13 Mar Auto-hemoterapia - o que é?
Auto-hemoterapia é um recurso terapêutico simples, de baixo custo, que se resume em retirar sangue de uma veia da volta do braço e aplicar no músculo, estimulando assim o Sistema RetÃculo-Endotelial (S.R.E.), quadruplicando a produção de macrófagos em todo organismo. A técnica é simples: retira-se o sangue de uma veia da volta do braço e aplica-se no músculo do braço ou da nádega, sem nada acrescentar ao sangue. O volume retirado varia de 5ml à 20ml, dependendo da gravidade da doença a ser tratada. Essa técnica, por não ser especialidade médica, pode ser praticada por qualquer pessoa desde que tenha noções de higiene e saiba retirar o sangue da veia e injetar no músculo.
O sangue, (tecido orgânico), em contato com o músculo, (tecido extravascular), desencadeia normalmente uma reação de rejeição do mesmo, estimulando assim o S.R.E. Com a Auto-hemoterapia a medula óssea produz mais monócitos que vão colonizar os tecidos orgânicos que recebem a denominação de macrófagos.
Que são macrófagos?
Macrófagos são células de grandes dimensões que estão presentes nos tecidos do Sistema RetÃculo-Endotelial, as quais são providas dos monócitos do sangue. Eles intervêm nos processos imunológicos de mediação celular absorvendo por fagocitose antÃgenos especÃficos que fortalece o sistema de defesa, contribuindo para a cura ou prevenção da enfermidade sem agredir o organismo.
Antes da aplicação do sangue, em média a contagem dos macrófagos gira em torno de 5%. Após a aplicação, a taxa sobe e ao fim de 8h chega a 22%. Durante 5 dias permanece entre 20 e 22% para voltar aos 5% ao fim do 7° dia da aplicação da Auto-hemoterapia. A volta aos 5% ocorre quando não há sangue no músculo.
Origem da Auto-hemoterapia
“Criada pelo médico F. Ravaut, em 1911, a Auto-hemoterapia foi utilizada durante a Primeira Guerra Mundial, antes do advento da penicilina. Os soldados feridos em batalha que eram submetidos a esta terapia não sofriam infecção, enquanto os demais que não tiveram oportunidade de usar a Auto-hemoterapia morreram em conseqüência de infecções. Caiu em desuso com o advento dos antibióticos. Ravaut empregou a Auto-hemoterapia em casos de asma, em diversas dermatoses e em estados inflamatórios” (Dicionário Enciclopédico de Medicina, T. L. Braier).
Esta terapia vem sendo divulgada no Brasil pelo médico Luiz Moura, que explica: “Auto-hemoterapia não é magia nem panacéia”! – exclama ele. Auto-hemoterapia, segundo ele, tem comprovação cientÃfica; só não é divulgada por imposição da indústria farmacêutica por tratar-se de uma terapia simples, de baixo custo, que não rende nada para os laboratórios. Por outro lado, essa terapia não faz parte do elenco de equipamentos médicos sofisticados que impressionam os pacientes.
Indicações da Auto-hemoterapia
Segundo o doutor Luiz Moura, a Auto-hemoterapia não tem nenhuma contra-indicação. E pode ser indicada para doenças alérgicas, auto-imunes e infecciosas, além dos casos de acidentes cardiovasculares, envolvendo infartos e derrames. Nos casos de derrame cerebral ou isquemias, a prática da Auto-hemoterapia provoca a reprodução dos macrófagos, os quais se encarregam de eliminar o sangue coagulado.
Fortalece o Sistema Imunológico que combate os vÃrus, os micróbios, as bactérias e as células neoplásicas prevenindo o câncer e outras doenças degenerativas. Também, reduz a taxa de colesterol e desintoxica o sangue, além de combater a esclerodermia, artrite reumatóide, bursite, miastenia (fadiga muscular), miomas, cistos ovarianos, verrugas, acnes, doenças pulmonares, AIDS, hepatite, herpes, lupus, miomas, amigdalites, retinopatia diabética etc.
A dosagem a ser aplicada
Na prática da Auto-hemoterapia, a dosagem deve ser feita de acordo com o problema, informa o doutor Luiz Moura. Ele recomenda 5ml de sangue, a cada 7 dias, para os casos simples, ou para prevenir enfermidades. O tempo de duração deve ser de 3 meses, e repetir 40 dias após.
[grey]Recomenda-se 10ml de sangue, para os casos graves, como diabetes, doenças pulmonares, doenças cardÃacas, câncer, derrames, úlceras, cistos, artrites, bursite, miomas etc., também, a cada 7 dias. O tratamento deve durar 6 meses, com intervalos de duas semanas. Depois dos seis meses, reduzir a dosagem para 5ml, durante outros seis meses.
Ele sugere 20ml para casos especiais, como nas doenças auto-imunes (alergias em geral), AIDS, psorÃase, lupus, ictiose, gangrena, tuberculose, retinopatia diabética, hepatite, herpes, febre reumática, esclerose múltipla, tumores, escárias etc., a cada 5 dias, durante 3 anos, com intervalos de 30 dias. Reduzir a dosagem gradativamente até atingir 10ml, a partir do segundo ano de tratamento.
- Para crianças até sete anos de idade, a dosagem deve ser de 2ml. de 7 em 7 dias.
- Para infanto-juvenis entre 7 e 14 anos, 3 a 4ml. de sangue, de 7 em 7 dias.
- Para adolescentes e adultos, 5ml. de 7 em 7 dias
2007-06-04 11:48:33
·
answer #5
·
answered by ♥Uм єтєяиo αpяєиdiz!♥♥♥ 2
·
1⤊
2⤋