Nossa que susto, pela primeira vez pensei que as palavras livre arbítrio não iam aparecer!
O que seria dos advogados de Deus se não fossem essas palavras? Toda vez que aparece esse tipo pergunta dizem logo que tudo de mal que existe é por causa do livre arbítrio.
Só que eu não entendo uma coisa: como pode se falar de livre arbítrio se quando fazemos algo errado temos aquela idéia de que vamos pro inferno pagar por esse erro. Que livre arbítrio é esse?
Pra mim Deus fez tudo premeditado.
Mesmo que a gente não fale em sentido literal, aquela estória de comer fruto proibido, se houve pelo menos algo parecido foi feito por Deus e não culpa do homem.
Se eu não quero que meu filho mexa com uma faca ou não beba uma bebida alcoólica por exemplo, eu coloco esses objetos num local onde ele não tenha acesso. E não falar pra ele: Filho não mexa nessa faca e sair de perto deixando-o sozinho com a faca. Isso é incoerência. Como não podemos achar que Deus seja incoerente, Ele fez o que fez de caso pensado. Se aquele com quem Ele falou não comesse o tal fruto o filho dele comeria ou o neto, sei lá, mas que um dia comeria, comeria.
Mesmo que Deus tenha lá dado o livre arbítrio pro Satanás, Deus sabia que ele, o capeta, ia fazer o que fez e se Deus ainda assim o fez, era porque era assim que Ele queria que fosse.
Não adianta querer dizer o contrário. Não adianta falar de livre arbítrio isso ninguém tem. Se tivéssemos, poderíamos fazer o que bem quiséssemos, sem medo de punição.
2007-05-31 10:28:04
·
answer #1
·
answered by magrão 7
·
1⤊
0⤋
Quando vc faz algo errado seu pai tem culpa? Ou vc pode tomar suas proprias decisoes?
Origem. As Escrituras indicam que a criatura conhecida como Satanás nem sempre teve este nome. Antes, este nome descritivo foi-lhe dado por ele ter adotado um proceder de oposição e resistência a Deus. Não se fornece o nome que ele tinha antes disso. Deus é o único Criador, e "perfeita é a sua atuação", sem injustiça ou gravame. (De 32:4) Portanto, aquele que se tornou Satanás, quando foi criado era uma criatura perfeita e justa de Deus. É uma pessoa espiritual, pois compareceu na presença de Deus no céu. (Jó caps. 1, 2; Re 12:9) Jesus Cristo disse a respeito dele: "Esse foi um homicida quando começou, e não permaneceu firme na verdade, porque não há nele verdade." (Jo 8:44; 1Jo 3:8) Jesus mostra com isso que Satanás outrora estava na verdade, mas a abandonou. A partir do seu primeiro ato premeditado em desviar Adão e Eva de Deus, ele era homicida, porque causou com isso a morte de Adão e Eva, o que, por sua vez, causou a morte dos descendentes deles. (Ro 5:12) Em toda a Escritura, as qualidades e ações que lhe são atribuídas podiam ser atribuídas apenas a uma pessoa, não a um princípio abstrato do mal. É evidente que os judeus, e Jesus e seus discípulos, sabiam que Satanás existia como pessoa.
Assim, de um começo justo e perfeito, esta pessoa espiritual desviou-se para o pecado e a degradação. O processo que resultou nisso é descrito por Tiago, que escreve: "Cada um é provado por ser provocado e engodado pelo seu próprio desejo. Então o desejo, tendo-se tornado fértil, dá à luz o pecado; o pecado, por sua vez, tendo sido consumado, produz a morte." (Tg 1:14, 15) No proceder adotado por Satanás parece haver, em alguns sentidos, um paralelo com o do rei de Tiro, conforme descrito em Ezequiel 28:11-19. - Veja PERFEIÇÃO (O primeiro pecador e o rei de Tiro).
Portanto o relato bíblico torna claro que foi Satanás quem falou por meio de uma serpente, seduzindo Eva a desobedecer à ordem de Deus. Eva, por sua vez, persuadiu Adão a adotar o mesmo proceder rebelde. (Gên 3:1-7; 2Co 11:3) Em conseqüência do uso que Satanás fez da serpente, a Bíblia dá a Satanás o título de "Serpente", que passou a significar "enganador"; tornou-se também "o Tentador" (Mt 4:3) e mentiroso, "o pai da mentira". - Jo 8:44; Re 12:9.
2007-05-31 16:58:31
·
answer #2
·
answered by Marcelo Pinto 4
·
2⤊
0⤋
Deus faz tudo perfeito, não erra, tanto que nos deu o livre arbítrio e mesmo com nossos erros nos ama do mesmo jeito. Quem erra é o homem que não sabe usar dessa liberdade e se torna escravo do pecado, aí seim ele deixa de ser livre. Veja, Deus nos dá até a liberdade de nos desfazermos dela, de renunciarmos seu amor e nos permite errar. Definitivamente, Deus não erra e nem nos manipula.
2007-05-31 17:16:47
·
answer #3
·
answered by Jobo de BSB 2
·
1⤊
0⤋
Concordo com sua tese, porém se houve tal prédio ele já ruiu a muito, pois, sei que o diabo não existe, o que existe são homens corruptos (abraços
2007-05-31 17:11:00
·
answer #4
·
answered by a verdade faz doer... 7
·
1⤊
0⤋
Tá tudo certinho.
Deus criou tudo pra nós, e nos deu o livre arbítrio de escolher o que for melhor...e nos deu também dois cominhos: o do bem e o caminho do mal. Agora cabe a cada um com sabedoria escolher o caminho que achar correto pra sua vida.
.
2007-05-31 17:07:56
·
answer #5
·
answered by Ð♀Þ®☼© 7
·
1⤊
0⤋
Deus não erra.
2007-05-31 17:02:46
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Bem e mal estão diretamente ligados à idéia de justiça. Assim, a coisa é ainda mais grave, porque Deus fez anjos e homens. Os homens precisam dar um duro danado pela sua evolução intelectual e moral e estão sujeitos à toda sorte de penalidades caso fracassem. Mas, os tais anjos, são privilegiados, pois, sem que nada tivessem feito, nem de bom ,nem de mal, gozaram desde sempre da companhia de Deus e de toda a sorte de poderes. Isso é justo?
Lúcifer é um desses anjos que tornam Deus injusto desde o início da sua criação.
Resumo da ópera: ou Deus é justo, ou Ele privilegia criaturas. Se Deus for justo, os anjos só o são graças a seus próprios esforços e eu também, se for um bom menino e me comportar direitinho, poderei um dia me tornar um anjo de Deus.
Felicidades.
2007-05-31 17:02:39
·
answer #7
·
answered by Chester 6
·
1⤊
0⤋
O ser superior que criou o universo nos fez livres.
Nos fez à sua imagem e semelhança, livres. Capazes de escolher.
Se assim não o fizesse seríamos apenas marionetes. Pequenos robôs controlados pelas mãos de um cientista.
Cabe à humanidade decidir como age e quais serão suas conseqüências.
Assim como na física, a escuridão não existe, pois ela é a ausência da luz. O mal não é um erro de Deus, ele é a ausência de Deus.
Deus pode, mas não quer interferir em nossas ações. Pois esta foi a condição com que nos criou: livres.
2007-05-31 17:00:54
·
answer #8
·
answered by Dexter 5
·
1⤊
0⤋
amado, veja desta maneira, Imagine Deus com uma folha de papel na mão, nela ele escreve toda a nossa vida, desde a concepção até a morte.
Me diga você acha que o plano de Deus para cada um de nós, sai perfeitamente igual a maneira que ele escreveu?
Preste atenção para não se confundir. Deus sabe de tudo certo?
Agora Deus nos deu o livre arbitrio, ao escrever teu plano de vida, Deus traça uma jornada a qual devemos seguir para voltar para os braços dele.
O Diabo por sua vez, traça uma jornada para que nós não voltemos para Deus.
Então Deus nos capacita de todo o amor, toda a simplicidade, toda a coragem, toda a bondade e nós viemos para terra, de fato Deus sabe de tudo, mas ele aposta um reino de que nós iremos conseguir. ele sabe que iremos negá-lo, difama-lo, abandoná-lo, mas ele deseja que nós sejamos pessoas melhores.
Quanto ao diabo Deus o fez da mesma maneira e é claro ele sabia assim que o criou que ele se voltaria contra ele, mas o que poderia Deus fazer diante daquela criatura que ele amou? Deixá-lo ir era lhe dar a liberdade de escolha que ele deu a cada ser de sua criação. Ele deixou, e o diabo fez o seu reinado sobre a terra, é aqui que ele habita e é aqui que ele é o senhor de muitas pessoas.
Não somos ratinhos de Deus, somos filhos amados, que Deus criou e amou. curta este amor de Deus, e preserve para que nunca deixa de gozar de sua misericórdia.
2007-05-31 16:59:12
·
answer #9
·
answered by filha de maria 4
·
1⤊
0⤋
Deus fez tudo perfeito , (*)
2007-05-31 16:57:19
·
answer #10
·
answered by M. A. D. S. 5
·
1⤊
0⤋