São as Testemunhas de Jeová uma seita?
JESUS CRISTO foi acusado de ser beberrão, glutão, violador do sábado, testemunha falsa, blasfemador de Deus, e mensageiro de Satanás. Foi também acusado de ser subversivo
seus discípulos foram também alvo de graves acusações
. Certo grupo de cristãos do primeiro século foi arrastado perante os governantes da cidade por pessoas que clamavam: ‘Estes homens têm subvertido a terra habitada.’ (Atos 17:6)
Paulo foi mais tarde acusado de ser ‘uma peste e de atiçar sedições entre todos os judeus, por toda a terra habitada’, e de tentar “profanar o templo”. (Atos 24:5, 6)
“Deveras, quanto a esta seita, é sabido por nós que em toda a parte se fala contra ela.” — Atos 28:22.
Que dizer de hoje?
São as Testemunhas de Jeová uma seita?
As Testemunhas de Jeová não realizam reuniões ritualísticas, nem é sua adoração revestida de mistério
Quando elas se reúnem, em geral mais de uma vez por semana, em Salões do Reino (seus locais de reunião não são chamados de igrejas), a maior parte do tempo é gasto em estudo e em palestras sobre a Bíblia.
Seus locais de reunião são claramente identificados por um letreiro. As reuniões são abertas, e o público em geral é convidado a comparecer. Visitantes são mais do que bem-vindos.
As “Testemunhas granjearam a reputação de serem honestas, corteses e diligentes”, - Corbett em seu livro Religion in America (Religião na América).
Muitos que não são Testemunhas admitem prontamente que não há nada de esdrúxulo ou bizarro sobre as Testemunhas de Jeová.
Sua conduta não se choca com o que é aceito como comportamento social normal.
The New Encyclopædia Britannica [Nova Enciclopédia Britânica] declara com exatidão que as Testemunhas “insistem num elevado código moral de conduta pessoal”.
as Testemunhas estão longe de ser uma pequena seita extremista.
Na ultima 2 feira, dia 2 de abril cerca de 17 milhões de pessoas compareceram ao Memorial da morte de Cristo promovida pelas Testemunhas.
mais importante do que seu número são o caráter moral e o comportamento exemplar delas, que lhes têm granjeado elogios no mundo inteiro.
Sem dúvida, isso tem sido um fator importante nos países que lhes concederam reconhecimento oficial como religião de boa fé.
Foi notável uma recente decisão judicial feita pela Corte Européia dos Direitos Humanos.
Esta declarava que as Testemunhas devem desfrutar liberdade de pensamento, consciência e religião, e que elas têm o direito de falar sobre sua fé e de ensiná-la a outros.
Isso dificilmente se daria se as Testemunhas de Jeová fossem conhecidas por usar técnicas enganosas e antiéticas para recrutar membros, ou se usassem métodos manipuladores para controlar a mente de seus seguidores.
O que é mais importante, elas estão empenhadas num programa educativo sem igual.
Quantas religiões têm um sistema organizado de visita pessoal a cada pessoa da comunidade?
As Testemunhas de Jeová fazem isso em mais de 236 países e em mais de 300 idiomas!
É evidente que as Testemunhas de Jeová estão “envolvidas em obras humanitárias”.
Elas seguem a Jesus Cristo como seu Líder e Chefe da congregação cristã.
Foi Jesus que disse: “Não sejais chamados Rabi, pois um só é o vosso instrutor, ao passo que todos vós sois irmãos. Além disso, não chameis a ninguém na terra de vosso pai, pois um só é o vosso Pai, o Celestial. Tampouco sejais chamados ‘líderes’, pois o vosso Líder é um só, o Cristo.” — Mateus 23:8-12.
É óbvio que as Testemunhas de Jeová estão longe de ser uma seita, assim como Jesus estava longe de ser glutão e beberrão..
2007-04-05 10:37:03
·
answer #1
·
answered by Pauloyahoo 4
·
2⤊
0⤋
Não, porque as Testemunhas de Jeová não realizam reuniões ritualísticas, nem é sua adoração revestida de mistério. Julia Mitchell Corbett, uma escritora que não é Testemunha de Jeová, comenta: “Quando elas se reúnem, em geral mais de uma vez por semana, em Salões do Reino (seus locais de reunião não são chamados de igrejas), a maior parte do tempo é gasto em estudo e em palestras sobre a Bíblia.” Seus locais de reunião são claramente identificados por um letreiro. As reuniões são abertas, e o público em geral é convidado a comparecer. Visitantes são mais do que bem-vindos.
O termo seita é interpretado como sendo de grupos religiosos dotados de conceitos e práticas radicais que se chocam com o que é hoje aceito como comportamento social normal. Usualmente realizam suas atividades religiosas em secreto. Muitos desses grupos classificados como seitas realmente se isolam em comunidades. Sua devoção a um autoproclamado líder humano é provavelmente incondicional e exclusiva. Com freqüência, tais líderes se jactam de terem sido divinamente escolhidos ou mesmo de serem eles próprios de natureza divina.
2007-04-05 09:37:59
·
answer #2
·
answered by ... 6
·
5⤊
0⤋
Não são uma seita.
Elas são consideradas oficialmente como religião.
E seita, como já foi expicado anteriormente, é algo secreto, e repleto de ocultismo, e da qual poucos participam, pois adotam um sistema seletivo.
As Testemunhas de Jeová estão presentes em todo o mundo, e todos conhecem o que pregam e no acreditam. E adoram um divindade espiritual, e não uma humana, ou escolhida por algum Deus.
2007-04-05 12:23:47
·
answer #3
·
answered by Music's Angel 4
·
3⤊
0⤋
acredito que não
2007-04-05 09:10:22
·
answer #4
·
answered by chinha 1
·
3⤊
0⤋
Depende, tem seitas e seitas. . .
Muitos cléricos rotulam as testemunhas de Jeová, pejorativamente, de seita.
No entanto, também, muitos clérigos invejam-nas querendo, se possível fosse, imitá-las. . .
Isto mostra alguns clérigos nas seguintes citações. . .
Por exemplo, em Bologna, Itália, as autoridades eclesiásticas, com a aprovação do papa, celebraram um congresso para estudar a maneira de combater o sucesso das testemunhas de Jeová. A Igreja Católica levantou um "clamor de alarme", segundo o jornal A Repubblica, porque em cada ano dez mil católicos se fazem testemunhas de Jeová.
Num artigo de fundo que tratava especificamente das testemunhas de Jeová, a revista jesuíta A Civiltá Cattolica disse:
"Uma razão para a difusão deste movimento está nas técnicas de propaganda [isto é, na predicação]. Por uma parte a obra é esmerada,efetuada de casa em casa por pessoas a quem se adestra escrupulosamente nesta obra, e que estão profundamente convencidas [...]"
"Outra razão do sucesso das Testemunhas de Jeová é que esse movimento dá a seus membros uma identidade precisa e forte, e é um lugar onde se lhes acolhe com afeto e um sentido de irmandade e solidariedade".
O escritor católico Vittorio Messori em seu livro recente Scommessa sulla morte (Uma aposta sobre a morte), escreve:
"Põe a um a pensar o dar-se conta de que uma destas seitas apocalípticas -as testemunhas de Jeová- é a confissão ou religião que mais rapidamente cresce no mundo. Está entre as religiões que mais se praticam em muitos países [...] e quiçá está em primeiro lugar no que se refere a fervor, zelo, ativismo, capacidade para fazer prosélitos."
"E sua presença, cada vez mais acentuada,não se limita a países de tradição cristã, senão que atinge ao mundo inteiro, onde, no nome de Jeová, e em pouco tempo, obtêm resultados que costumam ser superiores aos de missionários católicos, protestantes e ortodoxos que trabalharam por séculos."
"Esta impressionante força expansiva se lhes faz incompreensível só aos que não querem admitir que[...] evidentemente o modo como entendem a Bíblia as testemunhas de Jeová satisfaz verdadeiras necessidades que outras teologias já não satisfazem."
"Não se pode evitar a questão insinuando que as Testemunhas prosperam porque assustam à gente. Sucede precisamente o contrário: A diferença das igrejas 'oficiais', negam a existência do inferno, e pregam aniquilação, desaparecimento definitivo depois da morte, para os iníquos e incrédulos. Quiçá essa seja uma perspectiva desagradável; mas certamente assusta menos do que a ameaça de dores terríveis por toda a eternidade".
"Sim, o Deus das testemunhas de Jeová é um Deus amoroso, não um que aterrorize à gente."
A seguinte citação é da revista católica Mondo Erre de março de 1986:
"Deve dizer-se que as testemunhas de Jeová são os primeiros que vivem a fé que pregam: Não se encolerizam, não fumam, não acumulam riquezas, mantêm-se fora das discussões políticas, [...] pagam os impostos, vivem uma vida virtuosa e honrada, são felizes e serviçais. Tudo isto fez que a gente os aprecie".
Vê-se, assim, que ser alcunhado de seita de certa forma pode até ser um privilégio. Pois, como já dito pelos colegas acima Jesus Cristo também foi acusado de sedicioso e os primeiros cristãos de "seita dos nazarenos".
Contudo, o que importa, é o ponto de vista de nosso Deus, se nossa fé Nele é verdadeira ou não.
Tudo de bom
.
2007-04-05 12:04:35
·
answer #5
·
answered by ҉ProTeJ҉ 4
·
2⤊
0⤋
Depende do ponto de vista. As grandes e tradicionais religiões da cristandade acham que sim. Mas se você examinar a religião dos Testemunhas de Jeová, verá que talvez seja a mais organizada de todas, e está em toda a terra, até entre os esquimós. Se por por seita, porem, quer dizer que são uma comunidade fechada, de cunho radical, talvez sim. Precisam se destacar do panorama religioso por causa da própria doutrina que pregam, tecida de interpretações de cunho fortemente individualista. Quem sabe você apreciaria conhecer mais sobre os T. de Jeová?
2007-04-05 09:35:41
·
answer #6
·
answered by carlosossola 7
·
2⤊
0⤋
Não querido é mentira. As Testemunhas de Jeová, é uma religião cristã. Usa a Bíblia Sagrada como guia e aceita a Cristo como salvador. Tem suas crenças e doutrinas baseadas na Bíblia, não seguem um livro à parte escrito por homens.
2007-04-05 09:12:40
·
answer #7
·
answered by ? 5
·
4⤊
2⤋
As Testemunhas de Jeová são considerados seita por fanáticos loucos tipo waldir alves, apóstatas como Severino Alvves Filipe Dr. Carlos EX_TJ Maria de Fatima Alef e outros clones; e normalmente pelos protestantes e católicos; ou seja, em resumo, aqueles que se acham "Cristãos Verdadeiros".
Por que ?
Porque simplesmente falam a verdade, fazem um trabalho que eles nem tem coragem de fazer nem capacidade para tal; porque são invejados; porque não praticam ecumenismo; porque não embarcam na onda deles de explorar os fiéis e dar boa vida a pastores; não embarcam com eles no paganismo; não embarcam com eles em contradizer e distorcer a Bíblia; porque são diferentes deles.
Porque adoram o único Deus Todo Poderoso e Verdadeiro - Jeová e tem a Jesus como filho de Deus, Rei, Juiz e Senhor.
Quer mais motivos para que todos eles odeiem e difamem as Testemunhas de Jeová ????
No entanto quem verdadeiramente conhece as Testemunhas de Jeová sabe o tipo de pessoas que são, os valores que tem, etc. Suas obras e sua conduta dizem tudo a respeito delas; não precisam de Testemunho de homens, mas da aprovação de Jeová e Jesus; isto é o que conta.
2007-04-05 13:37:39
·
answer #8
·
answered by WDR 4
·
1⤊
0⤋
O que se entende por "seita"?
Seita vem de "sectus" que significa "divisão". Segundo este sentido, as T.J. são uma seita, da mesma forma como o Catolicismo, a Igreja Ortodoxa, a Luterana, a Anglicana, a Batista, a Presbiteriana e todas as outras. Todas seriam seitas cristãs.
Mas num sentido pejorativo, uma "seita" seria uma religião criada sobre um embasamento falso; em última análise, toda religião que não seja a "minha" ou não seja minimamente compatível com a "minha" (seja ela qual for) poderia ser taxada de "seita". Assim, há católicos que afirmam que só o catolicismo é verdadeiramente religião cristã e todas as demais vertentes são seitas; há evangélicos que consideram apenas as religiões cristãs compatíveis entre sim, taxando as demais como seitas; e assim por diante. Neste sentido, para todas as vertentes cristãs - exceto às próprias T.J.s - as T.Js são também consideradas seitas.
2007-04-05 09:24:10
·
answer #9
·
answered by Naturista 7
·
1⤊
0⤋
É um bando de otários explorados por espertalhões. Aliás o mesmo em todas crenças e religiões. Quanto mais analfabeto melhor. É o produto do medo.... da dor... da infelicidade. E como tem malandro no setor. Testemunhas de que?? Viram alguma coisa? Otário nasce todo dia, sabido uma vez por semana. É um dito da minha época. Eu seria uma vítima ideal. Sérios problemas de saúde. A vítima perfeita para eles. Mas eu sei ler. Já vivi demais. Passei da época ideal, hoje estou na final. E não dou graças a ninguém.
2007-04-05 09:11:12
·
answer #10
·
answered by sobrevivente 4
·
1⤊
7⤋