Não.
2007-05-25 10:22:10
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não me lembro no momento.
2007-05-29 05:30:53
·
answer #2
·
answered by Dcpneto 6
·
0⤊
0⤋
Também o único desenvolvido com maioria protestante é aquela porcaria dos EUA, mas eles não são desenvolvidos por serem protestantes eles são desenvolvidos por explorarem o resto do mundo.
O que eles tem de bom naturalmente? Furações arrasando com a população? Se eles fossem diferente de nós não deviam acontecer essas coisas.
Se Deus estivesse tanto assim com eles.
2007-05-26 12:29:11
·
answer #3
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
Não lembro,mais todos os livros de história que já lí,diz que o catolicismo romano só trazia atraso,muitos cientistas,e jovens estudantes eram presos e até mesmo queimados em fogueiras por defender o ensino da Fisica, Astronomia, Quimica. Galileu Galilei,sofreu nas mãos da liderança da Igreja Apostolica Católica Romana...- Na Bíblia lemos a profecia no livro de Daniel Capitulo 12.Versiculos 4 ( E A CIÊNCIA SE MULTIPLICARÁ ) não sei porque a igreja catolica tinha medo de ciência na época de Galileu,coitados nao liam a biblia e nao gostavam dela e as queimavam nas ruas, juntos também com livros de astronomia da epoca.Acho que a resposta do Falco disse tudo, leiam o livro A Riqueza e a Pobreza das Nações do histriador americano David Lando - Um Abraço = www.ajesus.com.br
2007-05-25 15:22:43
·
answer #4
·
answered by Queria Saber ? 2
·
0⤊
0⤋
excetuando-se o Japao, todos os países "desenvolvidos" como você diz sao de maioria católica ou protestante histórica.
Na contra-mao disso, só as camadas menos favorecidas de países "em vias de desenvolvimento" têm uma forte presenca de protestantes pentecostais e neo-pentecostais.
Se a teoria que você está tentando "subliminarmente" defender, de que uma religiao é boa enquanto as regioes onde ela tem uma presenca significativa sao "desenvolvidas", entao você chegará à conclusao que as igrejas pentecostais e neo-pentecostais sao o lixo do lixo.
Por sorte eu nao penso minimamente assim
2007-05-25 13:11:32
·
answer #5
·
answered by Ugh 5
·
0⤊
0⤋
Que eu saiba religião não é sinal de desenvolvimento. Sinal de desenvolvimento são políticos melhores que os nossos.
O desenvolvimento que a religião pode nos dar é espiritual.
Abraços!
2007-05-25 11:52:43
·
answer #6
·
answered by eniovieiramg 5
·
0⤊
0⤋
Se pensarmos na América e Austrália não!
Mas lembre-se que os E.U.A. possuem maioria protestante porque sofreu uma colonização de povoamento, já que os protestantes fugiam da perseguição religiosa na Inglaterra, mas os E.U.A. também são mais desenvolvidos pela Reforma Agrária que houve no final do séc. XIX, e que no final da Segunda Guerra Mundial era o único pais das américas industrializado que não teve seu parque industrial afetado pela guerra.
E a América Latina teve uma colonização que focava apenas as estração de matérias primas e culturas tropicais. Sabia que no Brasil até o meio do séc. XIX era proibido construir escolas? A metrópole não queria que não houvesse chances da colônia de ter sua independência.
E a Austrália foi uma colônia penal, ou seja, as pessoas que cometiam crime eram mandadas para viver lá, ou seja, foi uma colonização de povoamento.
Mas, por favor, evite fazer generalizações como a "levemente" apreciada na sua pergunta. O protestantismo não é a máquina de impulso para o desenvolvimento.
2007-05-25 10:33:02
·
answer #7
·
answered by Kael 2
·
0⤊
0⤋
Não lembro de nenhum agora. Mas gostaria de lembrar que mesmo que o protestantismo tenha ajudado no desenvolvimento dos países europeus há alguns séculos atrás, iso não quer dizer que o efeito é o mesmo atualmente. Penso que o catolicismo atrasou o desenvolvimento de países do sul da Europa, como Portugal, Espanha e Itália, mas isto ocorreu principalmente por causa da atitude intolerante desses católicos de séculos atrás, que expulsaram de seus territórios judeus e protestantes, mesmo sendo eles talentosos e ricos. Essas pessoas se instalaram em lugares mais tolerantes, como Alemanha, Holanda e Bélgica, contribuindo para o desenvolvimento desses países, em detrimento dos paises católicos. Além disso, os países de evangélicos estimulavam mais o hábito de ler (a bíblia), o que ajudou a acabar com o analfabetismo mais depressa do que os países católicos. Outro motivo: Existe a doutrina dos pais do protestantismo primitivo, de que o céu se conquista pelo trabalho árduo e honesto e vida sem luxos. Enquanto que o catolicosmo de séculos atrás estimulava as pessoas a uma vida mais acomodada, confiando-se apenas na fé para conseguirem a salvação. Leia o excelente livro "A Riqueza e Pobreza das Nações", do historiador americano David Landes, que você encontrará muito mais detalhes sobre esta interessante questão. O livro é agradável de ler e é um dos melhores que já li. Não se arrependerá.
2007-05-25 10:28:49
·
answer #8
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋
Letonia , lituania , albania , guatemala , suriname , jamaica , honduras etc etc etc e tal
2007-05-25 10:34:13
·
answer #9
·
answered by jose b 7
·
0⤊
1⤋