É uma pessoa que estuda a relação do ser humano e o meio ambiente. Pode ser geografia fisica, humana, politica, economica ou social.
2007-04-24 06:20:25
·
answer #2
·
answered by nininha 4
·
0⤊
0⤋
A palavra "geógrafo" é proparoxítona, portando, exige acentuação.
Estudar a superfície terrestre e seus componentes - solo, clima, relevo e cursos d'água - é a tarefa mais conhecida do geógrafo, que usa ferramentas de trabalho como mapas, relatórios ambientais, fotografias aéreas, imagens de satélite e radar, sensoriamento remoto e cartografia. Porém, a atuação desse profissional vai muito além dos mapeamentos e da observação de fenômenos físicos. Cada vez mais ele se torna uma peça importante nas soluções dos problemas ambientais.
A estreita ligação entre a Geografia e a necessidade de preservação do planeta impulsionou essa atividade. Hoje, o geógrafo atua fortemente no campo, na elaboração de estudos de impacto ambiental e no estudo das mudanças drásticas na paisagem e no clima, decorrentes dos desastres provocados pelo homem - como desmatamentos, queimadas e a destruição de monumentos naturais como Sete Quedas. Cabe também a esse profissional sugerir soluções para a ocupação do solo de maneira racional, sem agressões ao meio ambiente. O geógrafo é ainda bastante solicitado para estudar a distribuição das populações sobre todas as regiões do planeta e analisar suas conseqüências econômicas, sociais, culturais, políticas e históricas.
Atividade tradicional da Geografia, o magistério ainda atrai a maior parte dos formandos. Mas o mercado de trabalho inclui, ainda, órgãos como o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos, São Paulo, que exigem conhecimento de climatologia e sensoriamento remoto para a interpretação de imagens transmitidas por satélites.
Como nunca agitou-se tanto a bandeira verde da ecologia, abrem-se perspectivas de trabalho em empresas que estudam o meio ambiente, e nas que se utilizam de cartografia digital, assim como nas ONGS, organizações não governamentais, e também em secretarias estaduais e municipais de planejamento urbano. O turismo ecológico é outra área em expansão. Com amplos conhecimentos sobre diferentes regiões e ecossistemas, o geógrafo pode organizar excursões a santuários ainda intocados e sítios arqueológicos.
Na opinião de Wilmar Alves da Silva, da diretoria da AGB (Associação dos Geógrafos Brasileiros), o grande entrave para quem se forma em Geografia é o desconhecimento sobre as áreas de atuação do profissional. "O geógrafo também pode trabalhar com planejamento urbano, mapeando, por exemplo, zonas de incidência maior de certas doenças. Na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, já há vários profissionais fazendo esse tipo de trabalho", afirma.
Duração média do curso: quatro anos
2007-04-23 19:04:34
·
answer #3
·
answered by Mauricio 7
·
0⤊
0⤋