Sobre a lobectomia temos duas definições usadas em lugares distintintos, como está falando de pulmão, pela bronquiecatasia acredito que está falando da lobectomia pulmonar e não da cerebral é isso?
Se for a pulmonar: A lobectomia, é a remoção de tecido pulmonar, pneumonectomia, toracotomia, este procedimento visa abrir o tórax e corrigir ou remover tecido pulmonar.
Ela é realizada com o paciente sob anestesia geral, é feita uma incisão entre as costelas para expor o pulmão. A cavidade torácica é examinada e extrai-se tecido doente do pulmão. Insere-se uma sonda de drenagem (tubo torácico) para drenar ar, líquido e sangue para fora da cavidade torácica. Finalmente, costelas e pele são suturadas. É indicada nas seguites situações:
* câncer (câncer de pulmão)
* tumores (nódulo pulmonar solitário)
* pequenas áreas de infecção prolongada (tuberculose pulmonar muito localizada ou microbactéria)
* bolsas de infecção (abcesso pulmonar)
* tubos respiratórios (brônquios) permanentemente dilatados (bronquiectasia)
* seção do pulmão permanentemente dilatada (enfisema lobar
* tecido de pulmão colapsado permanentemente (atelectasia)
* lesões do tecido pulmonar colapsado (atelectasia, pneumotórax ou hemotórax)
Enfim pelo que dá para perceber tem uma estreita relação entre vc querer sobre lobectomia e bronquiectasia
A bronquiectasia é definida como uma dilatação anormal permanente dos brônquios, mas a dilatação brônquica também ocorre na bronquite crônica. A tosse crônica e a produção de escarro são comuns às duas condições.
Microscopicamente, ambas demonstram alterações inflamatórias na parede brônquica e, embora a hiperplasia da glândula mucosa seja característica da bronquite crônica, também pode ser encontrada na bronquiectasia.
Uma distinção morfológica importante entre as duas é que a bronquite crônica é uma alteração pulmonar generalizada, ao passo que a bronquiectasia, embora possa ser relativamente disseminada, é basicamente um processo localizado.
Além disso, há algumas distinções clínicas importantes entre as duas condições. A bronquiectasia comumente começa mais cedo na vida do paciente. Pode ocorrer no não-fumante e com freqüência causa hemoptise, especialmente no adulto.
Embora possa ocorrer obstrução significativa das passagens de ar na bronquiectasia, especialmente quando avançada, os testes de função pulmonar usualmente permitem uma pronta diferenciação entre esta doença e a bronquite crônica.
Freqüentemente, a bronquiectasia e o enfisema ocorrem juntos.
2007-04-28 11:34:39
·
answer #1
·
answered by Olliver 6
·
0⤊
0⤋
Lobectomia é a retirada cirúgica de um dos lobos pulmonares. Lobos pulmonares são os segmentos em que se dividem os pulmões. São dois no pulmão esquerdo e três no direito. Bronquectasia é uma doença crônica que afeta os brônquicos, levando à sua dilatação excessiva e acúmulo de secreção. O acúmulo dessas secreções provoca infecções repetidas, o que vai aos poucos causando lesões fibróticas pulmonares, o que por sua vez causa diminuição gradual da capacidade respiratória. Costuma levar à morte cedo, por insuficiência respiratória ou por uma pneumonia.
2007-04-29 13:34:26
·
answer #2
·
answered by Falco 7
·
0⤊
0⤋
Oi amiga tudo bem?
lobectomia é uma cirurgia em que um lobo, ou grande parte dele é removido do cérebro.
bronquiectasia é o alargamento ou distorção dos brônquios.Os brônquios são tubos por onde o ar entra e sai dos pulmões. Dentro de cada pulmão, eles vão se ramificando como galhos de árvore, formando a árvore brônquica.
bejin fica com Deus e um bom final de semana
2007-04-28 10:40:41
·
answer #3
·
answered by heydeandrade 4
·
0⤊
0⤋
Lobectomia
As crises iniciadas numa ou mais áreas independentes do cérebro são conhecidas como crises parciais, com uma sintomatologia dependente do local do cérebro onde se originam.
O cérebro está dividido em áreas chamadas lobos: frontais, temporais, parietais e occipitais. Existem dois de cada um destes lobos, situados de cada lado do cérebro. A operação destinada a remover todo ou parte de um destes lobos é chamada lobectomia.
Este tipo de cirurgia pode ser praticado quando uma pessoa tem crises que se iniciam sempre no mesmo lobo, desde que não seja lesada nenhuma função vital. Algumas vezes não é necessário remover inteiramente um lobo, a cirurgia limita-se a retirar apenas o local onde se situa o foco epiléptico.
BRONQUIECTASIA
É o alargamento ou distorção dos brônquios. Os brônquios são tubos por onde o ar entra e sai dos pulmões. Dentro de cada pulmão, eles vão se ramificando como galhos de árvore, formando a árvore brônquica. Na árvore brônquica normal, à medida que se dirigem à periferia dos pulmões, eles vão se dividindo e afilando. Quando não ocorre esta diminuição de calibre ou, ao contrário, o calibre aumenta, dizemos que existe bronquiectasia.
Esta distorção irreversível dos brônquios decorre da destruição do componente elástico que compõe a parede destes.
A bronquiectasia, antes da existência dos antibióticos, foi uma doença bastante comum. Com o surgimento dos antibióticos e das campanhas de vacinação (contra o sarampo, coqueluche e tuberculose), ela tornou-se menos comum em virtude do melhor tratamento e prevenção das infecções respiratórias, respectivamente.
Além dos microorganismos citados acima, vírus como o adenovírus tem potencial para gerar bronquiectasias. Bactérias destrutivas como o Staphylococcus aureus, a Pseudomonas aeruginosa, a Klebsiella pneumoniae, o Mycoplasma pneumoniae e os anaeróbios também podem causar as bronquiectasias. Os fungos como o Aspergillus e o Histoplasma também podem contribuir para o surgimento da doença.
2007-04-28 10:27:41
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Lobectomia:
É a retirada de todo ou parte do lobo pulmonar ou encefalico.
Muito usada em casos de cancer de pulmão.
Bronquiectasia:
É o alargamento ou dilatamento ou distorção dos bronquios. Uma doença que pode ser curada com antibióticos.
Espeor ter ajudado.
Boa noite!
New Ask
2007-04-28 10:22:34
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋