Reencarnação é uma "questão de justiça". Deus é tão bom, tão maravilhoso, tão lindo que nos deu isso. Não é a acomodação, é a ação, porque quanto mais encarnarmos por deixar de ter feito algo útil na terra, mais expiaremos. Vou explicar melhor. Quando Ele nos cria, nos cria iguaizinhos: ignorantes, necessitando aprender. Como, fazendo uma analogia, nascem as crianças. Precisando de cuidados, de educação, de ensinamentos morais, etc. O que acontece é que. nós, como as crianças fazemos nossas coisas erradas, não porque somos maus, mas porque somos ignorantes. E conforme vamos crescendo e aprendendo coisas novas, deixamos de cometer os erros infantis - o mesmo acontece com nossa alma. É tudo um processo de evolução.
Passamos aqui na terra por um processo de aprendizado - e se deixarmos algo a desejar, seremos como aquele mau aluno que repete o ano: temos que começar tudo de novo. O mal não está no estudar, mas em ter que estudar o que já foi estudado novamente. Assim somos nós.
Relacionado a questão das penas e expiações. Vamos novamente fazer analogia com as crianças: quando as crianças cometem uma falta, os pais lhe aplicam castigos, para elas perceberem que aquilo é errado. Dói às vezes mais para os pais aplicarem um castigo em seus filhos do que para os próprios filhos que o recebem, porque os pais amam os filhos e sabem que eles sofrem com isso. Mas sabem também que se não o fizerem, a criança pode crescer, virar um marginal e ser punida mais gravemente pela sociedade. O castigo, ou como diria a Supernanny, a disciplina, é um baque para que o individuo perceba que ele errou e se regenere. Deus funciona desta forma: ele nos dá provas - geralmente ligadas com aquilo que fizemos de mau no passado - por exemplo, ser estuprado se vc estuprou no passado - exatamente para que haja um aprendizado. É mais ou menos como aquela criança que quebrou a vidraça e o pai o castiga obrigando a vender bolo na escola para pagar o prejuizo. A criança aprende que não deve mais quebrar a vidraça porque custa caro arrumá-la. Assim somos nós também.
Quando uma pessoa nasce com uma deficiência, sobretudo se for mental, não é uma maldade divina: é um tempo para o espírito pensar o quanto ele foi mal em outra vida e o que pode fazer para se redimir. É um tempo também para a pessoa desenvolver o seu amor: já percebeu como estas pessoas costumam ser amorosas com o seu semelhante?
Deus é maravilhoso, ele nos dá isso porque penas eternas, como o inferno por exemplo seriam muito injustas. O pecado não é eterno, será que é justo a aplicação de uma pena eterna? Deus nos dá a chance do arrependimento. Suponhamos que estou lá no inferno e lá eu me arrependo. Se estou num suplício eterno, meu arrependimento está sendo em vão, porque de nada adiantará, vou ficar lá para sempre. Onde está a misericórdia de Deus - que é perfeito - em não aceitar o perdão. Jesus nos ensinou que nunca é tarde para se arrepender ou para perdoar. É só lembrar da passagem da prostituta que se arrepende quando está para ser apedrejada e se arrepende no último momento, quando já estavam todos mirando nela para apedrejá-la. Como Deus pode ser menor que os homens, sendo infinitamente, amor bondade e misericórida???
E entendamos uma coisa: a reencarnação não serve apenas para pagarmos por nossos erros passados - senão, seria um castigo eterno - mas para nossa própria evolução espiritual, para um aprendizado. Voltando ao exemplo das crianças: você já viu uma pessoa nascer adulta? Não né, ela nasce criança, passa por uma fase de cuidados, por uma fase de expiações, desilusões, até que chega no apice da vida adulta, onde pode ajudar mesmo outras crianças a chegarem nisso. E com grande alegria, porque via de regra os pais se alegram quando chega uma criança às suas vidas.
2007-05-25 05:38:30
·
answer #1
·
answered by Lu Pinheiro 5
·
1⤊
2⤋
Oi Ugo.
A reencarnação é uma segunda chance que Deus nos concede para tentarmos evoluir moralmente como seres humanos, sendo esse o real objetivo dela: a evolução do espírito. "Receber um corpo, nas concessões do reencarnacionismo, não é ganhar um barco para nova aventura, ao acaso das circunstâncias, mas significa responsabilidade definida nos serviços de aprendizagem, elevação ou reparação, nos esforços evolutivos ou redentores". Deus não quer que nenhum dos seus filhos se perca e sua infinita misericórdia estará sempre nos tocando com sua divina benção.
A reencarnação vem ainda a corrigir possíveis injustiças. Quantas pessoas passam por sérias dificuldades em suas vidas? Miséria, vivendo ao lado do crime e tendo os filhos passando fome, enquanto outras possuem totais condições de desenvolvimento moral junto a suas famílias tão bem estabelecidas?
Um caso interessante: quantos povos viveram em níveis bárbaros e antropófagos na história da humanidade? Será que se nossa alma, assim que fosse criada, encarnasse em um corpo e vivesse junto a esse povo não seríamos também antropófagos?
Por isso deveríamos ir para o inferno, logicamente?
Ou iríamos para o paraíso eterno? (Mas como, se fomos canibais??)
Pode-se argumentar que Deus perdoar-nos-ia por não sabermos que tal prática era errada, afinal nascemos ali e convivemos desde cedo com aquilo. Mas então isso quer dizer que, por viver na ignorância, estaríamos livres para fazer o que quiséssemos e ainda assim sermos premiados com o paraíso eterno? Seria uma grande demonstração de misericórdia, realmente, por parte de Deus, mas ao mesmo tempo também de injustiça. Isso não seria justo para com aqueles que conheceram as leis do amor a Deus e ao próximo. Aos primeiros o paraíso, não importando o que fizeram, devido a sua ignorância; aos últimos, somente se conseguissem manter-se no caminho correto, passando pela porta estreita (Mateus 7:13)? Em qualquer hipótese, não há como haver justiça igualitária a todos nesse caso se não pensarmos na reencarnação. Nas duas possibilidades estaria havendo um tratamento preferencial de Deus para com um povo ou outro: seja dando a possibilidade do paraíso apenas àqueles que possuíssem o conhecimento das leis morais divinas e as praticassem, relegando os ignorantes e bárbaros ao inferno eterno; seja dando aos ignorantes e bárbaros de qualquer forma o paraíso, face à sua ignorância, devendo os outros, para chegarem à felicidade eterna, seguir todo um caráter moral de convivência com o próximo.
xixa
2007-05-21 14:15:07
·
answer #2
·
answered by xixa 7
·
2⤊
1⤋
Acredito mesmo na reencarnação,gosto mto de livros espíritas,inclusive os do André Luís.
É fascinante pensar que fora daqui,deste mundo cruel e cheio de maldades,teremos novas oportunidades de evolução e de praticar o bem.
Por isso não devemos nos preocupar com a morte,pois ela nada mais é do que uma passagem para um outro plano,este será de acordo com nossas vibrações,atos e pensamentos.
Tem um site interessante sobre o tema:
http://www.guia.heu.nom.br/reencarnacao.htm
Boa noite
Gisele
2007-05-21 13:58:54
·
answer #3
·
answered by Pituca @ 5
·
2⤊
1⤋
P.: Q consolaçao acreditar na reencarnaçao, q descanso q morrer + manso.
Resp.: onde você ouviu ou leu sobre isso, meu chapa! Leia "André Luis" e você desejaria "morrer e acabar" de uma vez! "Sossego" temos nós aqui, encarnados, mesmo sendo "mendigo"!!!
P.: Nenhum remorso pelo q nao fizemos, pelo q nao vimos, pelo q nao rimos, pelo q nao nos disseram e nao dissemos. Nenhuma sensaçao de chance perdida, de vida nao vivida ou vivida com pressa. Tipo poder dizer de tudo q nao deu nessa: FICA PRA PROXIMA! (Inclusive a rima pra proxima.)
Resp.: grande engano. Aqui você pode se "desiludir" desse "sonho" com os "Contos do Irmão X"
Obs.: obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier.
Pode ler também, de Ivone A. Pereira, a obra "Memórias de um Suicida".
Depois desse "banho" de conhecimento garanto que você fará de tudo para ter a melhor vida possível e equilibrada por aqui mesmo. "Reencarnação" é um "porre", cara! Os desencarnados ficam loucos para voltar prá Terra pois precisam "evoluir" prá aguentar o lado de lá. Não é nada mole não, cara...
2007-05-21 13:57:40
·
answer #4
·
answered by Sney Agnóstico Sinistro 7
·
2⤊
1⤋
A reencarnação te da a oportunidade de recuperar aquilo que deixaste de fazer nesta vida. É muito mais coerente do que ficar deitado em um caixão esperando os séculos passarem para um dia ressuscitar. E pior, acompanhado por um monte de vermes.
2007-05-21 13:47:51
·
answer #5
·
answered by tuareg696 6
·
2⤊
1⤋
A reencarnação é um processo evolutivo do espírito. Saber que os erros que cometemos podem ser resolvidos com o amor de Jesus é fascinante, porém, se fizermos coisas erradas (principalmente para os outros) iremos pagar do mesmo jeito, é o livre arbítrio.
Abraço.
2007-05-21 13:43:17
·
answer #6
·
answered by MiraWalk 5
·
2⤊
1⤋
E uma continuidade da vida anterior em um novo corpo que vai comandá-la. Por isso, que as coisas não feitas anteriormente serão feitas. Tudo depende da nova pessoa.
Abraços
@
2007-05-21 13:42:35
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Bom q temos outra chance de correção e evolução já q aqui td acaba muito rápido né? Eu acredito nisso. bjs
2007-05-21 13:42:01
·
answer #8
·
answered by ♫♫♥ ♥ Cristinyr♥ ♫♫♫♫ 7
·
2⤊
1⤋
reencarnação naum existe eu passei muito tempo pesquisando na bíblia .,
e ela e contra a reencarnação seus textos são sempre contra
falar com mortos , e ensina que só há uma vida,
se existi-se reencarnação naum poderia haver julgamento de deus pq as pessoas voltaria varias vezes ate progredir,
então o livro do apocalipse naum teria sentido, nem cristo vim para purificar nossos pecados com seu sangue para nos podemos ser aceitos no céu pq nada que fizemos poderá apagar nossos pecados
eu já fui espírita conheço bem seus ensinamentos,já fui católico , e evangélico naum sou fanático mais sim consciente que só há um deus que tem uma única lei
um abraço
2007-05-27 10:43:40
·
answer #9
·
answered by amigo 2
·
1⤊
1⤋
Sim, o verdadeiro sentido da vida, é questão de fé, não é consolo é sim uma realidade, existem coisas além de nossos conhecimentos, veja o progresso da humanidade, não existe o acaso, vejam os livros psicografados, existem melhares deles.
2007-05-27 01:09:01
·
answer #10
·
answered by Dcpneto 6
·
1⤊
1⤋
Quando morremos, nos desfazemos do corpo físico.
Tudo que fizemos de certo ou errado, levamos conosco em espírito, para a erraticidade, isto é, mundo dos espíritos.
Seremos os nossos próprios juízes, é nossa consciência que vai nos acusar daquilo que fizemos.
Nada fica para a próxima, nós somos os nossos próprios juízes.
luna
2007-05-22 05:56:02
·
answer #11
·
answered by may 3
·
1⤊
1⤋