1 - Para que se usa aparelho?
O tratamento ortodôntico tem 3 objetivos: a estética, a função e a proteção dos dentes. Para se atingir estes objetivos é utilizado o aparelho ortodôntico, que aplica forças sobre os dentes, fazendo-os mudarem de posição. Também é possível usar o aparelho para modificar uma tendência de crescimento desfavorável ou para eliminar algum fator local que seja responsável pelo problema.
2 - Como o uso de aparelho pode melhorar a saúde?
A boca exerce várias funções, como a mastigação, a deglutição e a fala, sem contar com o aspecto estético que tem importância psicológica.
O tratamento ortodôntico é capaz de melhorar estas funções e, consequentemente, a saúde.
3 - Por que aparelho custa caro?
O aparelho ortodôntico é um instrumento de alta tecnologia, composto de ligas metálicas sofisticadas. Além disso, é colocado de forma individualizada, consumindo várias horas de trabalho de um profissional especializado.
Requer também uma infra-estrutura completa para funcionar corretamente, nem sempre percebida pelos pacientes.
4 - Como funciona o tratamento ortodôntico?
O tratamento ortodôntico, basicamente, consiste na colocação de suporte nos dentes, chamados bráquetes, que são um tipo de encaixe.
Para cada dente existe um bráquete diferente, que é colocado em uma posição pré-determinada em relação à coroa do dente.
Nestes encaixes, que tem a forma de um retângulo, são colocados os fios.
Os fios são modelados na forma de uma parábola, individualizada conforme a arcada do paciente. Esses fios são presos aos dentes por anéis de elástico e tracionam os dentes para as posições corretas, estudadas pelo ortodontista.
Existe uma sequência na colocação dos fios, desde os mais finos e flexíveis até os mais rígidos, usados mais no final do tratamento na fase de acabamento.
5 - Qual a melhor idade para usar aparelho ortodôntico?
Para a maioria dos casos é mais vantajoso iniciar o tratamento após a troca dos dentes, para que o trabalho seja mais definitivo. Embora variável, a idade é de 12 anos para as meninas e 13 para os meninos. Este período coincide também com a época de maior crescimento corporal, quando o tratamento ortodôntico costuma ser mais rápido.
Entretanto pode ser mais vantajoso começar o tratmento mais cedo, quando alguma função exercida pela boca está alterada e causando um problema ortodôntico. Exemplos desta necessidade são o uso de chupeta, respiração pela boca, hábitos de chupar dedo.
Alguns casos que tem um envolvimento do esqueleto do rosto, quando um dos maxilares cresce mais ou é maior que o outro, podem requerer a necessidade de cirurgia facial junto com o aparelho. Nestes casos, é melhor realizar o tratamento no final do crescimento, por volta dos 18 anos.
6 - O que acontece se não tratar?
Isto vai depender de cada caso. Se o caso tiver principalmente comprometimento estético, não vai acontecer muita coisa, já que não ocorre comprometimento da saúde se a pessoa se sentir bem.
Se o comprometimento estiver na função, o organismo é capaz de compensar, até certo ponto, o problema e a pessoa convive com alguma limitação ou deficiência.
Entretanto, a consequência mais preocupante, quando um caso não é tratado, ocorre à longo prazo, pois os dentes estarão sofrendo algum grau de sobrecarga e ficam expostos a problemas que irão cobrar um tributo no futuro, comprometendo a dentição da pessoa.
7 - Usar aparelho ortodôntico causa muita dor?
A dor é um fenômeno individual, pois cada pessoa reage de maneira diferente ao mesmo estímulo.
O tratamento ortodôntico consiste em movimentar os dentes dentro do osso e isso é feito aplicando-se uma força no dente contra o osso.
A reação do organismo é destruir (reabsorver) a parte do osso que está sendo pressionada e reconstruir no lado que está sendo tracionado. Este mecanismo, regulado pela circulação sanguínea, causa basicamente uma inflamação, o que provoca a dor.
A dor causada pelo aparelho é um pouco diferente da dor-de-dente, pois na verdade poderíamos dizer que é um dente dolorido e o paciente sente quando se aperta os dentes, como na mastigação. Normalmente, o desconforto aparece nos primeiros 2 dias na hora da mastigação.
8 - Quanto demora um tratamento ortodôntico?
Em média, um tratamento ortodôntico demora 2 anos. Este é o tempo necessário para realizar todos os movimentos para colocar os dentes em suas posições corretas.
O aparelho é ativado mensalmente, trocando-se os fios por outros de diâmetro cada vez maior, para que se possa obter cada vez mais movimentos precisos.
A fase inicial é chamada ALINHAMENTO E NIVELAMENTO, quando os dentes são colocados em posição um do lado do outro, na altura correta. Esta fase dura cerca de 6 meses e é quando podemos ver as maiores mudanças.
A segunda fase - FECHAMENTO DE ESPAÇOS E CORREÇÃO DA RELAÇÃO MOLAR - é realizada para fechar espaços das extrações porventura realizadas e para colocar os dentes do fundo em posição que permita a correta colocação de todos os demais dentes em suas posições. Esta fase dura cerca de 9 meses.
A terceira fase - FINALIZAÇÃO - é o acabamento, quando o ortodontista ajusta cada ponta dos dentes no lugar correto na arcada oposta, coloca as raízes dos dentes paralelas entre si. Esta fase dura cerca de 9 meses.
Alguns casos são mais simples e podem ser terminados mais cedo. Outros têm algum tipo de complicação, como tracionar dentes que estão no céu-da-boca, e demoram mais tempo.
9 - O aparelho fixo provoca o aparecimento de cáries?
O aparelho fixo, sozinho, não é capaz de provocar cáries, embora esta seja uma grande preocupação dos responsáveis.
É verdade que o aparelho fixo dificulta a escovação e o uso do fio dental, além de permitir que as bactérias encontrem mais facilidade para aderir aos dentes.
Se a higiene bucal for feita corretamente, conforme a orientação do ortodontista, o risco de cáries é mínimo.
A experiência clínica demonstra que os pacientes que se apresentam para iniciar o tratamento ortodôntico com muitos dentes restaurados, ou que tiveram muitas cáries nos dentes de leite, poderão ter novas cáries, pois apresentam alguma deficiência na higiene, hábitos alimentares com excesso de doces, ou baixa resistência do esmalte do dente.
O ortodontista acompanha o paciente neste sentido e está preparado para intervir nestas situações.
10 - Quais os tipos de aparelho que existem?
Inicialmente, os aparelhos podem ser fixos ou removíveis, ou seja, colados no dente ou podem ser retirados pelos pacientes.
Os aparelhos fixos podem ser divididos também em várias técnicas, cuja diferenças estão no tamanho do encaixe do fio e na necessidade ou não da confecção de dobras nos fios. São capazes de realizar todos os tipos de movimento com os dentes.
Os aparelhos removíveis trabalham de maneira um pouco diversa, apoiando-se também na gengiva e osso, além dos dentes, e são capazes de realizar movimentos de pêndulo dos dentes, ou apenas empurram ou puxam os dentes. Não têm a capacidade de movimentar a raiz, nem de girar os dentes, nem de corrigir diferenças de altura entre os dentes.
11 - Quais as fases do tratamento ortodôntico?
O tratamento ortodôntico divide-se em 3 fases:
- Alinhamento e Nivelamento. A fase iniciial, quando a preocupação é colocar todos os dentes lado a lado e na mesma altura. É quando o paciente mais percebe a mudança de posição dos dentes. Esta fase dura em média 6 meses.
- Fechamento de espaços e relaछão molar. Nesta fase é realizado o fechamento dos espaços que resultaram da extração de dentes, se foi realizada. Também é nesta fase que se faz a correção do modo como os dentes posteriores - molares - se encaixam. Isto pode ser obtido com o auxílio de aparelhos extra-bucais, na fase de crescimento. Dura em média 9 meses.
- Finalização. É a fasee em que o ortodontista individualiza o tratamento, procurando obter a melhor relação estética entre o sorriso e o rosto do paciente. Também é feito o detalhamento de como os dentes se encaixam, pois isto é muito importante para se conseguir manter este resultado no futuro. Esta fase demora em média 9 meses.
12 - O que é documentação ortodôntica?
Documentação ortodôntica são os exames complementares em ortodontia. Basicamente, são:
- telerradiografia, radiografia lateral dda cabeça, onde se estuda a posição dos ossos da face, crescimento e a posição dos dentes no rosto
- radiografia panorâmica, onde se eestuda a situação dos dentes
- modelos de gesso, reproduzindo ass arcadas dentárias, para a realização de medições e acompanhamento durante o tratamento
- fotografias do rosto, para mediç&ões e comparações
- fotorafias dos dentes, também parra medições e acompanhamento.
Esses exames auxiliam o ortodontista a compor o plano de tratamento e finalizar o diagnóstico.
13 - Como se escova os dentes com aparelho fixo?
Quem usa aparelho fixo precisa tomar alguns cuidados na escovação. O aparelho tem algumas reentrâncias que possibilitam a retenção de restos alimentares e bactérias.
A técnica de escovação mais indicada é a escovação com movimentos circulares, escovando-se dente por dente. Começar pelo arco superior na parte de fora onde está o aparelho, no lado esquerdo e ir escovando dente por dente até o lado oposto. Depois, fazer o mesmo no lado do céu da boca. O mesmo é feito para o arco inferior.
A escova ideal é a reta e macia, que contenha os tufos de cerdas mais separados, para facilitar a limpeza.
Outra mudança importante é no uso do fio dental, que deve ser colocado por baixo do fio do aparelho inicialmente e depois passado entre os dentes. Existe no mercado um passador de fio dental, de plástico, que facilita muito o uso.
É muito importante que o paciente fale com o ortodontista se tiver alguma dificuldade na escovação para que o resultado do tratamento ortodôntico não seja prejudicado por algum problema no dente.
14 - O que são bandas, bráquetes, elásticos, extra-oral?
São componentes do aparelho fixo, que permitem que as forças geradas pelos fio sejam transmitidas aos dentes para a realização dos movimentos.
- bandas (ou anéis) feitas de aࢷo inox, circulam o dente e são cimentadas para ficarem em posição. Nelas, o ortodontista solda componentes onde se encaixam os fios ou outras partes do aparelho.
- bráquetes são encaixes colaados nos dentes para que sejam tracionados para a posição ideal por um fio.
- elásticos são acessórrios do aparelho são utilizados para tracionar as arcadas para o correto relacionamento. O aparelho faz as correções em uma arcada; os elásticos fazem as correções nas duas arcadas.
- aparelho extra-oral é aquele que é preso fora da boca para produzir uma força que atue nos dentes. Normalmente apoia-se no pescoço e é jocosamente conhecido como "freio". Com ele é possível aplicar forças que modificam o crescimento dos maxilares na idade apropriada.
15 - Perigos na Ortodontia: reciclagem e esterilização inadequada.
A Ortodontia é uma especialidade onde é baixo o risco de contaminação, pois os procedimentos não são invasivos. Entretanto, não se deve relaxar na adoção de medidas de proteção, que são as mesmas que se toma em odontologia.
Uma prática que representa perigo é a reciclagem dos bráquetes. Após o uso, a cola residual que fica aderida ao bráquete precisa ser removida para sua reutilização. Isto pode ser feito de 2 maneiras: por aquecimento, onde a cola é aquecida acima de 550 graus e é calcinada, transformando-se em pó. Depois o bráquete recebe um polimento eletroquímico. Este é um processo trabalhoso e o principal risco está na perda de propriedades físicas do bráquete.
Outro método consiste na utilização de substâncias químicas capazes de dissolver os resíduos de cola do bráquete. Estas substâncias não tem compatibilidade biológica e são tóxicas para o organismo. Não existe segurança para o paciente no uso deste método.
Em todo o caso, o paciente sempre deverá ser informado
que o bráquete que está sendo aplicado no seu aparelho é reciclado.
Em nosso consultório este procedimento NUNCA é realizado.
16 - Adultos podem usar aparelho?
Não existe impedimento no uso de aparelho por causa da idade. A limitação no uso do aparelho está na saúde geral e, especialmente, na saúde óssea nos maxilares. A limitação pode ocorrer em qualquer idade.
O que os adultos devem pensar sobre tratamento ortodôntico é sobre se é vantajoso ou não realizá-lo. Se houver um ganho na estética, na função ou na proteção dos dentes, então o tratamento deve ser realizado.
Os tratamentos realizados em adultos apresentam os mesmos bons resultados dos adolescentes, em parte inclusive por causa do elevado nível de colaboração.
17 - O tratamento de adulto é mais caro?
O preço do tratamento ortodôntico varia em função de sua complexidade, principalmente tempo de tratamento e quantidade de aparelhos acessórios.
O tratamento de adultos normalmente exige planejamento detalhado e acompanhamento da execução com elevado grau de atenção. Normalmente, não é um tratamento mais longo, nem exige aparelhos acessórios. Portanto, o tratamento de adultos normalmente custa o mesmo do tratamento de adolescentes.
18 - Existe algum limite de idade para usar aparelho?
Não existe. A principal limitação no uso de aparelho está relacionada com a saúde e o estado do osso de suporte dos dentes.
Na verdade, o tratamento ortodôntico é feito com mudanças no osso. Os dentes apenas são movimentados. O osso em volta dos dentes, chamado osso alveolar, é que sofre as modificações, sendo destruído e reconstruído para permitir o movimento dos dentes.
19 - Existe benefício para a saúde no tratamento de adultos?
O tratamento ortodôntico tem 3 objetivos principais:
- a estética, que faz com que o inddivíduo sinta-se bem, melhore a auto-estima e viva feliz;
- a função, melhorando o deseempenho da mastigação, da fala, da deglutição, auxiliando o equilíbrio das funções do corpo;
- a proteção, pois alguns prooblemas ortodônticos irão expor a dentição à sobrecarga, podendo causar danos e perda precoce.
20 - Qual a diferença entre o tratamento de adultos e o de adolescentes?
Não existe difença importante na técnica. O aparelho ortodôntico é o mesmo. A diferença está na situação óssea, principalmente na velocidade da reposição do osso alveolar. Nos adolescentes essa velocidade é maior, além do fato de o indivíduo estar em fase de crescimento.
No adulto já existe algum grau de perda óssea e o tratamento ortodôntico precisa ser muito bem planejado e executado, para maximizar os resultados e minimizar os riscos.
O tratamento de adultos exige que sejam utilizadas forças leves nos fios e que as ativações tenham intervalos de pelo menos 4 semanas.
Outro ponto favorável no tratamento de adultos é que o nível de colaboração é muito maior, o que permite obter resultados com eficiência.
21 - O que são aparelhos estéticos? Custa mais caro?
São os aparelhos que não aparecem ou aparecem pouco. Foi uma preocupação no final dos anos 80, quando os adultos começaram a procurar tratamento ortodôntico, mas não gostavam de ficar com a "aparência de adolescentes".
Basicamente, existem 2 tipos:
- bráquetes de porcelana - feitos dde material sintético de cor e textura muito parecidos com os dentes. Esse mimetismo não é perfeito. O bráquete é maior que o de metal, os fios aparecem. Também encarece o tratamento.
- ortodontia lingual - quando o aparelho é colocado no lado interno da arcada, no lado da língua. É uma solução estética que torna o tratamento tecnicamente mais difícil e muito desconfortável para o paciente, pois o aparelho irá disputar espaço com a língua.
Essas soluções tinham por objetivo esconder o aparelho, mas hoje essa necessidade não é tão importante assim, pois é comum o uso de aparelho por adultos.
22 - O ortodontista tem que ser especialista em adultos?
É muito desejável que o ortodontista tenha experiência no tratamento de adultos, embora não haja obrigação de ser um especialista.
A parte técnica do tratamento é igual. O importante é a precisão do planejamento, pois o tratamento de adulto não deixa margem para erros.
23 - Quais são os primeiros sintomas de problemas ortodôntico?
A maneira como a maioria das pessoas identifica um problema ortodôntico é pela estética. Mas existem outros sinais que precisam da atenção dos pais.
Entre os 6 e 12 anos acontece o período da dentição mista, uma parte dos dentes são de leite e outra parte de permanentes. Esta fase é também chamada de "fase do patinho feio" pois os dentes permanente são do tamanho adulto e o rosto ainda não cresceu. A aparência dos dentes pode assustar os pais, mas o crescimento é favorável e normalmente resolve o problema sem o uso de aparelho.
É preciso observar as funções das crianças:
- respiração pela boca. Os deentes superiores aparecem muito, existe grande diferença na cor dos lábios, o rosto fica longo, o nariz é curto e arrebitado. Isto altera o crescimento da face e irá resultar num problema ortodôntico difícil de resolver com perfeição.
- hábitos de chupar dedo, chupeta, ou falar colocando a língua entre os dentes também causa mudanças no crescimento dos ossos que poderão causar problemas ortodônticos.
- observar oo rosto da criança com a boca fechada. Diferenças de tamanho ou posição dos maxilares são sinais que devem ser investigados.
O melhor conselho é consultar um ortodontista, pois o diagnóstico precoce produz melhores resultados. Muitas vezes não é vantajoso o tratamento precoce, mas eliminar a causa do problema é fundamental.
24 - Quais as consequências se meu filho não usar aparelho?
O tratamento ortodôntico deve ser realizado quando houver um benefício para a saúde do indivíduo. Seja um benefício na função, na estética ou na proteção da dentição, o desejável é que haja algum ganho para o paciente, ou dizendo de outra maneira, agregar valor.
Quando se deixa de tratar, deve-se considerar o que vai haver de perda, se compromete a saúde definitivamente ou se pode ser revertido no futuro.
25 - Com qual idade meu filho deve iniciar o tratamento ortodôntico?
Normalmente a melhor idade para iniciar o tratamento é após a troca dos dentes. Este período coincide com o crescimento da puberdade, em torno dos 13 anos para os meninos e 12 para as meninas.
É preciso considerar alguns outros fatores:
- problemas relacionados com a funç;ão, como respiração pela boca, hábitos de chupar dedo ou chupeta, precisam ser tratados bem cedo, aos 6 anos ou menos. Nem sempre é necessário usar aparelho, muitas vezes o tratamento fonoaudiológico é mais indicado, mas o diagnóstico e o acompanhamento devem ser feitos;
- problemas que envolvem a modificaइão do crescimento são desenvolvidos em todo o período de crescimento, podendo durar mais tempo que o normal;
- problemas de grande diferença de tamanho dos maxilares, que envolvam a necessidade de cirurgia, devem ser realizados após o crescimento do rosto, depois dos 18 anos de idade.
É muito recomendável uma consulta ao ortodontista, além do acompanhamento, para que a melhor idade de tratar seja escolhida para cada caso.
26 - O que é tratamento interceptativo? É realmente necessário?
Tratamento interceptativo é aquele realizado antes da instalação do problema ortodôntico. Procura interceptar um problema antes que ele aconteça.
É o melhor tratamento possível, principalmente no aspecto prevenção. Quando o caso permitir, é muito vantajoso realizá-lo.
Infelizmente, não é possível garantir que o tratamento interceptativo é capaz de resolver todos os casos. Conforme foi visto na pergunta anterior, algumas vezes o tratamento vai durar todo o período de crescimento, indo até 17 anos de idade. Um tratamento que se inicia aos 7 anos de idade, irá durar 10 anos, o que não é vantajoso.
O ortodontista tem condições de examinar o caso e orientar os pais sobre as vantagens e desvantagens da conduta.
27 - Quanto tempo demora um tratamento ortodôntico?
A duração de um tratamento ortodôntico está relacionada com a complexidade do caso. Em média, o tratameto demora 2 anos.
O movimento dos dentes é realizado com destruição e reconstrução do osso alveolar, aquele que fica em volta das raízes dos dentes e este processo é demorado.
Em alguns casos, existe um componente genético para os dentes ficarem fora de posição e o tratamento deverá durar até o final do período de crescimento, pois que senão os dentes voltam a ficar fora de posição.
28 - É preciso extrair dentes para fazer o tratamento ortodôntico?
O tratamento ortodôntico tem como objetivo colocar os dentes em boa posição dentro do osso de suporte. Se houver falta de espaço no osso para todos os dentes, então será necessário extrair dentes.
Outra necessidade de extração é quando os dentes estão alinhados, mas muito inclinados para fora e não há como melhorar a posição dos lábios sem extrair dentes.
29 - Qual a diferença entre aparelho fixo e removível?
A principal diferença é o tipo de movimento que o aparelho é capaz de induzir o dente a fazer.
O aparelho fixo tem um encaixe colado no dente e o fio é capaz de movimentar o dente nos 3 eixos (para cima e para baixo, para dentro e para fora, para frente e para trás), além de fazer movimentos com a raiz do dente.
O aparelho removível apenas encosta no dente e só produz movimentos de inclinação (para dentro e para fora). Não é capaz de realizar movimentos corrigindo alturas diferentes de dentes, nem corrigir dentes que estejam girados.
30- O que é ortodontia lingual?
Ortodontia lingual é uma técnica ortodôntica que coloca o aparelho do lado interno da boca, no lado da língua. Foi idealizada para que o aparelho não apareça e inicialmente indicada para adultos que não desejavam que o aparelho aparecesse.
É uma técnica de difícil execução e causa muito desconforto para o paciente.
31 - Retratamento, quando é necessário?
Ortodontia não é uma ciência exata, pois o profissional não tem controle sobre todas as variáveis envolvidas no resultado. Alguns casos apresentam crescimento inesperado, manutenção de hábitos que interferem no equilíbrio que mantém os dentes em posição.
Quando o resultado final não se mantém e os dentes saem da posição é necessário o retratamento.
32 - Quais as mudanças faciais que o aparelho ortodôntico provoca?
O principal efeito do aparelho sobre a face é sobre a posição dos lábios, do nariz e queixo.
Quando um caso é tratado com extrações e os dentes são posicionados mais internamente, os lábios irão acompanhar este movimento.
Quando isto ocorre, o nariz e o queixo estarão em destaque, aparentando ser maiores.
No planejamento do caso é possível calcular os efeitos e evitar modificações que irão influenciar negativamente na estética.
2007-04-05 21:33:09
·
answer #2
·
answered by Mauricio 7
·
1⤊
0⤋