English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

12 respostas

A palavra formal para pum é flatulência. Contudo, as pessoas não costumam usar muito essa palavra. O pum nada mais é do que ar misturado com gás metano. Outros gases estão misturados e fazem com que o pum tenha um cheiro desagradável. O gás metano sozinho não possui cheiro.

2007-04-30 01:01:35 · answer #1 · answered by ۞ Paulino ۞ 6 · 0 0

Flatos - gases

A flatulência é a liberação, voluntária ou não, de ar contido na porção final do intestino. A eructação é a liberação pela boca, em geral ruidosa, de ar contido no esôfago e estômago. Geralmente ocorre no período após as refeições, quando o estômago está mais cheio e a transição do esôfago para o estômago mais relaxada.

- Como isso ocorre?

O ar liberado na eructação é proveniente da deglutição, sendo normal o reflexo para sua liberação, quando a pressão no estômago é demasiada. Certas pessoas engolem ar em excesso durante as refeições, ao mascarem chicletes, fumarem, falarem com a boca seca, ao terem o nariz entupido, dormirem com a boca aberta, ao sofrerem de azia, de dificuldade para respirar, de excessiva ansiedade e por muitas outras condições. A aerofagia, deglutição excessiva de ar, resulta, não só em eructação excessiva, como também em distensão e desconforto abdominal, além de flatulência.

Calcula-se que uma pessoa normal libere de meio a um litro e meio de gases por dia. Esse ar provém do que foi engolido e não eructado e, em pequena proporção, pela fermentação realizada pelas bactérias da flora intestinal do intestino grosso.

Pesquisas recentes demonstram que alterações do peristaltismo - os movimentos de mistura e propulsão dos alimentos e das fezes - levam a uma deficiente mistura intestinal dos sólidos, líquidos e gasosos e, assim, os gases separam-se e aparecem como flatulência.

Raramente a eructação e a flatulência, isoladamente, sinalizam alguma doença. Casos de eructação associada à dificuldade para engolir, azia, vômitos ou perda de peso devem ser investigados para procura de alterações no esôfago ou estômago.

É difícil quantificar o gás eliminado por uma pessoa, portanto, é mais difícil ainda afirmar seu excesso.

Certos casos de flatulência excessiva, geralmente acompanhados de diarréia, ocorrem junto com intolerâncias alimentares, sendo a mais freqüente delas, a intolerância à lactose (do leite animal e seus derivados).

Quando a flatulência parecer anormal, em particular, quando associada a fezes persistentemente amolecidas ou líquidas, o médico poderá pesquisar e tratar alguma dificuldade de absorção, por exemplo, a do glúten (componente do trigo e alguns outros cereais), conhecida como Doença Celíaca.

Entretanto, quando uma má absorção não é reconhecida, cabe explicar o significado dos "gases", podendo ser usados medicamentos que aliviem os sintomas mais desagradáveis.

Muitas pessoas com sensação de eructação ou flatulência excessivas são portadores de doenças funcionais do aparelho digestivo. Nessas situações, essas queixas ocorrem acompanhadas de sintomas inespecíficos de distensão ou dor abdominal com ou sem diarréia. Apesar das queixas, dificilmente encontra-se uma causa objetiva para esses quadros, o que não impede que algumas formas de tratamento aliviem os sintomas.

- Como tratar ou prevenir?

Pessoas com aerofagia e que são conscientes, podem ser alertadas para que mudem esse "hábito" de modo a evitar os sintomas.


- Algumas das causas é o ar que se engole, portanto evite:

· Se alimentar muito rápido sem mastigar direito os alimentos

· Falar durante as refeições

· Problemas dentários

· Bebidas com gás ou ricas em açúcar

· Mascar chicletes ou balas duras

· Pessoas ansiosas naturalmente deglutem mais ar

· Pessoas que respiram pela boca

Abdômen distendido (estufado) e desconforto abdominal pode ser devido a sensibilidade do intestino ou sintomas de síndrome do cólon irritável . Para aliviar os sintomas evite:

· Brócolis

· Feijão cozido

· Couve ou alface

· Bebidas com gás

· Couve-flor

· Mascar chicletes

· Comer balas duras

Distensão (inchaço ) abdominal pode ser resultado de fraqueza da musculatura abdominal. Sabe-se porque:

· Sempre está melhor pela manhã

· Piora no decorrer do dia

· Melhora quando se deita

- Para melhorar :

· Faça exercícios abdominais tentando manter a barriga encolhida durante o dia

· Se conseguir faça exercícios abdominais

· Use cintas para manter o abdômen tenso se for impossível fazer exercícios

A flatulência pode vir dos gases produzidos pela flora bacteriana . Lembre-se que:

· Soltar gases entre 10 e 20 vezes ao dia é normal.

· Geralmente os gases são sem odor

· Gases com odor geralmente estão associados a alimentação

Alimentos que podem aumentar a formação de gases:

· Leite, derivados e medicações que contêm lactose ( se o seu organismo não tem a enzima que digere – lactose)

· Alimentos como feijão , couve-flor, brócolis , couve, aveia, trigo, milho , batata.

Se a flatulência está causando constrangimento procure seu médico

Procure identificar alimentos do seu consumo que podem estar agravando o problema.

Após uma tentativa inicial de mudança nos comportamentos alimentares descritos acima, tenta-se uma dieta com restrição gradual de certos alimentos. A exclusão dos alimentos da dieta deve ser gradual, para que se possa identificar qual o alimento que, naquela pessoa, é responsável pelos sintomas indesejáveis.

- Existem remédios?

Não há medicamentos que, comprovadamente, diminuam a produção ou a liberação de gases pela boca ou ânus. Alguns remédio, possuem resultados mínimo.



ok

2007-04-30 08:04:01 · answer #2 · answered by M.M 7 · 1 0

a maior parte dos gases vem do ar que engolimos, seja durante a alimentação, bebendo liquidos ou simplismente engolindo saliva, outra parte vem das reações quimicas que ocorrem em nossos intestinos, quanto ao cheiro, muitos dizem que o metano é o vilão da historia, mas poucos conhecem o metilmercaptano, que é quem da o cheiro caracteristico aos gases.
espero ter ajudado
abraços

2007-05-01 00:32:04 · answer #3 · answered by gdtrea 4 · 0 0

A maior partes desses gases são produzidos por bactérias. Uma parte menor é deglutida. O odor é causado pela matéria orgânica que é decomposta pelas bactérias. Os gases possuem certos compostos químicos como o metano, que tem esse mau odor característico.

2007-04-30 20:18:24 · answer #4 · answered by Falco 7 · 0 0

A palavra formal é flatulência: Provem do Processo de digestão dos alimentos que consumimos , pois existem Reações Químicas e Bioquímicas no Organismo que emitem emissões de gases . portanto é formado por ar misturado com gás metano. Outros gases estão misturados como o enxofre e fazem com que tenha um cheiro desagradável. O gás metano sozinho não possui cheiro.Calcula-se que uma pessoa normal libere de meio a um litro e meio de gases por dia. Esse ar provém do que foi engolido e não eructado e, em pequena proporção, pela fermentação realizada pelas bactérias da flora intestinal do intestino grosso. Soltar gases entre 10 e 20 vezes ao dia é normal.

· Geralmente os gases são sem odor

· Gases com odor geralmente estão associados a alimentação

Alimentos que podem aumentar a formação de gases:

· Leite, derivados e medicações que contêm lactose ( se o seu organismo não tem a enzima que digere – lactose)

· Alimentos como feijão , couve-flor, brócolis , couve, aveia, trigo, milho , batata.

2007-04-30 10:45:46 · answer #5 · answered by Anyfashion 2 · 0 0

É uma excelente pergunta e foi a primeira recebida pelo programa Mundo de Beakman na TV.

É por isso que acho que você merece uma resposta. O pessoal do programa de TV achou que era uma pergunta muito controversa e não quiseram respondê-la no programa.

O sindicato que distribui o programa Mundo de Beakman decidiu que esta questão faria os editores de jornais ficarem bravos e decidiram recusá-la, a menos que fosse solicitada. Quatro jornais a solicitaram.

A palavra formal para pum é flatulência. Contudo, as pessoas não costumam usar muito essa palavra. O pum nada mais é do que ar misturado com gás metano. Outros gases estão misturados e fazem com que o pum tenha um cheiro desagradável. O gás metano sozinho não possui cheiro.

Alto ou baixo?

DO QUE VOCÊ PRECISA:
Somente de você mesmo.

O QUE FAZER:
Segure seus lábios juntos o mais apertado possível. Respire fundo. Agora encha suas bochechas de ar. Continue pressionando o ar para sair, mas mantenha seus lábios fechados.

O que aconteceu? Tente novamente.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Há músculos em formato de anel em seu sistema digestivo. Eles se abrem e se fecham sem você saber disso.

Esses músculos são chamados esfíncteres.

Se esses músculos estão comprimidos, o ar fará barulho ao passar por eles. Porém, se estiverem relaxados, a saída do ar (pum) será silenciosa.

TAREFA:
Escove seus dentes.


POR QUÊ:

A pasta de dente é empurrada ao longo do tubo e vai para sua escova. É assim que a comida e os gases se movem no seu aparelho digestivo.

MAIS TAREFA:
Use a mangueira para lavar o carro.

POR QUÊ:
A mangueira irá esguichar água quando você abrir a torneira. A água está empurrando o ar do mesmo modo que seu corpo expele o gás (pum).

Encontre um desenho que mostre o interior do corpo humano. A primeira coisa que produz o gás é nosso estômago. Lá existem ácidos para ajudar na digestão da comida. Coloque um pouco de vinagre em soda em pó. Produzirá algum gás, do mesmo modo que em nosso estômago.

Quando a comida chega em nossos intestinos, ela é uma pasta. Micróbios que vivem em nossos instestinos começam a quebrar esta pasta em substâncias que serão absorvidas pelo corpo. Quando os micróbios fazem esse trabalho, libera-se gás metano.

O mau cheiro provém das comidas que contêm produtos químicos, como enxofre, no caso de ovos, cebolas, feijão ou repolho. Os traços azuis no desenho são bolsas de gás se formando em nossos intestinos. Este gás tem que sair de algum modo. E sai pelo ânus.

CURIOSIDADES:
1 - A maioria dos animais, pássaros, peixes e insetos possuem tubos digestivos. Por isso eles também soltam pum.
2 - Você solta pum de 10 a 15 vezes durante o dia.

P.S. de Jax: O gás de cozinha é produzido do mesmo modo que nosso organismo produz gás. A Terra possui bolsões de gás feitos por micróbios que digeriram plantas e animais há milhões de anos atrás. Este gás é chamado de gás natural.

2007-04-30 08:19:39 · answer #6 · answered by Camila Anjum 4 · 0 0

Que pergunta mais inútil... é a pior que eu li hoje!

2007-04-30 08:17:48 · answer #7 · answered by fdemenezes 6 · 0 0

acho que são umas bactérias que fazem a digestão em nosso estômago, fazendo isso elas começam a exalar gases,daí acontece o gás inconvemiente

2007-04-30 08:11:49 · answer #8 · answered by Forever Alone 4 · 0 0

A maioria dos peidos provem do ar que engolimos ao nos alimentarmos. Aí o cheirinho agradável é uma conseqüência do alimento que esta sendo digerida pelo intestino ( há liberação de gazes nesse processo) .

Um abraço.

2007-04-30 08:08:23 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Popi, que perguntinha heim!

Os Gases:

São produzidos no intestino por carboidratos que não são quebrados na passagem pelo estômago.

Como o intestino não produz as enzimas necessárias para digeri-los, eles são fermentados por bactérias que normalmente ali residem. Esse processo é responsável pela maior produção e liberação de gases.

O odor:

O odor desagradável da flatulência provém de bactérias no intestino grosso que liberam quantias pequenas de gases contendo enxofre.

Em alguns casos, por fatores genéticos ou porque adotaram uma dieta saudável com pouca gordura, mas rica em fibras e em carboidratos, algumas pessoas podem produzir mais gases.

2007-04-30 08:06:12 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers