English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Esses enganos podendo ter causa em:
1) Falha de interpretação ou capacidade limitada de descrição, de quem viu ou ouviu uma verdade ou fato real.
2) Falha de quem escreveu depois o que ouviu dizer pela tradição oral.
3) Falha de quem traduziu mais tarde ainda.
4) Falha de quem leu e interpretou depois de tudo isso.
5) Não vou nem considerar os "ajustes" que possam ter sido feitos.
Assim pergunto:
Numa obra de diversos autores diferentes, eventuais enganos devem invalidar a obra toda ou apenas parte dela?
Devemos aceitar tudo, descartar tudo ou analisar com mais cuidado cada parte dessa obra?
Isso é apenas questão de fé ou de racionalidade?
Paz e Luz!
*Essa pergunta complementa a anterior sobre heróis da humanidade.

2007-05-27 05:48:31 · 10 respostas · perguntado por Amnyoteph 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

10 respostas

Deus nos deu uma cabeca para pensar, e nao para separar as orelhas.
Qualquer coisa que lemos - desde um artigo de jornal até uma resposta no YR - tudo é passível de erro, já que o erro é inerente ao ser humano.
O que acontece é que nós nos deixamos seduzir pela idéia de coisas perfeitas, textos sem erros, nos quais podemos crer cegamente.

No Brasil isso é quase que uma doenca nacional. Ninguém discute o que lê nos jornais e nos livros, o que vê na televisao, o que o vizinho conta. As pessoas já passam tudo para a frente sem passar a informacao por uma análise crítica. Porisso temos a tendência também a querer descreditar pessoas por uma informacao errada.

Exigir a crenca em obras humanas como infalíveis também caracteriza uma falta de respeito para com a inteligência humana. É dizer: nao analise a veracidade, porque se você o fizer, estará desrespeitando a obra.

Devemos partir do pressuposto de que TODAS as obras contêm erros. Se queremos dar-lhes crédito, isso está a nosso caráter. Podemos decidi-lo pela quantidade ou pela gravidade dos erros que nela encontramos.

Temos que estar atentos a nao jogar fora o bebê junto com a água suja do banho.

2007-05-27 06:06:13 · answer #1 · answered by Ugh 5 · 2 0

É impossível a uma obra literária manter a autenticidade apõs muitas traduções, principalmente quando essas traduções são levadas a efeito ao longo do tempo.
Os idiomas, sejam quais forem são dinâmicos e espelham o resultado do uso persistente de termos pela população que o utilisa, tendo o acréscimo de palavras diferentes e desconhecidas, além de ter o significado de palavras modificado pelo uso do idioma pela população.
O que se obtêm são versões adaptadas ao uso atualisado.
No entanto a essência da obra, aquilo que o autor quis transmitir para os leitores, continua para quem lê com muita atenção e consegue ler nas entrelinhas.
Essa é a razão da grande quantidade de religiões baseadas na Bíblia, o mais lido dos livros. A essência da comunicação espiritual persistiu mas as traduções deturparam sua aplicação.
Não adianta apelar para os entendidos em Grego e Latim, pois quando esses povos traduziram do hebraico, do aramaico e do egipcio já não havia autenticidade, muitos livros ficaram de fora da tradução, foram perdidos durante a grande perseguição que sofreram os judeus e cristãos por ocasião da dispersão dos judeus por toda as nações conhecidas na época.
É muita infantilidade achar que os escritos da bíblia ficaram imunes a esse estado de coisas.
Como agravante o imperador Constantino assumiu politicamente a religião cristã, decidindo como seriam os cultos e o que seria conveniente ou não para uso dos cristãos.
Por essa razão é que as escrituras deixaram como alerta o seguinte: UM POVO SEM PROFECIAS SE CORROMPE.
Espero ter ajudado. Um abraço.

2007-05-27 13:09:31 · answer #2 · answered by wanderleyfreitas 5 · 2 0

Invalida nada, nem a parte enganosa. Perfeição concreta, real não existe senão em tese. Da roseira que tem seus espinhos, aproveite a beleza das flores, Do estrume do gado que parece não servir para nada aproveite os nutrientes e adube a roseira, e assim por diante. No âmbito da religião, viva e sinta-a, não a filosofe profundamente.

2007-05-27 13:06:13 · answer #3 · answered by Anonymous · 2 0

Evidentemente,devemos analisar com cuidado cada parte.Com certeza erros aconteceram,erros de tradução,de interpretação,mas isso não é motivo para descartarmos a Bíblia.O que não podemos é ter uma fé cega,ou um racionalismo cego.Devemos saber dosar essas qualidades,para atingir um grau satisfatório de entendimento desse livro.
Um abraço, e parabéns pela excelente pergunta.

2007-05-28 09:24:48 · answer #4 · answered by o pequeno aprendiz 3 · 1 0

Falhas, por exemplo, encontradas na Bíblia será sempre do lado humano. Pois, como soube refletir Agostinho,ao encontrarmos um texto discrepante, deve se ter o cuidado de: "Num caso desses, deve haver erro de copista, ou tradução mal feita do original, ou então sou eu mesmo que não consigo entender!"
Não podemos esquecer que muitas das falhas,são vindas de idéias preconcebidas e interpretação forçada.

2007-05-28 07:14:11 · answer #5 · answered by carl.7 5 · 1 0

Não invalida não. O negócio é aproveitar o que a obra tem de bom e relevar o que está comprovadamente equivocado

2007-05-27 12:52:33 · answer #6 · answered by Harmony 7 · 1 0

não

2007-05-27 13:44:12 · answer #7 · answered by cristão 7 · 1 1

A Bíblia não é VELHA nem é NOVA, porque indica o PROGRAMA DIVINO; e todo aquele que contra seus ensinos se levantar, será esmigalhado em tempo certo, porque Deus entrega ensinos e Graças e, em tempo certo, pede contas;
Palavra de Deus, na Sabedoria Iniciática, era o nome da Revelação, do anúncio pelos profetas ou médiuns. E se sabia que era sempre proporcional ao grau de assimilação do tempo. Quem ler a Bíblia, fazendo acurada análise, encontrará farta messe de altos e baixos, contradições e segundas interpretações e terá provas de que cada Médium ou Profeta, por ser espírito mais ou menos evoluído, disse coisas mais ou menos sábias. Nenhum Livro do mundo sofreu mais adulterações do que a Bíblia. E nenhum Livro do mundo é mais cheio de contradições. Mas também nenhum Livro do mundo apresenta mais testemunhos sobre a Lei de Deus e as Graças do Divino Mediunismo, a Luz do Mundo e o Sal da Terra, a Divina Fonte de advertências, ilustrações e consolações. Mais de duzentos e cinqüenta pessoas escreveram sobre João Batista e Jesus, não apenas quatro. Roma adulterou, e bastante, textos do Novo Testamento, para se impor a reis, povos e nações, como bem adverte o Apocalipse, capítulo 13, que iria acontecer e aconteceu. Isso tudo será pago até o último ceitil, como devem ler no Apocalipse, capítulos 11, 12, 14, 19, 21 e 22.

2007-05-27 13:43:09 · answer #8 · answered by Hermes 6 · 1 1

Claro que não .Se tivermos um conhecimento profundo sobre o tema da obra , iremos saber discernir as informações descartando os equívocos e as vezes se tivermos oportunidade, poderemos até darmos nossa contribuição no sentido de esclarecermos o que estiver incorreto.Em questão , a Biblia , eu não discuto eu creio em tudo o que nela está escrito e pronto.

2007-05-27 13:04:58 · answer #9 · answered by cesinha 2 · 0 0

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS. Escrita por HOMENS INSPIRADOS POR DEUS. Não possui FALHAS e nem ERROS de espécie alguma. Os ERROS são apontados por pessoas que têm o CLARO OBJETIVO de DESACREDITÁ-LA. Tudo na Bíblia é perfeitamente EXPLICÁVEL e LOGICAMENTE compreensível para aqueles que têm a BOA VONTADE de parar, ouvir e tentar entender.
NÃO HOUVE nenhum AJUSTE, ACRÉSCIMO ou SUBTRAÇÃO. Existem Bíblias adulteradas, como as dos TJ e o Evangelho Segundo o Espiritismo, na verdade um FALSO EVANGELHO, entre outras. Mas isso é um CASO APARTE.

2007-05-27 12:57:20 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers