English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-05-14 07:39:00 · 16 respostas · perguntado por Mary VonSchuraider 3 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

Basicamente é porque respeitam a Palavra de Deus e estão vivamente interessadas em acatar as suas indicações.

As celebrações de aniversários natalícios são populares em todo o mundo, e isso já por milênios. Amiúde há uma festa em que se trocam presentes. Mas, diz a Bíblia alguma coisa sobre aniversários natalícios?

Pode-se dizer, de começo, que a Bíblia não desestimula as dádivas generosas a um ente querido. (Gên. 33:10, 11; Luc. 15:22; 2 Cor. 8:19) Tampouco desencoraja que se celebre um banquete ou uma festa, porque comer e beber com moderação é recomendado como um dos modos de usufruir a vida. (Ecl. 3:12, 13) Jesus participou duma festa de casamento. Os filhos de Jó realizavam o que podiam ter sido festas de colheita, que resultavam em reuniões da família. Abraão celebrou um banquete quando Isaque foi desmamado. (João 2:1, 2; Jó 1:4, 5, 13; Gên. 21:8) E embora não fosse ordenada por Deus, os judeus realizavam uma festividade anual da rededicação do templo, festividade a que Jesus assistiu. — João 10:22, 23.

No entanto, a Bíblia indica que precisa haver certa cautela, porque não é correto participar simplesmente em qualquer celebração sem considerar sua razão ou natureza. (Êxo. 32:1-6; 1 Ped. 4:3; 1 Cor. 10:20, 21) Que dizer de anotar e celebrar o dia do nascimento?

Obviamente, muitos dos verdadeiros adoradores mantiveram registros de datas de nascimento. Sacerdotes e outros conheciam a sua idade. Tal assunto não era deixado entregue à adivinhação. (Núm. 1:2, 3; 4:3; 8:23-25) Mas, não há nada nas Escrituras que sugira que os verdadeiros adoradores celebravam aniversários natalícios anuais.

A Bíblia relata apenas duas celebrações de aniversários natalícios, ambas de pessoas que não eram servos do verdadeiro Deus.

O primeiro foi o do Faraó do Egito. Ficou assinalado pelo enforcamento do padeiro de Faraó, que estivera na prisão junto com José. (Gên. 40:18-22) Comentando Gênesis 40:20, o Dr. Adam Clarke observou: “Destacar um aniversário natalício por meio dum banquete parece, em vista disso, ter sido um costume bem antigo. Provavelmente, teve sua origem na idéia da imortalidade da alma, visto que o começo da vida deve ter parecido de grande importância para a pessoa que acreditava que havia de viver para sempre.”

O segundo, uns 1.800 anos mais tarde, foi o aniversário natalício de Herodes Ântipas. O relato em Marcos 6:21-24 reza:

“Chegou, porém, um dia conveniente, no seu aniversário natalício, em que Herodes ofereceu uma refeição noturna a seus dignitários e comandantes militares, e aos principais da Galiléia. E entrou a filha desta mesma Herodias e dançou, e ela agradou a Herodes e aos que se recostavam com ele. O rei disse à donzela: ‘Pede-me o que quiseres, e eu to darei.’ Sim, jurou-lhe: ‘O que for que me pedires, até a metade do meu reino, eu to darei.’ E ela saiu e disse à sua mãe: ‘Que devo pedir?’ Ela disse: ‘A cabeça de João, o batizador.’” — Veja também Mateus 14:6-11.

O Dr. Richard Lenski comenta a narrativa sobre o aniversário natalício de Herodes: “Os judeus abominavam a celebração de aniversários natalícios como sendo costume pagão, mas os Herodes ultrapassaram até mesmo os romanos nestas celebrações, de modo que ‘o aniversário natalício de Herodes’ (Herodis dies) veio a ser uma expressão proverbial para uma exibição festiva excessiva.”

Como devemos encarar essas duas celebrações de aniversários natalícios? É apenas coincidência que são mencionadas e que ambas eram de pessoas que não tinham a aprovação de Deus? Ou será que Jeová fez deliberadamente com que estes pormenores fossem registrados na sua Palavra, a qual, segundo ele diz, é “proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas”? (2 Tim. 3:16) No mínimo, pode-se dizer que estas duas narrativas colocam biblicamente as celebrações de aniversários natalícios numa péssima luz, como prática dos apartados de Deus.

Também, vale a pena notar que Deus não registrou a data exata do nascimento de Jesus, que certamente teria sido o natalício mais importante, se os servos de Deus haviam de celebrar aniversários natalícios. Em vez disso, a Bíblia indica a data da morte de Jesus e manda que os cristãos comemorem esta como aniversário, cada ano. (Luc. 22:19; 1 Cor. 11:23-26) Isto se harmoniza com o que a Bíblia diz sobre o dia da morte de alguém ser mais significativo do que o dia de seu nascimento, se tiver obtido um bom nome perante Deus durante a sua vida. — Ecl. 7:1, 8.

Coerente com as indicações bíblicas, os primitivos cristãos não celebravam aniversários natalícios.

Com o passar do tempo, havendo uma apostasia do puro cristianismo, veio a comemorar-se a morte, não o nascimento.

Portanto, embora a Bíblia não contenha uma proibição específica da celebração de aniversários natalícios, as Testemunhas de Jeová, já por muito tempo, têm notado as indicações bíblicas e não tem celebrado aniversários. Neste sentido, harmonizam-se com o modelo dos mais primitivos cristãos.

Também, embora não haja nenhuma justificativa para a celebração anual da data da morte de um cristão, podemos concordar em que o dia da morte é melhor do que o dia do seu nascimento. Portanto não devemos concentrar-nos no dia do nascimento, mas em cada dia, imitando a Cristo e refletindo a imagem de Deus. Caso morramos, teremos glorificado a Deus pelo nosso modo de vida, e ele certamente se lembrará de nós. — Heb. 5:9; 11:6; Fil. 3:8-11.

2007-05-14 10:00:25 · answer #1 · answered by Tizinha 2 · 25 1

Nascer, todos nascemos. Há algum "mérito" nisso?
Aliás, a maioria da população mundial ou nem sabe a data em que nasceu ou não vê/tem motivo suficiente pra festejar.
No entanto, houve apenas um que morreu e ressuscitou, e esta data (dele), sim, é que deve ser "comemorada"(=lembrada em conjunto), por dois motivos:
1)seguindo o que ele mesmo pediu, durante a sua última refeição/ceia com os apóstolos ; e
2)em agradecimento por ele ter morrido em sacrifício por nós.
A data segue o calendário judaico, portanto é no dia 14 do mês de Nisã(neste ano foi dia 2 de abril ), e é uma cerimônia aberta a todos interessados(a propósito, pra quem confunde, os Testemunhas de Jeová não são uma seita oculta, tampouco possuem "pastores"--só J.Cristo é O Pastor-- mas sim "anciãos", que são os mais esclarecidos na palavra das escrituras. Não há "coleta" financeira nos cultos, não há pagamento de dízimos, as contas de cada Salão do Reino são rateadas por seus membros dentro das possibilidades de cada um. Também importante ressaltar que nos cultos não há gritos de nenhuma parte, nem sessões de "exorcismo", nem crises histéricas ou satânicas na audiência; não se desafia Jeová sob nenhum aspecto, pois as orações são muito respeitosas, como convém a um fiel orando a seu Criador).
Festas de aniversário seculares são consideradas pagãs;são hábito das religiões politeístas.
As festas freqüentadas são somente as de casamento (somente a festa, não o ritual religioso se fôr de outra religião). Espero ter complementado a excelente resposta da colega que já respondeu antes com muita propriedade.
Um abraço,
nata.

2007-05-14 14:46:06 · answer #2 · answered by nata 4 · 11 3

Não conheço a religião mas conheço uma familia praticante e eles não comemoram aniversário, natal, pascoa ou qualquer outra festa. Eles me informaram q é por causa da religião, mas eu realmente não sei como funciona.

2007-05-14 08:06:12 · answer #3 · answered by Lee 2 · 5 0

como vcs nao respeitao as decisoes dos outros

2014-04-09 14:09:20 · answer #4 · answered by Anonymous · 3 0

O Próprio Senhor, em Sua palavra, no Livro de Samos 90:12 nos diz
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Diante disso, continuarei a celebrar meu aniversário até o dia que o Senhor me chamar.

2014-03-19 15:34:57 · answer #5 · answered by Anonymous · 2 0

Olha sinceramente não sei de onde tiraram isso, não tem base bíblica pelo que conheço. Na bíblia Herodes comemorava seu natalicio quando a cabeça de João Batista foi cortada a pedido de sua filha, talvez seja por isso que não comemoram.

"Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes. Mateus 14:6"

2007-05-14 08:01:00 · answer #6 · answered by Gilberto 5 · 7 5

Essa Nata é uma bruta meu fiii, pelo amor do Pai... kkkkkkkkkkkkkk Como assim não há mérito em nascer sua jumenta??? Tu lá sabe de nada...

2014-03-07 06:53:07 · answer #7 · answered by ? 1 · 2 1

Para mais informações, acesse o site JW.ORG!

Por que as Testemunhas de Jeová não comemoram aniversários?
https://www.jw.org/finder?docid=502015120&wtlocale=T&srcid=share

2017-03-28 13:28:44 · answer #8 · answered by sejagentil 2 · 0 0

não comemoram aniversario mais não aceitam Cristo como Deus
so pode ta brincando.

2017-02-25 17:13:35 · answer #9 · answered by gabriel 1 · 0 0

Gostaria de ser esclarecido essa dúvida, são todos que não comemoram e nem participam por concepção própria ou não?

2015-10-04 03:54:58 · answer #10 · answered by ? 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers