Devemos ter , em quaisquer circunstâncias, em quaisquer momento da vida:
- ouvidos, para ouvir os outros, mesmo que pensem diferentes de nós,
- sabedoria, para refutar o que não nos convém, e
- humildade, para aprender e aceitar as coisas boas que esse diálogo traga.
Nesse sentido, toda troca construtiva de opiniões é válida e bem-vinda .
Dentro desse contexto , São Francisco de Assis foi o primeiro revolucionário a romper com o que via de errado em seu tempo. Seu exemplo de amor, humildade e fé no próximo é totalmente imbuído do espírito cristão, e seus métodos foram muito diferentes da violência empregada pelos outros reformadores que surgiram depois dele .
2007-05-25 03:26:57
·
answer #1
·
answered by M.M.D.C. 7
·
0⤊
0⤋
caraca! há muito tempo q não ouvia algo aqui tão libertador, sabe, Frei eu fiz seminário e vi o quanto ele me ajudou ou usando um outro termo me libertou, Deus ñ é Deus só dos protestantes, católicos, espíritas... Deus é Deus e Ele vai onde Ele quiser. Nós que somos meros mortais e moldamos um deus a nossa maneira.
devemos conhecer, e isso sendo quase uma obrigação, outras linhas de pensamento.
bjs no ♥
2007-05-25 10:16:44
·
answer #2
·
answered by - Núbia 6
·
2⤊
0⤋
A idéia é boa mas ao mesmo tempo perigosa.
Deve-se ter muito cuidado na hora de implementar para não gerar confusões.
Um abraço.
2007-05-25 11:37:59
·
answer #3
·
answered by Sidinei - Yeled 5
·
1⤊
0⤋
Você mesmo sabe que existem muitos e variados deuses pelo mundo a fora e que pra seus seguidores são Deus verdadeiramente...desculpe, cada um com sua fé , cada um com o seu Deus... sei que minha resposta será retirada mais o importante é que vc a leia(abraços
2007-05-25 10:16:44
·
answer #4
·
answered by a verdade faz doer... 7
·
1⤊
0⤋
Meu prezado Fr. Bento,
Sua exposição foi fantástica, principalmente no que toca a estes dois ítens:
"Talvez essas outras tradições desconhecidas de nós, possam nos falar de um Cristo Novo, visto que temos o fundamental, a fé que Jesus é real e que Ele pode se revelar à outras crenças de uma forma que nós nem imaginamos ser possível".
"Francisco de Assis rompeu com os esquemas culturais e religiosos de seu tempo, indo ao encontro daqueles que eram considerados não apenas di-fidentes e diferentes, mas, de certo modo, como inimigos. Soube ser irmão, dialogar, aprender deles e oferecer-lhes a proposta de Jesus Cristo, como uma dádiva que poderiam acolher".
É possível sim, e temos muitos exemplos disto:
No sincretismo religioso na Bahia, onde os nossos irmãos do Candomblé e da Umbanda se fundem com a Igreja Católica na lavagem das escadarias da igreja de N.Senhora do Bonfim.
Nas Casas Espíritas Kardecistas, onde o grande contingente predominantemente é católico que vai assistir as palestras e ficam à vontade. (veja o comentário que fiz na sua resposta à minha pergunta sobre espíritos de Luz).
Nas Casas de Umbanda, cujas entidades tem o seu próprio nome e um equivalente da Igreja Católica e onde sempre existem irmãos católicos.
É pena que Francisco de Assis e Santo Agostinho e tantos outros não tenham sido Papas da Igreja Católica!! Ela seria outra!
Fique com Deus!!
2007-05-26 07:10:57
·
answer #5
·
answered by Lord McLoud 7
·
0⤊
0⤋
Enfim encontrei o meu grande adversário.
Se cuida Bentinho, vou te alcançar.
Acelera Airton........
Pax tecum
2007-05-25 15:41:37
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Dentro da minha religião, o espiritismo, nós temos certeza da evolução moral da humanidade, apesar da mídia fazer publicidade contrária. E sabemos que com a evolução moral, vem a evolução espiritual e daí o futuro das religiões. Este futuro consiste em cada uma seguir os ensinamentos do Cristo, pois ele é o nosso maior exemplo de conduta moral, mas sem deixar de ter cada religião a sua particularidade, sua história enfim sua individualidade; mas com um ojetivo comum entre todas: a união com os desígnios do Criador. Nós espíritas sempre soubemos que Jesus e seus mensageiros de luz se revelam para todas as pessoas de boa vontade, e que a crença religiosa é o que menos importa para o mestre, ele vê é a verdadeira intenção de cada um, mesmo os que não tem crença alguma mas que sabem melhor até do que nós, que temos a nossa crença, amar e respeitar o próximo.
Abraços.
2007-05-25 12:28:09
·
answer #7
·
answered by Fafá 5
·
0⤊
0⤋
"Neste sentido, penso que a teologia deve fazer um esforço para incluir tradições não católicas e mesmo não cristãs, nesta busca de unidade em torno da idéia de um Deus que é Universal e Soberano sobre nossas religiosidades e partidos pessoais."
Bento, meu irmão, é possivel, mas não sem esforço e que benção seria!!!!
Vou rezar para que tudo caminhe neste sentido.
(mandei-lhe um convite no teu e-mail pessoal e espero que aceite, e será uma grande honra para mim)
2007-05-25 11:35:46
·
answer #8
·
answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7
·
0⤊
0⤋
o q vc ta perguntando é totalmente contra o q a igreja pratica. Qunatos santos e santas foram copiados da religião dos africanos, desde a antiguidade o mundo sempre foi regido por uma Deusa e foi só os catolicos chegarem q isto mudou, e hj em dia so digo uma coisa com tudo q ta acontecendo a igreja cotolica ser contra o uso de camisinha, não tenho nem mais o q falar
2007-05-25 11:18:19
·
answer #9
·
answered by saru_floripa 2
·
0⤊
0⤋
Muito bom saber que isso vem da mente de um religioso que definiu sua religião, sem precisar sair dela.
Esse penso eu, ser o único caminho para buscar uma verdade melhor que essa que temos hoje.
Acredito ou sonho, que um dia todas as "logias" estarão unidas em torno de uma verdade maior, descartando todas as mentiras e verdades menores.
Essa será a religião dos sonhos de todo espiritualista, que une a ciência e o sentimento religioso, em algo que tem o nome de SABEDORIA.
Paz e Luz quer dizer exatamente isso, pois reflete um sonho e um desejo pessoal, que para mim e para todos, um dia há de ser alcançado.
"Ama por saber e saiba por que ama"
Paz e Luz!
*Ganhou uma estrela e mais um fã.
2007-05-25 10:57:35
·
answer #10
·
answered by Amnyoteph 7
·
0⤊
0⤋
Frei,
Em Genesis 1 - 26, Deus não disse que fez o homem a sua semelhança, mas sim "Façamos o homem a nossa semelhança". Se ate então ele estava só ate o presente momento, com quem Ele estava falando? É claro, que essa frase é verbo. Tem movimento, e ate hoje ele diz: "Façamos do homem a nossa semelhança" e fazer do homem a Sua semelhança é justamente o processo evolutivo que estamos vivendo. Estamos aqui para nos aprimorar e ser Seu semelhante. Dia a dia, a cada minuto, devemos ter isso em mente, ser semelhante a Deus em seu amor infinito, e buscar o que ele sempre pregou: Amar ao próximo como a si mesmo.
Portanto Frei, para tentar responder sua pergunta, Ame o teu próximo como a si mesmo, independente de sua crença, orientação espiritual, condição matrimônial, (segundo o Papa o 2º casamento é praga, e praga não é bem vinda na igreja católica romana), orientação sexual ou qualquer outra diversidade. Simplesmente ame, e faça valer o Verbo Divino: Façamos do homem a nossa semelhança!!!!
E que isso sirva para Catolicos, Evangelicos, Espiritas e todos os demais - Inclusive para mim e para o Sr. que somos pecadores como qualquer mortal, e amamos com facilidade somente aqueles que conhecemos.
2007-05-25 10:56:48
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋