English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

pacientes em unidades de terapia intensiva alimentados com cateter nasogástrico versus cateter nasoentérico incluindo o tempo para posicionamento do tubo, tempo para atingir o objetivo calórico, e eventos adversos.


Sessenta pacientes foram randomizados prospectivamente para receber dieta por cateter gástrico ou cateter entérico. A equipe de enfermagem procurou posicionar o cateter na posição desejada, e o posicionamento foi confirmado radiograficamente após cada tentativa a beira do leito.


Após duas tentativas mal sucedidas, o cateter foi posicionado sob fluoroscopia. A dieta foi iniciada em 30mL/h e aumentada até o objetivo específico para cada paciente. As dietas foram interrompidas por duas horas se houvesse qualquer resíduo > 200mL.


O tempo foi registrado na inserção inicial do cateter, no inicio da dieta, para atingir o objetivo, e no término da alimentação. Os desfechos adversos incluíram aspiração presenciada, vômitos, e evidência clínica ou radiológica de aspiração. Os pacientes foram acompanhados durante o período de dieta enteral, até deixarem a unidade de terapia intensiva, ou por no máximo 14 dias.


Os pacientes alimentados pelo estômago receberam nutrição mais precocemente após a tentativa de posicionamento inicial (11.2 hs versus 27.0 hs) e com menos tentativas (uma versus duas) que aqueles alimentados pelo intestino delgado. Não houve diferença quanto aos eventos aspirativos.
A alimentação gástrica não aumentou a aspiração ou outros desfechos adversos comparada com a alimentação pelo intestino delgado na unidade de terapia intensiva. A alimentação gástrica pode ser iniciada e aumentada para o objetivo mais precocemente e com menos tentativas que a alimentação pelo intestino delgado.

2007-04-27 07:11:41 · answer #1 · answered by negao_ze 2 · 0 0

Vixi! Devem ser tantos! Mas o problema mesmo se concentra na colocação desse catéter, que não deve ser qualquer pessoa a colocá-lo. Tem que ser alguém da área médica, com experiência!

2007-04-30 10:04:10 · answer #2 · answered by marianapaula 4 · 0 0

O termo correto é sonda nasogástrica. O primeiro cuidado é se certificar de que ele está mesmo no estômago, porque num paciennte com consciência alterada, pode estar num brônquio. Há um teste que se faz, injetando ar numa seringa e auscultando o ruído no abdome. Mas pode ser necessária uma radiografia.

2007-04-28 05:27:06 · answer #3 · answered by Falco 7 · 0 0

definição é uma sonda ou cateter inserido pelo nariz(NASO) ou pela boca(ORO) com a finalidade de introduzeir alimentos liquidos ou medicações em pacientes impossibilitados de fze-lo, e tb serve p retirar o conteudo gastrico qdo necessario.
cuidados 1 observar se esta locado no estomago, ja que é gastrico e nõ em outro lugar como intestinos etc... faça isso atraves de teste que somente ´é pertinente a enfermagem e medicos, depois e isto em importante manter decubito elevado (mante-lo semi sentado como apoio de travesseiros) qdo for administrar algo pelo cateter, pois assim vc evitaria um refluxo e consequente aspiraçao cujas consequencias vão de pneumonia ate a morte, e outros cuidados são quanto a troca e higienização das fixações que devem ser regulares, e qto a permeabilidade do cateter ou seja inserir na medida do possivel liquidos p que ele não venha a obstruir, como ve são cuidados simples p que é da area mas estranhos p quem não e se esse for seu caso entre em contato sou enfermeira sheila_dias_9@yahoo.com.br posso ajuda-la se necessario

2007-04-27 14:17:24 · answer #4 · answered by sheila_dias_9 3 · 0 0

observar se a sonda está localizada na via certa para que o liquido não seja direcionado ao pulmão.

2007-04-27 14:13:08 · answer #5 · answered by marcia vital 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers