Criação
Jeová estava sozinho antes do começo da criação
Sal. 90:2 “Antes de nascerem os próprios montes ou de teres passado a produzir como que com dores de parto a terra e o solo produtivo, sim, de tempo indefinido a tempo indefinido, tu és Deus.”
1 Tim. 1:17 “Ora, ao Rei da eternidade, incorrutível, invisível, o único Deus, seja honra e glória para todo o sempre.”
Jeová, o único Criador
Isa. 45:18 “Assim disse Jeová o Criador dos céus, Ele, o verdadeiro Deus, o Formador da terra e Aquele que a fez, Aquele que a estabeleceu firmemente, que não a criou simplesmente para nada, que a formou para ser habitada: ‘Eu sou Jeová, e não há outro.’”
Rev. 4:11 “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.”
Isa. 40:28 “Jeová, o Criador . . ., é Deus por tempo indefinido.”
Efé. 3:9 “Deus . . . criou todas as coisas.”
Veja também Amós 4:13.
Coisas feitas atestam sua divindade e altas qualidades
Rom. 1:20 “Suas qualidades invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade, de modo que eles são inescusáveis.”
Sal. 19:1-4 “Os céus declaram a glória de Deus; e a expansão está contando o trabalho das suas mãos. Um dia após outro dia faz borbulhar a fala, e uma noite após outra noite exibe conhecimento. Não há fala e não há palavras, nenhuma voz se ouve da sua parte. Seu cordel de medir saiu por toda a terra e suas expressões até a extremidade do solo produtivo.”
Isa. 40:26 “Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que faz sair o exército delas até mesmo por número, chamando a todas elas por nome.”
Criação ordeira, não caótica ou ao acaso
1 Cor. 14:33 “Deus não é Deus de desordem, mas de paz.”
Jó 38:1, 4, 5, 8, 11, 33 “Jeová passou a responder a Jó de dentro do vendaval e a dizer: ‘Onde vieste a estar quando fundei a terra? Informa-me, se deveras conheces a compreensão. Quem lhe pôs as medidas, caso tu o saibas, ou quem estendeu sobre ela o cordel de medir? E quem bloqueou com portas o mar, que começou a sair quando irrompeu da madre; e prossegui, dizendo: “Até aqui podes chegar, e não mais adiante; e aqui se limitam as tuas vagas orgulhosas”? Chegaste a conhecer os estatutos dos céus?’”
Filho unigênito, a primeira criação
Rev. 3:14 “Ao anjo da congregação em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.”
Col. 1:15 “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.”
Filho usado como mestre-de-obras na criação de todas as outras coisas
João 1:3, 10 “Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência . . . o mundo veio à existência por intermédio dele.”
Col. 1:16, 17 “Mediante ele foram criadas todas as outras coisas nos céus e na terra, as coisas visíveis e as coisas invisíveis, quer sejam tronos, quer senhorios, quer governos, quer autoridades. Todas as outras coisas foram criadas por intermédio dele e para ele. Também, ele é antes de todas as outras coisas e todas as outras coisas vieram a existir por meio dele.”
Heb. 1:1, 2 “Deus . . . no fim destes dias nos falou por intermédio dum Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez os sistemas de coisas.”
Pro. 8:22, 27, 30 “O próprio Jeová me produziu como princípio do seu caminho, a mais antiga das suas realizações de há muito. Quando ele preparou os céus eu estava lá; . . . então vim a estar ao seu lado como mestre-de-obras.” (Compare isso com 1 Cor. 1:24, 30.)
Anjos celestiais criados antes da terra
Jó 38:4, 7 “Onde vieste a estar quando fundei a terra? . . . Quando as estrelas da manhã juntas gritavam de júbilo e todos os filhos de Deus começaram a bradar em aplauso?”
Veja também o tópico “Anjos”, páginas 28-33.
Céus, terra e todos os elementos
Gên. 1:1 “No princípio Deus criou os céus e a terra.”
Sal. 136:1-9 “Agradecei a Jeová, . . . àquele que com entendimento fez os céus . . . àquele que estirou a terra acima das águas . . . àquele que fez as grandes luzes . . . até mesmo o sol para o domínio de dia . . . a lua e as estrelas para o domínio conjunto de noite.”
Sal. 33:6, 9 “Pela palavra de Jeová foram feitos os próprios céus, e pelo espírito de sua boca, todo o exército deles. Pois ele mesmo o disse, e veio a ser; ele mesmo o ordenou, e assim passou a ficar de pé.”
Nee. 9:6 “Só tu és Jeová; tu mesmo fizeste os céus, sim, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo o que há sobre ela os mares e tudo o que há neles.”
Rev. 10:6 “Aquele que vive para todo o sempre que criou o céu e as coisas nele, e a terra e as coisas nela, e o mar e as coisas nele.”
Preparação da terra para habitação humana
Dia 1: Luz brilhou sobre a água de profundeza cobrindo a terra
Gên. 1:3-5 “E Deus passou a dizer: ‘Venha a haver luz.’ Então veio a haver luz. Depois, Deus viu que a luz era boa e Deus fez separação entre a luz e a escuridão. E Deus começou a chamar a luz de Dia, mas a escuridão chamou de Noite. E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, primeiro dia.”
Dia 2: Veio a haver uma expansão entre águas na terra e abóbada de águas acima
Gên. 1:6-8 “E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Venha a haver uma expansão entre as águas e ocorra uma separação entre águas e águas.’ Deus passou então a fazer a expansão e a fazer separação entre as águas que haviam de ficar debaixo da expansão e as águas haviam de ficar por cima da expansão. E assim se deu. E Deus começou a chamar a expansão de Céu. E veio a ser noitinha e veio a ser manhã segundo dia.”
Dia 3: Apareceu terra seca acima das águas na terra; produziu-se vegetação
Gên. 1:9-13 “E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar e apareça a terra seca.’ E assim se deu. E Deus começou a chamar a terra seca de Terra, mas o ajuntamento de águas chamou de Mares. Ademais, Deus viu que era bom. E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Faça a terra brotar relva, vegetação que dê semente, árvores frutíferas que dêem fruto segundo as suas espécies, cuja semente esteja nele, sobre a terra.’ E assim se deu. E a terra começou a produzir relva, vegetação que dava semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, segundo a sua espécie. Deus viu então que era bom. E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, terceiro dia.”
Dia 4: Luzeiros celestes tornaram-se discerníveis dentro da expansão, através da abóbada de água
Gên. 1:14-19 “E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Venha a haver luzeiros na expansão dos céus para fazerem separação entre o dia e a noite; e eles terão de servir de sinais, e para épocas, e para dias, e para anos. E terão de servir de luzeiros na expansão dos céus, para iluminarem a terra.’ E assim se deu. E Deus passou a fazer os dois grandes luzeiros, o luzeiro maior para dominar o dia e o luzeiro menor para dominar a noite, e também as estrelas. Assim, Deus os pôs na expansão dos céus para iluminarem a terra e para dominarem de dia e de noite e para fazerem separação entre a luz e a escuridão. Deus viu então que era bom. E veio a ser noitinha e veio a ser manhã, quarto dia.”
Dia 5: Almas marinhas e criaturas voadoras
Gên. 1:20-23 “E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Produzam as águas um enxame de almas viventes e voem criaturas voadoras sobre a terra, na face da expansão dos céus.’ E Deus passou a criar os grandes monstros marinhos e toda alma vivente que se move, que as águas produziram em enxames segundo as suas espécies, e toda criatura voadora alada segundo a sua espécie. E Deus pôde ver que era bom. Então, Deus os abençoou, dizendo: ‘Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei as águas das bacias marítimas, e tornem-se muitas as criaturas voadoras na terra.’ E veio a ser noitinha e veio a ser manhã quinto dia.”
Dia 6: Animais terrestres; homem
Gên. 1:24-31 “E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Produza a terra almas viventes segundo as suas espécies, animal doméstico, e animal movente, e animal selvático da terra, segundo a sua espécie.’ E assim se deu. E Deus passou a fazer o animal selvático da terra segundo a sua espécie, e o animal doméstico segundo a sua espécie, e todo animal movente do solo segundo a sua espécie. . . . E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança, e tenham eles em sujeição os peixes do mar e as criaturas doadoras dos céus, e os animais domésticos, e toda a terra, e todo animal movente que se move sobre a terra.’ E Deus passou a criar o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. . . . Depois, Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom. E veio a ser noitinha e veio a ser manhã sexto dia.”
Veja também o tópico “Evolução”, páginas 204-211.
Dia 7: Deus passou a repousar, ou cessou suas obras criativas
Gên. 2:1-3 “Assim foram acabados os céus, e a terra, e todo o seu exército. E ao sétimo dia Deus havia acabado sua obra que fizera e passou a repousar no sétimo dia de toda a sua obra que fizera. E Deus passou a abençoar o sétimo dia e a fazê-lo sagrado, porque nele tem repousado de toda a sua obra que Deus criara com o objetivo de a fazer.”
Duração de cada um dos sete “dias criativos é de cerca de 7.000 anos
Veja o tópico “Cronologia”, páginas 139-146.
Obras de Deus são perfeitas, crédito para ele
Deu. 32:4 “A Rocha, perfeita é a sua atuação, pois todos os seus caminhos são justiça. Deus de fidelidade e sem injustiça.”
Ecl. 7:29 “Vê! Achei somente o seguinte: que o verdadeiro Deus fez a humanidade reta, mas eles mesmos têm procurado muitos planos.”
Gên. 1:31, 26, 27 “Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom. . . . E Deus prosseguiu, dizendo: ‘Façamos o homem à nossa imagem, segundo a nossa semelhança’ . . . E Deus passou a criar o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.”
Ecl. 3:14 “Tudo o que o verdadeiro Deus faz mostrará ser por tempo indefinido. Não há nada a acrescentar-lhe e não há nada a subtrair-lhe.”
Sal. 111:2, 3 “Grandes são os trabalhos de Jeová, pesquisados por parte de todos os que se agradam deles. Sua atuação é a própria dignidade e esplendor.”
Membros do corpo de Cristo são “nova criação”
2 Cor. 5:17 “Se alguém estiver em união com Cristo, ele é uma nova criação; as coisas antigas passaram, eis que novas coisas vieram à existência!”
Gál. 6:15 “Nem a circuncisão é alguma coisa nem a incircuncisão, mas sim uma nova criação.”
Veja também o tópico “Congregação de Deus”, página 111.
Homem não pode compreender plenamente as obras criativas de Deus
Ecl. 8:17 “Vi todo o trabalho do verdadeiro Deus, que a humanidade não é capaz de descobrir o trabalho que se fez debaixo do sol; por mais que a humanidade trabalhe arduamente para procurar, ainda assim não o descobre. E mesmo que dissessem que são bastante sábios para saber, não seriam capazes de o descobrir.”
Ecl. 11:5 “Assim como não te apercebes de qual é o caminho do espírito nos ossos, no ventre daquela que está grávida, assim tampouco conheces o trabalho do verdadeiro Deus, que faz todas as coisas.”
Ecl. 3:11 “Tudo ele fez bonito no seu tempo. Pôs até mesmo tempo indefinido no seu coração, para que a humanidade nunca descobrisse o trabalho que o verdadeiro Deus tem feito do começo ao fim.”
2007-05-03
07:59:10
·
7 respostas
·
perguntado por
?
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade