PT-LULA-E SUAS HISTÃRIAS.
J. E. O. BRUNO Historiador (Membro do Instituto Geográfico e Histórico de São Paulo.
O PT nasceu com os arranjos no quadro partidário promovidos pelo general Golbery do Couto e Silva, criador e cérebro do SNI - esperto incentivador de Lula - para evitar que Ulisses Guimarães, com o MDB, ou Leonel Brizola, com o PDT polarizassem a oposição nacional contra o regime militar. Voltando do exÃlio, Leonel Brizola tentou reorganizar seu antigo PTB. Porém, Ivete Vargas, orientada por Golbery, o derrota na justiça e consegue para si a sigla partidária. O PTB de Ivete Vargas passou a ser um partido de direita. Tudo armado pelo astuto general Golbery.
De fato, o "partido de Lula" suplantou o liberalismo radical de Ulisses Guimarães, o socialismo moreno de Leonel Brizola, o nacionalismo de Miguel Arraes e o reformismo do antigo PCB.
No seu projeto de transição, Golbery do Couto e Silva, brilhante estrategista, concebeu a reforma partidária de 1979 com o propósito de dividir a oposição e revigorar a antiga Arena. Certamente não imaginava que o semi-analfabeto lÃder operário do ABC, que sob a orientação de Golbery neutralizou a influência comunista nos sindicatos, fosse um dia eleger-se presidente da República.
Apesar de haver sustentado teses e propostas de esquerda, enquanto durou o perÃodo dos generais-presidentes e mesmo depois, nos governos Collor e Fernando Henrique, quando foi para o poder, Lula e o PT deixaram cair a máscara da face. Hoje utilizam os mesmos métodos fisiologistas de seus antigos adversários, distribuindo favores e nomeações para obter maioria no Congresso.
Se fosse para aprovar projetos sociais, valeria a pena. O problema é que Lula faz isso para taxar os aposentados do serviço público, aumentar a carga tributária, comprimir o mÃnimo e multiplicar o lucro da especulação. Os fins – perpetuação no poder - justificando os meios.
No poder, Lula esqueceu a revolução pelo voto (o sonho de Allende), tornou-se pragmático, sob o comando de uma geração de ex-comunistas, ex-trotskistas e ex-seminaristas que renegou o socialismo. Assumiu as rédeas do governo com gosto. Agora, já conhece o sistema de poder, cujo vértice – o mundo financeiro – virou aliado principal. E o PT deixou de ser um partido de luta para ser o partido do governo.
A propósito, o deputado federal Gilmar Machado(PT) declarou que "em dois anos de governo, quem mudou foi o PT. Virou um partido da ordem. O discurso das origens foi substituÃdo pela 'Carta ao povo brasileiro'. O PT aplica o modelo econômico do FMI. Adversários históricos tornam-se aliados de poder (Sarney, Barbalho, PP, PTB etc). O PT assimila o fisiologismo polÃtico. A conduta ética se enfraquece, a democracia partidária é golpeada e o partido se distancia da organização popular. Velhos companheiros são expulsos".
O filósofo Roberto Romano estigmatiza o governo do PT como de direita .
O seu regime é inimigo da cultura, do conhecimento e da ciência. O mérito e a capacidade individual valem menos do que um bom padrinho polÃtico. Os intelectuais do PT ou se curvam diante desse poder fascista ou são expulsos do partido. Frei Betto, assessor especial de Lula, desencantou-se com o governo, o mesmo ocorrendo com Cristóvam Buarque. Heloisa Helena foi expulsa. Lula tem um programa com forte ranço autoritário. Faz a apologia da mentira.
Um partido como o PT, que passou a vida toda agindo como uma organização stalinista, não consegue se transformar em liberal da noite para o dia, nem se fantasiando de Bush.
Lula é populista, arrogante, mentiroso, autoritário e despótico.
Está em curso um processo de arenização, cuja conversa mole esconde o espÃrito do mal, cruel e perverso. Dando uma de esquerda, ex-arenistas carrascos e dedos-duros, aos poucos, ocupam espaços na corte real e usam os mecanismos do poder para reprimir e perseguir, manter calado o povo com a ' receita da nonna' de 'panis et circencis'.
Essas figuras estão aÃ, metidos, presunçosos e mentindo sempre, com medo de serem visados e identificados como legÃtimos filhotes da ditadura.
2007-04-12 09:23:41
·
answer #3
·
answered by Lua 4
·
0⤊
0⤋
É realmente isso que a elite brasileira pensa dele.Sem tirar nem por, portanto VOCÊ esta esbarrando na contradição das massas, onde movimenta esse brasil de forma tão intensa que ate mesmo os países mais desenvolvidos do mundo estão copiando.Se VOCÊ buscar as pequisas verá que é esse o tipo de governante que nos as massas populares estamos querendo."Que mexa com o brio das ELITES, que perturbe o sono dos que dormem com travesseiros de penas de ganso, escovam os dentes com agua importada, mas retiram as riquezas daqui, do BRASIL e pior:DO POVO"
2007-04-12 09:23:26
·
answer #4
·
answered by negão 2
·
0⤊
0⤋
Calma meu filho...
Lula não é tudo isso não. Para alguem que se julga partidario das correntes nascidas do comunismo ele é muito mais rosa do que vermelho. No dia que o Brasil conhecer algum cargo de peso controlado por um comunista marxista tão ligado a essas coisas que você disse, o Brasil vai ficar de queixo caido, seja para melhor ou para pior...
2007-04-12 09:20:04
·
answer #6
·
answered by Diego C 3
·
0⤊
0⤋