ANTIGO TESTAMENTO - A humanidade se CORROMPEU sobremaneira. A coisa ficou tão braba, mas tão braba, que Deus não agüentou tanta maldade e DECIDIU destruir o mundo. Mandou o DILÚVIO. Porém, SALVOU a NOÉ e seus três filhos, pois lhe eram FIÉIS. Com o passar do tempo, DEUS percebeu que, dentre os filhos de NOÉ, os descendentes de SEM (Semitas) lhe eram fiéis. Apesar de toda a patifaria que rolava no mundo, viu DEUS que, dentre eles havia um que era SANTO aos olhos de Deus, esse homem era ABRAÃO. Decidiu Deus que de Abraão ELE formaria um POVO SANTO, ELEITO para levar a JUSTIÇA E O JUÍZO a todos os demais povos da terra. Porém, com o tempo, O POVO DE ISRAEL se corrompeu igualmente. Deus CASTIGAVA o povo, na esperança de que INTERROMPESSEM A SUA ESCALADA DE INIQÜIDADE e tornassem para ELE. Tudo em vão. Enviou-lhe muitos e muitos PROFETAS. Eles os prenderam, torturaram e mataram. Não quiseram dar ouvidos às suas palavras. O ANTIGO PACTO (ou TESTAMENTO), que DEUS havia feito com o Povo de Israel fora QUEBRADO.
Resolveu então DEUS fazer uma outra coisa. Resolveu enviar o seu ÚNICO FILHO, JESUS, para que aparecesse em carne, nascido de uma VIRGEM, a fim de que ISRAEL pudesse CRER e se ARREPENDER. Entretanto, eles NOVAMENTE O REJEITARAM. Sendo assim, DEUS abriu a oportunidade de que TODOS AQUELES DENTRE OS POVOS DAS NAÇÕES DA TERRA, que quisessem aceitá-lo como Deus, o fizessem, e ELE a partir daí, passaria a CHAMÁ-LOS de FILHOS. Faria deles um POVO SANTO, ELEITO, SACERDOTAL, para que o seu EVANGELHO (Boas Novas a toda a Humanidade) pudesse ser PREGADO através deles. Esses somos NÓS, os CRENTES EM JESUS. Essa oportunidade dada a nós (OS NÃO JUDEUS, ou seja, GENTIOS) foi chamada de O NOVO PACTO( ou O novo Testamento). Agora, através de JESUS, nós passamos a ser o Povo Eleito. E todos aqueles JUDEUS incrédulos, o deixaram de ser. Ainda podem vir a ser, se SE CONVERTEREM A JESUS, aceitando-o como MESSIAS).
JESUS veio pregando o AMOR. Porém, também pregou a JUSTIÇA e o JUÍZO. Falou de INFERNO, MORTE ETERNA, LAGO DE FOGO E ENXOFRE, JUÍZO FINAL, etc.
Não era o Mestre banana, bonzinho e efeminado que os Espíritas gostam de seguir. Sua mensagem era DURA e DIFÍCIL DE OUVIR. "Duro é esse discurso, quem o poderá ouvir...", disseram alguns de seus discípulos.
JESUS pregou o AMOR, mas também pregou o JUÍZO. Disse ele: "Não vim trazer PAZ à Terra, mas a ESPADA."
"Pois haverá pais contra filhos e filhos contra pais, antes do espantoso dia do Senhor...". Portanto, amigo, NÃO SE ENGANE. JESUS era o MESMO DEUS do Velho Testamento, apresentando-se agora com uma NOVA ROUPAGEM. Um Deus de AMOR sim. Mas muito EXIGENTE. Se quiser provas disso, leia a parábola de JESUS a respeito do "JUIZ INÍQUO", verá que falo a verdade. Talvez por isso, os JUDEUS o odiassem.
JESUS SALVA!
SHALOM!!!
2007-04-29 13:47:29
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
exemplo, somente depois de a Terra, nos dias de Noé, ter ficado “cheia de violência”, Jeová disse: “Estou trazendo o dilúvio de águas sobre a terra, para arruinar debaixo dos céus toda a carne em que a força da vida está ativa.” (Gênesis 6:11, 17) Com respeito a outra sentença, foi só porque Sodoma e Gomorra se ‘entregaram à imoralidade sexual e estavam determinadas a praticar sensualidade pervertida’ que Deus fez “chover enxofre e fogo”. — Judas 7, The New Berkeley Version; Gênesis 19:24.
Será que Deus sentiu prazer em arruinar todos os seres vivos nos dias de Noé? Ou sentiu algum prazer perverso em destruir os habitantes de Sodoma e Gomorra? Para termos uma resposta, examinemos os eventos relativos ao Dilúvio dos dias de Noé. Depois de mencionar que Deus iria obliterar a humanidade inÃqua da superfÃcie do solo para purificar a Terra da violência, a BÃblia diz: “Jeová . . . sentiu-se magoado no coração.” Isso mesmo! Deus ficou magoado de ver que ‘toda inclinação dos pensamentos do coração do homem era só má, todo o tempo’. Por isso, a fim de salvar o máximo número de pessoas do iminente Dilúvio, Deus mandou Noé, “pregador da justiça”, divulgar uma mensagem de aviso e construir uma arca para preservação. — Gênesis 6:3-18; 2 Pedro 2:5.
De maneira similar, antes de enviar anjos para destruir Sodoma e Gomorra, Deus disse: “Vou descer e ver se eles fizeram ou não tudo o que indica o grito que, contra eles, subiu . . . ficarei sabendo.” (Gênesis 18:20-32, A BÃblia de Jerusalém) Jeová garantiu a Abraão (cujo sobrinho, Ló, morava em Sodoma) que, se Sua busca revelasse apenas dez homens justos, as cidades seriam poupadas. Será que um Deus que se deleita em derramar sangue teria essa preocupação misericordiosa? Não poderÃamos dizer, pelo contrário, que uma das caracterÃsticas dominantes da personalidade de Jeová é a misericórdia? (Ãxodo 34:6) Ele mesmo diz: “Não me agrado na morte do inÃquo, mas em que o inÃquo recue do seu caminho e realmente continue vivendo.” — Ezequiel 33:11.
Sentenças adversas da parte de Deus resultam sempre de pessoas inÃquas obstinadamente se recusarem a abandonar algum proceder mau, não de Jeová gostar de matar pessoas. Mas você talvez se pergunte: ‘Jeová não incentivou os israelitas a guerrear contra os cananeus e aniquilá-los?’
As guerras de Deus eram necessárias para a paz
A História revela a sordidez da vida dos cananeus: eles eram extremamente inÃquos. Espiritismo, sacrifÃcio de crianças, violência sádica e várias formas de adoração pervertida do sexo eram a ordem do dia. Como Deus de justiça, que exige devoção exclusiva, Jeová não podia permitir que esses costumes repulsivos perturbassem a paz e a segurança de pessoas inocentes, especialmente de Israel. (Deuteronômio 5:9) Por exemplo, imagine sua comunidade sem uma força policial ou uma milÃcia bem conceituada para fazer cumprir as leis do paÃs — não levaria isso à anarquia e violência da pior espécie? Similarmente, Jeová foi obrigado a agir contra os cananeus por causa da sua licenciosidade e do perigo real que representavam para a adoração pura. Por isso, ele decretou: “A terra é impura e eu trarei sobre ela punição pelo seu erro.” — LevÃtico 18:25.
A justiça divina foi levada a cabo quando as forças executoras de Deus — os exércitos israelitas — destruÃram os cananeus. Ter Deus escolhido usar humanos, em vez de fogo ou inundação, para executar essa sentença, não diminui a importância do veredicto. Assim, ao guerrearem contra as sete nações de Canaã, os exércitos israelitas foram instruÃdos: ‘Não deveis preservar viva nenhuma coisa que respira.’ — Deuteronômio 20:16.
Entretanto, por respeitar a vida, Deus não sancionou a matança indiscriminada. Por exemplo, quando os habitantes de Gibeão, uma cidade cananéia, pediram misericórdia, Jeová os atendeu. (Josué 9:3-27) Será que um deus de guerra, perverso, teria feito isso? Não, mas um Deus que ama a paz e a justiça teria. — Salmo 33:5; 37:28.
As normas de Jeová promovem a paz
Vez após vez a BÃblia associa a bênção de Deus à paz. Isso porque Jeová ama a paz, não a guerra. (Números 6:24-26; Salmo 29:11; 147:12-14) Por isso, quando o Rei Davi quis construir um templo de adoração para Jeová Deus, Ele lhe disse: “Não construirás uma casa ao meu nome, porque derramaste diante de mim grande quantidade de sangue na terra.” — 1 Crônicas 22:8; Atos 13:22.
Na Terra, o Davi Maior, Jesus Cristo, falou dum tempo em que o amor de Deus à justiça não mais Lhe permitiria tolerar as perversidades que hoje existem. (Mateus 24:3, 36-39) Como fez no Dilúvio dos dias de Noé e na destruição de Sodoma e Gomorra, ao executar sua sentença, Deus em breve eliminará da Terra os homens egoÃstas e inÃquos, preparando assim o caminho para condições pacÃficas sob o domÃnio do seu Reino celestial. — Salmo 37:10, 11, 29; Daniel 2:44.
à óbvio que Jeová não é um deus de guerra que tem sede de sangue. Mas ele não se esquiva de exigir punição judicial quando preciso. O amor de Deus à bondade requer que ele aja a favor dos que o amam, destruindo o sistema inÃquo que os oprime. Quando ele fizer isso, haverá verdadeira paz em toda a Terra ao passo que os genuinamente mansos adorarem de forma unida a Jeová, “o Deus de paz”. — Filipenses 4:9.
2007-04-29 20:43:01
·
answer #2
·
answered by ? 7
·
4⤊
1⤋
Olha, Márcio, creio que até hoje Deus seja vingativo. Há um versículo na Bíblia que diz para não fazermos vingança com nossas próprias mãos, mas deixá-la por conta de Deus.
O que acontece é que, naquele tempo, era preto no branco, 8 ou 80, certo ou errado. Sei lá...talvez acho que se hoje fosse como naquele tempo, não haveria tanta violência, sabe pq? Deus agia com sua justiça ali, na hora. Um exemplo: um estuprador no meio do povo era logo pego. Um ladrão...ixi, tinha nem chance. O mal era cortado pela raiz. Mas hoje, um estuprador tem a chance de ser regenerado e perdoado, talvez não pelos homens, mas por Deus, porque hoje a salvação se estende para todos os povos. Mas saiba de uma coisa: Deus nunca tem o justo por injusto, nem vice-versa.
Espero tê-lo ajudado.
2007-04-29 20:38:41
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Vingativo não!
o povo de Deus, Israel não obedeciam seus mandamentos,. e como não havia Bíblia naquele tempo, então Deus se comunicava quase que diretamente (por meio de Moisés por exemplo). Deus dava sinais de que estava com eles quando faziam o bem, e logo se esqueciam D'ele, e iam adorar outros deuses, logicamente para cada erro tinha de haver punição. é justamente pelo mundo não ter punição que ele está fazendo o que quer!
mas Deus não mudou, continuará punindo aqueles que não merecem sua benevolencia, Ele trará o Armagedom, nunca te disseram isso? o Dia do Juízo Final?
2007-04-29 20:35:19
·
answer #4
·
answered by ESTIVE AQUÍ 3
·
4⤊
1⤋
Deus nunca foi vingativo, apenas justo.
Muitos pais não estão corrigindo seus filhos, pelo contrário, deixam fazer o que querem, e o resultado está aí para todo mundo ver.
Mas o pai que corrige seus filhos, demontra amor e justiça. Assim é Deus.
2007-04-29 20:44:00
·
answer #5
·
answered by Kriska 5
·
2⤊
0⤋
A lei de Moisés é composta de duas partes: a lei de Deus, recebida no Monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, estabelecida pelo próprio Moisés. A lei de Deus é inalterável; a outra, apropriada aos costumes e ao caráter do povo, se modifica com o tempo.Moisés passava ao povo,um Deus vingativo e cruel porque somente assim as leis de Deus eram respeitadas.Da lei de Moisés ficou a crença de uma Deus único e o decálogo,o qual o Mestre reduziu para um só:Amaras ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todo a tua alma e de todo o teu Espírito e amaras teu próximo como a ti mesmo.
2007-04-29 20:33:08
·
answer #6
·
answered by rami 7
·
2⤊
0⤋
Pq o antigo testamento foi escrito por pessoas que achavam que ele é assim. Depois Ele surgiu como o que perdoa e não pune.
2007-04-30 00:09:35
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Porque naqueles tempos o homem era um ser mais animalizado e bestial do que hoje, e seres assim só compreendem através da violência e castigo.
2007-04-29 22:00:37
·
answer #8
·
answered by ark_an_gel20042003 2
·
2⤊
1⤋
Tudo ao seu tempo, naquela época era necessário.
2007-04-29 21:50:48
·
answer #9
·
answered by Ricardo Melazzo 4
·
1⤊
0⤋
No antigo testamento,o povo ñ tinha lei,cada um fazia a sua,
sendo assim, Deus resolveu fazer as leis,mas o povo já estava acostumado c/ a sua própria lei ,Deus era o juiz da lei,
para q serve o juiz,s ñ para julgar c/ retidão e justiça? as
pessoas pecavam, e teria de pagar conforme o seu pecado,
para livrar o homem da morte,Deus criou o sacrifício de animais,p/ c/ o seu sangue cobrir o pecado do homem, mas
tinha pessoas q s rebelavam contra Deus,então Moisés,ñ
Deus,mandava matar as pessoas,Moisés estava no lugar de
advogado,e Deus juiz,o q Moisés falava Deus aceitava, ñ é
assim hoje? o advogado fala,o juiz ouve e executa,
no novo testamento é ao contrario,Jesus é o advogado,Deus
o juiz, Jesus perdoa pecados,o advogado defende o pecado
,Jesus deixou para julgar o homem no último dia,vc tem a vida toda p/ s arrepender dos seus pecados,mas ñ deixe de
fazer hoje o q vc ñ pode fazer amanhã,o amanhã ñ vos pertence,busque a Jesus hoje e seja feliz c/ Deus.
2007-04-29 21:09:21
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Havia 2 situações que as pessoas em geral não olham .
Deus deu as leis antigas a nação de Israel, era um país ,ninguém escolhia nascer israelita simplismente nascia e como em toda sociedade era nescessário regras, as pessoas encaram as leis antigas de maneira negativa porque não conhecem os verdadeiros princípios por trás dela, Deus nunca foi vingativo.
No caso do cristianismo as coisas mudaram, essas novas leis deveriam abranger não apenas uma etinia mas todas as pessoas da terra, pessoas com costumes e culturas diferentes,e que viviam debaixo de um outro governo paralelo, o governo dos homens , esse novos adoradores de Deus (o mesmo Deus do antigo testamento ) assim se tornavam por escolha própria, era voluntários na adoração ,nenhuma pessoa poderia serconvertida a força se alguém não concordasse não era obrigado a ficar. Quando uma pessoa se predispõe a fazer uam escolha voluntária não é preciso ficar alguém com um chicote na mão para trazer punição.
Outra coisa Deus não mudou sua maneira de pensar ,nem mudou a sua justiça no seu tempo certo ele trará punição a toda a terra ,a todos aqueles que se recusam a reconhecer a sua soberania. Mas é claro que ele guardou essa prerrogativa para sí próprio nenhum de seus adoradores cristãos tem o direito de querer impor sua crença a força as pessoas ou em pegar em armas para matar seu próximo. Quem faz isso não são cristão de verdade.
2007-04-29 20:54:12
·
answer #11
·
answered by Bozo 5
·
2⤊
1⤋