English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

sempre tive essa dúvida, alguem sabe responder ?

2007-05-30 18:02:38 · 12 respostas · perguntado por joao nilson m 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

12 respostas

Ateu - Não acredita em Deus, e nega sua existência com base na ciência lógica. Seria um religioso da ciência e não aceita a possibilidade da existência de Deus.

Agnóstico: Não acredita em Deus, mas não nega sua existência, mesmo com base também na ciência o agnóstico está aberto para que a ciência comprove a existência de Deus. O agnóstico aceita a possibilidade da existência de Deus. "Desacredita, acreditanto", seria uma termo para exemplificar o agnóstico.
abraços

2007-05-30 18:18:57 · answer #1 · answered by Anonymous · 3 1

Ateu ñ existe e ponto final. Agnóstico ñ afirma se existe ou ñ .
Geralmente pessoas normais que ñ dependem da bolsa auxilio dívina e falam o que acham .

2007-05-31 01:42:08 · answer #2 · answered by WOLF Vc é a doença eu sou a cura 5 · 3 1

ATEU é quem não acredita em deuses.

AGNÓSTICO é quem acha que não temos como SABER se deuses existem ou não.

Como a crença é independente do saber, uma coisa não exclui a outra. É possível ser um agnóstico ateu, e é também possível ser um agnóstico teísta.

2007-05-31 01:31:45 · answer #3 · answered by Ensjo 6 · 2 0

O ateu não acredita em Deus, já o agnóstico não acredita em Deus, mas tb não nega a possibilidade de que Ele venha a existir.

2007-05-31 01:14:55 · answer #4 · answered by Anonymous · 3 1

"Ateu" é formado do prefixo "a", de negação, e "theos", do grego "Deus". Ou seja, é aquele que não acredita em Deus.

"Agnóstico" é formado do mesmo prefixo "a", e "gnosis", do grego "saber", ou mais precisamente "reconhecer". Ou seja, é aquele que admite não reconhecer a existência ou a não-existência de um Deus, ou que simplesmente não se interessa pela questão.

Quando você faz a pergunta "Deus existe?"
O ateu dirá "Não".
O agnóstico escolherá uma das seguintes respostas:
- não sei
- sobre isso não existe comprovação
- essa pergunta não é passível de uma resposta
- isso não me interessa, porque não tem nenhum efeito na minha vida

Na verdade há uma grande diferença entre ambos.
O ateu também não tem provas da não-existência de Deus, logo ele baseia a sua afirmação na fé, exatamente como aquele que acredita em Deus.

Ou seja, o agnóstico recusa qualquer afirmação feita em base a uma crença, a uma fé. O ateu em geral recusa a "fé", mas por definição aceita afirmações em base a ela.*


* não pode haver uma prova da não-existência de Deus, simplesmente porque não pode haver uma prova da não-existência de nenhum conceito sem uma oposição concreta à qual este se apóie. Ou seja, não há provas de que não existam unicórnios ou dragões, ou não há provas de que o Papai Noel não existe. Há no entanto a evidência de que não exista o Papai Noel, como figura que distribui presentes às crianças em todo o mundo em uma só noite, visto que conhecemos muitas crianças, e nenhuma delas recebe presentes do Papai Noel, e nunca se ouviu falar de uma criança que o tenha recebido. A afirmação dos presentes é quem invalida a premissa de existência, e não a incapacidade de estar em uma noite no mundo inteiro!
Logo, enquanto a crença na não existência de Papai Noel é baseada em evidências claras e pode ser justificada pela razão, a crença na não existência de unicórnios, dragões e de Deus é baseada numa suposição, se sustenta em probabilidades, e logo não é justificada pela razão, mas pela fé.

2007-05-31 04:59:07 · answer #5 · answered by Ugh 5 · 1 0

Segundo a igreja católica, as definições são as seguintes:

- o ateísmo nega a existência de Deus;

- o agnosticismo, diz que nada se poder saber de Deus.

É importante notar que, na prática, o agnosticismo equivale ao ateísmo; a diferença é apenas teórica.

2007-05-31 07:25:32 · answer #6 · answered by Apelido 4 · 0 1

Falco, sua resposta está equivocada. Agnósticos não ficam em cima do muro. Pelo contrário, agnósticos são livres e honestos o suficente para admitir sua ignorância quanto à existêncai ou não existência de Deus. Muito diferente, é ser ateu e não conseguir provar a inexistência de Deus ou ser religioso e não conseguir provar a existência de Deus.
Agnósticos simplesmente vivem sua vida e se aparecer uma prova conclusiva apresentada por ateus ou por religiosos, com certeza o agnóstico vai prestar atenção. O problema é que nem ateus e nem religiosos têm essas provas que sustentem o que falam, mas é fato que os ateus ( não todos) tem sido mais coerentes em alguns pontos mas não é por achar isso que eu vou virar um ateu.

Para Apelido:
Pelo visto tem uns católicos que são tão atrasados como alguns evangélicos fanáticos. Voce respondeu que nem papagaio que repete seu dono sem entender o que fala. Voce não tem autonomia para questionar até o que sua igreja católica fala??? O papa ou outro eclesiástico católico fala uma coisa e isso é verdade absoluta??? Se voce acha que na prática ateísmo e agnosticismo é a mesma coisa, voce precisa voltar para a escola.

2007-05-31 07:19:33 · answer #7 · answered by Jorge P 6 · 0 1

Ateu é quem nega a existêncxia de deus ou quem duvida de sua existência. Agnóstico é aquela pessoa de decrença mais moderada, que pensa que é impossível dizer se acredita ou não acredita em deus. Os agnósticos são na verdade ateus mais moderados, que não se acham em condições de assumir com firmeza sua negação das divindades, e por isso ficam numa posição indefinida, como que em cima do muro.

2007-05-31 06:21:49 · answer #8 · answered by Falco 7 · 0 1

ta ai uma coisa que eu também queria saber.....cada nome que dão p quem não acredita em Deus,......

2007-05-31 01:23:10 · answer #9 · answered by DUDA. 4 · 1 3

EU FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DA NIKITA ZEN, VALEU?

2007-05-31 01:33:05 · answer #10 · answered by Doutor Satille 5 · 1 4

fedest.com, questions and answers