English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-05-01 04:37:41 · 8 respostas · perguntado por fmma 4 em Saúde Medicina Alternativa

8 respostas

BOM minha mãe ja faz a auto-hemoterapia e está gostado muito pois ela possue a imunidade baixa e está melhorando as dores que ela sentia. Sendo picaretagem ou não toda semana ela retira 5 ml de sangue e injeta no músculo. Meu irmão está fazendo este tratamento para espinha e melhorou muito............

2007-05-01 16:05:58 · answer #1 · answered by Roberta C 1 · 0 1

Tem riscos advindos deste procedimento, como a Inflamação; Infecção; Risco de acidente biológico; Transmissão de doenças;Sensibilização com antígenos eritrocitários e/ou leucoplaquetários.




Ooinião dos Conselhos:


Os conselhos Federal e Regional de Medicina e ainda para a Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH), a auto-hemoterapia é uma técnica sem valor científico.

A SBHH chegou a divulgar um parecer ressaltando que a prática pode colocar em risco a saúde dos usuários. E que os supostos benefícios seriam resultado da auto-sugestão dos pacientes.

O Conselho Regional de Medicina também condena a técnica e sua adoção pelos médicos. “Desde que tenhamos conhecimento do fato, esses médicos serão submetidos a um processo de sindicância. Nós somos totalmente contrários, tendo em vista não ser uma prática terapêutica que tenha substrato científico para a sua aplicação”, afirma o presidente do CRM, José Ferreira Nobre


Aspectos legais e éticos:

A prática do procedimento denominado auto-hemoterapia não consta na RDC nº. 153, de 14 de junho de 2004, que determina o regulamento técnico para os procedimentos hemoterápicos, incluindo a coleta, o processamento, a testagem, o armazenamento, o transporte, o controle de qualidade e o uso humano de sangue e seus componentes, obtidos do sangue venoso, do cordão umbilical, da placenta e da medula óssea.

2. Tal procedimento consiste na retirada de sangue por punção venosa e a sua imediata administração por via intramuscular ou subcutânea, na própria pessoa.

3. Não existem evidências científicas, trabalhos indexados, que comprovem a eficácia e segurança deste procedimento.

4. Este procedimento não foi submetido a estudos clínicos de eficácia e segurança, e a sua prática poderá causar reações adversas, imediatas ou tardias, de gravidade imprevisível.

5. A Resolução CFM nº 1.499, 26 de agosto de 1998, proíbe aos médicos a utilização de práticas terapêuticas não reconhecidas pela comunidade científica. O reconhecimento científico, quando e se ocorrer, ensejará Resolução do Conselho Federal de Medicina oficializando sua prática pelos médicos no país.

Proíbe também qualquer vinculação de médicos a anúncios referentes a tais métodos e práticas.

6. A Sociedade de Hematologia e Hemoterapia não reconhece o procedimento auto-hemoterapia.

7. O procedimento “auto-hemoterapia” pode ser enquadrado no inciso V, Art. 2º do Decreto 77.052/76, e sua prática constitui infração sanitária, estando sujeita às penalidades previstas no item XXIX, do artigo 10, da Lei nº. 6.437, de 20 de agosto de 1977.

8. As Vigilâncias Sanitárias deverão adotar as medidas legais cabíveis em relação à referida prática.

Portanto os motivos são muitos para não se aderir a terapeutica ... que não tem respaldo legal ou científico

2007-05-01 04:55:48 · answer #2 · answered by Olliver 6 · 1 0

Sem legislação prevista, não é reconhecida científica mente como terapia então trata-se de charlatanismo.

2007-05-01 16:42:52 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Isso de auto-hemoterapia é charlatanice pura, mesmo. Não tem o menor embasamento científico. Já vi esse filme muitas vezes antes: primeiro surge, de repente, ninguém sabe onde, uma novidade terapêutica. Depois começam a aparecer na imprensa os espertalhões de plantão, indicando a novidade para a cura de todos os males. Então aparecem muitos pacientes, ou conhecidos de pacientes, alegando resultados espetaculares de cura para tudo quanto é doença. Depois de uns meses ou anos, descobre-se o engodo, e todo mundo esquece o que aconteceu e a onda acaba. Só os espertalhões saem ganhando, porque já encheram os bolsos de dinheiro dos otários. O interessante são as críticas que fazem aos céticos. Dizem que os que duvidam estão a serviço dos laboratórios farmacêuticos, que não desejam a melhoria da saúde da população, nem querem concorrentes, ou alegam a velha e ridícula conversa de que "se não faz bem, também não faz mal".

2007-05-01 15:17:03 · answer #4 · answered by Falco 7 · 0 0

Bem,só opino sobre o que conheço,mas vale ressaltar que se for verdade,os laboratórios não vão ficar nem um pouco contentes com esta novidade,pois será uma total revolução em seus cofres.
Um abraço

2007-05-01 15:15:34 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Li no jornal que é uma técnica não aceita pela classe médica. Como não sou médico e nem estudante de medicina, fico com a palavra deles.

2007-05-01 04:48:48 · answer #6 · answered by Kitty Le Musicien 5 · 0 0

Depois da urino-terapia, nada mais me surpreende...de qualquer forma recomendo ler o que a Anvisa publicou sobre o assunto : http://www.anvisa.gov.br/sangue/informes/01_130407.htm?NomeColuna=CO_SEQ_ALERTA&Parametro=858

2007-05-01 04:46:25 · answer #7 · answered by Big Paul 2 · 0 0

Não acredito, uma picaretagem

2007-05-01 04:41:14 · answer #8 · answered by léo 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers