English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Karl-Wilhelm Westmeier escreveu um livro sonbre isso. Acredito ser possível que a CIA esteva por trás do avanço do neo-pentecostais no Brasil nos anos 80. Não duvido! Foi muito parecido com a infusão do crack nos anos 80 nas comunidades carentes americanas que despertavam desde o inicio do movimento negro dos direitos civís nos EUA (anos 60-70). Se achar o link eu boto aqui.

Parece que a idéia era impedir o avanço da Teologia da Libertação da ICR que com suas comunidades eclesiais de base e o movimento estudantil que depois de anos amordaçado crescia muito depressa no início dos anos 80 e misturava jovens intelectuais de classe média católicos com os favelados. Quiseram mudar as coisas... igreja ópio do povo é muito mais fácil de se controlar.

2007-04-18 01:45:23 · 10 respostas · perguntado por Electrobird 5 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

A igreja progressista que trabalhava conscientizando o povo nas comunidades carentes (rurais e urbanas) foi reprimida tanto pela própria hierarquia católica quanto por interesses dos latifundiários e da extrema direita. As comunidades eclesiais de base que trabalhavam junto ao movimento dos sem terra, e o movimento jovem inteligente e conscientizador composto por estudantes católicos que subia as favelas para levar um cristianismo de libertação, que participou do movimento pelas diretas e contribuiu para a democratização do Brasil, foi substituído pela lobotomia da renovação carismática e pela lavagem cerebral instituída com a invasão das igrejas evangélicas, onde a promessa de liberdade é abstrata e distante. A religião de conscientização virou a religião do louve a Deus e salve a si mesmo. Junto com a esquerda Iniciamos uma revolução pacifista que teve seu crescimento impedido por essa suspeita expansão desse "Jesus" abstrato que salva a alma mas deixa o povo morrer de fome.

2007-04-18 01:47:00 · update #1

O livro que mencionei é de Pablo R. Andinach - escrevi o nome da editora por engano.

2007-04-18 01:48:58 · update #2

Cia and Crack Cocaine (Em Inglês)
Virtual Truth Commission - Telling the Truth for a Better America: http://www.geocities.com/~virtualtruth/crack.htm

2007-04-18 02:50:26 · update #3

10 respostas

Desde sua formação, os EUA caracterizaram-se pela forte presença de calvinistas ao norte das 13 colônias, caracterizados pela crença na predestinação e conforme Weber (1967:36), a valorização das obras como sinal da graça divina, a imposição da frugalidade por oposição ao consumo desmedido, a substituição do lazer por trabalho intensivo, em suma, um constante auto-controle e uma obsessiva consideração sobre as conseqüências éticas de cada ato da vida diária seriam os traços mais característicos do calvinismo. Esta idéia estava bastante presente entre aqueles que fugiram do catolicismo universalista europeu, para povoar as Treze Colônias Americanas. Neles, logo nasceu a intenção de formar uma nação independente e começar a expansão do que hoje conhecemos como “Destino Manifesto”(idéia que defende serem os norte-americanos destinados, por Deus, a dominarem as terras entre o oceano Atlântico e Pacífico).
A partir de 1901 iniciaram o “Big Stick” sobre a América Latina, política complementar à doutrina Monroe, tal expressão seria alusão à frase “fale macio (para dominar os latino-americanos), mas leve sempre um grande porrete (caso não aceitem). É interessante observar que logo depois, por volta de 1906, os Pentecostais surgem como grupos autônomos em Chicago e passam a influenciar politicamente no país tanto interna como externamente.
Durante a Guerra Fria, marcada pelo conflito político, ideológico estratégico entre os países capitalistas liderados pelos EUA e socialistas liderados pela URSS; os EUA justificavam o seu imperialismo econômico e político sobre os países “liberais capitalistas” pela defesa do direito à religiosidade contra o socialismo ateu liderado pela URSS. Sobre essa bandeira religiosa e liberal capitalista foi gerado dentro dos EUA, na década de 1970, o neopentecostalismo junto ao desenvolvimento da Teologia da Prosperidade.
O primeiro dando origem às inúmeras igrejas de forte identificação com formas populares de cristianismo, segundo a qual a figura do diabo é a origem de todos os males, enquanto a segunda defendia que a felicidade e o “sucesso material” podem ser conquistados nesta vida pela fé. Essa interpretação racional da religiosidade nos EUA denuncia um puritanismo religioso norte-americano marcado por pesados interesses ideológicos.
As afirmações acima,e necessidade de interpretar racionalmente comportamentos religiosos não é recente. Em seu livro “Os demônios descem do Norte”, Delcio M. Lima (1987) denuncia o financiamento dos EUA a grupos pentecostais, durante a Guerra Fria, com a intenção de conter o comunismo presente nos movimentos protestantes históricos e católicos, como as CEBs. Estes movimentos, segundo os pentecostais norte-americanos, estariam deixando o sagrado de lado e buscando reflexões profanas sobre cidadania ou distribuição de riquezas, como seria o caso da Teologia da Libertação. Hoje, observa-se com facilidade a contraditória proliferação de seitas e religiões na América Latina, apesar da crescente secularização da sociedade com acirrada disputa materialista.

“A proliferação de seitas novas preocupadas só com o transcendental deixam o temporal como sempre esteve”, segundo Delcio Monteiro de Lima (1987) essa seria uma forma de facilitar o imperialismo norte-americano sobre essas áreas. Ainda segundo o mesmo autor, aí residiria a razão pela qual são financiadas seitas novas pela América Latina, ou seja, existe um poderoso e ideológico interesse materialista a fim de que a reflexão religiosa restrinja-se apenas ao aspecto transcendental.
Esquema alienante e poderoso, que amarra as pessoas às seitas de forma total e exclusiva, barrando qualquer discernimento ou critica social ou politica capazes de colocar em cheque o Estado e a ideologia imposta ao quintal Latino Americano.

Paz e Bem

2007-04-18 02:21:11 · answer #1 · answered by Frei Bento 7 · 9 2

Interessante,me lembra as técnicas dos próprios americanos contra os índios:"davam" ,no inverno ,cobertores para os índios..contaminados com varíola e muito uísque barato para destruí-los pelo alcoolismo!

2007-04-18 03:15:19 · answer #2 · answered by Atanásio 6 · 5 0

Electrobird!

Nunca acreditei no alto poder de persuasão dos Pastores, sabendo-se muito bem o nível teológico da maioria!
Um ou outro, é até aceitável, mas essa quantidade abusiva, no mínimo chega a ser questionável!
Sempre mencionei as "forças ocultas", para justificar o "fenômeno", mas parece que já deram nomes aos "bois"!
Ótima colocação!
Um abraço!

2007-04-18 03:53:24 · answer #3 · answered by ygorusan 6 · 4 0

Uma das formas de desestruturar um sistema é envenenando a cultura do país a ser atingido. Pode ser uma teoria bem séria esta...

2007-04-18 05:20:02 · answer #4 · answered by Anonymous · 3 0

Discordo. Acho que a causa, ou melhor, as causas, são, a fome, falta de instrução, falta de perspectiva e necessidade de segurança. Também o afago no ego, no domingo, o cara veste o terno velho, vai a igreja, todos o chamam de irmão, fazem uma festinha juntos e no final o pastor fica na porta apertando as mãos de todos e exaltando sua importância. Eles voltam pra casa realizados. Ah!! E tem a euforia coletiva, como a que ocorre em shows e jogos de futebol, que eles acreditam ser o "fogo do céu" descendo. Sem contar com os espertos pregadores que, usando seu carisma, arrebanham "ovelhas' dizimistas para a empresa.

2007-04-18 02:47:10 · answer #5 · answered by Malignant 7 · 3 0

Olha nem vou especular se é ou não, a invenção da Teologia da Prosperidade já é o suficiente para acender a ganância humana - e ainda conseguem encontrar legitimação bíblica! Quem precisaria da CIA, não é mesmo?

2007-04-18 02:16:41 · answer #6 · answered by εїзdragonflyεїз 7 · 3 0

Olha, eu realmente não duvido disso, pois a forma com que é feita essa lavagem cerebral na cabeça de muitos evangélicos e católicos carismáticos... é horrível na minha opinião... E pode ter dedo da CIA sim... eles sempre atuaram no Brasil e em outros países da América Latina...

Você me fez lembrar de um livro chamado Confissões de Um assasino econômico... não lembro o nome do autor, mas é a história da vida dele como um Hit man... que fazia prospecção para crescimento da economia e energia maiores que a realidade e assim os países pobres emprestavam dinheiro do Banco Mundial e do FMI de forma que se aprisionassem para sempre a eles e acabassem por virar colônia americana... Ele fala desde do golpe feito pela CIA acho que no Irã e no Panamá entre outros... e em um pedaço do livro ele conta que as missões evangélicas para ajudar os índios no países da AL contaminavam eles com doenças entre outras coisas... Se eles podem agir dessa forma ... podem agir de qualquer forma... eu não duvido de nada!!!

2007-04-18 02:40:29 · answer #7 · answered by Dan@ 6 · 2 0

Por uma nova ordem secular e a idéia de um ser uno universal, é representado pela ponta superior da pirâmide. Não por acaso, isto está impresso nas notas de um dólar. É a demonstração da divisão em classes sociais e a aceitação de uma sociedade sujeita a uma hierarquia natural. Os mais poderosos em cima. E, para subir é necessário competir. Nem que para isso acabe a solidariedade e armas sejam planejadas e industrializadas.

2007-04-18 02:03:08 · answer #8 · answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7 · 2 0

Droga vc me descobriu!!!
Teje preso!!! Imediatamente!!!

2007-04-18 02:03:46 · answer #9 · answered by Acqua 6 · 2 1

TALVEZ

2007-04-18 02:08:52 · answer #10 · answered by JESUS TE AMA 7 · 1 1

fedest.com, questions and answers