English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Qual é risco que uma pessoa que teve infarto e esta no hospital e agora foi diagnosticado dema pulmonar?

2007-04-15 12:04:36 · 5 respostas · perguntado por Pedro O 1 em Saúde Doenças e Patologias Doenças Cardíacas

5 respostas

Edema agudo de pulmão

O edema agudo de pulmão é uma grave situação clinica, de muito sofrimento, com sensação de morte iminente e que exige atendimento médico veterinário urgente.

Causas de edema agudo de pulmão:

Disfunção do músculo cardíaco

Doenças das válvulas, aórtica ou pulmonar

Administração exagerada de líquidos. Ocorre com muita frequência na clinica de pequenos animais.

Infarto do miocárdio - é a causa mais comum em seres humanos, porém raro em cães.


O coração é dividido em quatro partes (câmaras) responsáveis pela entrada de sangue no coração; e de um átrio e um ventrículo à direita, um átrio e um ventrículo à esquerda, responsáveis pela saída de sangue do coração.

Na insuficiência cardíaca esquerda, há um acúmulo de sangue nas veias pulmonares a tal ponto que acontece um extravasamento de fluídos para os espaços aéreos dos pulmões. Isso deixa o pulmão menos elástico e com menos superfície de contato entre os gazes inspirados e o sangue.

Prevenção do edema agudo de pulmão.

Na maioria dos casos, não temos possibilidade de evitar o edema agudo.
Os riscos podem ser diminuídos pelo pronto tratamento e pela condução adequada das doenças que podem levar ao edema agudo.

Sinais e sintomas de edema agudo.

Respiração curta com severa dificuldade respiratória

Fome de ar

Respiração estertorosa; pode-se escutar o borbulhar do ar no pulmão.

Ortopnéia-o doente sente necessidade de sentar, não tolera permanecer deitado.

Batimento das asas do nariz (eventual)

Secreção sanguinolenta e espumosa por via bucal e nasal (eventual)

Uma radiografia de tórax pode mostrar o acúmulo de líquidos no pulmão.

Tratamento

O edema agudo de pulmão é uma emergência médica e necessita de:

tratamento imediato

transferência para um serviço de urgência ou emergência de uma clinica veterinária ou UTI veterinária.

Se possível, dar oxigênio por máscara ou através de entubação da traquéia.

O garroteamento alternado de membros anteriores e posteriores pode ser feito enquanto se aguarda um atendimento especializado.

Na emergência podemos usar Furosemida por via intra venosa para forçar a eliminação de líquidos, morfina para aliviar a congestão pulmonar e a ansiedade. As demais medicações usadas são para tratar as doenças que estão por trás do edema agudo. Isso deve ser feito por médico veterinário e dentro de uma clinica veterinária, de preferência.

Por ser o edema agudo de pulmão uma emergência médica veterinária, a prioridade no momento do atendimento é a administração dos medicamentos e as medidas que aliviem o trabalho do coração. A remoção para um local adequado é a segunda prioridade.


ok

2007-04-18 02:20:05 · answer #1 · answered by M.M 7 · 1 1

Edema Pulmonar eh o acúmulo anormal de líquido nos tecidos dos pulmões. Está entre as mais freqüentes emergências médicas e significa, muitas vezes, uma situação ameaçadora da vida quando ocorre abruptamente. Poderá ou não ter origem numa doença do coração.
Como se adquire? O edema pulmonar é uma situação médica resultante de alguma doença aguda ou crônica ou de outras situações especiais. Problemas do coração, como cardiomiopatia ( doença do músculo do coração ), infarto agudo do miocárdio ou problemas nas válvulas do coração, que determinam uma fraqueza no bombeamento do sangue pelo coração, estão entre as principais causas do edema pulmonar. Quando o coração não funciona bem, o sangue acumula-se nos pulmões, o que leva à falta de ar. Já a infecção pulmonar (pneumonia) ou a infecção generalizada do corpo também leva ao edema pulmonar, mas por um mecanismo diferente. Outra alteração que leva ao edema pulmonar é a diminuição de proteínas circulantes no sangue, seja por problema nos rins ou no fígado. Quando o nível de proteína no sangue diminui, há uma tendência de acúmulo de líquidos nos pulmões. As reações alérgicas por uso de medicações, o uso de narcóticos para dor (morfina, por exemplo) ou como droga de abuso, e a radioterapia para tumores do tórax, podem também ocasionar o edema pulmonar. Quando uma pessoa muda rapidamente de um local de baixa altitude para um de alta, o edema pulmonar também pode ocorrer.

2007-04-15 12:17:31 · answer #2 · answered by Adri.pr 4 · 2 0

O edema pulmonar é uma complicação secundaria ao infarto e é a acumulação anormal de líquidos nos pulmões, seja nos espaços intersticiais, seja nos alvéolos. Representa o estágio final da congestão pulmonar, na qual o líquido extravasa pelas paredes capilares e ocupa as vias respiratórias, causando dispnéia de gravidade dramática.

2007-04-15 12:21:50 · answer #3 · answered by Rafa 1 · 1 0

EDEMA PULMONAR

Sinônimos:

Edema no pulmão; líquido no pulmão.

O que é?

É o acúmulo anormal de líquido nos tecidos dos pulmões. Está entre as mais freqüentes emergências médicas e significa, muitas vezes, uma situação ameaçadora da vida quando ocorre abruptamente. Poderá ou não ter origem numa doença do coração.

Como se adquire?

O edema pulmonar é uma situação médica resultante de alguma doença aguda ou crônica ou de outras situações especiais. Problemas do coração, como cardiomiopatia ( doença do músculo do coração ), infarto agudo do miocárdio ou problemas nas válvulas do coração, que determinam uma fraqueza no bombeamento do sangue pelo coração, estão entre as principais causas do edema pulmonar. Quando o coração não funciona bem, o sangue acumula-se nos pulmões, o que leva à falta de ar. Já a infecção pulmonar (pneumonia) ou a infecção generalizada do corpo também leva ao edema pulmonar, mas por um mecanismo diferente. Outra alteração que leva ao edema pulmonar é a diminuição de proteínas circulantes no sangue, seja por problema nos rins ou no fígado. Quando o nível de proteína no sangue diminui, há uma tendência de acúmulo de líquidos nos pulmões. As reações alérgicas por uso de medicações, o uso de narcóticos para dor (morfina, por exemplo) ou como droga de abuso, e a radioterapia para tumores do tórax, podem também ocasionar o edema pulmonar. Quando uma pessoa muda rapidamente de um local de baixa altitude para um de alta, o edema pulmonar também pode ocorrer.

Falamos aqui de várias causas de edema pulmonar. Contudo, existem muitas outras.

O que se sente?
Encurtamento da respiração (falta de ar), que normalmente piora com as atividades
Falta de ar quando a pessoa se deita com a cabeceira baixa
Tosse, que pode ou não ter expectoração sanguinolenta e/ou espumosa
Batimentos rápidos do coração, conhecidos como taquicardia
Aumento da pressão arterial
Opressão (aperto) no tórax
Chiado no peito
Cianose - coloração azulada da pele quando há muita falta de ar
Ansiedade
Outros sintomas específicos da causa do edema pulmonar.


Como o médico faz o diagnóstico?

O que os pacientes referem, associado ao exame físico, fazem com que o médico suspeite de edema pulmonar. Nesta situação, é importante que o médico questione a presença prévia de doença do coração ou dos pulmões. A história anterior do uso de medicações também poderá ajudar neste sentido. A radiografia do tórax confirma o excesso de líquido nos pulmões. Outros exames complementares podem ser solicitados pelo médico, com intuito de descobrir a causa desta situação médica.

Como se trata?

Tão logo esta situação seja suspeitada, prontamente inicia-se o tratamento. O tratamento varia conforme a gravidade do caso. O oxigênio é necessário e poderá ser liberado para os pacientes através de cateter (tubo plástico) pelo nariz, máscara facial ou por ventiladores mecânicos, que são aparelhos que fazem uma respiração artificial. Outros tratamentos dependem da causa do edema pulmonar. Por exemplo, se o motivo for uma insuficiência do coração em bombear o sangue, medicações para aumentar a força do coração e para urinar (diuréticos) são utilizados. Nesta situação, o paciente deve ser colocado sentado na cama com as pernas pendentes para facilitar a respiração e o trabalho do coração.

Como se previne?

Para a prevenção, é importante um bom acompanhamento médico, devendo o paciente utilizar medicações adequadas de acordo com a causa do edema pulmonar. A radiografia de tórax, a quantificação da urina produzida diariamente, a gasometria arterial e outros exames de sangue podem ser utilizados pelo médico para monitorar o problema. A gasometria arterial é um exame que mede a quantidade de oxigênio no sangue.

2007-04-15 23:31:17 · answer #4 · answered by Enfermagem, estilo de vida 2 · 1 1

Se um enfarte recente evolui para edema pulmonar, este é um péssimo sinal. Pode ter havido ruptura do miocárdio, ruptura de cordoalhas tendíneas, insuficiência ventricular esquerda, ou outro evendo de grande gravidade.

2007-04-15 13:08:52 · answer #5 · answered by Falco 7 · 1 1

fedest.com, questions and answers