Os textos que citou NÃO provam a inexistência da TRINDADE. O que é a Trindade?
DEUS é único. Deus é apenas um.
Mas, quando Deus se manifestou ao homem, manifestou-se na pessoa de JESUS CRISTO, que também é Deus, só que ENCARNADO. O Verbo se fez carne e habitou entre nós. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo ERA DEUS. Todas as coisas foram feitas por Ele e sem ele nada do que foi feito se fez. Isso está no Evangelho de João, capítulo 1. Ora, o VERBO é JESUS. Logo, JESUS É DEUS. Se Jesus é Deus, e só existe um Deus, logo, Jesus e Deus são uma só pessoa. O Espírito Santo é o Espírito de Deus. Logo, sendo assim, o Espírito Santo é Deus, pois Deus é Espírito. No princípio, o Espírito de Deus pairava sobre a face do abismo, e disse Deus: "Haja luz" e assim foi.
Concluindo, Deus é um só: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. E estes três são UM. São os três UM SÓ DEUS. Daí o MISTÉRIO da Trindade. É como um TRIANGULO, que tem três pontas, mas que formam uma só figura geométrica. Ou como um pedaço de pão, que pode ser dividido em três pedaços, mas continuam o mesmo pão.
Ou a ÁGUA de uma vasilha, que pode ser repartida em três recipientes, mas ainda assim, continuam sendo água.
2007-04-07 15:23:43
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Como se explica a Trindade?
A IGREJA Católica Romana diz: “Trindade é o termo empregado para definir a doutrina central da religião cristã . . . Assim, nos dizeres do Credo Atanasiano: ‘o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o EspÃrito Santo é Deus; e, não obstante, não são três Deuses, mas um só Deus.’ Nesta Trindade . . . as Pessoas são coeternas e coiguais: todas são igualmente incriadas e onipotentes.” — The Catholic Encyclopedia (Enciclopédia Católica).
Praticamente todas as outras religiões da cristandade concordam com isso. Por exemplo, a Igreja Ortodoxa Grega também chama a Trindade de “doutrina fundamental do cristianismo”, chegando a dizer: “Cristãos são aqueles que aceitam a Cristo como Deus.” No livro Our Orthodox Christian Faith (A Nossa Ortodoxa Fé Cristã), a mesma igreja declara: “Deus é trino. . . . O Pai é totalmente Deus. O Filho é totalmente Deus. O EspÃrito Santo é totalmente Deus.”
Assim, a Trindade é considerada como “um só Deus em três Pessoas”. Diz-se que nenhuma delas teve princÃpio, que sempre existiram. Que cada qual é todo-poderosa, nenhuma maior ou menor do que as outras.
à difÃcil de captar esse raciocÃnio? Muitos crentes sinceros o consideram confuso, contrário ao raciocÃnio normal, diferente de tudo em sua experiência. Como, perguntam, poderia o Pai ser Deus, Jesus ser Deus e o espÃrito santo ser Deus, mas, ao mesmo tempo, não existirem três deuses mas apenas um só Deus?
“Além da Compreensão da Razão Humana”
ESSA confusão é generalizada. The Encyclopedia Americana (Enciclopédia Americana) diz que a doutrina da Trindade é tida como estando “além da compreensão da razão humana”.
Muitos que aceitam a Trindade encaram-na da mesma maneira. O monsenhor Eugene Clark disse: “Deus é um só, e Deus é três. Visto que não existe nada igual a isso na criação, não podemos entendê-la, mas apenas aceitá-la.” O cardeal John O’Connor declarou: “Sabemos que é um mistério muito profundo, que ainda nem começamos a entender.” E o papa João Paulo II fala do “insondável mistério de Deus, a Trindade”.
Assim, A Dictionary of Religious Knowledge (Dicionário do Conhecimento Religioso) diz: “Quanto a precisamente o que é essa doutrina, ou exatamente como deve ser explicada, os trinitaristas ainda não chegaram a um acordo.”
Podemos entender, pois, por que a New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica) observa: “Há poucos instrutores da teologia trinitária nos seminários católico-romanos que numa ocasião ou noutra não se atormentaram com a pergunta: ‘Mas, como é que se pode pregar a Trindade?’ E, se a pergunta é sintomática da confusão da parte dos estudantes, talvez não seja menos sintomática de similar confusão da parte de seus mestres.”
Pode-se constatar a veracidade dessa observação por ir a uma biblioteca e examinar livros que apóiam a Trindade. Escreveram-se inúmeras páginas na tentativa de explicá-la. Todavia, depois de passar a duras penas pelo labirinto de confusos termos teológicos e explicações, o investigador ainda não sai satisfeito.
Sobre isso, o jesuÃta Joseph Bracken diz em seu livro What Are They Saying About the Trinity? (O Que Dizem Sobre a Trindade?): “Os sacerdotes que, com muito esforço aprenderam . . . a Trindade em seus anos de seminário, hesitam por natureza a apresentá-la a seus paroquianos do púlpito, até mesmo no Domingo da SantÃssima Trindade. . . . Por que incomodar pessoas com algo que, afinal, de qualquer maneira não entenderiam corretamente?” Ele diz também: “A Trindade é um assunto de crença formal, mas pouco ou nenhum [efeito] tem sobre a cotidiana vida cristã e adoração.” Não obstante, é “a doutrina central” das igrejas!
O teólogo católico Hans Küng diz em seu livro Christianity and the World Religion (O Cristianismo e as Religiões do Mundo) que a Trindade é uma das razões pelas quais as igrejas têm sido incapazes de fazer algum progresso significativo junto aos povos não-cristãos. Ele diz: “Até mesmo bem informados muçulmanos simplesmente não conseguem entender, e os judeus até hoje deixaram de compreender, a idéia da Trindade. . . . As distinções feitas pela doutrina da Trindade entre um só Deus e três hipóstases não satisfazem os muçulmanos, que ficam confusos, em vez de esclarecidos, por termos teológicos derivados do sirÃaco, do grego e do latim. Os muçulmanos a consideram nada mais do que um jogo de palavras. . . . Por que deveria alguém querer acrescentar à noção da unicidade e singularidade de Deus algo que é capaz apenas de diluir ou anular essa unicidade e singularidade?”
“Não é Deus de Confusão”
COMO foi possÃvel que se desenvolvesse tal doutrina confusa? A Enciclopédia Católica afirma: “Um dogma tão misterioso pressupõe uma revelação Divina.” Os peritos católicos Karl Rahner e Herbert Vorgrimler dizem em seu Theological Dictionary (Dicionário Teológico): “A Trindade é um mistério . . . no verdadeiro sentido da palavra . . . , que não se poderia conhecer sem uma revelação, e, mesmo após a revelação, não é possÃvel que se torne plenamente compreensÃvel.”
Contudo, afirmar que, sendo a Trindade um mistério tão confuso, ela deve ter-se originado de revelação divina, cria um outro grande problema. Por quê? Porque a própria revelação divina não permite tal conceito sobre Deus: “Deus não é Deus de confusão.” — 1 CorÃntios 14:33, Centro BÃblico Católico (CBC).
Em vista dessa declaração, seria Deus responsável por uma doutrina tão confusa a respeito de si mesmo que nem mesmo peritos em hebraico, grego e latim podem realmente explicá-la?
Ademais, precisa a pessoa ser teóloga para ‘conhecer o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem ele enviou’? (João 17:3, BJ) Se assim fosse, por que tão poucos dos bem instruÃdos lÃderes religiosos judaicos reconheceram a Jesus como o Messias? Os Seus fiéis discÃpulos eram, em vez disso, humildes lavradores, pescadores, cobradores de impostos, donas-de-casa. Tais pessoas comuns tinham tanta certeza do que Jesus lhes ensinava a respeito de Deus que podiam ensinar isso a outros, e estavam até mesmo dispostas a morrer por suas crenças. — Mateus 15:1-9; 21:23-32, 43; 23:13-36; João 7:45-49; Atos 4:13.
Conclusão: a trindade não é um ensino bÃblico.
2007-04-07 22:29:07
·
answer #2
·
answered by rao 3
·
1⤊
0⤋
A palavra "trindade" realmente não aparece nas Escrituras, embora seja artigo de fé de antigas religiões do mundo. Foi cunhada por Santo Atanásio, nos primeiros séculos depois de Cristo, como: "O Pai é Deus, o Filho é Deus, o E.Santo é Deus, mas não há três deuses, apenas UM". Ficou sumariamente esclarecido mas, basicamente, é isso mesmo. Para entendermos o "mistério" temos que ter em mente que Deus não é uma pessoa como nós. É como um oceano de energia viva, espiritual, que transborda todos os universos, como revelou Salomão na na dedicação do Templo de Jeová. Paulo nos comparou a peixinhos que nadam neste oceano. Somos parte e parcelas conscientes de Deus como as gotinhas são parte e parcelas do Oceano.
A gotinha poderia dizer, como Jesus Cristo disse, "eu e o oceano somos um, mas o oceano é muito maior do que eu" e "quem vê a mim vê o oceano" Dessarte, o Espírito está em nós e fora de nós, e nos conforta com "gemidos inexprimíveis", conforme já entendia o Apóstolo Paulo ao mencionar que "o mesmo Espírito (fora de nós) testifica com o nosso espírito (nós, como parte e parcela dele) que somos filhos de Deus". Daí o correto entendimento da passagem bíblica de João, "no princípio era o Verbo (Cristo, a Gota-Maior), ela estava com Deus (o Oceano) e um deus (igual ao Oceano) era o Verbo (a Gota-Maior). Eis o significado correto da mal- explicada"SantíssimaTrindade". O Espírito Santo é o próprio oceano no seu todo. Deus é o Espírito Santo Maior e todos nós somos espíritos santos menores, revestidos provisoriamente de um corpo para podermos cumprir nossos dias em carne e sangue. O Espírito Santo opera através de suas criaturas, essa é a força ativa de Deus. E ponto final.
2007-04-08 02:05:52
·
answer #3
·
answered by carlosossola 7
·
0⤊
0⤋
Quando se diz Trindade, quer se dizer que Pai, Filho, e Espírito Santo, são um só em espírito, ou seja, estão em plena comunhão. Deus é o criador de tudo, Jesus foi Sua presença entre os homens e o Espírito Santo, é a pessoa como Deus vem ao homem em forma de dons.
2007-04-07 22:48:37
·
answer #4
·
answered by C E 3
·
0⤊
0⤋
Isso é um mistério, mais para entender um pouco é só se basear pela água nos estados: liquido, sólido e gasoso, porém não deixa de ser água, mesmo coisa , o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
2007-04-07 22:25:14
·
answer #5
·
answered by tinica 4
·
0⤊
0⤋
Eu conhecia uma outra passagem que contraria a Trindade. Não lembro onde é mas diz: Isso, algo como Deus é a cabeça de Cristo e Cristo a cabeça do homem. Algo assim não lembro. Mas essa convicção de trindade pra mim é errada, confusa e mal explicada, a mto tempo.
2007-04-07 22:23:31
·
answer #6
·
answered by Lord Byron 6
·
0⤊
0⤋
DEIDADE= DEUS TRIÚNO= PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO.
Não há na bíblia a palavra trindade, mas tal manifestação é tácita:
Quando Jesus foi batizado: Uma VOZ falou do Céu (Deus); algo em forma de pomba pousou sobre Ele (Espírito Santo) e o próprio Jesus sendo Batizado por João Batista.
Quanto a ser "maior" falava então Jesus-homem, experimentado nos trabalhos da vida. E Jesus diz: Ide...batizai...em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo!!!
Saudações
2007-04-07 22:22:42
·
answer #7
·
answered by Pensando Direito 2
·
0⤊
0⤋
PAI: Deus onipresente e onipotente, criador de tudo
FILHO: Deus se personifica em forma de Jesus, sua criação, seu filho.
ESPÍRITO SANTO: A alma, a força e a luz de Deus.
Esses três elementos representam um só ser: Deus.
2007-04-07 22:19:35
·
answer #8
·
answered by Lu 2
·
0⤊
0⤋
.
Referem-se a Jesus Cristo, a segunda Pessoa da Trindade.
.
2007-04-07 22:18:33
·
answer #9
·
answered by Biggi 7
·
0⤊
0⤋
Elizabete???? Sua bíblia foi traduzida do Inglês onde Isabel é chamada de Elizabeth?
2007-04-07 22:16:29
·
answer #10
·
answered by Electrobird 5
·
0⤊
0⤋