English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Essa doença tem cura? Mesmo se tratando ela corre risco de vida...se tiver algum cardiologista seria ótimo mas se não...pelo menos alguém q saiba do que se trata...desde de já agradeço.

2007-04-13 18:03:25 · 9 respostas · perguntado por Anonymous em Saúde Doenças e Patologias Doenças Cardíacas

9 respostas

O termo angina vem de angios ou vasos sanguineos...
Quando a dor é no peito chamamos de angina pectoris...
A angina pectoris sempre traz preocupação sim, haja vista que sua causa sempre é por obstrução das coronárias(arterias que irrigam o musculo cardíaco) se obstruirrem totalmente corre-se o risco de infarto do mioicardio...Mesmo tratando tem seus riscos sim, pessoas com história de angina tem mais chance de infarto... por isso todo cuidado é pouco: tratar a hipertensão, se obeso: emagrecer, dieta rica em fibra e pobre em gorduras, se for diabetico tem de controlar os níveis de glicose...

Enfim tem de fazer o máximo para levar uma vida mais saudável, incluindo diminuição do estresse....
Um abraço!

2007-04-14 00:38:10 · answer #1 · answered by Olliver 6 · 1 1

O propósito deste texto é facultar-lhe um melhor entendimento da angina para que possa ser parte ativa no controle da doença e encontrar a melhor maneira de conviver com ela.

O que é a Angina?

Angina pectoris significa literalmente "dor no peito", é a dor ou desconforto que ocorre quando uma ou mais artérias coronárias não fornecem oxigénio suficiente às necessidades do coração.
A angina ocorre com maior frequência durante o exercício ou em condições de stress emocional porque é nestas situações que o seu coração trabalha mais. Para trabalhar mais, o seu coração precisa de mais oxigénio. Se as artérias coronárias não conseguem fornecer o oxigénio suplementar quando o coração necessita dele, a dor e o desconforto provocados pela angina fazem-se sentir.

A angina ‘Não é um ataque cardíaco’. Na angina, o fluxo de sangue e oxigénio ao coração é temporariamente reduzido, geralmente porque as artérias coronárias se tornaram mais contraídas.

No ataque cardíaco, o fluxo de sangue e oxigénio a uma parte do coração é repentina e permanentemente cortado porque uma artéria coronária está completamente bloqueada. Como resultado, essa parte de músculo cardíaco morre.

Portanto, uma crise de ‘angina pode não causar lesão’ permanente ao coração, enquanto que um ataque cardíaco sim.

Nem todas as pessoas com angina sofrerão, invariavelmente, um ataque cardíaco.

O tipo de angina mais conhecida é a angina crônica ou estável. É o tipo de angina que ocorre durante a atividade física ou stress emocional, quando o coração necessita de uma quantidade de oxigênio e sangue maior do que aquele que as artérias coronárias podem fornecer. A angina estável é mais comum durante o exercício ou esforço; o coração recebe oxigénio suficiente durante o repouso. A angina estável está ligada à aterosclerose.

Um outro tipo de angina é a chamada angina instável. As pessoas com angina instável podem ter dor no peito tanto em situação de repouso como em esforço. A angina instável pode ser mais dolorosa que a angina estável, e a intensidade da dor é mais imprevisível.

O coração, na realidade, trabalha como uma dupla bomba. O lado direito bombeia sangue para os pulmões, onde recebe oxigénio; o lado esquerdo bombeia este sangue rico em oxigénio para todo o corpo, enviando oxigénio para as células.

A angina ocorre com maior frequência durante o exercício ou em condições de stress emocional porque é nestas situações que o seu coração trabalha mais. Para trabalhar mais, o seu coração precisa de mais oxigénio. Se as artérias coronárias não conseguem fornecer o oxigénio suplementar quando o coração necessita dele, a dor e o desconforto provocados pela angina fazem-se sentir.

Situações em que o paciente deverá ser encaminhado ao médico:

* Se a dor ocorrer com maior frequência;

* Se ocorrer num momento fora do habitual;

* Se ocorrer ao mínimo esforço ou actividade;

* Se a duração da dor for superior à habitual;

* Se a dor se expandir para uma área mais ampla;

* Se a dor parecer mais intensa;

* Se a dor parecer um pouco diferente do habitual;

* Se a dor continuar mesmo após ter tomado os medicamentos;

* Se a dor for acompanhada de falta de ar, náuseas ou uma sensação de falha ou irregularidade nos batimentos cardíacos.

Quaisquer destas alterações podem, ou não, ser sinal de um problema grave, tal como no caso de um ataque cardíaco. A única maneira de ter a certeza é procurando a ajuda de um médico.

2007-04-14 01:30:59 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Bom, já vi que há muitas respostas esclarecendo o que é angina. Vou explicar o que deve ser feito para pacientes que apresentaram episódios de angina.
A angina pectoris, como já dito em outras respostas é uma dor no peito de origem cardíaca, devido ao déficit de irrigação do miocárdio (coração). Esse déficit chamado de isquemia é causado por espasmo coronariano (as coronarias, que são as arterias que nutrem o miocardio sofrem constrição, diminuindo o fluxo de sangue), ou por placas de ateromas nas paredes das coronárias que obstruem ou diminuem o fluxo sanguíneo, causando a angina estável ou instavel. Uma vez que o paciente apresenta episódio de angina, faz-se um Eletrocardiograma (ECG) para avaliar se há isquemia ou infarto. Se houve infarto, é um outro episódio que não cabe aqui neste momento. A angina mostrará apenas isquemia no ECG, podendo ser inicialmente tratada com vasodilatadores (nitratos) , oxigênio, AAS, betabloqueadores (diminuem o trabalho do coração) e heparina. O ECG pode também não apresentar alterações, mas a angina SEMPRE melhora com repouso ou uso de vasodilatadores (nitrato), além disso, o episodio de dor não deve durar mais que 10 minutos (mais que isso pode ser infarto).
Um paciente que teve angina deve realizar um teste de esforço para verificar a presença de isquemia miocardica e o nível de resposta miocardica ao stress. Caso o teste de stress deixe dúvidas, pode ser feito a Cintilografia miocárdica. Através do teste de esforço ou cintilografia, faz-se a estratificação de risco do paciente. Se o paciente tiver doença coronariana de alto risco, deve ser realizado cateterismo para se fazer a Coronariografia. Através da coronariografia pode-se observar quais artérias estão doentes (com obstrução) e o grau de obstrução, e a partir de então, tomar uma conduta (colocação de stent ou cirurgia de revascularização - as famosas pontes). Pacientes de baixo risco podem ser tratado apenas com medicações e controle dos fatores de risco.
Lembrete: os pacientes começam a apresentar sintomas somente após obstruções de mais de 75% da luz das artérias, obstruções menores não causam sintomas pois o coração possui uma "reserva" funcional, ou seja, ele pode trabalhar normalmente apesar de obstruções de até 70~75%. E há também a Angina de prinzmetal, que é causada apenas por espasmo coronariano, sem que haja doença coronariana.
Procure um cardiologista para iniciar a avaliação da angina e acompanhamento de sua mãe. Vai ser necessário a realização do teste de esforço para avaliar corretamente a angina. Somente atraves da avaliação dos exames citados é que se pode avaliar o risco. Espero ter ajudado. Caso tenha mais duvidas, faça outra pergunta que ajudarei no que for possível, mas o ideal é que o cardiologista que acompanha sua mãe lhe explique tudo que desejar saber. Abraços!

2007-04-15 17:55:46 · answer #3 · answered by Sandro N 2 · 0 0

Cura completa so cirurgia pq ela esta com alguma arteria praticamente toda obstruida!
Mas deve ter muito cuidado e rigor!
Tomar as medicações, controlar excessivamente a alimentação e fazer reabilitação cariovascular que ajudara muito tb

2007-04-14 23:37:16 · answer #4 · answered by sandra 6 · 0 0

Angina é o nome que se dá à dor no peito causada pela doença coronariana aterosclerótica, que leva à falta de oxigênio ao miocárdio (músculo cardíaco), causando isquemia. Angina, portanto é um sintoma, e não uma doença. Se estiver comprovada a insuficiência coronariana, é necessário o tratamento com cirurgia de revascularização, ou angioplastia, ou tratamento com drogas, caso não seja indicado os dois anteriores. A gravidade depende da artéria ou artérias afetadas, do grau de obstrução, da idade da pessoa, ou de outras doenças que podem agravar a situação, como diabetes, hipertensão, tabagismo, obesidade, etc. Diferentemente do que alguém aí informou, angina não tem nada a ver com vaso (angio) mas com a palavra angor, que significa aperto, angústia, que são termos que definem o tipo de dor da angina.

2007-04-14 17:21:43 · answer #5 · answered by Falco 7 · 0 0

Amiga,Angina é uma dor intensa no peito que se manifesta durante esforço físico.
Precisa de uma avaliação de um cardiologista.
A medicina está muito adiantada.Há medicamentos
adequados.Mantém a calma e confia em Deus.

2007-04-14 01:49:35 · answer #6 · answered by Zuna 2 · 0 0

Claro que tem cura, mas como toda doença só deve ser tratada por um médico.

Há mais de um tipo de angina, mas suponho que você esteja falando da angina péctoris que se caracteriza por dor na região precordial com irradiação ao braço esquerdo.

Costuma provocar fortes dores e um grande mal estar e é provocada por insuficiência transitória da circulação coronária.

Leve sua mãe ao médico.
.

2007-04-14 01:22:43 · answer #7 · answered by Terapeuta 6 · 0 0

Angina não é uma doença é uma dor no peito que pode ser causada por doenças nas artérias coronárias.

"Os factores de risco incluem o histórico familiar de doenças cardiacas prematuras, fumar, diabetes, colesterol alto, e hipertensão,obesidade, sedentarismo."

"Identificar e tratar factores de risco de doenças cardiacas é uma prioridade em pacientes com angina. Isto significa parar de fumar, perder peso (em caso de obesidade ou excesso de peso) e fazer testes ao colesterol alto, diabetes e pressão alta."

Se ela corre risco maior ou não só o médico dirá. Consulte mais de um e confie na recuperação.

Tenha calma e muita paz.

2007-04-14 01:18:49 · answer #8 · answered by Maryany 2 · 0 0

se sua mãe fizer um cateterismo e depois tomar diariamente um vaso-dilatador (EQUIVALENTE a aspirina para bébé) e muito cuidado com gorduras, vai durar "milhares" de anos....lhe garanto!

2007-04-14 16:04:21 · answer #9 · answered by zejorgex4 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers