English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

As formas de recrutamento e sedução destes grupos evangélicos neo pentecostais, são extraordinariamente simples e eficazes: diante das dificuldades do mundo atual (muitas delas criados por grupos econômicos calvinistas), basta aceitar e aderir a alguma de suas Igrejas, professando a aceitação do Cristo segundo suas interpretações, integrando-se plenamente à comunidade dos fiés - e a pessoa se sente emocionalmente amparada e se sentindo parte de uma grande família, naquilo que é chamado de Conformismo pela Psicologia da Gestalt-Terapia que também diz que ao lado desta vem quase sempre o mecanismo neurótico de defesa chamado de Confluência, ou seja, se me
sinto inseguro ou emocionalmente fraco, procuro suprir isto com a opinião de uma congregação, que poderá me dar a impressão de suprir e dar forças. A opinião desta será então a minha opinião e assim me confundo com uma causa do grupo, podendo surgir daí o sectarismo e o fanatismo religioso. Também existe a questão do poder econômico da seita, já que o postulante terá de se esforçar para converter outras pessoas e pagar, com estas, a obrigação do dízimo. Desta forma, segundo a idéia deles, se tem o céu garantido e a salvação da alma como uma certeza, já que apenas os escolhidos se dão conta do "verdadeiro Deus" que, claro, é o deles. As demais pessoas estão perdidas, equivocadas ou condenadas, dependendo de como elas se posicionam ante eles, os eleitos, e cabem a estes fazer de tudo para expandir sua verdade e salvar a humanidade... E quem nos salvará da ameaça de cairmos em uma outra Idade das Trevas sob o controle ideológico-empresarial das "Pequenas Igrejas, Grandes Negócios" de cunho Pentencostal-Fundamentalista?

2007-05-19 12:34:15 · 17 respostas · perguntado por Frei Bento 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

nick esquisito, é so isto q vc tem a dizer em defesa da sua crença? que apologética fraca a sua heim rapaz.

2007-05-19 12:41:16 · update #1

17 respostas

aplausos ao que escrevestes..tudo isso é uma forma de escapismo...e quando eu quero escapar da realidade eu bebo cerveja ao invés de envenenar minha mente...

2007-05-19 12:40:40 · answer #1 · answered by bocaum 6 · 6 2

Acho q se aplica a toda cultura humana,do time de futebol,dos patriotas e anarquistas,dos sarados e dos nerds....dos pescadores e dos caçadores....

2007-05-19 19:45:36 · answer #2 · answered by Atanásio 6 · 4 0

Isso é fato, através do terror, eles apresentam a salvação.
Divulga a hecatombe celestial, para vender um paraiso imaginário, à guiza dos parcos trocados dos fiéis.
Daí a fabula de dinheiros que eles arrecadam.
Fazer o que né?
Afinal de contas, o numero de investidores no plano de salvação celestial é muito grande...eles assim pensam e assim agem, e não adianta tentar demove-los.
É fé cega e bolso aberto!

2007-05-19 19:44:37 · answer #3 · answered by Anonymous · 5 1

Olha amigo concordo em partes com vc, mas acho que o mais importante é ter fé e pra isso vc não precisa ter necessariamente uma igreja, basta crer... bju

2007-05-19 19:43:47 · answer #4 · answered by Arcanja 3 · 3 0

Mas, este procedimento por parte dos evangélicos é simples e eficaz e tão antigo quanto o homem. Todo ser humano está sempre buscando o milagre,a mágica que vai resolver seus problemas da maneira mais rápida possível, tendo, para isso, de apenas pagar um quantia. Isto acontece em todas as religiões que pregam, profetizam e se agarram na bíblia como verdade única e absoluta, e também funciona por causa da ignorância da maioria dessas pessoas.

2007-05-19 19:40:46 · answer #5 · answered by fenix88 1 · 3 0

Gostei da lucidez de seu discurso! Concordo em genero e número com tudo que vc diz. Parabéns! É tão raro ver inteligências aqui no YR.......

2007-05-20 00:38:14 · answer #6 · answered by gritonoescuro 3 · 2 0

Fizeste uma boa e correta dissertação do que esta por trás destas igrejas! Eu vou mais a fundo! Eles estão se profissionalizando nisto! Hoje já existe escolas que ensinam o tom exato que se deve usar pra se dirigir a platéia,que fundo musical usar nas pregações e muitas coisas mais! Rituais de hipnose coletiva e outras coisas mais! Pequenas igrejas ,grandes negócios , é isto ae! Quem tem olhos de ver que veja!!!

2007-05-19 20:24:44 · answer #7 · answered by Rocker 4 · 2 0

Acredito que apenas uma pequena parte dos convertidos às diversas denominacoes neo-pentecostais sao atraídos pela visao pseudo-calvinista destas. Na minha opiniäo o que conta mais é o que você mesmo disse - a visao de "comunidade", e de de repente ser visto como algo de "especial".

O PR dessas igrejas é muito bem feito - você é sempre muito bem recebido, e existe todo um processo de insercao e acompanhamento do iniciado a nível profissional - profissionalismo que na verdade é uma caracterísca típica das igrejas neo-pentecostais, vista em todos os setores da igreja.
A partir do momento em que você é aceito "de bracos abertos" por "irmaos", aos poucos você vai descobrindo-se em meio a um grupo de "eleitos". Aí está um ponto muito importante: é como se se inserisse ao neófito inicialmente o "sola gratia" para aos poucos, à medida em que ele, por emulacao, comecar a querer fazer parte do grupo, ser iniciado no mais difícil "solus Christus". Se houver uma batalha interna, esta é "vencida" pela necessidade de aceitacao pelo grupo.

A partir daí flui tudo tranqüilamente. Como todo e qualquer ser humano a necessidade de se afirmar em meio aos "peers" se faz presente, e ele inicia os dois pontos principais da conversao: estudo e aceitacäo. O método é perfeito, de modo que basta uma pequena falha no senso crítico do indivíduo para ele se ver mergulhado inteiramente na doutrina da denominacao que escolheu.

O fortalecimento da dita "fé" se dá de modo simplíssimo. De repente o indivíduo se vê de frente a um livro que supostamente contém todas as verdades da qual ele necessita. Em meio à miríade de fontes de conhecimento que o mundo de hoje nos apresenta, a tentacäo de ter um só livro como fonte de conhecimento absoluto é enorme, principalmente quando nao se dispöe de uma maior capacidade cognitiva. Assim, como a crianca que se pöe horas de frente ao computador com um jogo que para ela simula um mundo que ela consegue entender perfeitamente e no qual ela evolui a passos largos e sem grandes esforcos - diferentemente do mundo real -, o neófito dessas religioes se vê em pouco tempo conhecendo e citando livros, capítulos e versículos, sentindo-se finalmente sapiente, e, com isso, tendo uma "Erfolgserlebnis", que inconscientemente interpretará como "nascer de novo" ou como o grupo a chamará.

O exagerado proselitismo se dá, na minha opiniao, simplesmente devido ao fato de eles ainda se verem como minoria. É uma espécie de comportamento de ghetto.

2007-05-19 20:10:14 · answer #8 · answered by Ugh 5 · 1 0

É verdade. Mas temos que olhar para nosso próprio umbigo também. Deve-se melhorar muito tanto a acolhida quanto o catecismo nas igrejas católicas. Infelizmente, ainda tem muito padre por aí que não gosta de se aproximar das pessoas.

2007-05-19 19:48:29 · answer #9 · answered by Anonymous · 1 0

Creio Sim! Creio que o texto da pergunta é longo e visa recrutar, seduzir e confundir , as boas almas , à enaltecer o Ego pessoal de quem escreve e não às coisas sagradas.
Por isso digo : procurem um centro comunitário Católico na esquina mais próxima !, pois nunca na nossa história utilizamos tais manipulações !
Idade das Trevas...... qual delas ? , quem as causou ao longo da História ? Você fala coisas muito confusas e engraçadas.......
Tchau amigo
Paz e bem verdadeiros !

2007-05-20 12:39:51 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers