A bíblia é para ser vista como um mosaico em que as pedras individuais servem para compor uma imagem maior, ou seria um amontoado de entulho em que as pedras são projéteis para alvejar quem pensa diferente?
Você concorda que quem tira os versículos bíblicos de contexto para usá-los como instrumentos de condenação e punhais de intolerância, está se utilizando do mesmo preciosismo literal e hipócrita dos fariseus, saduçeus e escribas?
Não estariam se distanciando do conteúdo global de sua mensagem, crucificando o Cristo que virava a face, o Cristo poeta que pregava em parábolas e com humildade, e substituindo-o por um Jesus segregador, déspota e carrasco, um Jesus de dedo em riste... para que possam desse modo justificar seu próprio orgulho, egoísmo e vaidade e com soberba e arrogância dizerem que fizeram a "melhor" escolha?
2007-04-04
13:05:32
·
17 respostas
·
perguntado por
Electrobird
5
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
A Bíblia tem o poder de revelar o que existe dentro da pessoa.
A maiór revelação, não está "na Bíblia", mas nas atitudes das pessoas que a interpretam.
Elas podem usar o conteúdo Bíblico como uma forma de promover a paz, ou de incitar a guerra.
Tudo depende da moral de quem a tem em mãos.
Em sí, a Bíblia é um punhado de papéis, mas o valor que ela têm, está nas mãos das pessoas.
Paz.
2007-04-04 13:16:37
·
answer #1
·
answered by Hokus Phokus 7
·
6⤊
0⤋
Electro, a Bíblia é um livro que contém muitas alegorias, muitos arquétipos e contidos neles, ensinamentos para quem tiver compreensão de compreender. Louco é quem disser que tudo que ali está é literalmente a verdade, exatamente como está escrita a alegoria.
Passa-se mais ou menos, como com uma criança que cresce e continua acreditando que é possível uma vovó e a netinha dela com um pequeno chapéu vermelho, pudessem caber inteira na barriga do lobo e sairem dali vivas.
Tanto no exemplo da Bíblia, como no exemplo das fábulas de La Fontaine, de Esopo, dos Irmãos Grimm, de Andersen e tantos outros, é preciso atentar mais para o fundo, a moral da história do que para a letra.
E pior é quando se cresce, passam anos e continua se acreditando na literalidade do que foi escrito quando se era criança e para crianças, e mesmo assim o infante "crescido" quer porque quer, que adultos acreditem que Chapeuzinho Vermelho e a Vovó sairam inteiras da barriga do Lobo Mau (que falava).
2007-04-04 20:26:08
·
answer #2
·
answered by Jorge Murta 6
·
5⤊
0⤋
Sábia reflexão!
2007-04-04 20:12:01
·
answer #3
·
answered by Luzitani 5
·
5⤊
0⤋
Evangelho de Lucas 10, 38-42.
- Marta e Maria
Electrobird, "Maria escolheu a melhor parte"
Ela ficou aos pés do Senhor, enquanto Marta se ocupava e se agitava.
Maria ficou aos pés do Senhor, contemplando seu grande Amor.
Por isto ela escolheu a melhor parte.
E quantas vezes na vida somos Marta e quantas poucas vezes somos Maria?
A mim parece meu amigo, que existem muitas Martas, Martas de todo tipo, umas menos outras mais iracundas, Martas fanáticas, Martas mais ou menos, Martas furibundas, Martas intolerantes, Martas ocupadas de mais para notar Jesus, exitsem até Martas que se recusam a ver Jesus.
Mas todas elas de antemão escolheram a PIOR parte.
Mas Maria são poucas.
São poucos aqueles q se detêm aos pés do Senhor e fazem de suas vidas este eterno estar aos pés do Mestre.
São poucos que escolhem a melhor parte e esta parte ninguem a tira.
Não quero ser Marta, trabalho para ser Maria, ainda que os neo fariseus existam.
2007-04-04 20:22:12
·
answer #4
·
answered by Frei Bento 7
·
4⤊
0⤋
Concordo totalmente!!!
2007-04-04 20:15:40
·
answer #5
·
answered by Malignant 7
·
3⤊
0⤋
Sim , a Bíblia é um livro escrito em camadas...cada uma adequada a cada grau de discernimento, que entenda aqueles que têm olhos de ver...
2007-04-04 20:10:40
·
answer #6
·
answered by Advicer 7
·
3⤊
0⤋
Além de tudo isto Electro, devem ser considerados também o momento cultural e histórico das pessoas citadas nas histórias bíblicas. Erros de tradução, interpretação e conveniências contribuem muito para o uso da bíblia como arma de destruição (de mentes) em massa.
2007-04-04 20:07:47
·
answer #7
·
answered by εїзdragonflyεїз 7
·
4⤊
1⤋
Por isto está também lá na Bíblia que a "letra mata, mas o espirito dá a vida".
Brilhante reflexão!
2007-04-05 07:14:24
·
answer #8
·
answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7
·
1⤊
0⤋
Segundo o que acho que sei, a bíblia foi escrita por pessoas que não conheceram Jesus. Segundo o que sei,quem conta um conto aumenta um,dois três pontos. E ainda que nós velhos tempos idos,a censura era feroz,quem contava só contava o que era permitido. E que acreditemos que o relatado da história,não omitiu ou acrescentou,texto interpretativo (de parábolas,versos,etc...) a interpretação fica ao gosto de quem lê.O "diabo" pode morar nos detalhes sim. E fica sobre a luz obscura do medo.Não ficando no seu papel de contra ponto ,para escolhas ,na verdade. Abraços
2007-04-04 22:41:50
·
answer #9
·
answered by kathia k 2
·
1⤊
0⤋
E eu que pensei que ele morasse no inferno!
2007-04-04 20:09:45
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋