"Nenhuma coisa é verdadeira se não a reconheço evidentemente como tal". Em outras palavras, evitar toda "precipitação" e toda "prevenção" (preconceitos) e só ter por verdadeiro o que for claro e distinto, isto é, o que "eu não tenho a menor oportunidade de duvidar". Por conseguinte, a evidência é o que salta aos olhos, é aquilo de que não posso duvidar, apesar de todos os meus esforços, é o que resiste a todos os assaltos da dúvida, apesar de todos os resíduos, o produto do espírito crítico (DESCARTES)
Partindo desse postulado, vc é ateu mesmo ou ainda se contorce em dúvidas atrozes e tenta se justificar da sua "não crença" tênue e infundada ?
Ou seja , vc é ateu mesmo , de forma tranquila e "em paz" ou simplesmente um ignorante religioso ?
2007-05-04
09:27:51
·
14 respostas
·
perguntado por
Anonymous
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Supliquei, pedi um sinal, enviei mensagens ao Céu: nenhuma resposta. O Céu ignora até o meu nome. Eu me perguntava, a cada minuto, o que eu poderia ser aos olhos de Deus. Agora, já sei a resposta: nada. Deus não me vê, Deus não me ouve, Deus não me conhece. Vês este vazio sobre nossas cabeças? É Deus. Vês esta brecha na porta? É Deus. Vês este buraco na terra? É Deus ainda. A ausência é Deus. O silêncio é Deus. Deus é a solidão dos homens. Eu estava sozinho: sozinho, decidi o Mal; sozinho inventei o Bem. Fui eu quem trapaceou, eu quem fez milagres, eu quem se acusa, agora, eu, somente, quem pode absolver-me. Eu, o homem. Se Deus existe, o homem nada é; se o homem existe... para onde vais?
(Jean Paul Sartre)
2007-05-04
11:28:27 ·
update #1
Antes de responder quero fazer umas correções. Ter dúvidas sobre as origens do universo e da vida, ou da morte não significa "contorcer-se em dúvidas atrozes". O que o leva a crer que ter dúvidas é sofrer? Ou torturar-se? Pois pode ter a certeza de que eu prefiro minhas dúvidas honestas do que as falsas crenças, as fantasisas e a auto-ilusão da fé. Não quero isso nem preciso de fantasias para ser feliz, para ser honesto e para ter a consciência tranqüila. Vivo em paz com minha consciência, sem religião, sem crença sem deus, nem na vida após a morte. E não me considero inferior em nada, por isso. Mas se você não acredita no que estou dizendo, problema o seu. Outro esclarecimento: o fato de ser ateu não significa que eu tenha de ter a convicção da inexistência de deus. Não tenho fé na inexistência. Apenas tenho forte suspeita, quase a certeza, da inexistência de um deus criador. E quanto aos deuses humanos das religiões, inventados à nossa imagem e semelhança, como o deus cristão, esses eu acho simplesmente ridículos.
2007-05-04 13:49:11
·
answer #1
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋
E como é que alguém vai ser ateu de mentira?
Eu não acredito em deus porque não, porque a idéia de deus não faz sentido para mim. Não tenho nenhuma raivinha de religião não. Aliás, do meu ponto de vista quem tem dúvidas e precisa de certezas para conseguir viver em paz é o crente. Não que tenha nada errado nisso, mas acho que o ateu está mais em paz com o fato de estar sozinho no universo.
2007-05-04 10:09:38
·
answer #2
·
answered by leticia25 5
·
3⤊
0⤋
Acho que a pergunta correta seria: Você é um ateu forte ou um ateu fraco?
Afinal o ateísmo, num sentido lato, refere-se à descrença em qualquer deus, deuses ou entidade divinas. Os ateus podem, contudo, incluir-se em várias modalidades de pensamento, sendo o pensamento ateísta dividido em duas categorias específicas: o ateísmo fraco e o ateísmo forte.
Em termos gerais, o ateu é visto como alguém que aspira à objetividade e que recusa qualquer dogma. Muitos são céticos. Recusam-se a acreditar em algo por meio da fé, essencialmente e assumidamente irracional. A mesma fé que, sendo o sustentáculo das crenças de grande parte dos teístas, não o é obrigatoriamente: as idéias teístas nem sempre dependem dela. Muitos ateus consideram que a concepção mais frequente de divindade, tal como é apresentada pela maioria das religiões, é essencialmente auto-contraditória, sendo logicamente impossível a sua existência. Outros ateus também podem ser levados a rejeitar a idéia de um deus por estar em desacordo com sua ideologia materialista.
Alguns dos que poderiam ser chamados ateus não se identificam com o termo, preferindo ser chamados de agnósticos, ou seja, ainda que deixem aberta essa possibilidade, não afirmam nem negam a existência de qualquer entidade divina, de modo que não orientam a sua vida ou suas escolhas com base no pressuposto na existência de potências sobrenaturais. Nesse caso, o agnosticismo identificar-se-ia com o "ateísmo fraco". Para muitos, o verdadeiro ateu não aceitaria nenhuma das posições acima, sendo que julga a inexistência de deuses pela impossibilidade física ou lógica dos mesmos. Não abre chance a possibilidades, pois já estaria provada pela natureza em si sua posição. Essa corrente é a também chamada de "ateísmo forte". Em última instância, há vários tipos de ateus e muitas justificativas filosóficas possíveis para o Ateísmo. Desse modo, se quisermos descobrir porque uma pessoa em particular diz ser ateísta, o melhor é perguntar-lhe directamente.
De fato, existem tantos ateus, diferentes entre si, quanto as pessoas de uma dada população, no seu todo. Pelo simples fato de uma pessoa ser atéia, não se pode inferir que esta pessoa esteja alinhada a qualquer crença positiva particular (isto é, que não se limite à ausência de crença) e não implica a aceitação de qualquer sistema filosófico específico.
Eu pessoalmente sou uma ateia forte.
O ateísmo forte é também conhecido como ateísmo ativo, ateísmo positivo, ou ateísmo explícito. Ele é uma variedade de ateísmo que nega abertamente a existência de qualquer deus, em contraste com o ateísmo cético, o agnosticismo e as várias crenças teístas. É uma corrente do Materialismo.
Adeptos dessa vertente podem achar que a idéia de Deus, da maneira como é apresentada pela maioria das religiões, é essencialmente auto-contraditória, e que é logicamente impossível que tal deus exista. O ateísmo forte é, portanto, a ausência de crença em deus ou deuses.
2007-05-04 09:40:37
·
answer #3
·
answered by Lua 4
·
3⤊
0⤋
Sinceramente acho a questão de Deus indiferente,pq no momento q criamos a divindade e nós ,nos colocamos fora do todo.
Se reconhecermos q fazemos parte do todo ,perde o sentido de qualquer discursão metafísica, e o caráter moralista do sagrado se torna ridículo.
Ñ precisamos ir longe,a resposta está neste fractal do todo q somos nós!
Um Deus utilitário é muito pequeno,até para os padrões humanos,razão da existencia do ateismo.
2007-05-04 10:49:55
·
answer #4
·
answered by Atanásio 6
·
2⤊
0⤋
Aos 8 anos de idade, percebí que religião era uma fantasia, pelo que havia lido da biblia
Recentemente, encontrei, por acaso, a biografia escondida de Rober Green Ingersoll que no século XIX, escreveu ensaios sobre a biblia sagrada
Percebi entao que eu estava no caminho certo, pois so a natureza e verdadeira, em parceria que dura bilhoes da anos de exixtencia, sem cobrar, exigir ou extorquir aqueles que acreditam no que se ve
Leia Ingersoll no site www.mphp.org
(procure por Ingersoll 1833'1899)
2007-05-04 09:39:34
·
answer #5
·
answered by klogh 6
·
2⤊
0⤋
Atéia não, a tôa mesmo... Já faz um tempo que passei a questionar dogmas, essas coisinhas que estavam por aí bem antes de nascermos e que foram homens, passíveis de erros e pecados como nós, reles internautas que escreveram, segundo eles mesmos, "inspirados" por Deus.
No fundo, acho que não acredito mesmo é nos Homens... Deus está dentro de nós, em cada gesto de caridade e amor para com o próximo, em cada atitude correta, honesta, que deixa o mundo um tiquinho assim melhor... Religião? É um meio, não o Fim.
2007-05-04 10:38:22
·
answer #6
·
answered by Nininha 2
·
2⤊
1⤋
SOU ATEU, GRAÇAS A DEUS!!!!!!!!!!!!!
tô brincando, mas tenho metade de mim meio que ateu.
fiz eucaristia na escola, casei na igreja de santo antonio, mas na bôa... eu não acredito em ressurreição, não acredito nos dogmas católicos, e principalmente, não acredito nos padres, aliás....n tolero padre....haja gente hipócrita..........a maioria são gays loucas e promíscuas, cheio de amor pra dar! todos recebem a verbinha do vaticano e gastam com o que mais gostam, sejam com meninos, meninas, roupitchas, alpercatas, carros......
enfim, não sou totalmente ateu, pq acredito num deus maior, acima de tudo e todos, mas o meu deus, que mora dentro de mim, que não está dentro de uma igreja, está na minha casa, no meu quarto, no meu pensamento.....
SOU UM ATEU QUE ACREDITA EM DEUS em partes......no meu deus que as vezes é um pedaço de folha, um beijo, uma chuva.......afinal, temos que acreditar em alguma coisa superior a raça humana, senão é querer ser pretencioso demais não acha mesmo?
2007-05-04 09:40:05
·
answer #7
·
answered by Renatinha 3
·
1⤊
0⤋
Digamos que sou um ignorante religioso a espera de alguém que me ensine a verdade, só que até agora todos que tentaram me mostrar a verdade só tentaram me transmitir mentiras (abraços
2007-05-04 09:33:45
·
answer #8
·
answered by a verdade faz doer... 7
·
1⤊
0⤋
Entao, tá !!!
mas eu ainda prefiro Fernando Pessoa.
Esse tal de Descartes que voce falou é meio complicado prá mim. Prefiro poesia.
Já ia me esquecendo...... Eu sou católica, Ou seja, uma ignorante religiosa.
Muita Paz !
2007-05-04 11:58:17
·
answer #9
·
answered by ROSANA 6
·
0⤊
0⤋
"Nenhuma coisa é verdadeira se não a reconheço evidentemente como tal", quer dizer se EU não a reconheço como tal, certo?
Partindo desse princípio, quando vc não conhece algum assunto, vc não pode aceitá-lo como verdade, certo?
Vc acha q sabe mais das coisas ou existe muitas coisas q vc desconhece?
Logo até para ser considerado ATEU, vc precisa conhecer o ateísmo.
2007-05-04 09:40:23
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋