Eu sempre fiquei perplexo com essa história do Paraíso.
Em primeiro lugar, a incrível dotação a Deus de que ele é muito vingativo e realmente castiga quando não se obedece.
Está mais que claro que isso é invenção do homem. Alguém escreveu essas coisas e um monte de gente acredita como certo.
Se o Deus que se fala é o Deus que sinto, ele não é o que eu considero Deus.
Para mim Deus é puro amor e perdão. E veja que se ele queria promover a obediência ele não agiria com tanta maldade quando ela fosse desrespeitada.
Seria meio como que um pai jogar o filho no rio porque ele fez algo que não devia. E lá no rio ele encontraria o frio, a sujeira, não teria alimentos fáceis e teria que se virar para sair de lá quando antes, tinha tudo em casa.
Não consigo ver a menor lógica nisso.
E o teu questionamento é mais complexo ainda. Os animais que não teriam a menor culpa disso, foram todos castigados.
Partindo da suposição anterior, o pai não só jogaria o desobediente no rio mas, todos os irmãos, o cachorro da casa, o gatinho e o papagaio. Todo mundo castigado porque o filho desobedeceu.
Você vê lógica nisso? Deus jamais seria capaz disso.
Colocam sobre Seus ombros tudo! Até pra resolver a dor de barriga que a pessoa sente!
E pior do que tudo, desde criança queriam me informar que Deus castigava mesmo! Eu me lembro bem, morria de medo quando tinha que ir ao confessionário com a "enorme" culpa de ter masturbado.
E me diziam: você cometeu um erro e vai ser castigado. E num dia, lá no colégio, eu fiquei até as 3 horas da tarde escrevendo num caderno: Eu não vou mais fazer isso. E tinha que rezar milhares de vezes.
Acabou que eu desmaiei já que nas sextas para a confissão era preciso ir em jejum.
Você acha que foi Deus quem mandou ou foi o homem que é sempre assim, castigando e não perdoando e aconselhando que realizou?
E olha, tem coisas piores que dizem que Deus fez. Você acha que Ele na sua suprema bondade faria um povo todo andar durante 40 anos no deserto e quando chegando finalmente ao destino previsto, se tornasse novamente um povo escravo porque eles fizeram um bezerro de ouro e se divertiram durante a ausência de quem lhes davam esperança de uma vida nova?
Sei lá, acho isso tudo muito estranho de aceitar.
Fora, por exemplo o que recomenda o livro dos Levíticos.com recomendações drásticas de castigos que talvez reflitam o que era comum na época.
Coisas como apedrejar com maior facilidade quem, por exemplo, cometesse adultério. E coisas como não deixar chegar perto do altar de Deus quem tivesse deficiências visuais. E dái pra frente.
Tem coisas na Bíblia que não pode ter sida escrita por Deus como dizem os fundamentalistas. c
2007-04-10 13:42:57
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Os animais irracionais continuam no "paraíso" até hoje, quem saiu dessa condição fomos nós, mas eles continuam selvagens.
O pecado original, literalmente a tentação de Eva pela serpente para experimentar da maçã.
Se você verificar o significado da serpente no zodíaco chines, verás que a serpente é a sabedoria. A serpente aparece enrolada nos emblemas simbólicos da medicina, da farmácia, da química e em milhares de outros símbolos onde exista exaltação à sabedoria.
A maçã é justamente o conhecimento, as ciências, a cultura.
Adão e Eva representam os primatas irracionais como os Australopithecus africanus que existiram aqui à mais de 600 mil anos atrás. O animal humano descobriu o uso da lança, da roda e do fogo e isso foi o tal do pecado original, o animal saiu do "paraíso" selvagem que vivia como qualquer outro animal, enfim o macaco humano evoluiu, saiu do irracional e passou a ser racional. Na vida de animal selvagem não precisa plantar nem trabalhar com rebanhos, o animal apenas caça e colhe frutas e sementes, ao formar a razão o homem passou a trabalhar para arar e semear o solo, construiu armas, domesticou animais, formou rebanhos, confeccionou roupas, enfim a razão humana foi a causa da expulsão do paraíso.
A fauna selvagem continua no paraíso, o homem tem que trabalhar para produzir o que consome.
Como era de se esperar as religiões relacionam as serpentes com o demônio, o mal (sabedoria do povo) que deve ser combatido, lembre a imagem de santos pisando a áspide (serpente, dragão) como São Gabriel, São Jorge e outros soldados como eles que pisotearam alquimistas, anatomistas, botânicos, zooólogos e tantos quantos desenvolvessem as ciências, são inúmeros os casos conhecidos de cientistas perseguidos pelas forças inquisidoras na sociedade durante a inquisição na Europa e surpreendentemente até hoje em pleno século XXI os cientistas só faltam ser malhados como Judas nos postes em sábado de aleluia, atualmente em pleno século XXI após mais de 500 anos de encerrada a inquisiçao.
A magia negra representa a força das trevas, as religiões fazendo a disseminação do obscurantismo, da magia negra que conduz povos inteiros à involução cultural ao retardamento do desenvolvimento das ciências e á favor do crescimento da ignorância nos povos e resistência às informações do conhecimento científico.
As crenças em cima de alguma escritura arcáica e folclórica.
disseminação
do Lat. disseminatione
s. f.,
ato ou efeito de disseminar; dispersão; derramamento;
fig.,
difusão; propagação; divulgação.
Fonte(s):
Daterra
2007-04-10 13:49:39
·
answer #2
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
4⤊
0⤋
Oi.
Não sei porque os animais que não pecaram, não comeram a maçã, tem que sofrer como os homens que foram desobedientes.
Não acredito que os animais na sua ingenuidade e ignorância devam sofrer.
Beijos
2007-04-10 14:39:14
·
answer #3
·
answered by xixa 7
·
2⤊
0⤋
Primeiro, a morte adâmica não é o fim natural do nosso corpo marcescível, do contrário Melquisedeque, o Rei de Salém, estaria entre nós até hoje, porque São Paulo nos diz que ele é "sem princípio e fim de dias". A morte é espiritual, é a "segunda morte" que Jesus veio nos ensinar a vencer mas, mesmo assim, quando os nossos "porquinhos-de-barro" se quebram e ainda não estão cheios, recebemos outro, zerinho, para continuarmos com a nossa "poupança" de boas obras. Segundo: quem disse que os animais estão fora do paraíso? Eles não foram expulsos, mas um dia serão, quando puderem dizer, como nós, "penso, logo existo".
2007-04-10 14:06:11
·
answer #4
·
answered by carlosossola 7
·
2⤊
0⤋
É verdade! Nem tinha pensado nisso! Eu já dei uma resposta, perguntando o que é que eu tenho a ver com o caso de Adão e Eva. Que culpa tenho eu de eles terem pecado no Jardim do Éden. Agora os animais também? Essa é demais! Há animais que têm mais amor no coração do que muitos seres humanos que conheço! É claro que os animais têm a sua evolução espiritual, diferente da do homem, claro. Mas não me venham dizer que o animal não tem uma alma para oferecer a Deus. Acredito que eles sejam bem mais merecedores do que nós.
2007-04-10 13:25:12
·
answer #5
·
answered by donatohashi 5
·
3⤊
1⤋
Boa pergunta! Parece que tudo que se pergunta sobre a bíblia não tem resposta exata! Por que? Por que impossivel conciliar realidade com ficção ou lenda!
2007-04-10 13:17:38
·
answer #6
·
answered by SATELLITE 7
·
2⤊
1⤋
Porque o paraíso é um símbolo e ninguém pode viver em um símbolo. O paraíso era o Plano Divino da Criação, o mundo é sua concretização. Eva era o Ideal da mulher, sua encarnação era o fóssil que chamamos de Lucy. Deus é puro e perfeito e permanente, a matéria é corrupta, imperfeita e impermanente.
2007-04-10 13:39:05
·
answer #7
·
answered by O Pantera 5
·
1⤊
2⤋
Boa noite.
Pode perceber que quando Adão e Eva foram expulsos do jardim do edem, entrou a morte no mundo e no universo.
Tudo morre por causa da desobediência deles, os homens, os animais, as plantas, as estrelas, etc.
Não só os animais sofreram, mas tudo o que exite no universo físico morre.
Até Jesus Cristo o filho do Deus Vivo morreu na cruz, mas ressuscitou e venceu a morte, dando esta oportunidade a todos os que crerem Nele.
2007-04-10 13:12:44
·
answer #8
·
answered by Vagner Otávio 6
·
1⤊
2⤋
Realmente o paraíso é uma metáfora mas vai tentar explicar isso para o Bibliólatras.
2007-04-10 13:11:29
·
answer #9
·
answered by Jorge P 6
·
1⤊
2⤋
porque o paraiso naum existiu é pura metáfora.
2007-04-10 13:07:49
·
answer #10
·
answered by V W vanderwaguen 4
·
1⤊
2⤋