Não sou protestante, obviamente, mas sei distinguir o joio do trigo. Sei diferenciar cristãos de outras tradições que não a minha que buscam a Deus sincera e honestamente, através da oração e da meditação da Palavra de Deus, corretamente usada como instrumento de fé e não de propaganda de mercado. As Igrejas que não vendem nem ilusão nem promovem fanatismo e proselitismo vulgar. Que são centradas na seriedade do trato com a Palavra de Deus e não a usam como arma de venda de quimeras. E essas seitas neo, surgidas no Brasil na década de 1960-70 e ampliadas nos anos seguintes, foram meros agentes de acomodação social de massas num período de ditadura militar, quando a teologia da Libertação e os movimentos populares ameaçavam tanto a ditadura militar quanto os interesses do capitalismo norte americano na América Latina. As seitas surgem neste momento histórico, muitas delas financiadas pela CIA americana, surgem a partir dos televangelistas tipo Rex Humbbard Jimmy Swagart, e outros , já devidamente processados e julgados por estelionato nos EUA. Vêm para o Brasil e aqui se transformam nas iurds da vida e nas renascer (como sol quadrado) , calando consciências e desviando forças de luta contra a opressão econômica para chute em imagens e agressões até mesmo físicas contra outros credos.
Tais experiências resultaram nesta sopa de seitas e agressões, que se multiplicam dentro da miséria e dos péssimos indices de qualidade de vida da população.
Mas nada têm a ver com as Igrejas protestantes tradicionais que inclusive não compactuam com essas praticas de proselitismo vulgar.
2007-05-27
06:59:11
·
14 respostas
·
perguntado por
Frei Bento
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Onde se lê Vocês, leia-se :Vocês
2007-05-27
07:08:08 ·
update #1
A seriedade das igrejas protestantes históricas é incontestável.
Mesmo as igrejas pentecostais tiveram um início baseado exclusivamente em diferencas ideológicas.
O problema mesmo sao as neo-pentecostais, cujo objetivo primário era aproveitar-se de um nicho econômico e político na sociedade brasileira. E para isso a tal da Teologia da Prosperidade, uma mistureba ideológica sem pé nem cabeca, com rudimentos calvinistas e uma uma semi-filosofia insustentável coube como uma luva.
Infelizmente as instituicoes baseadas nessa idéia, apesar de serem cânceres na nossa sociedade, nao podem ser simplesmente estirpados pelo poder público já que o estelionato por elas utilizado foge ao direito comercial, entrando na liberdade de culto. Ao menos sabemos que a fome por poder do ser humano é insaciável, e aos poucos os líderes criminosos de tais organizacoes vao tentando extender suas garras para fora da zona de imunidade da tal liberdade de culto, e vao sendo colocados de frente à justica "dos homens". Ao final a única chance que a nossa sociedade terá de se livrar deles é ao estilo "Al Capone".
Infelizmente as maiores vítimas sao os pobres fiéis. Eles nao têm a mínima culpa de terem caído nas maos de tais pessoas inescrupulosas, e o objetivo deles é o melhor possível. A esperteza dos líderes é tanta que eles conseguem usar os próprios fiéis como escudos humanos em relacao à opiniao pública, mas principalmente à oficialidade, que acaba tendo que se render.
Realmente uma pena.
Seria tao bom se os membros de tais igrejas conseguissem enxergar o ninho de serpentes que eles estao ajudando a alimentar, e simplesmente migrassem para outras denominacoes, porque seriedade é o que nao falta no movimento protestante. Eles nao precisariam abdicar dos preceitos cristaos que defendem.
Mas a gente sabe como isso tudo é difícil.
2007-05-27 07:39:17
·
answer #1
·
answered by Ugh 5
·
1⤊
0⤋
Concordo em genero, numero e grau com Dragonfly. Irretocavel a resposta.
2007-05-27 14:11:37
·
answer #2
·
answered by Jorge Murta 6
·
2⤊
0⤋
Ué é claro que sei, uma se preocupa com a formação moral e espiritual (as tradicionais) a outra esta preocupada em angariar fundos (a metodologia todos sabemos).
2007-05-27 14:02:21
·
answer #3
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
2⤊
0⤋
Meu Amigo Bento:
Aqui em Portugal, eu conheço-os,sim!
mas em relação ao Brasil, deixe-me dizer que as coisas se agravaram e dessa forma, eu já não consigo compreender.
Aqui, no meu país, entendemo-nos bem, sejamos nós evangélicos, católicos, espíritas, budistas ou pertencente a qualquer outra filosofia de vida.
Amigo Bento: desde momento em que no Brasil essas seitas ganham força, aqui tb ganham, e assim, já ninguém se entende.......é que eles nem são por deus nem contra deus......não dá para entender!!!
2007-05-27 15:40:31
·
answer #4
·
answered by Maharet ® 6
·
1⤊
0⤋
acho que o verdadeiro deus esta em seu interior(que a paz esteja contigo)
2007-05-27 14:04:11
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Seita cheque, seita dinheiro, seita seguro de vida, seita tudo
2007-05-28 00:48:08
·
answer #6
·
answered by Kyrie eleison - Christe eleison 6
·
0⤊
0⤋
Amigo FREI BENTO, eu consigo separar qualquer Igreja mediante o que Deus deixou escrito para nós na sua Palavra, eu comparo o ensino de qualquer Igreja inclusive A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA,com o ENSINO que CRISTO, nos deixou nos EVANGELHOS, Em 1 Corintios 11.1 Apostolo Paulo diz: Sede meus imitadores,como também eu sou de CRISTO.Em Atos dos Apostolos 17.11 Lucas narra que os cristãos da cidade de Bereia conferia se o que Paulo estava ensinando para eles tinham base nas Escrituras.Ou seja o Ensino de qualquer Igreja tem que ter a sua base nas Escrituras.(Bíblia)... Muito bem lembrado quantos OS ENCÂNDALOS,que existem em TODAS AS IGREJAS e em TODAS AS ÁREAS DA VIDA HUMANA, JESUS DIZ: E disse aos discipulos: É IMPOSSIVEL que naõ venham ESCÂNDALOS ,mais ai daquele porquem vierem ! Lucas 17.1 , E o Apostolo paulo reafirma e sua carta aos cristaos de Roma =Rogo-vos irmaos que noteis os que promovem dissensões e ENCÂNDALOS contra a doutrina que apredestes;desvia-vos deles -( Aos Romanos 16.17 )Amigo estou com pouco tempo, mas o resumo, é para ser participante de uma igreja faça como os ouvintes de Béreia,que não foram beijando as mãos de Paulo,sem saber se o que ele falava tinha respaldo nas Escrituras ( Velho Testamento), pois naquela época O Novo Testamento ainda estava sendo escritos pelos os Apostolos- Só estou triste aqui nos RESPOSTAS com essa briga de Ateus, Católicos e Evangélicos,tá havendo, baixirias, palavroes Etc... tá faltando bom senso,respeito e inteligência, mais tenho fé em Jesus que essas brigas no Yahoo, vai acabar - Um Abraço a todos- www.ajesus.com.br
2007-05-27 15:17:37
·
answer #7
·
answered by Queria Saber ? 2
·
0⤊
0⤋
As igrejas protestantes tradicionais surgiram em função de DIVERGÊNCIAS RELIGIOSAS E CONVENIÊNCIAS PESSOAIS de seus fundadores, assim como as outras SEITAS do mesmo cunho, conforme a História recente.
Se seriedade existe é quanto a honestitade de propósitos de seus seguidores, os quais acreditam verdadeiramente na "RELIGIÃO" professada.
Hoje, qualquer um pode fundar uma "igreja". É só sair vestido de terno e com uma bíblia adaptada aos seus interesses em baixo do braço, ter alguma verborragia e "cara de pau" com uma caixa registradora escondida em baixo de uma caixa vazia de tomates, onde subirá para fazê-la de púlpito para ficar esganiçando em praças públicas, chamando atenção e fazendo rodas de curiosos.
Em pouco tempo estará na televisão, com horário comprado, achacando mais incautos.
2007-05-27 14:52:15
·
answer #8
·
answered by Zéduardo 4
·
0⤊
0⤋
Não sei Bento, pq não conheço nenhuma das duas.
2007-05-27 14:11:36
·
answer #9
·
answered by ♥Anne ღ Valentine♥ 7
·
0⤊
0⤋
Eu respeito muito a Batista, já assistí, inclusive, a alguns cultos, e também outras denominações, mas realmente a IURD a Renascer e a Internacional da Graça de Deus, são o fim da picada, é caso para o MPU, se esse país fosse sério, com certeza els não teriam se criado.
2007-05-27 14:10:19
·
answer #10
·
answered by SYL- Amante da Lua Cheia! 6
·
0⤊
0⤋