English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Lemos no Evangelho proclamado neste domingo ( João 16, 12-15) que Jesus nos diz que muitas outras coisas Ele teria a nos dizer, mas que seriam incompreensíveis para os discípulos dEle. E que por isto Ele enviaria o Espírito Santo de Deus que nos faria compreender as coisas que Jesus nos revelou.
É o Nosso Senhor Jesus que nos promete a vinda do Espírito Santo para nos conduziria à plena verdade. E até coisas futuras Ele anunciará. Esta é a promessa de Jesus dada aos Apóstolos que servirá de base para a tradição apostólica, para a revelação que se daria através dos Evangelhos que seriam escritos e pelas cartas apostólicas. Seria o tempo da revelação. Mas após a revelação a ação vôo Espírito de Deus continuaria, através da Igreja, perene e magistral, até o fim dos tempos.
E esta ação do Espírito se dá através da pregação do Evangelho e dos frutos desta pregação que é a tradição e o magistério da Igreja Católica, latina ou oriental.
· Nas Escrituras que Ele inspirou;
· Na Tradição, da qual os Padres da Igreja são testemunhas sempre atuais;
· No Magistério da Igreja, ao que Ele assiste;
· Na liturgia sacramental, através de suas palavras e seus símbolos, onde o Espírito Santo nos põe em comunhão com Cristo;
· Na oração na qual Ele intercede por nós;
· Nos carismas e ministérios mediante os quais a Igreja é edificada;
· Nos sinais de vida apostólica e missionária;
· No testemunho dos santos, onde Ele manifesta sua santidade e contínua obra da salvação;
Esta é a tradição, este é o magistério esta é a ação do Espírito que nos fala Pedro:
que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. - II Pedro 1:20-21
Irmãos, a tradição adquire aqui peso igual e complementar ao que Jesus deixou oculto, e isto é que nos faz ser Igreja, necessitar da Igreja como mestra e viver na Igreja em comunidade tal como viveu a Igreja dos primeiros, unidos em graça e assistidos pelo Paráclito.
Creiam na Igreja e em seu magistério, ela é o deposito da fé , a mater et magistra.
Fora dela não há a salvação nem a reta intenção, ainda que a Igreja seja humana e sujeita a falhas dos homens ela também é divina.
Humana e divina , imagem e semelhança dAquele que a criou.
Paz e Bem

2007-06-03 03:46:31 · 8 respostas · perguntado por Frei Bento 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

Frei Bento, já relatei isso em uma de minhas perguntas, ou seja, até a reforma do início do século XVI tínhamos apenas uma Igreja. Assim durante aproximadamente1.500 anos o que se viu foi a Igreja de Cristã e o termo católico somente apareceu com o renascimento após a reforma protestante. Assim tudo o que se construiu, se preservou e anunciou foi através da tradição e do magistério da Igreja una e santa iniciada pelos primeiros apóstolos e discípulos, que com muito sangue, dedicação, estudo, defesa contra a heresias, errando na tentativa de acertar e principalmente na tentativa de anunciar o evangelho com a luz do espírito santo, chegamos onde chegamos e o que temos hoje de cristianismo foi graças a tudo o que ocorreu nestes 1.500 anos de história da Igreja cristã, única e santa. Nos próximos 500 anos até chegarmos aos dias atuais, baseada na construção deste conhecimento, o cristianismo se torna a religião mais antiga que se tem conhecimento na face da terra.

2007-06-03 07:00:34 · answer #1 · answered by O Filosofo 4 · 1 0

a BÍBLIA FALA EM JEREMIAS 10:3>NÃO VOS APEGUEIS AS TRADIÇÕES DAS RELIGIÕES.

2007-06-04 02:40:48 · answer #2 · answered by horaagora 5 · 1 0

O Magistério da Igreja extrai todo o ensinamento que dá aos fiéis, da Revelação Divina, que se compõe da Tradição (oral) que veio dos Apóstolos e da Tradição (escrita), a Bíblia.

É sobre essa Tradição (escrita e oral), com igual importância nas suas formas, que o Magistério acenta seus ensinamentos infalíveis.

Portanto, a Igreja católica não se guia apenas pela Bíblia (a Revelação escrita), mas também pela Revelação oral que chegou até nós. Sem esta última, nem mesmo a Bíblia existiria como a temos hoje, já que ela foi “berçada” ´ como diz D. Estevão Bittencourt ´ e redigida pela Igreja.
Prof. Felipe Aquino - Editora Cleofas

2007-06-03 04:03:38 · answer #3 · answered by ♥ ŠÜZÎ ♥ 7 · 1 0

A Igreja CAtolica não é esta igreja que tras a autoridade apostólica. Porque? Porque a Igreja Catolica foi fundada na verdade pelo Imperador Constantino no seculo III no concilio de Nicéia. Ele é o resultado do desvio e apostasia de muitos padres que preferiram abandonar a tradição apostolica em nome de receber força e poder do Imperio Romano. Muitas mudanças foram feitas nestas época, como: Adoção do Dogma da Santissima Trindade, Mudança do dia de guarda do sábado para o Domingo, aceitação da idolatria e peças de culto sagrado de imagens e relíquias, e a propagação do Papismo sob a insignea do Pontifizx Maximus do Imperador, consumado em 523DC com ascenção do Papa no,lugar do Imperador Romano!. POr esta razão a igreja Católica é chamada de Romana, porque ela passou a comandar o Império Romano, ela formou o Império Sacro Romano, que perseguiuos verdadeiros adoradores de Deus, sob a Bula Papal Ad Extir Panda, De Inocencio III . A Tradição oral da igreja Catolica foi guiada e fformada pela conivencia e conviniência para que ela pudesse se perpetuar no poder do império ROmano. Hoje a Igreja Católica não exerce mais esta autoridade como nos tempos medievais, graças ao Bom Deus que não, porque se não estariamos fritos. Ela perdeu esta força com a queda Papal pela Maçonaria no Seculo XVIII POis, bem não exerce mais toda esta "Autoridade", supostamente Apostolica, mas não é, porque não segue as doutrinas apostolicas. POrque basta para qualquer pessoa leiga ler a Biblia e ver que a Igreja Catolica não segue a Biblia e nem as suas doutrinas, segue somente o que lhe convem. Leiam por exemplo em I Tim 3, que diz que o Bispo deve ser casado e pai de familia, e olhem para os Bispos da Igreja Catolica, para verem com discrepante a verdade da Biblia com a pratica do celibato obrigatorio. Entre isto, a titulo de exmplo somente, podemos ver muitas outras distorções. Leiam Samos 115 que fala contra a idolatria, e olhem para imagens de escultura dentro das igrejas CAtólias, e vejam como é igualmente contraditoria a pratica da idolatria e culto as imagens com o que ensina o livro Sagrado a Biblia. Portanto, por estas e muitas outras, a tradição da iggreja Catolica, não é, ela perdeu esta autoridade, por desviar da verdade. A autoridade estará com a igreja que esta verdadeiramente baseada na autoridade Biblica e Apostolica, na prática e mensagem , e esta igreja é sabatista, a Igreja de Deus vivo, e formada por muito poucos membros, porque o caminho é estreito.
Por isso meus amigos católicos, saibam que o Livro de Apocalpse fala de uma Mulher ( Igreja), vestida de purpura e escarlata, enriquecida ilicitamente com sua prostituição com os reis da Terra, e que é responsavel pela morte de muitos , que hj estão sepultados debaixo dela (ROma), e tb igualmente diz que esta mulher é uma cidade no meio de sete montes, a famosa cidade das sete colinas! ( APoc 17 ).
Esta mulher sera condenada no final com juizos de Deus ( APocalipse 18), e todos os que fazem parte destas prostituição espiritual, deverão se retirar dela ( Apoc 18:4), para que não sofram igualmente os juizos de Deus. Quem lê e tem ouvidos e olhos espirituais que atenta.
www.idsd.eti.br

2007-06-03 14:42:33 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 1

Por favor colega, tentei achar a resposta das minhas perguntas em seu texto, mas foi em vão...

Favor verificar o endereço abaixo e responder se possível.

Segue as perguntas.

1. Se a igreja Católica Romana deu a Bíblia ao mundo, sendo infalível em suas decisões, então por que muitos membros de seu clero rejeitaram os livros apócrifos?Roma rejeitou ou pôs em dúvida a canonicidade e autoria das epístolas de Tiago e Hebreus. Então porque mais tarde veio aceitá-los? E como ela pode aceitar livros como sagrados sendo que mais tarde estes vieram a ser rejeitados?

2. Se a igreja Católica realmente é dirigida pelo Espírito Santo de modo que os católicos podem confiar nela como sendo " a única igreja verdadeira", por que ela errou em coisas tão simples assim?

3. Os católicos poderiam fornecer o exemplo de uma única doutrina que teve origem na tradição oral apostólica a qual a Bíblia se silencia?

4. Porque nem Jesus e nenhum dos apóstolos nunca incentivaram ou usaram a tradição oral para definir doutrinas?

5. Porque a tradição oral católica precisou ser posta em forma escrita? Porque ela não permaneceu na forma oral?

2007-06-03 05:08:19 · answer #5 · answered by Leandro M 3 · 0 0

Muito obrigado pela leitura, o texto está muito bom.

Infelizmente não me sinto apto a dar uma resposta à pergunta, mas gostaria de convidá-los a participar das eleições de Religião & Espiritualidade:

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AknFhNcK6vfH5mw8YYHXI3_I6gt.?qid=20070602220333AAQHVoG

2007-06-03 04:53:56 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

E se você tiver a oportunidade rara de ler o evangelho de Judas Iscarioti, vc vai comprovado realmente que Cristo tinha razão, como é dificil para nos leigos, entendermos o Evangelho de Judas. Acho que é por isso mesmo que ele só veio ao nosso conhecimento a 20 anos.

2007-06-03 03:50:32 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

A igreja catolica segue uma linha de sucessão, os descontentes podem procurar os alternativos existentes. Tem pra todo mundo... "mas a porta ainda é estreita".

2007-06-03 04:02:47 · answer #8 · answered by solamericano 7 · 0 1

fedest.com, questions and answers