São Boaventura, filosofo e teólogo franciscano, explicou que Deus criou no mesmo dia do Gênesis, dois luminares, o sol e a lua. O sol para iluminar e dar forma concreta a todas as coisas e a lua para presidir a noite e dar a ela a luz necessária para divisar vultos e ver ainda que de forma velada, as coisas existentes. (Antes de me criticarem quanto à citação de Gênesis, esclareço que tal como S.Boaventura foi poético , o autor do Gênesis também o foi para narrar o Absoluto Desconhecido e assim, tudo deve ser lido na forma poética e para o que se destina). Mas voltando à Luz da Lua e a do Sol, Boaventura compara o Antigo Testamento como iluminado pela lua, onde as coisas eram veladas e reveladas profeticamente. Já o Novo Testamento é o Sol, aquele que brilha e da forma clara a todas as coisas, que dá as coisas seu colorido existencial. O Sol do Novo Testamento é Jesus e Sua Palavra, que transforma o que foi veladamente dito pelos profetas em Verdade, Caminho e Vida. E tudo se torna real nEle.
Assim sendo nada há no Novo Testamento que contrarie o Antigo, mas apenas o esclarece e o aperfeiçoa, fazendo ver claramente o que estava em esboço e vago no Antigo testamento, fazendo ver na realidade do Novo testamento, aquilo que era figurado no Antigo.
É neste sentido que dizemos que tudo que foi profetizado se realiza em Jesus Cristo Salvador e que tudo que está escrito no Antigo Testamento só faz sentido quando lido na perspectiva de Cristo.
Assim sendo por qual luz você vê , a luz da lua ou a luz do sol?
Paz e Bem
2007-05-30
06:32:45
·
14 respostas
·
perguntado por
Frei Bento
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
A proposta da Sagrada Escritura é manifestar Deus, ou seja, falar de seus projetos, planos, vontade... a partir duma lógica humana... assim, o Espírito é a grande Luz que põe ordem ao caos do Antigo Testamento, já o Novo Testamento que nasce contemplando o Sol nascente, o próprio Cristo, tem luz própria. O AT às apalpadelas absorve os raios da luz, o NT tem nas mãos a propria luz. Cristo se propõe como a Propria luz, assim, o NT tem a pretensão de ser a revelação, des-velar, absoluto de Deus em Jesus. A luz da lua incomoda menos, mas clareia menos tb; quem quer ver com claridade corre o risco de ficar cego tb. Mas o que seria a vida sem os riscos...
2007-05-30 07:48:15
·
answer #1
·
answered by padrejorgeribeiro 4
·
1⤊
0⤋
Como nenhuma parte da Escritura pode ser desprezada, acho que a resposta (sobre qual luz usamos) deveria contemplar os dois luminares: em primeiro lugar, usamos a luz direta do sol para entender a Escritura como um todo. Ao usarmos a luz da lua, secundariamente, precisamos ter em mente que esta luz é apenas um reflexo e que, se isolarmos o AT, perdemos a fonte da interpretação da Escritura.
O que achei mais curioso nas respostas acima foi ver que um colega militante ateu disse que nunca tinha visto um religioso que não interpretasse a Bíblia ao pé da letra. Como falta conhecimento a esta turma! Quanto preconceito!
2007-05-30 15:03:22
·
answer #2
·
answered by Apelido 4
·
1⤊
0⤋
sábias palavras de São Boaventura, vejo pelas duas.
2007-05-31 05:38:53
·
answer #3
·
answered by cristão 7
·
0⤊
0⤋
Frei Bento, realmente a primeira luz mostra o deus que obsecava a imaginação de Calvino, quando a sua doutrina de predestinação acrescentava a do inferno forrado pelos crânios de crianças não batizadas. Assim as crenças e dogmas de muitas igrejas são pelas idéias que implicam mais blasfematórias que a dos pagãos mergulhados nas trevas. Já a segunda luz nos mostra que o Deus do ódio anunciado pela primeira luz não é o mesmo "Pai de Jesus" , bem como não é o "Deus ciumento" de Moisés, mas é o que dá nascimento a Luz que brilha nas trevas e nos mostra ainda a terra como uma virgem sempre imaculada, fecundada pelo ardente abraço de seu Senhor, os vivificantes raios do sol, e se torna a mãe de tudo que vive e respira, ou seja, é ela que produz o pão e o vinho que se torna o corpo e o sangue de Cristo, aí o verdadeiro sentido da liturgia cristã e sua missa.
2007-05-30 21:19:17
·
answer #4
·
answered by O Filosofo 4
·
0⤊
0⤋
Como Diria Roberto Carlos: "...Essa luz, Só pode ser Jesus!".
Com certeza, sigo a luz do sol, pois é ela que aquece, que dá vida, que dá energia`necessária às plantas para produzirem oxigênio, e inclusive, até dá a luz da lua, pois sua luz é reflexo da luz do sol.
A luz da vida é JESUS!
Paz e bem!
2007-05-30 16:30:27
·
answer #5
·
answered by enamelina 2
·
0⤊
0⤋
nos salmos diz : "sua justiça será como a luz da noite e o seu juizo como o sol do meio-dia" em Malaquias 4:2 "mas sobre vos, os que temeis o meu nome, nascerá o Sol da Justiça". Jesus Cristo é a luz que nos conduz e é o sol que aquece nossos corações.
2007-05-30 14:33:26
·
answer #6
·
answered by metal22 2
·
0⤊
0⤋
Bento; não sou apaixonado por você mas, lendo sua pergunta, quero tirar o chapéu para tí. Até que enfim, ouço um religioso convicto afirmar que a narração de Moisés contida no livro de Gênesis, trata-se de uma descrição poética acêrca da criação do universo. Perspectiva de Cristo ou perspectiva de conveniências humanas?
2007-05-30 13:57:52
·
answer #7
·
answered by Paco2006 3
·
0⤊
0⤋
questão de interpretação 2
2007-05-30 13:57:33
·
answer #8
·
answered by wyfritt 6
·
0⤊
0⤋
Vejo assim:
1) Uma luz fraca como a da Lua, no Velho Testamento.
2) Uma luz de céu europeu no Novo Testamento.
3) Uma luz de céu tropical, no NT somado ao conhecimento científico.
Paz e Luz!
*Onde paz é o NT e luz é o conhecimento.
2007-05-30 13:56:01
·
answer #9
·
answered by Amnyoteph 7
·
0⤊
0⤋
não vou entrar nessa questão de luz.Eu só quero te dizer que realmente, o NT é cumprimento das professias feitas no AT.
Que Jesus é o personagem principal de toda a bíblia; E que a bíblia realmente não se contradiz.E tudo que esta escrito nela se cumpre. E que a bíblia estaria incompleta sem qualquer um dos testamentos. eu creio em toda a bíblia, me baseio em toda ela. Pois ela é toda importante.
2007-05-30 13:51:04
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋