English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas" (Is 45.7).

Sempre que se debate o assunto do mal, a tendência é apontar um responsável. Aliás, este é um comportamento intrínseco à natureza humana: colocar a culpa em alguém para se inocentar. No versículo que introduz esta matéria vemos claramente que o Senhor reclama ser o criador de todas as coisas, inclusive do mal. Destarte, o próprio texto bíblico já se incumbiu de responder à nossa pergunta. Todavia, a questão é mais complexa do que isso e não pode ser reduzida a objetividade desta resposta. Há considerações que não podem ser desconsideradas nesta resposta. O que podemos entender da afirmação de que Deus criou o mal? O que é o mal? Em quais sentidos Deus seria o responsável pelo mal? Por que Deus não aniquila o mal? Por que Deus criou este mundo?

2007-04-27 01:40:40 · 21 respostas · perguntado por Xan 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

21 respostas

QUE VENHAM A CRENTAIADA JUSTICAR ESSA MÁXIMA:

SE TUDO VEIO DE DEUS, ENTÃO O MAL TEVE ORIGEM DELE?

Então:
Qual a origem da inveja que acometeu o anjo que foi destituído do céu?

Quem teria poder de criar o inferno?
(..."que está preparado desde o começo do mundo")


Eis o grande problema, se de imediato tirar o demônio de circulação... adeus religiões, adeus Dízimos, adeus terror apocalíptico, adeus fanatismo.
E a razão da existência de Deus deixaria de fazer sentido, porque sua finalidade é salvar as almas de outras almas que ele criou e deu errado na linha de produção.
Porque sendo ele perfeito, perfeito seria toda sua criação, haveria sublimação em tudo, porem dentro do próprio Céu, uma de suas criações angelicais, se rebela, quer dar um golpe de estado, tomar a direção do céu, aí ele é lançado fora, sem direito a contra-prova, a defesa prévia, simplesmente foi para o inferno que já estava preparado...
Ora preparado para quem? para o que? se não havia demônios?

Vai-se acreditar nesse alfarrábio!

2007-04-27 02:17:25 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 3

Mesmo que Deus fosse mau isso não tiraria o merito de ser o criador ,como tal ele tem o direito de ser adorado ,quem pode contesta-lo , quem é o homem mortal para lhe dizer oque está fazendo ? Vc não está levando em consideração que se ele realmente quisesse ser mau ninguem poderia impedi-lo ,mas ele age com bondade e espera que suas criaturas dotadas de livre arbitrio como ele faça da mesma forma como ele.
Com relação aos versíco citados veja esta como verte a tradução do Novo Mundo:
. Eu sou Jeová, e não há outro. 7 Formando a luz e criando a escuridão, fazendo paz e criando calamidade, eu, Jeová, faço todas estas coisas.
Ele diz que fez a paz ,este é o que ele quer paz ,mas ele também quer que as pessoas sejam obedientes a sua lei e o glorifiquem ,quando as pessoas não fazem isso ele tem o direito de trazer calamidade sombre um povo mau e desumano que pratica o a maldade e desrespeita sua lei de amor , se isso não acontesse ele seria como os corruptos Juizes da terra que são rigorosos com os mais desfavorecidos e deixam soltos assassinos e bandidos ,sem contar os corruptos que roubam milhões. É isso que vc espera de um Deus justo ? que o pobre seja oprimido e esmagado e que isso ocorra para sempre ? Vc acha que Deus permitirá isso para sempre?

2007-04-27 09:06:33 · answer #2 · answered by Bozo 5 · 2 0

Assim como o frio é a aausência do calor ,o escuro é a usencia da luz ,o mal é a ausência de deus no coração das pessoas.

2007-04-27 09:03:49 · answer #3 · answered by Tatiane V 2 · 2 0

DEUS é ONIPOTENTE, ONIPRESENTE e ONISCIENTE.
Deus, o SOBERANO, criou TODAS as coisas que existem.
Criou o BEM e o MAL. Criou o próprio SATANÁS. Tudo que aí está existe e faz parte do MAGNÂNIME PLANO de Deus.
Por isso, TE DIGO, nada lhe escapa ao PODER. RENDA-SE agora mesmo a ELE e ao seu UNGIDO! RENDA-SE!
Se desceres aos INFERNOS, DEUS aí estará; se subires aos mais altos CÉUS, Deus aí está também; se montares a tua tenda no ABISMO DOS MARES, ainda ali, Deus estará; se viajares para os mais distantes pontos do UNIVERSO, Deus lá já estará, para te fazer companhia.
A PERGUNTA não deveria ser "SE" Deus criou o Mal, mas, PARA QUÊ? ou ainda POR QUÊ?
Colocou o Senhor Nosso Deus, no jardim, a ÁRVORE DA CIÊNCIA DO BEM E DO MAL, e disse claramente a Adão e a Eva, NÃO comam dos seus frutos, porque o dia em que assim fizerem, certamente, morrerão. Eles, DESOBEDECENDO, comeram do fruto. Passaram a ser como DEUS, conhecendo o bem e o mal. "O homem agora é como um de NÓS, conhecendo o bem e o mal...". Expulsou Deus o homem do PARAÍSO. E, desde então, aqui estamos. Tornamo-nos MORTAIS. Bela desgraça.
Deus criou o mal? Deus criou a barata? Deus criou o homem? Deus criou o cavalo? Deus criou o baralho? Deus criou o perguntador? Deus criou os diabinhos? Deus criou...???
SATANÁS desempenha lá sua FUNÇÃO, de nos atazanar a vida. NÃO o poderia fazer, se não fosse da VONTADE DE DEUS. NADA anda, nada funciona, nada sobrevive, nada sequer EXISTE sem que seja pela IMARCESCÍVEL VONTADE DE DEUS!!! A Ele toda a honra e toda a Glória! Hosana nas Alturas, a Ele cantemos LOUVORES até aos mais inascessíveis PÍNCAROS da Glória!
DIANTE DE TAL DEUS, ainda tens a audácia de REJEITÁ-LO? Aquele que chama a Satã de meu fiel CÃO, e que dirige o MUNDO com a ponta de seus dedos caprixosos?
Aquele que TE VÊ e sabe o que há EM TI? Aquele que, QUERENDO, te arrebatará o FÔLEGO como num instante?
"Quem és tu, ó formiga?" Já perguntava o Salmista.
DEUS É TUDO, ESTÁ EM TUDO, HABITA EM TUDO, TUDO INVADE. Tudo o que acontece faz parte de SEUS PLANOS. E, ainda assim, DEUS é BOM. Não é bom como tu queres, mas é bom por ser BOM. Tudo o que está fora da sua vontade é RUIM e MAL. Deus é bom quando mata e quando esfola, é bom quando dá vida e quando a tira, Deus é bom quando cria o mal.
Enviou seu FILHO, que também é tal como ELE MESMO. E te diz: ARREPENDA-TE cabeça escangalhada, arrependa-te de teus pecados, agora. E, talvez, para ti AINDA HAJA ESPERANÇA.
CRISTO SALVA, CURA E LIBERTA.
El-Shaddai.

2007-04-27 09:16:30 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

A questão é altamente polêmica, mas vejo de forma simples, por outro lado. Vamos partir da premissa que tudo na vida tem dois polos: Negativo e Positivo. O chinês já explicita esta questão no símbolo do Yng/Yang. Isso representa o equilíbrio universal. Desta forma, é imprescindível a existência de BEM e MAL. Na essência, a criação do Mal, não necessariamente significa dizer que Deus criou o Diabo, mas o equilíbrio referencial dos polos NEGATIVO (MAL) e POSITIVO (BEM). Não obstante ser a Bíblia um livro controverso e contraditório e que jamais poderia ser levado à interpretação ao pé da letra, o Mal é a presença fundamental, em contrapartida do Bem. Uma coisa, não subisiste sem a outra. Só que este tema é complexo demais para cabeças fanatisadas. necessário que se discuta de forma lógica e racional. E isso, amigo, você sabe que muito complicado. Mas, vamos lá...

2007-04-27 09:10:18 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Pode ser que bem e mal sejam as faces de uma mesma moeda, e que coexistem. Acho que foi isso que Ele quis dizer.

2007-04-27 09:00:05 · answer #6 · answered by HIPPIE 4 · 1 0

O Que a Bíblia Diz?
Deus criou o mal?

Em Isaías 45:7, Deus diz: "Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas." Aceitamos como verdade inegável esta afirmação de Deus. Agora, como devemos entendê-la?

Algumas pessoas têm usado este versículo para definir o caráter de Deus como um ser mal, até sugerindo que o Deus do Velho Testamento é malevolente e vingativo em contraste com Jesus, o bom e benevolente Deus do Novo Testamento. Tais conclusões contradizem as claras afirmações do Velho Testamento ("Bom e reto é o Senhor, por isso, aponta o caminho aos pecadores"-Salmo 25:8) e do Novo Testamento ("Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim"- João 14:10-11).

Outros usam o mesmo versículo (Isaías 45:7) para dizer que Deus é um ser "equilibrado" que é tanto bom como mau. Tal idéia é representada em símbolos de falsas religiões, como o "yin-yang". Mas, o Deus verdadeiro não é um conjunto de forças opostas. Ele é perfeitamente bom, e não contém nada de maldade. "Deus é luz, e não há nele treva nenhuma" (1 João 1:5).

Ainda outros têm exagerado o conceito da soberania de Deus até o ponto de negar o livre arbítrio do homem. Segundo alguns sistemas de teologia, Deus decreta tudo, e o homem é impotente para resistir a vontade do Senhor. Pessoas com estas idéias afirmam que Deus predestinou cada pessoa para a salvação ou condenação, e que Jesus morreu somente para salvar as pessoas eleitas pelo capricho de Deus. Tais doutrinas são falsas. Deus chama todos ao arrependimento (Atos 17:30) porque ele não quer que ninguém pereça (2 Pedro 3:9). Jesus provou a morte por todo homem (Hebreus 2:9). Ele mandou que os apóstolos pregassem a toda criatura, e prometeu a salvação àqueles que cressem e fossem batizados (Marcos 16:15-16).

E Isaías 45:7. O que Deus fez? Outras passagens nos ajudam. Deus não criou o mal no sentido moral. "Pois tu não és Deus que se agrade com a iniqüidade, e contigo não subsiste o mal" (Salmo 5:4-5). Deus não tenta ninguém, pois ele é a fonte de "toda boa dádiva e todo dom perfeito" (Tiago 1:13-17).

A palavra "mal" em Isaías 45:7 vem de uma palavra original que pode ter vários sentidos. Neste contexto e em outros onde Deus faz ou traz o mal, a palavra significa "calamidade" ou "punição". É o oposto de paz. Deus usaria Ciro para "abater as nações" (45:1). Em 45:8, Deus promete salvação (paz) e justiça (punição ou mal). Outros trechos usam a mesma linguagem. Os males que Deus ameaçou trazer em 2 Reis 22:16 foram punições e calamidades (veja Josué 23:15, onde aparece a mesma palavra no original).

Deus criou o mal? Sim, no sentido que um Deus justo e santo se afasta do pecador e o castiga por sua iniqüidade. Mas Deus jamais criou o pecado, e não tenta ninguém.

-por Dennis Allan

2007-04-27 08:57:57 · answer #7 · answered by Klau_82 2 · 2 1

Em outras versões da Bíblia está:
"Eu formo a luz e crio as trevas,
asseguro o bem-estar e crio a desgraça:
sim eu, Iahweh, faço tudo isso".
Não importa a tradução. Deus é Espírito e Verdade. A Essência do Universo. O Primeiro Estado, que Se revela com Luz, Glória, Poder, Amor, Ciência e Presença. Essa Divina Essência, em Si mesma tudo engendra, sustenta e determina. Nele tudo começa, movimenta e atinge a sagrada finalidade.
Em Deus existe injustiça? Em Deus existe ignorância? É claro que não!
É imperioso conhecer as leis de Causa e Efeito. Em face da lei dos contrários, da bipolaridade, tanto pode surgir um Homem-Luz como pode surgir um Homem-Treva nos refolhos da História, no círculo dos eventos humanos. Porque, infelizmente, uns podem tender para o Bem e outros para o Mal, quando no uso do livre arbítrio. De um lado têm a Lei de Deus e o Cristo; de outro lado têm a contradição da Lei de Deus e do Cristo. No meio estão, filhos de Deus, em processo evolutivo; isto é, com a obrigação de tomar o verdadeiro caminho do triunfo.
Nas iniciações antigas o MAL era simbolizado como alguém que se tivesse revoltado contra a Lei de Deus. Veja, no capítulo 14 de Isaías, que é uma parábola. Quem inventou essa alegoria, a de Satanás, foi Zoroastro. E os clericalismos, para seus engodos, foram tomando tudo ao pé da letra, porque isso sempre constituiu uma grandiosa fonte de dinheiro e de obediência do povo.

2007-04-27 13:30:40 · answer #8 · answered by Hermes 6 · 0 0

Prezado Xan,

Todos nós sabemos que a Bíblia foi manipulada conforme as conveniências de cada época.
Deus nos criou puros e inocentes, com todas as possibilidades de evoluirmos para o Bem. Nesta criação ele não criou demônios, pois nos tiraria grande a grande oportunidade de evoluir apenas para o Bem. Se o mal existe, ele só pode advir do Homem.

2007-04-27 12:06:58 · answer #9 · answered by Lord McLoud 7 · 0 0

Oba! O tipo de pergunta que eu gosto... Onde posso escrever um livro como resposta, kkkkkkk

Deus, não sei se é alguém, uma força criadora ou simplesmente uma lógica presente, mas isso num importa agora... Consideremos Ele apenas como a causa das coisas existirem!

Se Ele é a causa de tudo, tudo que existe foi criado por Ele... ou seja, se o mal existe, não há como negar que foi devido à Deus! Mas a questão é, o que é o mal...?

Digamos que o objetivo dessa zorra toda que conhecemos (e que não conhecemos também) é a evolução, sempre rumo à perfeição, o objetivo final de tudo (que na verdade nunca chegará, mas estará sempre mais próximo... Que doideira)! Se o objetivo é a evolução, entende-se do pior para o melhor... Ou seja, o mal existe sim, mas é temporario por sua própria natureza... Sempre é eliminado em certo momento!

Vou me concentrar no ser humano e em seu espírito... Tipo, cada espírito surge o mais simples possível, sem saber orra nenhuma, um tapado pra tudo... Aí, ele é guiado no início, para ir aprendendo o básico, como os pais fazem com seus filhos (ou pelo menos deveriam fazer)! A partir de certo ponto, essa evolução torna-se responsabilidade do próprio espírito, ele é quem toma as decisões e passa a responder por elas, ou seja, passa a aprender por conta própria! Eis o tal do livre-arbítrio...

Sendo que no início, o espírito ainda é muito anta para as coisas da vida, ele faz muita besteiram erra pra caramba, tenta facilitar trapaceando e etc... Eis o mal! O mal nadamais é que a ausência do bem... O mal seria um desequilíbrio do que deve ser... Quando você faz algo que contraria o correto, como comer além da conta, a tal gula, que é considerado pecado, mas nada mais é que um exagero, que, por contrariar o que o corpo considera necessário, acaba provocando a obesidade, ou seja, o universo trata de se reestabelecer, devolvendo o desequilíbrio provocado por você à sua origem... É como a água... Se você empurra ela, logo ela retorna, voltando ao normal... O universo funciona da mesma forma! Você desequilibra ele e recebe de volta, o que é chamado em termos religiosos de punição ou castigo!

Enfim... O universo possui como padrão o bem, o equilíbrio, a lógica... O mal é o caos, a desarmonia e, como tal, é logo eliminado pelo universo... Chama-se isso de Lei da Causa e Efeito, Justiça Divina ou sei lá que outro nome dão pra isso...

Simples, né...? ^^

Por queDeus não aniquila o mal...? Vou tentar explicar... Imagine que nosso objetivo é sermos perfeitos! Como fazer isso? Se alguém lhe guiar todo o tempo, forçando-o a sempre fazer o correto, você não será jamais perfeito... Será como um fantoche, pois não foram na verdade suas decisões, por achar que é o correto... Foi alguém que decidiu por você! Ou seja, é necessário que a gente aprenda por nossa conta para conseguimos atingir a perfeição! Somente seremos perfeitos quando entendermos que o certo é o bem e for de nossa própria natureza apenas desejar o bem! Por vontade própria!

Mas, dessa forma, seguindo o caminho sozinho, a gente erra, como uma criança, que faz bastante lambança até aprender o que écerto e errado! O mal não é eliminado porque faz parte do processo... Se o mal fosse eterno, aí sim seria ilógico, mas sendo temporário, é compreensível! E alguém, com visão de todo o esquema, passado, presente e futuro (até certo ponto), que pode visualisar tanto vida física quanto vida espiritual, encara o mal de uma forma muito mais leve que nós, que vemos apenas parte do quadro...

E finalizando... por que Deus criou este mundo... Acho que já respondi! ^^

Criou não só este, como milhares, milhões, bilhões, porrilhões de mundos, todos com a mesma meta... Servir de meio para que nós atinjâmos a perfeição! Ou seja, nada de uma bolinha no meio do infinito com vida e o resto de enfeite! Toda bola nesse universo tem uma função! ^^

2007-04-27 10:47:25 · answer #10 · answered by Makoto 6 · 0 0

Filho...é engraçado...vc tem questionamentos que eu tinha aos 15 anos....mas isso já passou. É por aí a sua idade?

Veja: Há reação química com apenas um elemento?
Deus não é pessoal. A vida, em qualquer parte do Cosmo, é busca do equilíbrio, como em uma reação química.
Não há reação com apenas um elemento.
Se não houvesse o desequilíbrio, não haveria movimento, não haveria Cosmo.

Está feito.

2007-04-27 09:50:57 · answer #11 · answered by APÓSTOLO Krauzer 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers