English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Nossos parâmetros de "bondade e maldade" estão, penso eu, gravemente alterados...
Será que nossa inércia em ajudar alguém que dorme pelas ruas, por exemplo, não é maldade disfarçada de "incapacidade"? Sempre alegamos: "O que posso EU fazer?"
Entre outros tantos problemas, que assistimos passivamente...então estamos anestesiados?
Estar anestesiado para o mal, não seria TORNAR-SE MAL?

2007-04-16 07:50:54 · 11 respostas · perguntado por DETESTÁVEL DR. NUNCA 4 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

11 respostas

Isso é bem relativo. Depende do ponto de vista da pessoa. Que geralmente é muito influenciado pela classe social, amigos, etc.
Mas quanto a sua posição, você está certo. `Pois se não estamos fazendo nada pra o bem, consequentemente estamos nos submetendo a ceitar o mal. Mas não siginifica que a pessoa se torne má.

Certa vez um amigo me disse: "Para que haja o mal basta os bons não fazerem nada".

2007-04-16 08:10:10 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

O bem e o mal fazem parte da natureza humana, mas cabe a cada um fazer com que a consciência e os valores corretos façam o bem prevalecer, as vezes nos sentimos pequenos diante dos problemas do mundo, mas todos temos que fazer nossa parte, nos associando a entidades ou mesmo ajudando com pequenos atos a fazer um mundo melhor pois como diz um provérbio chinês "Se cada um limpar sua calçada, a rua inteira estará limpa..."

2007-04-16 08:08:26 · answer #2 · answered by Crisss 2 · 1 0

Isso inexiste. O taoísmo chinês explica essa condição muito bem. Ou seja, nem tudo é totalmente bom, e nem tudo é totalmente mal. Há um verme de bondade no mal e outro verme ruim no seio da bondade.

2007-04-16 07:58:18 · answer #3 · answered by Soninha 7 · 2 1

Um ser-humano bom é aquele que fez tudo por vontade própria não por pena ou humilhação. E mesmo que ele faça algo que seja interpretado como maldade por outras pessoas,ele,sabendo que fez com boa intenção esse sim é um ser humano bom.
Um ser-humano mau é aquele que faz as coisas com más intenções e sem vontade de ajudar é aquela pessoa que ajuda para se sentir superior.

2007-04-16 07:57:27 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Ser humano bom : respeita as pessoas, dá atenção aos valores humanos, não é egoísta, é solidário.

Ser humano mau : egoísta, coloca o dinheiro acima de tudo, se acha acima de todos os outros, é capaz de fazer qualquer coisa para conseguir dinheiro.

2007-04-16 07:56:54 · answer #5 · answered by Luis Alfredo Barbosa 6 · 1 0

Realmente somos mau quando não o coibimos e não fazemos aos outros que desejariamos que nos fizessem.
Mas é facil radicalizar no mal, porém como disse espírito Verdade, os bons são tímidos.
Mas precisamos rever nossos conceitos

2007-04-16 08:51:10 · answer #6 · answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7 · 0 0

O bem e o mal foram criados por Deus conforme Isaías. Para o Criador tudo é Bem Absoluto. Nós, incapazes de fitar a luz usamos os óculos dos preconceitos e a dividimos mentalmente em luz e trevas. Chamamos de "bem" o que preserva a integridade do corpo mortal e denominamos "mal" o que cremos poder agredí-lo. Mas, quando nos tornarmos filhos da Luz Absoluta ("sem sombra de variação"), não mais temeremos quem ou o que nos possa ferir e nenhum mal possa causar ao verdadeiro Eu Espiritual. Então, alegoricamente, poderemos fitar a Luz sem medo de ficar cegos, por sermos da própria natureza lucífera divina. "Veremos Deus face à face" como somos vistos, e tudo que possa nos acontecer, doravante, será apenas para o nosso eterno bem. Amem.

2007-04-16 08:22:20 · answer #7 · answered by carlosossola 7 · 0 0

Olá Destável Dr.(ou Sr.) Nunca;
Não sei se vai concordar comigo ou não, mas o Yahoo! Respostas assim como toda a internet nos dá a liberdade de expressão.
Então, o primeiro parâmetro a ser definido: BONDADE, MALDADE! O que é bondade pra você? O que é maldade pra você? Só para termos um parâmetro como bondade e maldade são parâmetros díficeis de se definir, imagine você matando um homem filho de uma senhora de 80 anos. Isto lhe tornou um homem mal? Não necessariamente. Porque se levarmos em conta que você foi obrigado a matar por estar defendendo por exemplo sua esposa de ser morta, sua maldade deixou de existir para dar lugar à justiça! Mas, segundo várias "leis" religiosas o certo seria ter deixado o homem livre e perdoá-lo. Será que na prática isto funciona? Você vê um homem deitado embaixo de uma ponte cheirando cola e lhe pedindo uns trocados no sinal, você o define como ruim... No entanto trata-se de um homem com uma história pessoal de pura tragédia, que (entenda, na cabeça dele, com as experiências dele) não consegue ver saída para mudar de situação e deprimido só consegue achar paz cheirando cola. Então Sr. Detestável, é muito difícil definir um homem bom ou "mau". Acredito que cada um tem pra si o conceito de bondade e maldade e embora estajm próximos, não são iguais em todos. Tudo dependerá do que você, em seu modelo mental considera bom ou ruim.
Um grande abraço.

2007-04-16 08:13:05 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Voçe tem razão, nossa compeenção do que é bom e do que é mau, ainda é muito pequena.

2007-04-16 07:55:07 · answer #9 · answered by gabrielggcardoso 2 · 0 0

Um ser humano bom.
Um ser humano mau.Simples não?

2007-04-16 07:58:57 · answer #10 · answered by Mário H 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers