Como absolutamente Nada !!!!!
A sabedoria humana nunca é absoluta, mas é relativa. O homem consegue sabedoria em escala limitada pelos seus próprios esforços, embora de qualquer modo tenha de usar a inteligência de que Deus (que até mesmo deu aos animais uma sabedoria instintiva, conforme descrito em Jó 35:11 e Provérbios 30:24-28) inicialmente dotou o homem. O homem aprende por observar os materiais criados por Deus, e por trabalhar com eles. Esta sabedoria pode variar em tipo e alcance.
No entanto, o homem nem sempre tem usado sua inteligencia e sabedoria da forma correta.
Devido ao Orgulho, Prepotencia, muitos humanos criaram o conceito das filosofias que prega que não existe verdade absoluta.
Ora, não existindo a verdade absoluta conforme pensam os filósofos, o homem continua a tatear como um cego, procurando a sua própria verdade, deixando de lado a fonte da verdadeira sabedoria - Jeová Deus.
Não raro, os homens mudam de opinião, porque são imperfeitos e limitados em poder. Muitas coisas que se pensava serem verdades - Mesmo do ponto de vista científico, mais tarde provou-se que não era bem assim ...
A verdadeira sabedoria está de mãos dadas com o Temor salutar de desagradar a Jeová, o Grandioso Sábio e Todo Poderoso, criador de todas as coisas.
Se colocarmos nossa confiança no que Deus diz, NUNCA iremos nos desapontar ou mesmo afundarmo-nos num "buraco negro", coisa que é muito comum quando se coloca a confiança no conhecimento e sabedoria humanas.
Ao passo que usando a inteligencia e a sabedoria que nos é dada por Deus da forma correta, certamente iremos bem; mas nunca devemos por de lado a Sabedoria e o conhecimento de Deus e elegermos o conhecimento e a filosofia humana como mais importante ou como verdadeira.
Paulo escreveu corretamente neste sentido. Ele disse - “‘Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.’ E novamente: ‘Jeová sabe que os raciocínios dos sábios são fúteis.’” — 1ª Corintios 3:19, 20.
Jesus foi um exemplo de humildade. Disse que não fazia nem dizia nada de sua própria iniciativa; mas fazia aquilo que observava o Pai fazer.
Veja a sabedoria Divina em ação contra os raciocinios e astucia humanos, neste exemplo acontecido com Jesus:
Lu 20:19-26:
Os escribas e os principais sacerdotes procuravam então, naquela mesma hora, deitar mãos nele, mas temiam o povo; porque percebiam que contara esta ilustração pensando neles. E, depois de o observarem de perto, enviaram homens secretamente contratados para pretenderem ser justos, a fim de que o pudessem apanhar na palavra, para o entregarem ao governo e à autoridade do governador. E interrogaram-no, dizendo: “Instrutor, sabemos que falas e ensinas corretamente e não mostras parcialidade, mas que ensinas o caminho de Deus em harmonia com a verdade: É lícito ou não que paguemos imposto a César?” Mas ele percebia a sua astúcia, e disse-lhes: “Mostrai-me um denário. A imagem e inscrição de quem está nele?” Disseram: “De César.” Disse-lhes ele: “De todos os modos, pois, pagai de volta a César as coisas de César, mas a Deus as coisas de Deus.” Bem, não foram capazes de apanhá-lo nesta declaração perante o povo, mas, pasmados com a resposta dele, não disseram nada.
No decorrer da história do povo de Deus, Apóstatas, sacerdotes, profetas e sábios quer da nação israelita quer dos que se dizem cristãos, com o tempo induziram o povo a se opor ao conselho e às ordens de Deus, conforme expressos pelos Seus servos leais. (Jeremias 18:18) Em resultado disso, Jeová fez ‘perecer a sabedoria dos seus sábios e se esconder a própria compreensão dos seus homens discretos’ (Isaias 29:13, 14; Jeremias 8:8, 9).
Um exemplo clássico disso foi a própria destruição de Jerusalém e do seu templo em 607 AEC e 70 EC.
Jeová também humilhou Reis pretenciosos, soberbos e orgulhosos, como foi o caso do orgulhoso destruidor de Jerusalém, Babilônia, e com a jactanciosa dinastia de Tiro). (Isaias 47:10-15; Ezequiel 28:2-17) Rejeitaram a sabedoria espiritual em favor da sabedoria carnal.
Hoje em dia não é diferente. Muitos que se tornam apóstatas, fazem-no porque não querem se sujeitar humildemente à supervisão de homens humildes usados por Deus para dirigir sua Organização Terrestre.
O que ganham ? Calamidade espiritual, naufrágio neste mundo e suas vãs filosofias... Voltam à lama dos ensinamentos mundados cheios de paganismo, orgulho, materialismo e coisas semelhantes como vemos na religião apartada do Deus Verdadeiro.
O Rei Salomão, ao investigar “a ocupação calamitosa” que o pecado e a imperfeição causaram à humanidade, pesou o valor da sabedoria em geral desenvolvida e alcançada pelos homens, e achou que ela é “um esforço para alcançar o vento”. A desordem, a perversão e as deficiências existentes na imperfeita sociedade humana estão tanto além da capacidade humana de endireitá-las ou compensá-las, que aqueles que têm “abundância de sabedoria” sentem-se cada vez mais frustrados e irritados, porque estão vivamente cônscios de quão pouco podem fazer pessoalmente para melhorar a situação. — Eclesiastes 1:13-18; 7:29;
Jesus louvara seu Pai celestial por esconder certas verdades “dos sábios e dos intelectuais”, ao passo que as revelava aos seus discípulos, os quais, em comparação, eram como “pequeninos”. (Lucas 10:21-24) Os escribas e os fariseus, educados em escolas rabínicas, estavam entre tais sábios e intelectuais. — Veja Mateus 13:54-57; João 7:15.
Hoje, os ditos eruditos, altos críticos da Bíblia, pessoas de conhecimento vasto sobre o mundo, renegam o conhecimento Divino através da palavra de Deus - A Bíblia e tentam humilhar os servos de Deus.
Com que resultado ? Enquanto os Servos de Deus vivem num paraíso espiritual já agora, tais sábios continuam perdidos, cambaleando de um lado para outro na disputa pelo status, promoção pessoal, fama; lançando mão de fraudes, mentiras, enganos e distorções.
De modo que o mundo em grande maioria, na sua sabedoria fútil, rejeitou e rejeita como tolice a provisão de Deus por meio de Cristo.
Mas Deus, por sua vez, provava que então a sabedoria dos sábios do mundo era tolice, envergonhando os sábios deles por usar o que eles consideravam ser “uma coisa tola de Deus”, bem como pessoas que eles achavam ‘tolas, fracas e ignóbeis’, para realizar Seu invencível propósito. (1ª Corintios 1:19-28) Paulo lembrou aos cristãos coríntios que “a sabedoria deste sistema de coisas, [e] a dos governantes deste sistema de coisas” ficariam reduzidas a nada; portanto, esta sabedoria não fazia parte da mensagem espiritual do apóstolo. (1ª Corintios 2:6, 13) Ele avisou os cristãos em Colossos para não serem enlaçados pela ‘filosofia [fi·lo·so·fí·as, literalmente: amor à sabedoria] e pelo vão engano, segundo a tradição de homens’. —Colossenses 2:8
Os verdadeiros servos de Deus e seguidores de tem conhecimento e entendimento muitíssimo superiores aos do mundo, podendo assim falar, “não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com as ensinadas pelo espírito”, com “uma boca e sabedoria” que os opositores não podiam refutar, embora tais cristãos talvez fossem menosprezados como “indoutos e comuns” segundo normas do mundo. — 1ª Corintios 2:11-16; Lucas 21:15; Atos 4:13; 6:9, 10.
2007-04-26 04:24:12
·
answer #1
·
answered by WDR 4
·
0⤊
0⤋
A capacidade de enxergar além é uma dádiva divina...iluminados e abençoados sejam aqueles que fazem de nossas vidas mais que acordar, dormir e fazer sexo.
Foi Deus quem nos faculdades para sermos esses seres metamorfosicos e curiosos, para que assim possamos cada vez mais nos aproximarmos dele, que é amor e perfeição.
Pensar é um mode de agradecer a Deus toda sua bondade, e fazer útil nosso presente.
2007-04-26 10:50:31
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
A palavra filosofia vem de raÃzes gregas que significam “amor da sabedoria”. A filosofia, segundo empregado aqui o termo, não tem por base a aceitação da crença em Deus, mas procura dar aos indivÃduos uma concepção unificada do universo, e procura fazer deles pensadores crÃticos. Na busca da verdade, emprega principalmente meios especulativos e não a observação.
Visto que as filosofias humanas desconsideram a Palavra de Deus, nunca devemos subestimar o perigo que representam. O moderno raciocÃnio filosófico seduziu muitos instrutores da cristandade a aceitarem a doutrina da evolução. Até mesmo abandonam sua crença na inspiração da BÃblia em favor da alta crÃtica, no empenho de granjear respeitabilidade intelectual. As filosofias polÃticas e sociais que enfatizam a liberdade pessoal têm levado a uma epidemia de abortos, à ampla imoralidade sexual, ao vÃcio de drogas e a outras práticas destrutivas. O raciocÃnio materialista leva hoje a maioria das pessoas a medir a felicidade e o sucesso em termos de bens materiais.
Todas essas filosofias representam esforços de solucionar problemas ou de buscar a felicidade por meio de raciocÃnios humanos e sem a ajuda de Deus. Desconsideram a verdade básica reconhecida por Jeremias: “Bem sei, ó Deus, que não é do homem terreno o seu caminho. Não é do homem que anda o dirigir o seu passo.” (Jeremias 10:23) Nossa felicidade e nossa salvação dependem da nossa obediência e confiança em Deus. De modo que é sábio resistir à tentação de dar rédeas soltas à nossa curiosidade, expondo a mente a idéias humanas que podem corromper nossa maneira de pensar e por fim deixar-nos perdidos entre os que não têm esperança.
2007-04-27 20:49:05
·
answer #3
·
answered by rao 3
·
0⤊
0⤋
1 Coríntios 3:19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles.
2007-04-26 18:01:03
·
answer #4
·
answered by cmte.olavo 5
·
0⤊
0⤋
LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E ENTENDA:
I CORINTIOS CAP 1
19 porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a sabedoria o entendimento dos entendidos.
20 Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem.
2007-04-26 11:32:35
·
answer #5
·
answered by Bruno RJ 3
·
0⤊
0⤋
Encara como algo detestável,sem valor.
Muitos tentam por filosofias desviar, os outros de fazer o que é correto. Col.2:8.
Filosofias é coisas de homens imperfeitos.
Agora pensamos: Não é do homen que anda o dirigir os seus passos (Jer.10:23),
Será sábio dar ouvidos a filosofias humanas?
2007-04-26 11:22:46
·
answer #6
·
answered by bom_paulista 4
·
1⤊
1⤋
Acho que os conhecimentos humanos, para Deus nada vale,
pois a verdadeira sabedoria está em conhecer a sua vontade.
No livro de Thiago a palavra diz: Quer sabedoria, peça a Deus.
2007-04-26 11:05:03
·
answer #7
·
answered by BOB DICK 4
·
0⤊
0⤋
Indião, muitos escritores da Bíblia tiveram suas opiniões formadas sobre o que chama de "filosofias humanas", e dependendo do quer pensar sobre isso, pode escolher a fonte que quiser, é prato feito. Eu me coloco, então, no lugar de um São Paulo quando foi pregar a simplicidade do evangelho aos gregos do passado. Ele se consideravam o máximo, o erro não estava tanto na filosofia grega, reconhecidamente uma fonte de sabedoria, mas na vaidade de muitos filósofos do passado. Ao verem aquele homem já idoso, simples, embora erudito, falando de um messias judeu, ah, viraram as costas solenemente e Paulo deve ter ficado uma arara com eles. Percebe, é o ponto de vista paulino. Mas a filosofia egípcia de Moisés é elogiada nos Atos, quando Pedro (se não me engano) diz que apesar de tão sábio Moisés se tornou humilde e nivelado com o sacrificado povo Judeu no cativeiro. Não falou mal da sabedoria (filosofia) egípcia, notou? Deixo-te um conselho sábio, de Paulo: "Examinai tudo (tudo mesmo!) e retende o que for proveitoso". Este conselho é abrangente, inclui todas as escrituras de então. Faça o mesmo, vá fundo, não tenha medo do desconhecido. Deus é tudo em todos, amigos, mas você precisa chegar a essa conclusão por si mesmo.
2007-04-26 11:04:24
·
answer #8
·
answered by carlosossola 7
·
0⤊
0⤋
NÃO HÁ NINGUEM MAIS SABIO NO MUNDO DO QUE O PROPRIO DEUS, FILOSOFIAS HUMANAS SAO ILUSOES UTOPICAS QUE SÓ FAZ DEUS SER MAIS SABIO E SOBERANO
2007-04-26 11:03:09
·
answer #9
·
answered by Karla 3
·
0⤊
0⤋
é melhor Deus mesmo responder com sua Palavra:
"Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. 1 Coríntios 3:19 "
2007-04-26 11:02:12
·
answer #10
·
answered by Gilberto 5
·
0⤊
0⤋