English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O dízimo de 10 % não é bíblico!!!
Uma das formas mais comuns de enriquecimento de igrejas é pela cobrança do dízimo de 10%. Porém, a cobrança de 10% era para a antiga aliança. Como Jesus estabeleceu uma nova aliança, ele quebrou a antiga e em nenhum momento ele disse que o 10% deveria ser mantido. Paulo afirma ao contrário em suas cartas, principalmente quando diz: "Dê o dízimo conforme o seu coração mandar". Nesta frase podemos perceber que o valor do dízimo deve ser dado no valor que a pessoa quiser, sem existir um chão.
Com isso, podemos ver passam a perna na própria bíblia, pois quando é para falar sobre a matança do antigo testamento, eles afirmam que era da antiga aliança e não deve ser cumprida agora. Mas quando é para doar dinheiro para a igreja, o fato da antiga aliança ter acabado não tem problema nenhum, né?
Por isso eu afirmo que quem ensina isso interpreta a bíblia conforme seus próprios interesses.

2007-05-09 06:08:58 · 24 respostas · perguntado por Jullyanna Marin 2 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

24 respostas

Sendo bíblico ou não, contribuir para a igreja, seja ela qual for, é um gesto de boa vontade. Agora, CUIDADO, existem igrejas por aí que dizem que quem não dá o dízimo está fora da salvação. Lembremos quando Jesus expulsou os comerciantes do templo. Jesus era veementemente contra o comércio da fé, e isso está na Bíblia e todo mundo sabe.

2007-05-09 06:26:12 · answer #1 · answered by Paulo C 5 · 2 0

A bíblia fala sobre o cortador, o migrador,o devorador e o destuidor.
a) O dízimo é o antídoto de Deus - Só o dízimo repreende, impede de agir no patrimônio, em bens e em salários.
b) Há a garantia de Deus aos dizimistas - Ml 3:10,11
"Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.
Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide(5) no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos."
c) Deus convida o homem a obedecer sendo fiel dizimista -
Ne 10:38,39
"O sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas(6) quando estes recebessem os dízimos, e os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro.
Porque àquelas câmaras os filhos de Israel e os filhos de Levi devem trazer ofertas do cereal, do vinho e do azeite, porquanto se acham ali os vasos do santuário, como também os sacerdotes que ministram, e os porteiros, e os cantores; e, assim, não desampararíamos a casa do nosso Deus."
d) A obediência faz abrir as janelas do céu, jogando por terra o poder dos gafanhotos - II Co 9:5
"Portanto, julguei conveniente recomendar aos irmãos que me precedessem entre vós e preparassem de antemão a vossa dádiva já anunciada, para que esteja pronta como expressão de generosidade e não de avareza."
Êx 23:15
"Guardarás a Festa dos Pães Asmos; sete dias comerás pães asmos, como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe, porque nele saíste do Egito; ninguém apareça de mãos vazias perante mim."
e) Só a obediência e fidelidade nos dízimos impede o ataque - Jl 2:14
"Quem sabe se não se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, uma oferta de manjares e libação para o Senhor, vosso Deus?"
A palavra Dízimo, que significa dez por cento, vem da palavra dez (10). Este número tipifica bênção, perfeição. Um exemplo disso são os dez dedos das mãos que Deus deu ao homem. E não se esqueça de que o homem não pode receber nada se do céu não lhe for dado. Cerca de 95% da vida de uma pessoa está estruturada sobre a área financeira. É por isso que o diabo ataca bastante esta área, pois estará destruindo 95% da vida desta pessoa.
---- Sinceramente?!???
Acho que vc deveria ter mais base bíblica, e "não bíblica " sobre suas dúvidas, e não sair falando do que não sabe.

2007-05-09 06:25:53 · answer #2 · answered by Pincesinha 2 · 3 0

Por favor, me mostre onde Paulo disse isso, pois eu nunca vi esse ensinamento no Novo Testamento.

O que você afirmou não é verdade. Não existe dízimo de 5%, nem de 1% e nem de 20%. A própria palavra já significa "a décima parte".

O dízimo continua sendo bíblico e valendo, as ofertas sim são voluntárias e a pessoa dá de acordo com o coração e com as condições financeiras.

2007-05-09 06:14:31 · answer #3 · answered by Mr.Pagani 6 · 4 2

Vc sabia q o dizimo de 10% nao e biblico??
esse ainda é um dos assuntos mais polêmicos.
acredito que esse curso,venha tirar suas dúvidas:
estudo completo sobre o dízimo:
http://zip.net/bmtvc1

estudo de teologia online:
http://zip.net/brsLxH

acredito que esses cursos venham lhe ajudar!

2016-10-14 15:02:02 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Paulo disse "Dê o dízimo conforme o seu coração mandar"? onde está escrito isso?
Aparentemente vc entende da bíblia, então, sabe mais q ninguém que Jesus veio cumprir os antigos mandamentos, em momento nenhum Jesus invalidou as leis antigas.

As Leis Mosaicas foram dadas para aquele povo, tanto q se vc observar direito vai ver que muitas das leis não poderiam de forma alguma se aplicar aos dias de hoje. Mas os mandamentos de Deus permanecem o mesmo. Os mandamentos de Jesus não invalidaram os antigos, ele nos ensinou a cumprir.

A décima parte, como está na bíblia, é aceita por ser considerada uma quantia razoável... mas no fundo, vc que sabe, se vc acha que deve consagrar 10% de seus rendimentos para ajudar na obra de Deus, faça de coração.

Antes de criticar, pense em quantos % as pessoas consagram a outras coisas "bebidas, cigarros, drogas, criminalidade etc...".

2007-05-09 06:24:42 · answer #5 · answered by Osama bin Laden 2 · 1 0

Bem primeiro então deveria repensar no significado da palavra pois Dízimo em sua essencia significa:

Vem do Latim decimu , ou seja a décima parte;

Acho que cada um tem de fazer as coisas como o coração manda, até por que nunca sabemos o que farão com o dinheiro, mas a intenção de cada um é o que vale mais, se a pessoa a quem doa não é honesta aí é outra história...

Mas você também está caindo no mesmo erro que critica, pois não citou algumas coisas do novo testamento quanto ao dízimo:

A Bíblia diz em Mateus 23:23 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.”
Que diz Paulo sobre como o ministério do evangelho será sustentado? A Bíblia diz em 1 Coríntios 9:13-14 “Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar? 4Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.”
Em que princípio se basea a devolução do dízimo? A Bíblia diz em Salmos 24:1 “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.”

Enfim se tiver mais curiosidade leia :

Como as igrejas do Novo Testamento usavam seu dinheiro?
Para ensinar o evangelho. Desde que a missão principal da igreja é espiritual (1 Timóteo 3:15), não é surpresa que as igrejas do Novo Testamento usassem seu dinheiro para espalhar o evangelho. Exemplos deste emprego dos fundos arrecadados incluem o sustento financeiro de homens que pregavam o evangelho (1 Coríntios 9:1-15; 2 Coríntios 11:8; Filipenses 4:10-18), e dos que serviam como presbíteros (1 Timóteo 5:17-18).

 Para acudir os santos necessitados. Quando os cristãos pobres necessitavam de assistência, o dinheiro da oferta era usado para acudir àquelas necessidades (Atos 4:32-37; 6:1-4).

PS. Não tenho religião , nem frequento igrejas...

2007-05-09 06:22:20 · answer #6 · answered by Olliver 6 · 1 0

O próprio Jesus disse que não tinha vindo para abolir a Lei, mas para cumprí-la, portanto por esse lado o dízimo continuou sendo dízimo.
Dízimo quer dizer décima parte, e se Paulo fala sobre doações o contexto é outro. Foi um levantamento de ofertas para os cristãos de Jerusalém o texto a que você se refere.
Pode ser que tenha pessoas que ajam da forma que você fala, mas a questão de ensinar a dizimar é mais para moldar uma atitude de entrega no coração das pessoas do que o dinheiro em si. Nós aprendemos que Deus olha primeiro a atitude e depois a oferta.

2007-05-09 06:21:24 · answer #7 · answered by obede 5 · 1 0

Esta pergunta deverá ser analisada e refletida por todos os membros da Igreja que assumiram um compromisso sério e verdadeiro diante de Deus e com Seu Reino, no dia da sua Profissão de Fé e Batismo.

Sou dizimista porque o dízimo é santo aos olhos do Senhor. (Lv. 27:30-32)

Sou dizimista porque quero ser participante das grandes bênçãos do Pai. (Ml. 3 11-12)

Sou dizimista porque amo a obra de Deus na face da terra (Ml 3:10)

Sou dizimista porque não quero ser almadiçoado. (Ml 3.9)

Sou dizimista porque Deus é o dono de tudo (Sl 24:1)

Sou dizimista porque eu mesmo vou gozá-lo na casa de Deus (Dt. 14:23)

Sou dizimista porque mais bem-aventurado é dar do que receber. (At. 20:35)

Sou dizimista porque sirvo a um Deus que ama e dá com alegria (2 Co 9:7)

Sou dizimista porque tudo vem das mãos de Deus (I Cr. 29:14)

Sou dizimista porque não sou avarento. ( Tm 6:10)

Sou dizimista porque tenho certeza que o meu rico tesouro está nos céus (Mt.6-19-21)

Sou dizimista porque tudo o que peço recebo. (Mt. 7:7-9)

Sou dizimista porque obedeço a Deus. (At.5:29)

Sou dizimista porque a bênção de Deus é quem enriquece. (Pv. 10:22)

Sou dizimista porque para cada lei Deus promete uma recompensa (Sl. 19:7)

Sou dizimista porque receberei de Deus a mesma medida. (Lc 6:33)

Sou dizimista porque os pensamentos de Deus são mais altos que o meu. (Is 55.9)

Sou dizimista porque Deus me escolheu e me nomeou. (Jo 15:16)

Sou dizimista porque Deus diz: "faz prova de mim" (Mal 3:10)

Sou dizimista porque a minha descendência não vai mendigar o pão. (Sl. 37:25)

Sou dizimista porque meu salário não será posto em saco furado. (Ag 1:6)

Sou dizimista porque é minha responsabilidade o sustento da Igreja. (Ml. 3:10)

Sou dizimista porque quero ter a consciência tranqüila. (1 Tm 1:19)

Sou dizimista porque tudo o que o homem plantar isso ceifará. (Gl 6:9)

Sou dizimista porque Deus suprirá todas as minhas necessidades (Fp 4:19).

Estou, portanto, convicto de que Deus é o dono de todas as coisas, inclusive de mim mesmo.

2007-05-09 07:12:33 · answer #8 · answered by Servo 4 · 0 0

Jesus, nunca ostentou riquezas, ele foi humilde e continua sendo. As igrejas tanto católicas como evangélicas ostentam riquezas. Acredito que Jesus não aprova isso. As igrejas deveriam ajudar o povo que é necessitado com dinheiro e alimentos, e não o contrário. Jesus não queria dinheiro ele falava para os ricos darem seu dinheiro aos pobres. E o que acontece é exatamente o contrário. Tem igreja que pede até o pouco que o pobre tem.
Se Jesus voltasse hoje ele não viria de paletó, com relógios caros e com carro do ano que muitos pastores e padres tem. Ele viria com vestes simples, pq pra ele o que vale é o que o homem tem na mente e não no corpo. Diz na Bíblia que a aparência deste mundo passa.

2007-05-09 07:01:19 · answer #9 · answered by Flor 4 · 0 0

Concordo, mas tem pessoas que se sente feliz em doar, só acho que o certo era não estipular valor ou porcentagem, porém quem usa a igreja tem que colaborar pois existe gastos na igreja. Mas o que eu mais vejo como errado é pessoas viver da religião, isso eu não concordo, um lider de uma religião devia trabalhar como todos.

2007-05-09 06:23:59 · answer #10 · answered by cleiton d 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers