English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Todo fundamentalista está em desacordo com a prática da inteligência, visto que contextualizar é impossível para quem se apega à letra e esquece o Espirito.
O apego ao literal seria uma forma de não perderem uma pseudo segurança de vida que um texto dá, ou a impossibilidade
intelectual de extrapolar para entender, diversificar para enriquecer as idéias?
A sociedade sofre com o fundamentalismo quando se torna refém dos que não conseguem conviver com a diversidade?

2007-04-25 10:28:16 · 15 respostas · perguntado por Frei Bento 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

15 respostas

Fundamentalistas de qualquer designação religiosa, são perigosos sim, eles naum conseguem ver nada além daquilo que pensam estar correto,
São perigosos a sociedade, pois toda a nossa história esta repleta de guerras e crimes em nome de religiões, caso muito difícil de se entender pois todas as religiões pregam o amor ao próximo e a paz.
estude o alcorão, o crime e condenado e tem muita semelhança com a bíblia, não poderia ser diferente, pois o amor do Sr. é um só,

2007-04-25 10:40:04 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

A história mostra o perigo da unanimidade ou cumplicidade para as ideologias fascistas ou restritivas.
Gênios doentios percebem o instante exato q a mente coletiva clama por sangue,e lideram o barco direto para a cachoeira logo abaixo.

2007-04-25 17:46:45 · answer #2 · answered by Atanásio 6 · 4 0

tudo isso é meio relativo, Frei Bento.
Se fosse em outros países, já sabe, pode virar homem bomba.Mas aqui no Brasil, acho que o fundamentalista acaba falando é sozinho mesmo.
Embora, exista seguidor prá todo tipo de doido.
Taí o inri cristo que nao me deixa mentir
Fica na Paz !
Rosana

2007-04-25 17:41:02 · answer #3 · answered by ROSANA 6 · 3 0

Ué, claro! Olha o que aconteceu no Afeganistão! Ditadura religiosa, além dos atentados contra a vida e a manutenção da vida foi abolido, mediante proibição até mesmo a higiene, cultura, intrução, arte, saúde - o verdadeiro império do mal e do terror.

2007-04-25 17:34:18 · answer #4 · answered by εїзdragonflyεїз 7 · 3 0

é notável essa colocação.
muito conteúdo em tão poucas palavras :-)
é óbvio que o fundamentalismo cega totalmente aqueles que o entendem como correcto, e cega sem que eles mesmos o entendam.
trata-se de uma injecção de anti-cultura e anti-compreensão, em que as pessoas se tornam papagaios daquilo que lhes incutem sem ao menos se perguntarem porquê.
o fundamentalismo é perigoso tanto para aqueles que optam por essa via como para aqueles que os "fundamentalistas" vitimizam e utilizam como alvo das suas loucuras.
logicamente que o apego ao literal, como diz e muito bem, exclui qualquer tipo de raciocínio inteligente da parte da própria pessoa. é uma dependência absolutista de uma coisa, seja ela qual for, que os motiva, e muito erradamente, deixe-me dizer, a não usar uma coisa que nos foi atribuída desde o nascimento. a massa cinzenta ou cérebro.
esse fundamentalismo é extraordináriamente perigoso não só para quem o pratica mas também para quem convive com pessoas desse tipo.
agora e dexando de filosofar, vou ser o mais directa possível: fundamntalistas precisam de tratamento psiquiátrico urgente antes que a coisa fique pior...melhor seria que, em caso de não colaborarem, os amarrassem e os forçassem a um tratamento intensivo, de preferência com uma escola lata em que aprendessem que o mundo não é a fantasia que imaginam mas sim algo muito diferente.

2007-04-25 18:35:50 · answer #5 · answered by Maharet ® 6 · 2 0

Depende. Em geral, só a ele mesmo. Mas quando espertos se aproveitam dele para fazer o trabalho sujo, aí vira ameaça à sociedade.

2007-04-25 17:35:14 · answer #6 · answered by Anonymous · 3 1

A ambos.Na verdade o fundamentalista é um analfabeto funcional.Não consegue ir além da interpretação do q está escrito meu caro frei.Vou até criar um neologismo pra eles.Literoguiados.Não ouvem a alma.Só enxergam as letras.Um abraço amigo.

2007-04-26 07:09:44 · answer #7 · answered by Servo impiedoso 3 · 1 0

Um fudamentelista é sempre uma ameaça à sociedade, pois o fundamentalismo é contagioso e incurável. Você nunca vai encontrar um fundamentalista isolado, sempre em grupos muito bem hierarquizados em que um contamina o outro.
Acho que o fundamentalismo é sim uma proteção do indivíduo contra o mundo, ao mesmo tempo que é incapacidade de lidar com o diferente. Eles têm medo de que se de repente tudo aquilo que eles aprenderam na infância for desmistificado o mundo passe a não ter mais sentido algum, como num sonho muito surreal. Eles então se verão perdido num mundo de monstros (ou seja, tudo aquilo que ele aprendeu a execrar: a diferença) contra os quais terá que lutar com uma arma que ele não sabe utilizar: o bom-senso.


Paz da Deusa!

2007-04-25 18:16:50 · answer #8 · answered by Dara Le Fay 6 · 1 0

Todo fundamentalista é um dogmático, logo, não ameaça a
ninguém. A imprensa tem mania de falar que todo islâmico é fundamentalista, mas, eu discordo porque acho esse termo FUNDAMENTALISTA muito pejorativo e preconceituoso, não sou islâmica, mas, já convivi com muitos deles e não vi nenhum representar perigo para mim.

2007-04-25 18:13:00 · answer #9 · answered by alaphia2007 4 · 1 0

A si mesmo sempre será, mas só será uma ameaça à sociedade quando resolver destruir tudo que lhe contrarie a fé fanática.

2007-04-25 17:49:15 · answer #10 · answered by Amnyoteph 7 · 1 0

é interessante, mais é a verdade.

2007-04-25 17:47:16 · answer #11 · answered by Jeje 5 · 1 0

fedest.com, questions and answers