English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pergunta para os agnósticos que como eu, não sabem se Deus existe ou não:

Vocês tendem mais a crer ou a não crer? Sentem-se dividos em relação a sua espiritualidade?

E nas eternas discussões aqui do Yahoo Respostas, de quem são os melhores argumentos: Ateus ou evangélicos?

2007-05-09 05:43:21 · 13 respostas · perguntado por erica_austen 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

13 respostas

Da Wikipédia:

Ateísmo agnóstico:

Ateísmo agnóstico é a filosofia que engloba tanto o ateísmo quanto o agnosticismo. Um ateísta agnóstico é alguém que assume não ter conhecimento da existência de Deus, e por isso não acredita que ele exista.

Teísmo agnóstico:

Teísmo agnóstico é a filosofia que engloba tanto o teísmo quanto o agnosticismo. Um teísta agnóstico é alguém que assume não ter conhecimento da existência de Deus, mas acredita que sim.

* * *

Desculpe ter "invadido" tua pergunta: eu sou um espírita e por simples curiosidade fui na Wikipédia procurar entender melhor o significado de "Agnóstico"!

Não é que, para minha surpresa, descobri que sou um legítimo "Agnóstico Teista"?

Como você abriu a questão para agnósticos que "tendem a crer", então achei uma "brechinha" prá vir meter o "bedelho" na sua pergunta.

Então você é uma Agnóstica (isto é, não "sabe"). Se não sabe e por isso não acredita em Deus, é da vertente "ateista". Se não sabe e não acredita é também uma Cética?

Wikipédia:

O ceticismo (ou cepticismo) divide-se em duas correntes:

Ceticismo filosófico - uma postura filosófica em que pessoas escolhem examinar de forma crítica se o conhecimento e percepção que possuem são realmente verdadeiros, e se alguém pode ou não dizer se possui o conhecimento absolutamente verdadeiro;

Ceticismo científico - uma postura científica e prática, em que alguém questiona a veracidade de uma alegação, e procura prová-la ou desaprová-la usando o método científico.

* * *

Você precisa ser uma Cética e Materialista para não crer em Deus. Mas então não seria uma "agnóstica", pois estaria "afirmando um saber" ("saber" é "positivo"; "não saber" é um saber "negativo" afirmado, já que posso dizer que "sei" que não sei)

Se você abdicar da posição de "um saber que não sabe", será uma "cética pirrônica":

Wikipédia: Pirronismo
"Nada pode ser conhecido, nem mesmo isto". Os céticos pirrônicos negam assentimento a proposições não imediatamente evidentes e permanecem num estado de inquirição perpétua. Por exemplo, pirrônicos afirmam que uma falta de provas não constitui prova do oposto, e que essa falta de crença é profundamente diferente de uma descrença ativa. Ao invés de descrer em Deus, poderes psíquicos etc., baseados na falta de evidências de tais coisas, pirrônicos reconhecem que não podemos estar certos de que evidências novas não possam aparecer no futuro, de modo que eles mantém-se abertos em sua pesquisa. Também questionam o saber estabelecido, e vêem o dogmatismo como uma doença da mente.

* * *

Como Céticos filosóficos ou científicos acabam por afirmar negativa ou positivamente, não podem ser agnósticos.

Então o que melhor lhe cabe é "saber" que você é uma Agnóstica pirrônica: não sabe, não acredita e "...nada pode ser conhecido, nem mesmo isto...".

Mas o "pirrônico" não é um agnóstico: está "aberto" ao conhecimento. Ao chegar ao conhecido, duvida de novo, para novamente estar "aberto" ao saber.

Agnóstico nunca sabe. Esta "fechado" ao conhecimento, ao saber. Mas pode "crer"! (e "não crer", pois crença não é sapiencia racional)

Wikipédia:
O agnóstico, à primeira vista, opõe-se não propriamente a Deus, mas sim à possibilidade de a razão humana conhecer tal entidade (gnose tem a sua origem etimológica na palavra grega que significa «conhecimento»). Para os agnósticos, assim como não é possível provar racionalmente a existência de Deus, é igualmente impossível provar a sua inexistência, logo, constituindo um labirinto sem saída a questão da existência de Deus, não se deve colocar sequer como problema, já que nenhuma necessidade prática nos impele a embrenharmo-nos em tal tarefa estéril.

Isto porque o que determina a crença é a fé, e a fé não é baseada em racionalizações. Então simplesmente não há como provar racionalmente se Deus existe ou não.

* * *

Adorei teu agnosticismo. Vou pesquisar mais, graças a tua pergunta.

Respondendo como "agnóstico"

A) "Tendo" mais a crer;
B) Ambos, pois dá prá "observar" seus "dogmatismos", de parte a parte e ficar "informado" sobre temas de "Religião e Espiritualidade", que é a proposta da YR.

P. S.: ficou longo demais e faltei com "etiquêta"; no entanto, aprendi muito hoje...

2007-05-09 06:51:08 · answer #1 · answered by Sney Agnóstico Sinistro 7 · 1 1

Não sei mesmo... Os crentes, geralmente, herdam as suas religiões dos pais, já deturpadas pelo tempo e pelos homens, e acreditam nelas como se fossem verdades inquestionáveis, o que acho ridículo.

Eu nunca vi "Deus", então porque é que ele deverá existir? Porque uns livritos o dizem? Por esse andar, também os deuses da mitologia egípcia e grega existem, assim como Alá e Jeová. E visto que há pessoas que alegam ver espíritos, falar com os mortos, ver o futuro, ser abduzidas por aliens, também isso é verdade...

Por outro lado, devo admitir que este planeta e os seres que o habitam são demasiado perfeitos para serem casualidade, e que o universo não surgiu do nada. Aí sim, concordo que talvez exista 'algo' mais... O problema é o que criou esse algo! xD

Sou completamente agnóstica, não creio nem deixo de crer. Quanto às discussões do YR, normalmente não vejo nada de especial; os ateus ofendem os crentes, os crentes falam como se tivessem toda a razão do mundo, e no fim ainda vêm com aquelas do tipo "A paz de Deus esteja consigo", extremamente irritantes...
Ou seja, todos falam e ninguém diz nada de jeito... xD

2007-05-09 06:15:40 · answer #2 · answered by Anonymous · 4 0

Oi!
Sou Agnóstico Teísta! Meu conceito é que deus não seja um indivíduo, mas a energia vital presente em todos os reinos!
Nunca pude ver ou ler um argumento vindo de religiosos, eles se baseam na fé e a fé se basta!
Os ateus são excelentes filósofos, mas tal qual os religiosos, não podem provar sua tese!
Obs: Também não posso provar as minhas!

2007-05-09 06:11:41 · answer #3 · answered by Dhraxlu 5 · 4 0

Eu fico com o filósofo árabe Ibn Rushd (Averroes) que dizia o seguinte:

Para as pessoas de pouco entendimento, Deus está no céu.
Para as de médio entendimento, ele está em toda a parte.
E para as pessoas realmente sábias deus não está em lugar nenhum...

2007-05-09 06:05:48 · answer #4 · answered by tubalcain1733 7 · 5 2

Oi
Eu me considero agnóstico por não me prender a nenhum dogma religioso, porem continuo acreditando na existência de deus e de outros planos de existência.

Para mim, que já ri bastante com essas discussões nenhum dos lados está completamente certo ou errado em seus argumentos. Os evangélicos, através da tradição familiar e da igreja, são levados a acreditar cegamente na bíblia e nos sermões do "pastor", já os ateus são influenciados pela linha + científica extrema que não acredita em nada q não possa ser medido e pesado além de serem afastados de uma possibilidade de crença por causa das picaretagens que existem em todas as religiões.

Logo de certa forma todos têm motivos para defender o seu lado, para mim n há lado certo nem lado errado, estão todos no mesmo barco, assim como eu acredito q eu tb n fujo dessa realidade.

t+

2007-05-09 06:02:22 · answer #5 · answered by Raphael (-,-)zZ 2 · 4 1

Eu já fui agnóstico. E já faz muito tempo que sou Ateu convicto!
Agora, quanto aos argumentos, eles só existem por parte dos Ateus, que são livres para raciocinar!
Os "ditos evangélicos," apenas "colam" textos bíblicos enormes aqui, e mais nada! Argumento, nenhum!!!
É a mesma coisa de sempre...
Um Abraço!
UM DETALHE:
Você tem "livre arbítrio" para escolher o que é melhor pra você. Mas, se não concordar com eles, você "ira queimar no fogo do Inferno!!!"
E antigamente, faziam valer esse "ensinamento, " e Ateus, ou quem se opusesse a ele, eram queimados vivos, pela Religião Católica...

2007-05-09 05:58:00 · answer #6 · answered by Anonymous · 4 2

Olha, eu sou agnóstico, com uma tendência ao ateísmo, o Y!Respostas me ajudou a aprofundar mais sobre o atéismo e descobri que ao contrário do que os crentes falam, os ateus geralmentes são pessoas inteligentes e cultas que tem a mente aberta a novos ensinamentos.

As respostas dos ateus são mais claras e inteligentes, enquanto os crentes colocam passagens subjetivas da bíblia, que é óbvio que foi manipulada durante séculos.

Acredito que Jesus existiu, com uma palavra de bondade e de amor ao próximo, mas outras pessoas fizeram o mesmo, como Buda, Madre tereza, Gandhi, Maomé, todos com uma mensagem de amor e compaixão.

Mas eu não os adoro e nem a deus, pois acho que a vida é mais importante, meus atos para com meus semelhantes são importantes agora, o que eu fizer para tornar esse mundo melhor eu faço, lógico, dentro das minhas possobilidades.

Não me preocupo com o que me acontecerá depois da morte, pois ninguém sabe ao certo, eu me preocupo com a vida que é o real.

2007-05-09 05:57:13 · answer #7 · answered by Gemini 4 · 3 1

Catolicos e evangelicos não tem argumentos por basearem se apenas em um documento controvertido como é a biblia .
Na verdade euacha que acredito mais em Deus que nas religiões . Supondo a existencia dele com certeza não tomaria a maioria das atitudes que o responsabilizam de ter tomado .
Por exemplo :
Voce acha que ele se importaria com um bando de idiotas fazendo uma torre pra chegar no céu ?( torre de babel) .
Ele simplesmente deixaria a coisa rolar até que os idiotas de cansassem da empreitada .( não sem rolar de rir deles é logico) .

2007-05-09 05:54:35 · answer #8 · answered by jose b 7 · 3 2

Olha, eu acredito e não exatamente acredito em Deus e Jesus. Por isso me considero Agnóstica.
Sim, as coisas tendem a ser confusas, então, em vez de ficar seguindo uma religião exata, eu simplesmente agradeço à Deus e deixo quieto. Nada dessas coisas de culto. Então eu sou mais de boa com a vida. Se eu casar, não sei se vou casar em igreja, mas casar apenas no cartório parece frio demais para mim. Prefiro acreditar na minha filosofia de vida.

2015-10-08 10:08:06 · answer #9 · answered by jujubas 2 · 0 0

Deixei de ser agnóstico quando parei de pensar em Deus como pessoa. Percebi que não se trata de QUEM, mas O QUE é Deus.
Descobri no Espiritismo Cristão as respostas para muitas perguntas que pareciam impenetráveis. Chega de misticismo, sobrenatural, milagres e outras formas de violência à natureza tão perfeita e bela.
Não se trata mais de acreditar, mas de saber, através do raciocínio. Entender Deus dessa maneira é muito interessante e gratificante, principalmente porque não carecemos da aceitação prévia imposta pelas religiões.

Felicidades.

2007-05-09 06:04:12 · answer #10 · answered by Chester 6 · 2 2

fedest.com, questions and answers