English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Antes de mais nada, gostaria de agradecer ao Pantera(P.I.F.) por me ajudar com os erros ortográficos.

Toda vez que eu aponto uma passagem bíblica de caráter evidentemente podre,logo aparece alguém para dizer que tais passagens não podem ser interpretadas fora do contexto,que os valores morais da época eram diferentes ,de modo a justificar atitudes em total contraste com uma sociedade evoluída e civilizada.A realidade é que isso não passa de mais um argumento infundado.
Utilizando o "contexto",podemos justificar diversas atrocidades cometidas durante a história,é assim que a ICAR trata a inquisição.Diz que,naquele tempo,era comum as autoridades eliminarem dissidentes ideológicos(sendo que ela torturava e depois cozinhava os hereges vivos).
Se considerarmos o tal do "contexto" como legitimador ,poderíamos até justificar a escravidão dos negros.

"Naquele tempo,o europeu se considerava superior às outras raças,e o negro era considerado um animal,portanto,era aceitável a escravização."

2007-04-11 13:33:50 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

5 respostas

Voce disse tudo mas o mais interessante é que algumas pessoas só usam o "contexto" quando alguém aponta falhas graves em alguns trechos da Bíblia. Quando o texto é supostamente a favor do que eles acreditam, uma linha basta. Quando convém, fazem uma interpretação ao pé da letra e não admitem qualquer outra interpretação mas quando o trecho bíblico mostra algo inadmissível para os dias atuais, aí fazem a interpretação pela intuição (dizem que por influência do Espírito Santo) e citam o tal "contexto" como desculpa. Seria muito mais simples eles admitirem que a Bíblia é falível mas que possui sabedoria. Assim eles poderiam ficar com suas crenças intactas e sem se exporem tanto ao ridículo.

2007-04-11 14:03:20 · answer #1 · answered by Jorge P 6 · 0 2

Bom, o Velho testamento tem muitas histórias que tem uma moral. Se você as compreender como parábolas, vai entender que seu significado é o mesmo de uma fábula de Esopo ou La Fontaine e que contém licões morais, que apesar de datadas, ainda tem algum valor.

Já no Novo Testamento, não existe nada sobre esse Deus condenador do VT. Talvez encontre no Apocalipse, mas mesmo ali, está em sentido figurado.

A história de Sodoma e Gomorra, por exemplo, é muito mais um conto sobre hospitalidade do que um fato histórico ou uma mensagem sobre como a Ira de Deus irá acabar com os homosexuais. Logicamente, há gente que interpreta de outra maneira e filtra o que lhe convém.

Temos que levar em consideração também, que os livros do Antigo Testamento, foram escritos na época da invenção da roda, e que uma erupção vulcânica, um tsunami, ou uma tempestade mais forte, iriam sempre ser considerados como obra de Deus. Pessoalmente gosto mais de ler os Evangelhos que qualquer outra parte da Bíblia, por que prefiro aprender sobre Jesus com o "próprio" e não com intermediários ou com lendas ultrapassadas dos Judeus.

2007-04-11 20:47:30 · answer #2 · answered by Electrobird 5 · 1 0

É estupidez e ignorância querer adaptar o contexto bíblico aos séculos posteriores.

2007-04-11 20:47:28 · answer #3 · answered by Mauricio 7 · 1 0

Em primeiro lugar, foi um prazer ajudá-lo com a ortografia. Se não contra-argumentei é porque, naquela pergunta, considerei que estavas mais preocupado em ofender do que em argumentar e preferi não entrar no mérito.

Quanto ao contexto, ele não justifica, porém explica. Indubitavelmente a ICAR cometeu um crime com a Santa Inquisição e isto é injustificável, assim como os são os crimes de Hitler, Stálin, Milosevich, Hussein e Bush. Pelo menos JP II pediu perdão por alguns desses crimes - o que quer dizer que reconhece que eles aconteceram. Mas não sei que a ICAR tenha pedido perdão por ter considerado os negros "desprovidos de alma" - que foi o grande argumento por trás da escravidão de negros.

De qualquer forma, não podemos julgar outras sociedades e outras épocas através da nossa. A Grécia é tida como berço de nossa cultura, como exemplo de democracia, e , entretanto, era construída sobre os ombros de escravos... e não estamos falando de religião.

Recomendo que procure o conceito de etnocentrismo em livros de antropologia caso eu não tenha sido claro. Para uma melhor ilustração, caso consiga, procure pelo texto "O metal redondo e o papel pesado", que infelizmente não achei na internet para te passar.

2007-04-12 10:56:18 · answer #4 · answered by O Pantera 5 · 0 0

Lembre-se - Eu sou DEUS e nunca mudo...

Cara, a estória de Pinóquio é sensacional e sem contradições, leia ela que você irá adorar.

2007-04-11 20:48:34 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers