Carranca,
Vamos (os ateus, católicos, evangélicos, etc.) ao cemitério pela mesma razão: cultivar o respeito à memória, e não ao corpo, daquela pessoa (mesmo por quê depois de 5 anos não existe mais o corpo (e, portanto, os olhos, os ouvidos, a boca, etc.), só os ossos.
A diferença de atitude fica entre os que rezem ou oram, enquanto se lembram e pensam na pessoa morta (os que têm fé) e os que só se lembram e pensam, sem rezar ou orar (os que não têm fé).
As flores são a forma de homenagear o que a pessoa foi: suas idéias, sua maneira de ser, etc.
E vamos também para nos consolarmos pela nossa perda, pois sabemos que as pessoas morrem totalmente é quando as esquecemos.
2007-06-03 08:35:02
·
answer #1
·
answered by Rastejador 7
·
0⤊
2⤋
Não é não!!! É mais um costume antigo das culturas pagãs venerar os ancestrais mortos. (leia A Cidade Antiga) Se não ajuda também não atrapalha ninguém, apenas quer dizer que a pessoa reconhece sua ascendência. De fato é mais importante para o vivo que para o morto.
2007-06-03 07:51:56
·
answer #2
·
answered by zecavaleiro 5
·
3⤊
0⤋
de modo algum , isso é uma forma de mostrar que mesmo depois de morta essa pessoa deixou algo de dom para ser lembrado.
2007-06-03 07:51:18
·
answer #3
·
answered by silvano s 2
·
3⤊
1⤋
As flores fazem parte das boas dádivas de Deus para o usufruto dos viventes. (Atos 14:15-17; Tiago 1:17) A beleza de Sua criação floral tem sido usada na adoração verdadeira. O candelabro no tabernáculo era decorado com ‘flores de amêndoa e botões’. (Êxodo 25:31-34) Os entalhes no templo incluíam grinaldas e palmeiras. (1 Reis 6:18, 29, 32) Fica claro que o uso pagão de flores ou de grinaldas não significava que os adoradores verdadeiros sempre tinham de evitar usá-las. — Atos 14:13.
Contudo, que dizer se determinado costume fúnebre é encarado como tendo um significado baseado em erro religioso, tal como a crença na alma imortal? Lembre-se de que, segundo a enciclopédia, alguns “deixam junto ao corpo buquês envolvidos em folhas de samambaia e daí despejam perfume floral sobre o cadáver para facilitar sua passagem para a sagrada vida após a morte”. O fato de talvez existir tal costume não significa que os servos de Deus têm de evitar tudo que seja parecido. Embora os judeus não acreditassem na “passagem para a sagrada vida após a morte”, a Bíblia diz: “Tomaram . . . o corpo de Jesus e o envolveram com faixas, junto com os aromas, do modo como os judeus costumam preparar para o enterro.” — João 12:2-8; 19:40.
Os cristãos devem evitar práticas que conflitam com a verdade da Bíblia. (2 Coríntios 6:14-18) No entanto, todos os tipos de objetos, desenhos e práticas receberam, em certa época ou lugar, uma interpretação falsa ou estiveram relacionados com ensinos não bíblicos. Árvores foram adoradas, o formato do coração foi encarado como sagrado e o incenso foi usado em cerimônias pagãs. Significa isto que o cristão nunca deve usar incenso, incluir árvores em decoração alguma ou usar jóias com formato de coração? Esta não é uma conclusão válida.
O genuíno cristão deve considerar: Será que seguir determinado costume daria a entender que adotei crenças ou práticas não bíblicas? A época e o lugar podem influir na resposta. É possível que certo costume (ou desenho) tenha tido um significado relacionado com a religião falsa milênios atrás ou que tenha hoje tal significado num país distante. Mas, sem fazer uma investigação que consome muito tempo, pergunte-se: ‘Qual é o conceito comum onde moro?’ — Veja 1 Coríntios 10:25-29.
Se é sabido que determinado costume (ou um desenho, tal como a cruz) tem um significado relacionado com a religião falsa, evite-o. Assim, os cristãos não enviariam flores na forma de cruz ou de coração vermelho se isto é encarado como tendo significado religioso. Ou pode ser que haja uma maneira formal de as flores serem usadas no funeral ou junto à sepultura que tenha um significado religioso localmente. O cristão deve evitar isto também. Não se quer dizer, porém, que simplesmente enviar um buquê para um funeral ou dar flores a um amigo que se acha hospitalizado deve ser encarado como um ato religioso que tem de ser evitado.
Ao contrário, em muitos países o costume de enviar flores é muito difundido e é encarado como uma bondade apropriada. As flores podem colaborar com um pouco de beleza e tornar mais agradável uma ocasião triste. Podem também constituir um gesto de condolência e uma demonstração de interesse. Em outros lugares, o costume talvez seja manifestar tais sentimentos por um ato generoso, tal como fornecer uma refeição para adoentados ou enlutados. (Relembre o carinho que se sentia por Dorcas por ela expressar seu interesse e preocupação pelos outros. [Atos 9:36-39]) Quando isto não se relaciona claramente com crenças falsas, algumas Testemunhas de Jeová costumam enviar flores alegres para amigos hospitalizados ou em caso de morte. E, em base individual, podem expressar adicionalmente seu interesse e sentimentos de modo prático. — Tiago 1:27; 2:14-17.
2007-06-03 08:11:03
·
answer #4
·
answered by ? 7
·
1⤊
0⤋
acho que não ,porque é quase uma forma de demostrar que aquela pessoa é e sempre sera especial.É so ,que por muitas vezes não ter convivido com ela pessoa sente saudades é simplismente normal.Mas não é idolatria no meu ponto de vista.
2007-06-03 08:11:02
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Pobre de você que não tem saudades dos seus entes que se foram, você não tem passado, nem respeito, amor, lembranças ou qualquer sentimento pelo seu próprio passado. Sua história não mais existe, portanto você também não existe.
Se você nem se lembra com o devido sentimento dos eus antepassados você não é nada.
2007-06-03 07:59:22
·
answer #6
·
answered by EBAS 6
·
1⤊
0⤋
Ontem eu fui até o túmulo do meu sogro, e coloquei uma rosa lá!!!
Quando fiz isso foi como se prestasse uma homenagem para aqele homem que foi muito bom para mim, que foi uma amigão, me lembrei dos bons momentos e foi só isso!!!
Apenas uma homenagem para um ente que se foi!!!
Bjs
2007-06-03 07:54:00
·
answer #7
·
answered by Acqua 6
·
2⤊
1⤋
É uma forma de homenagear nossos entes queridos. Acho que nem os protestantes mais obtusos acham que isto é idolatria.
2007-06-03 07:53:40
·
answer #8
·
answered by Adel 3
·
2⤊
1⤋
claro q naum! é apenas uma forma de lembramos com carinho e axo q é isso q deus quer.. q nos lembramos dos nossos keridos q ja se foram com mtu carinho
2007-06-03 07:53:16
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Pode até ser que seja a mesma coisa....
Mas tudo depende do entendimento e da compreenção...
Uma criança que faz algo errado sem saber que é errado, vai continuar cometendo o mesmo erro.
Como ela não tem entendimento, logo ela não terá culpa...
Mas a partir do momento em que você compreende seus atos
E intende que o que estah fazendo é errado,
Se você continuar, estará pecando.....
Se eles soubessem que isso também eh idolatria, certamente entenderiam.....
Naum eh?:D
2007-06-03 07:49:23
·
answer #10
·
answered by Kairi ~ 3
·
1⤊
0⤋
Não é idolatria. É um costume ou tradição cultural se preferir. O mais importante é respeitar os sentimentos alheios.
2007-06-03 07:47:59
·
answer #11
·
answered by Soninha 7
·
2⤊
1⤋