Deus é Amor e este amor não se extinguiu com a morte do último apóstolo,
Ele continua na nossa ação de amor aos irmãos, sobretudo ao mais pobre e desprezado e , se isso não é uma nova revelação, deve ser a releitura da revelação de Deus na nossa Historia.
2007-06-03
08:07:05
·
16 respostas
·
perguntado por
Frei Bento
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Prezado Fr. Bento,
Vou pela simplicidade,
A palavra de Deus está escrita em muitos livros, porém está escrita também em nossos corações, na esplêndida natureza que nos cerca, no eterno e infinito universo e na vida que se renova.
Está escrita nas alegrias e tristezas de nossa História, e também na Fé e na Esperança do futuro, que tanto dependem de nós no presente.
Fique com Deus
2007-06-04 03:12:06
·
answer #1
·
answered by Lord McLoud 7
·
2⤊
1⤋
Está em todos os grandes livros sagrados da Humanidade: nos Vedas da Índia, nos clássicos taoístas e confucianos da China, no Zend-Avesta dos persas, no Alcorão dos muçulmanos, nas Escrituras Budistas,no Kojiki do Japão, e também nas tradições orais dos africanos e ameríndios, etc., etc.
2007-06-03 08:12:32
·
answer #2
·
answered by tubalcain1733 7
·
4⤊
0⤋
Sto Agostinho era um homem sem igual, já era e ainda é um espírito impar, que em tempos passados veio trazer a humanidade, esta e outras luzes para a consciência humana. Ao dizer que o primeiro livro escrito, por Deus, é a vida, Sto Agostinho foi perfeito em sua colocação, pois o mundo e os seres vivos antecedem em muitos milhares de anos a vida. Mas também há a vida moral, e é nesta também que está Deus.
Os orientais dizem bem ao desejar para o outro um Namasté, que significa "o deus que habita em mim saúda o deus que habita em ti";e o Espiritismo diz no Livro dos Espíritos que a lei de Deus está escrita na consciência.
Deus é infinitamente mais do que possamos sequer supor e qualquer tentativa de explicá-lo, será reduzi-lo a condição humana, que era o que os antigos faziam, sem perceberem e alguns, ainda hoje, o fazem.
2007-06-03 09:55:44
·
answer #3
·
answered by Jorge Murta 6
·
1⤊
0⤋
Assim como se deu com o judaÃsmo, a corrupção assumiu mais de uma forma na cristandade. Esta também caiu na armadilha de doutrinas falsas e de imoralidade. E os esforços dela para proteger seu rebanho contra influências externas muitas vezes mostraram-se corrosivos para o pouco que tinha sobrado da adoração pura. Passaram a proliferar leis rÃgidas e antibÃblicas.
A Igreja Católica tem-se destacado em criar vastos conjuntos de leis eclesiásticas. Estas leis distorciam especialmente assuntos relacionados com o sexo. De acordo com o livro Sexuality and Catholicism (Sexualidade e Catolicismo), a Igreja assimilou a filosofia grega do estoicismo, que encarava todas as formas de prazer com suspeita. A igreja passou a ensinar que todo prazer sexual, incluindo o das relações maritais normais, é pecaminoso. (Contraste isso com Provérbios 5:18, 19.) Afirmava-se que o sexo era para a procriação, e nada mais. De modo que as leis da Igreja condenavam todas as formas de contracepção como pecado grave, exigindo à s vezes muitos anos de penitência. Além disso, proibia-se que os sacerdotes se casassem, um edito que tem dado margem a muito sexo ilÃcito, até mesmo a abusos praticados contra crianças. — 1 Timóteo 4:1-3.
Ao passo que as leis eclesiásticas se multiplicavam, elas eram compiladas em livros. Estes passaram a obscurecer e a substituir a BÃblia. (Note Mateus 15:3, 9.) O catolicismo, do mesmo modo que o judaÃsmo, desconfiava de escritos seculares e considerava grande parte deles uma ameaça. Este conceito logo foi muito além das cautelas sensatas da BÃblia no assunto. (Eclesiastes 12:12; Colossenses 2:8) Jerônimo, escritor eclesiástico do quarto século EC, exclamou: “Senhor, se alguma vez eu estiver de posse de livros mundanos e os ler, eu te terei negado.” Com o tempo, a Igreja passou a censurar livros — mesmo os sobre assuntos seculares. Assim, o astrônomo Galileu, do século 17, foi censurado por escrever que a Terra gira em torno do sol. A insistência da Igreja, de ela ser a autoridade derradeira em tudo — mesmo em questões de astronomia — a longo prazo servia para minar a fé na BÃblia.
O estabelecimento de regras pela Igreja florescia nos mosteiros, em que os monges se isolavam deste mundo para viver em abnegação. A maioria dos mosteiros católicos aderiu à “Regra de São Bento”. O abade (termo derivado da palavra aramaica para “pai”) dominava ali com autoridade absoluta. (Note Mateus 23:9.) Quando um monge recebia um presente dos pais, o abade decidia se esse monge ou outro deveria recebê-lo. Além de condenar vulgaridades, uma regra proibia toda a conversa banal e piadas, dizendo: “Nenhum discÃpulo deve falar coisas assim.”
O protestantismo, que tentou reformar os excessos antibÃblicos do catolicismo, logo também ficou hábil em promover regras autoritárias, sem qualquer base na lei do Cristo. Por exemplo, João Calvino, reformador de destaque, chegou a ser chamado de “o legislador da Igreja renovada”. Ele governou Genebra com uma multidão de regras severas, impostas por “anciãos”, cujo “cargo”, observou Calvino, “é supervisionar a vida de todos”. (Contraste isso com 2 CorÃntios 1:24.) A igreja controlava as estalagens e regulamentava os tópicos de conversa permissÃveis. Impunham-se pesadas penalidades por ofensas tais como canções frÃvolas e danças.
2007-06-03 09:13:36
·
answer #4
·
answered by ? 7
·
1⤊
0⤋
Só e tão somente ela é a Palavra de Deus.
2007-06-03 08:39:09
·
answer #5
·
answered by cmte.olavo 5
·
1⤊
0⤋
Muito bom e bem escrito o seu comentário, Frei Bento. Você pergunta sobre a "palavra" de Deus. Eu concordo com Paulo e com Salomão quando afirmam que Deus é um oceano infinito que transborda todos os universos e todos nós somos sua palavra porque podemos falar inspirados por algum de seus espíritos santos. Quando se nos dizem "palavra de Deus", claro que não não se referem a proferimento direto de Deus, porque ele não tem aparelho fonador para falar como suas criaturas, mas se serve delas, cuja maior e mais excelsa é o seu Verbo Jesus Cristo, o "Eu Sou" multimilenário, para transmitir seus proferimentos sagrados. As Escrituras Hebraicas e Gregas possuem fragmentos dessas mensagens através dos servos de Deus, mas seria leviano acharmos que TODA Bíblia é a palavra divina, ou seja, que tudo que nela está escrito seja inspirado por Deus. Há porções inspiradas aos profetas (do hebr. "Nabi", vidente) que se pode dizer sagradas, mas o resto é história do combativo povo judeu e a vida e os sucessos de Jesus Cristo na terra. Sds. Ossola.
2007-06-03 08:35:38
·
answer #6
·
answered by carlosossola 7
·
1⤊
0⤋
Diga isso lá aos seus superiores. Ao que me consta, os mesmos interpretam a Bíblia, até os dias de hoje, como quando foi "compilada". E mais; adulteram a essência das escrituras de acordo com suas conveniências.
2007-06-04 02:43:49
·
answer #7
·
answered by Paco2006 3
·
0⤊
0⤋
QUE PENA QUE VC NÃO ENTENDE O QUE ESCREVEU...
2007-06-04 02:42:59
·
answer #8
·
answered by horaagora 5
·
0⤊
0⤋
A palavra de Deus está na mínima coisa, até no mais insignificante que nos passa sob os olhos e não vemos. É por isso que ás vezes Deus nos dá um "murro" nos olhos (passe a expressão),´algo que nos faz doer e começar a ver as coisas doutra forma. Talvez seja até mais no sofrimento que damos conta da existência de Deus em nossas vidas.
A Bíblia para mim tem a palavra de Deus, mas foi escrita há 2000 anos para um povo que habitou a Terra nessa altura. A Bíblia tem de crescer e de ser interpretada à luz dos nossos dias, mas o amor e a palavra de Deus ainda lá estão para nosso conforto.
2007-06-03 23:49:33
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
sábias palavras
2007-06-03 09:54:46
·
answer #10
·
answered by cristão 7
·
0⤊
0⤋