English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

"Nossa cultura perdeu muito de seus valores tradicionais. O dinheiro é a única coisa que sobrou para estimular os desejos e as aspirações da maioria das pessoas. O dinheiro tomou o lugar ou entrou profundamente no mundo da religião, do patriotismo, da arte, do amor e da ciência....Os ricos e os pobres lutam por dinheiro por razões muito diferentes. Mas quem é pobre entende algo sobre o dinheiro que os ricos não entendem. E o contrário também é verdadeiro. Os pobres sentem o poder do dinheiro na própria pele. Uma pessoa rica freqüentemente sente isso nas suas emoções, não no seu corpo. Quem é rico sabe que com dinheiro, muitas vezes, você pode manipular, blefar, e fazer o que você quiser. Mas até um certo ponto. Sabe interiormente que há algo essencial na condição humana que o dinheiro não compra."

(JACOB NEEDLEMAN, entrevista à EXAME, edição 645, p.76).

2007-05-22 08:17:34 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Negócios e Finanças Finanças Pessoais

7 respostas

O dinheiro é um bem como outro qualquer. Se você substitui o dizer "dinheiro" no texto, pelo dizer "celular", "TV de Plasma", "carro do ano", etc., não fará diferença, a única coisa que coloca o dinheiro como foco central é o seu poder de troca e sua liquidez imediata, só isso nada mais.

O texto acima descreve a perda de "valores" muito maiores que o simples "dinheiro" e sim valores éticos, morais e sociais e isso não deriva "do valor do dinheiro em nossa cultura", mas si do valor da EDUCAÇÃO em nossa cultura.

E quando menciono educação, está implícito o que há de mais abrangente possível dentro desta palavra: deste a tão depreciada educação de berço, quanto a tão abandonada educação escolar (em todos os níveis).

Para que uma cultura tenha noção plena de algo numa sociedade (dinheiro, por exemplo), ela tem que ter educação. Uma boa educação lhe dará uma visão geral do mundo e das coisas que fazem parte deste mundo. Uma educação ruim (ou a não educação), lhe dará uma visão distorcida tanto do mundo quanto das coisas que existem nesse mundo e principalmente, das pessoas.

Infelizmente, se uma menina se prostitui no nordeste para sobreviver, se uma criança vende drogas no Rio para comprar um ténis, se adolescentes por serem ricos queimam índio em Brasilia pela certeza da impunidade, etc, etc, etc, só posso concluir que não estamos educando nossas crianças.

Palavra de quem vive nos dois extremos da sociedade.

Lamentavelmente,

Barbosa.

2007-05-22 14:48:20 · answer #1 · answered by BARBOSA® 7 · 1 1

" o dinheiro não traz felicidade..."
prefiro o complemento popular:
" manda buscar de jatinho!!!!"
Que tal implorar por um atendimento médico que não chega nunca?
Que tal seu filho, que vc luta por ensinar o bom caminho, passar meses sem ter aulas?
Que tal precisar de uma cirurgia ou remédio que o Poder Público não lhe fornece?
Que tal procurar pelas autoridades, que nem lhe enxergam, quando vc é violado nos seus direitos?
AHH o dinheiro é bom...
Ruins podem ser os que o manipulam ...

2007-05-22 12:57:03 · answer #2 · answered by Anaconda3706 3 · 0 0

Enio,eu não li as respostas dos outros pra não me deixar influenciar.Eu acho que uma coisa é certa;Se, dinheiro,não é possível viver,mas o dinheiro em excesso pode prejudicar as pessoas ,quando elas não sabem usá-lo.Se a distribuição de renda fosse mais justa,não haveria tanta miséria no mundo.E o pior é que os mais endinheirados nem cogitam de dividir o que possuem com ninguém.Sheickspeare,disse uma frase muito importante:"o dinheiro compra quase tudo,mas jamais compra a "classe"
Fineza,educação de berço,bom caráter moral e ética....isso ele não compra!Além do mais a grande maioria das coisas materiais que existe hoje,é completamente dispensável.Eu pessoalmente,não preciso de caviar,escargot,Jóias raras,vestidos de milhares de reais,grifes famosas e nem do luxo exacerbado que circula entre os ricos.Se eu tiver comida,casa,roupa decente,assistência médica e dentária.Lazer na medida do possível,já me dou por satisfeita.Estão supervalorizando o poder do dinheiro e da beleza física..Ter passou a ser prioridade.Tenho muita pena dos mais pobres,que muitas vezes sofrem de fome e frio e miséria total.É por isso que tenho tendências espíritas....
Um abraço,
Marina.

2007-05-22 09:54:46 · answer #3 · answered by marinamorena@yahoo.com.br 6 · 0 0

O vil metal não é nada comparado a sua magnitude.
ele pode ser necessario para sobreviver, mas vc supre até essa necessidade pq vc é tudo de bom..

2007-05-22 08:43:59 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Acho o texto bem coerente e achei o entrevistado muito feliz em sua visão!!

Pior que é muito verdadeiro ;me entristece em saberque odinheiro faz o mndo girar (mais é a mais pura verdade) mesmo as pessoas desligadas desse aspecto;são conscientes de que defato;no mundo capitalista de hoje agente é o que tem!!!


Mais ai Enio;eu fico com Gandhi e prefiro a tranquilidade e o amor do proximo;e mesmo queeu seja nada nesse mundo capitalista que vivo ;vivo amando e feliz ...

e com pouco dinheiro ou quase nada!não interessa tendo o suficiente ;me sustenta se tenho amor!!

como ja dizia o Poeta Cazuza!

"Eu quero a sorte de um amor tranqüilo
Com sabor de fruta mordida
Nós na batida, no embalo da rede
Matando a sede na saliva

Ser teu pão, ser tua comida
Todo amor que houver nessa vida
E algum trocado pra dar garantia"

@braço""""""""""""""""""""""""""

2007-05-22 08:36:52 · answer #5 · answered by Filosofo ou Poeta... 7 · 0 0

Vamos lá, vamos aos 3 pontos fundamentais para uma vida digna.
Educação: temos sim, e de boa qualidade, comparadas até países de primeiro mundo. Se tivermos o que???? DINHEIRO. Escola publica no Brasil é uma B....!!!!
Saúde: temos sim, e de boa qualidade, comparadas até países de primeiro mundo. Se tivermos o que???? DINHEIRO. Saúde publica no Brasil é uma B....(falo isso por que já precisei e não e poderia ter morrido, ainda bem que fui tirado do hospital publico a temo), !!!!
Segurança: temos sim, e de boa qualidade (pelo menos dentro de casa), comparadas até países de primeiro mundo. Se tivermos o que???? DINHEIRO. Segurança publica no Brasil é uma B....!!!!

Concluímos com isso , que Dinheiro na nossa cultura é tudo, pelo menos para que se tenha uma vida digna de um ser humano.

2007-05-22 08:30:27 · answer #6 · answered by WBS 5 · 0 0

O dinheiro é mau. Precisamos dele para viver, mas ele não devia ser o deus de nossa sociedade. Ele mata tudo que é bom e expontâneo.

2007-05-22 08:26:49 · answer #7 · answered by M.M.D.C. 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers