Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:
Perda de energia ou interesse;
Humor deprimido;
Dificuldade de concentração;
Alterações do apetite e do sono;
Lentificação das atividades físicas e mentais;
Sentimento de pesar ou fracasso;
Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.
Outros sintomas que podem vir associados aos sintomas centrais são:
Pessimismo;
Dificuldade de tomar decisões;
Dificuldade para começar a fazer suas tarefas;
Irritabilidade ou impaciência;
Inquietação;
Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer;
Chorar à-toa ;
Dificuldade para chorar;
Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança...
Dificuldade de terminar as coisas que começou;
Sentimento de pena de si mesmo;
Persistência de pensamentos negativos;
Queixas freqüentes;
Sentimentos de culpa injustificáveis;
Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual;
Para afirmarmos que o paciente está deprimido temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.
A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. O fato de ser um desequilíbrio bioquímico não exclui tratamentos não farmacológicos. O uso continuado da palavra pode levar a pessoa a obter uma compensação bioquímica. Apesar disso nunca ter sido provado, o contrário também nunca foi.
Eventos desencadeantes são muito estudados e de fato encontra-se relação entre certos acontecimentos estressantes na vida das pessoas e o início de um episódio depressivo. Contudo tais eventos não podem ser responsabilizados pela manutenção da depressão. Na prática a maioria das pessoas que sofre um revés se recupera com o tempo. Se os reveses da vida causassem depressão todas as pessoas a eles submetidos estariam deprimidas e não é isto o que se observa. Os eventos estressantes provavelmente disparam a depressão nas pessoas predispostas, vulneráveis. Exemplos de eventos estressantes são perda de pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave, pequenas contrariedades não são consideradas como eventos fortes o suficiente para desencadear depressão. O que torna as pessoas vulneráveis ainda é objeto de estudos. A influência genética como em toda medicina é muito estudada. Trabalhos recentes mostram que mais do que a influência genética, o ambiente durante a infância pode predispor mais as pessoas. O fator genético é fundamental uma vez que os gêmeos idênticos ficam mais deprimidos do que os gêmeos não idênticos.
2007-04-15 07:23:49
·
answer #1
·
answered by Mauricio 7
·
3⤊
1⤋
Prá tudo tem solução. Só não para a morte. Ore, peça forças ao Senhor que Ele irá te ouvir. Não nos desampara nunca. As forças se esgotam, mas o ombro do Senhor está te esperando. Leia o Salmo 121 seis vezes ao dia que tudo irá melhorar.
2007-04-15 11:23:51
·
answer #2
·
answered by A Mensageira 4
·
0⤊
0⤋
A depressão é uma doença que atinge milhões de pessoas no mundo inteiro.Não se sinta sozinha nesta,mas procure ajuda de um médico especialista,que saberá orientá-la da melhor maneira possível.Procure realizar atividades que possam fazer com que em algum momento você esqueça dos seus problemas.Caminhe,leia bons livros,vá ao teatro,faça uma visita a uma pessoa amiga,em quem possa compartilhar bons momentos.
Não se entregue a doença,senão as coisas pioram.
Boa sorte!
2007-04-15 09:50:35
·
answer #3
·
answered by cldiadsantos 2
·
0⤊
0⤋
Marina, não importa qual seja o seu diagnóstico no momento, pq aqui não estamos apto a fazê-lo, e sim como vc está sofrendo. Procure um psicólogo é o profissional indicado. Melhoras, que vc saia logo disso. Léo
2007-04-15 07:57:07
·
answer #4
·
answered by léo 6
·
0⤊
0⤋
Claro marina, que iras superar, esta fase. Os sintomas
por ti descritos, são característicos de uma Síndrome Depressiva, todavia, não faça uso de consultares um
Psiquiatra ! Boa Sorte!
2007-04-15 07:36:22
·
answer #5
·
answered by luizcsalves 3
·
0⤊
0⤋
Oi Amiga, eu acho que vc sabe disto quando de manhâ vc levanta e não tem mais vontade de nada, não sente mais nada, como se estivesse anestesiada, numa experiencia de quase vida, mais se vc está triste, isso pelo menos indica que vc sente algo, a vida ainda pulsa dentro de vc, agora não fique assim, se vc está precisando de ajuda, leia um bom livro, converse com suas amigas, consulte uma terapeuta holistica, vai fazer uma massagem, caminha, pratique yoga e pensamentos positivos, pq fase de depre é apenas a curva normal de nossos ciclos de vida, não despreze seus sentimentos, escute os, eles estão revelando coisas que vc nõ queria ouvir,, prestar atenção..... saiba que todo mundo sente isto, mais vai no fundo o mais rapido possivel, e volte á superficie recaregada mil vezes de luz pela suas passagem á traves dos enigmas sombrios da sua psique.
LOVE LIGHT & BLISS ABSOLUTE
2007-04-15 07:27:38
·
answer #6
·
answered by Klaudynns 3
·
0⤊
0⤋
Alguns dos sintomas são:
*Afastamento de amigos ou pessoas.
*Falta de vontade de realizar uma determinada tarefa que progressivamente se alastra ou pode alastrar a muitas outras actividades.
*Perda de vontade de fazer seja o que for. Desiste da vida e de lutar por ela e pelas coisas.
*Cansaço ou falta de energia.
*Vontade de ficar só. Afasta-se de tudo e todos.
*Não querer ouvir barulhos ou querer musica ou barulhos em altos berros (pois é uma forma de se alhear e afastar do que se passa à sua volta).
*Abusar de medicamentos, álcool ou drogas. (Costumam ser meios para se afastar e alhear do que se passa à sua volta).
*Medo de executar determinada tarefa; ou medo do que possa acontecer se falhar. Vive obcecada com a sua incapacidade ou com o que possa acontecer a outrem se ela falhar.
*Vontade de chorar ou chora às escondidas.
*Dores de cabeça, uma grande tensão ou desconforto a nível das costas, ombros ou cabeça ou pode mesmo ter dores ou desconfortos a nível lombar ou cintura.
*Não se sente bem em lado nenhum.
*Sente-se triste e abatida sem conseguir encontrar algo que a anime ou que lhe consiga despertar interesse.
*Tem maus resultados escolares, incapacidade de se concentrar ou irrita-se facilmente.
*Desleixa-se com o vestir ou com a sua apresentação. Isso deixou de lhe interessar.
Estes são alguns dos sintomas com que nos podemos deparar e para os quais devemos estar precavidos mas não quer dizer que por ter alguns deles a pessoa sofra de depressão. Existem também outros que não estão aqui. Aconselhe-se como seu médico ou especialista.
2007-04-15 07:26:38
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
não adianta ter fé, comece a praticar, converse mais com os amigos, vá em uma igreja, comece a praticar a sua fé, quem tem fé em Jesus Cristo não entra em depressão.
2007-04-15 07:26:45
·
answer #8
·
answered by Romildo A 1
·
0⤊
1⤋
Oi Marina!
Já tentou procurar um psicólogo ou algum outro especialista?
Lembre-se que por pior que seja a situação tem sempre uma solução. Não se deixe abater pela tristeza não.. Tanta gente aí com problemas tão ruins, até mesmo a beira da morte! Busque forças em Deus para superar teus problemas..
E acredite que tudo pode se resolver.. mais a opção é tua de ficar sofrendo, ou levantar sacodir a poeira e dar a volta por cima..
Tem uma frase que gosto muito de citar e mais uma vez ela é válida aqui.. me ajuda muito, sempre que preciso e quero compartilhar com vc.. espero que te ajude.
" A dor é inevitável, mais o sofrimento é opcional."
Ore e peça ajuda a Deus e não deixe de lutar para conseguir resolver teus problemas.. Força viuu!
Espero que consiga! =) Um beijinho para vc e um ótimo domingo.
2007-04-15 07:24:20
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
não entre em pânico não princesa. Deus sabe o q faz, e tudo nessa vida por mais q doloroso tem o seu propósito.
Busque a Deus, entregue o seu caminho e o seu coração a Ele, e o mais o Mesmo fará.
Fica assim não. estou torcendo por vc.
Beijos
2007-04-15 07:21:51
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋