English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

por favor voce que ja é mamae me ajude.

2007-04-26 11:32:11 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Gravidez e Maternidade Bebês e Recém-Nascidos

7 respostas

Febre

Motivo de preocupação para os pais, a febre infantil não deve ser encarada como uma doença e sim como resposta a uma infecção.

A temperatura normal de uma criança pode variar entre 36 e 37,5 graus, dependendo do horário.

Mais de 38 graus é motivo de alerta, pois indica que o sistema imunológico está lutando contra um agressor. Vale lembrar que a exposição de crianças, principalmente bebês, a ambientes quentes ou ao sol, pode provocar a elevação de temperatura, o que nada tem a ver com o processo infeccioso.
O que fazer?
Dê um banho morno na criança; opte por ambientes arejados para colocar o bebê; faça a criança ingerir bastante líquido; e dê um antitérmico recomendado pelo pediatra. Caso a febre persista após meia hora de descanso e a adoção das providências descritas, procure um médico.

Febres em bebês

"Uma consulta imediata ajuda a recuperar a tranqüilidade, e permite ao médico indicar as medidas para prevenir a repetição dos episódios, ou determinar a necessidade de efetuar estudos posteriores para descartar possíveis fatores de pré-disposição...".

A temperatura corporal considera-se normal quando se situa entre os 36 e os 37 graus, ainda que possa mostrar alguma variação durante o dia, com valores mais baixos nas primeiras horas da manhã e mais altos ao fim da tarde. Também podem registrar-se diferenças segundo o lugar onde se avalie: no reto é mais elevada do que na boca e nas axilas.


Porque se produz a febre?

O aumento da temperatura normal reflete uma perda do equilíbrio entre a produção de calor e a sua perda, que pode obedecer a diferentes motivos. Nas crianças os mais freqüentes são, de longe, as infecções virais e bacterianas. Com efeito, na presença de um agente infeccioso, o organismo liberta substâncias que determinam que o nível de ajuste da temperatura se eleve acima dos seus valores normais.


A febre e as suas manifestações

Os sintomas dependem da intensidade da febre e da idade da criança. Nas pequenas pode registrar-se uma diminuição da vitalidade, um vômito aparentemente inexplicável ou perda de apetite.

Os mais crescidinhos podem sentir dores de cabeça, de abdômen ou dores musculares. Enquanto a temperatura está subindo, a criança queixa-se de frio e, se tem idade para fazê-lo, procurará calor. Além disso, pode apresentar tremores e uma coloração acinzentada na pele. Quando se alcança o novo nível térmico, aparecem os sinais clássicos da febre: face avermelhada, pele quente, abatimento ou sonolência, e em casos extremos até delírio.


Como se avalia a temperatura?

A medição requer o uso de um termômetro. Hoje em dia existem termômetros especiais para avaliar a temperatura nos bebês sem o risco dos antigos de vidro. Eis alguns dos exemplos:

- Termômetro eletrônico com ponteira maleável (menos agressiva para o bebê) com l leitura digital e medida precisa em 30 segundos. Sinal sonoro quando a temperatura é alcançada.

- Termômetro digital eletrônico permite avaliar a temperatura do corpo com rapidez e exatidão equipado com um visor de leitura fácil, tem um sinal sonoro que indica o fim da leitura.

- Thermo Touch Baby é um novo termômetro que avalia, em poucos segundos a temperatura na zona da testa. Basta passar a sonda pela testa, na zona da têmpora e, após alguns segundos, um sinal sonoro indica o fim da leitura.

- A chupeta com termômetro integrado pode ser introduzida na boca do bebê. A temperatura é medida em poucos segundos.

- Termômetro de ouvido. A ponta do termômetro deve ser introduzida na entrada do ouvido e aperta-se um botão. A temperatura é medida em dois segundos.

As causas mais freqüentes de febre nas crianças, são as infecções respiratórias, doenças eruptivas (sarampo, rubéola, varicela, etc.), infecções urinárias, infecções gastrointestinais e meningite.


Antipiréticos, quando?

Devido à ansiedade que lhes provoca, quando o bebê tem febre os papais apressam-se a tratar de controlá-la. No entanto, muitas vezes pode ser inofensiva, de maneira que o mais importante é determinar a causa que a produziu.

Existem, pelo contrário, duas situações que requerem especialmente a administração de um antipirético: quando a criança se sente muito doente devido à febre, e para prevenir as convulsões febris, quer seja porque existem antecedentes pessoais ou familiares, ou porque a criança padece de alguma doença neurológica.


As temidas convulsões.

Durante o pico febril, as crianças menores de cinco anos podem sofrer de convulsões (perdas de consciência e movimentos descordenados ou até a ausência de movimentos). Se bem que esta situação provoque um intenso pânico nos pais, na maioria dos casos a convulsão cede espontaneamente em poucos minutos, sem deixar nenhuma seqüela.

Uma consulta imediata ajuda a recuperar a tranqüilidade, e permite ao médico indicar as medidas para prevenir a repetição dos episódios, ou determinar a necessidade de efetuar estudos posteriores para descartar possíveis fatores de pré-disposição.

O importante é estar alerta e consultar o pediatra sempre que tiver alguma dúvida.

2007-04-26 11:41:14 · answer #1 · answered by TIOZIM 5 · 4 0

Um recém nascido ainda não tem o controle térmico do seu corpo e pode alterar a temperatura com excesso de roupas ou com o calor do ambiente , é preciso muita observação , use sempre o termômetro para aferir a temperatura , considere o que eu disse antes e se for maior que 37,5 dê um banho morno quase frio molhando principalmente a cabecinha se não puder dar o banho envolva-o em uma fralda úmida sempre priorizando a cabecinha , refresque o ambiente , se mesmo assim a temperatura subir , leve-o ao pediatra , observe a cor da urina e o aspecto das fezes para dizer ao médico , observe a respiração (os bebes respiram mais rápido mesmo , observe o narizinho se tiver abrindo e fechando as narinas é sinal de falta de ar ).aprenda aos poucos e não se desespere jamais pois vai passar pra ele , mantenha a calma que tudo vai dar certo o médico é o seu melhor consultor.Bjs.

2007-04-26 12:15:32 · answer #2 · answered by Solange Macedo C 6 · 1 0

Olá costuma ser 36.7.Ao me escolher coloque nos comentários seu e-mail que vou enviar pra vc uma cartilha sobre alimentação de 0 a 2 anos . É um espetáculo e eu uso com minha filha . beijos.

2007-04-26 13:25:12 · answer #3 · answered by Linda 4 · 0 0

Se a mãozinha e o pezinho tiver mais quente que o normal é febre.

Os bebês costumam ter o pé mais geladinho. Mas a temperatura não sei te informar.

2007-04-26 11:53:28 · answer #4 · answered by thaiane.freitas 2 · 0 0

36 e meio até 37. Daí para a frente já é febre mesmo. veja que no termômetro o 37 está em vermelho. É um sinal de alerta. Meça a cada 10 minutos para ver se altera. Se alterar para mais, procure o pediatra.

2007-04-26 11:40:42 · answer #5 · answered by marianapaula 4 · 0 0

Quando você, num simples toque, perceber que seu bebê está febril, deve imediatamente medir sua temperatura com o auxílio de um termômetro. A medição deve ser feita na axila ou na virilha e nunca na boca, porque o termômetro pode se romper, o que é muito perigoso para o bebê. Quando medida na axila, a temperatura considerada normal é até 36,5ºC e na virilha, até 37,5ºC. A elevação da temperatura é a indicação de que alguma coisa não está bem e se torna perigosa quando ultrapassa os 42ºC. Portanto, se seu bebê apresentar alteração na temperatura, por um grau que seja, não deixe de levá-lo o quanto antes ao pediatra.

Fica aqui um lembrete: Nunca dê remédios ao seu bebê sem o consentimento do pediatra, mesmo que pareça inofensivo.

2007-04-26 11:37:44 · answer #6 · answered by Mauricio 7 · 0 0

Eu não sei, mas seu pediatra sabe!

2007-04-26 13:07:03 · answer #7 · answered by Kartoffel 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers