Existe comunicação entre os vivos e o mundo espíritual: SIM, EXISTE!
Espiritualmente falando, não existem diferenças entre o espiritismo, umbandismo e candomblé.
Fisicamente falando, as diferenças são gritantes, conforme já foi exposto por vários participantes desta sala.
Todos pensam estar em contato com o espírito dos mortos, ou seja, daqueles que viveram aqui neste mundo.
Na realidade, os ditos mortos não passam de anjos caídos, demônios, que lutam contra Deus e contra os homens.
Biblicamente falando, é impossível manter um contato mediúnico com qualquer morto, porque, segundo Eclesiastes 9.5,6 diz que "os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram e já não têm parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol."
Deus, em sua infinita misericórdia, alerta aos homens que não tentem comunicação mediúnica, porque sabe e alerta do perigo. Comprovamos isto em Levítico 20.6, que diz:
"Quando uma alma se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir após eles, eu porei a minha face contra aquela alma e a extirparei do meio do seu povo."
Os espíritas creem na reencarnação, porém Deus não fala nunca disto, porque não existe. O que existe é a ressurreição, conforme Jesus Cristo nos provou, ressuscitando ao terceiro dia após a sua morte.
Pela reencarnação, os espíritas anulam o sacrifício vicário de Jesus Cristo na cruz - a morte para a nossa salvação.
Os espíritas, por estarem cegos pelo "deus deste século" [demônios], estão impossibilitados de compreenderem a esta verdade. São adoradores de demônios, conseguindo, desta forma, garantir a própria condenação eterna, porque se afastam mais ainda de Jesus Cristo [Senhor e Salvador], de Deus-Pai e do Espírito Santo [que não é o espírito de verdade].
Fisicamente, todos são distintos. Espiritualmente, todos são idênticos, pelas razões acima expostas.
Não exponho isto apenas por opinião própria. Tenho a minha experiência como ex-espírita kardecista, médium, doutrinador, palestrista, etc. Exponho tudo com base bíblica, a mesma Bíblia que Kardec usou para escrever as suas obras básicas deturpadas.
Só existe uma única vida ao homem. Confira:
Hebreus 9.27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo".
Acorde para a verdadeira vida espiritual:
"Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá." Efésios 5.14
Jesus Cristo é o CAMINHO, e a VERDADE, e a VIDA. Ninguém vai ao Pai se não for por ele. (João 14.6)
ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO
Jesus Cristo nunca delegou a sua posição de mediador entre Deus e os homens a ninguém, seja santo, seja espírito superior, seja demônio de qualquer espécie. Confira a seguir.
"Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os
homens, Jesus Cristo, homem" (1 Timóteo 2.5)
2007-04-04 13:08:41
·
answer #1
·
answered by BomStarAki 5
·
0⤊
1⤋
Um crente perguntando isso, dá pra desconfiar. Mas vá lá: Kardecismo é uma Doutrina, voltada mais para o estudo e a pesquisa, que também serve, pela prece, para desobcessão. A Umbanda reúne aspectos do Kardecismo, da Religião Afro-Brasileira e da Pajelança, com incorporações e consultas. Ambos, veja bem, ambos, trabalham para o bem e somente para o bem e desaenvolvimento daspessoas. Nunca para o mal. Entendeu?
2007-04-04 18:26:06
·
answer #2
·
answered by peraxica 5
·
2⤊
1⤋
Bem, nao Existe Kardecismo, pois nao cultuamos Kardec. Existe espiritismo e ubandismo.
A base é a caridade e o trabalho no bem. O espiritismo nao possui imagens, rituais e dogmas. apenas isso.
2007-04-04 18:13:54
·
answer #3
·
answered by Leandro Piazzon 4
·
2⤊
1⤋
Olhe comprado, a Doutrina Espírita (kardecista) é uma religião fundamentada em três pilares: Filosofia, Religião e Ciência... Na Doutrina Espírita não se usa nenhum ritual, nenhum cigarro, nenhuma estátua, nenhum amuleto, nenhuma bebida... Na Doutrina Espírita não se faz trabalhos de "despachos", nem de "macumbas", nem se sacrifica qualquer tipo de animal... Na Doutrina Espírita não se cobra nenhum dízimo... Na Doutrina Espírita não se usa altar, nem incenso, nem velas, nem se faz batizado, nem se faz casamentos... Na Doutrina Espírita não se segue partido políto ou qualquer tipo de política... Na Doutrina Espírita se procura divulgar a prática do amor, da caridade, da humildade, da paz, do trabalho honesto, do estudo, do perdão... Na Doutrina Espírita "frequentemente" ocorrem "ditados" de "mensagens" transmitidas por "espíritos" muitíssimos evoluídos transmitindo ensinamentos altamente edificantes e moralistas através de médiuns idôneos e sérios e que procuram nos instruir sempre de acordo com os ensinamentos do Magnânimo Mestre e Senhor Jesus... São ensinamentos envolvendo os mais diferentes campos do conhecimento tais como medicina, biologia, química, física, psicologia, psicanálise, astronomia, etc... Para quem desejar conferir é só ler livros como "Evolução em Dois Mundos" e "Mecanismo da Mediunidade" psicografados por Francisco Cândido Xavier e "ditado" pelo espírito do Dr. André ou ler "Reencontro com a Vida" psicografado por Divaldo Pereira Franco e "ditado" pelo espírito de Manoel Philomeno de Miranda... Além destes, existem inúmeros outros livros excelentes e super instrutivos... Quanto a Umbanda, eu não posso declarar nada porque conheço muitíssimo pouco e o que não conheço não tenho condições de julgar... Só posso afirmar que já fui algumas vezes em centro de Umbanda e fui muito bem atendido e quando pedi uma graça, recebi a graça que pedi e a eles agradeço muito (mas não foi nenhum "despacho" e nem tampouco nenhuma "macumba").
2007-04-04 17:19:34
·
answer #4
·
answered by Roberto 7
·
2⤊
1⤋
A Umbanda é um culto trazido das regiões africanas por nossos irmãos escravizados e tem como proposta a prática da caridade e do amor ao próximo, é muito bonita e grandiosa. Distorções destas práticas e princípios básicos salutares, vêm diminuir os valores por ela pregados. Considerando-se as necessidades espirituais de muitos que habitam e circundam a esfera terrestre, é natural que tais práticas encontrem terreno fértil para o seu desenvolvendo. Portanto, cabe a nós respeita-las.
O Espiritismo também tem a mesma proposta da prática da caridade e amor ao próximo, mas a diferenças é que ele é desprovido de vínculos materiais como os rituais, imagens, templos, roupas especiais, etc. A conexão entre os planos físico e espiritual é feita através de vibrações e do pensamento. O desprendimento material é proporcional à evolução material, ou seja quanto mais evoluídos, menos se fazem necessários os vícios e as limitações da matéria. Tanto a Umbanda quanto o Espiritismo são maravilhosos e só praticam o bem.
2007-04-04 17:14:56
·
answer #5
·
answered by Andrea 7
·
2⤊
1⤋
Não gostamos de ser confundidos por serem coisas distintas, ora bolas, acaso um protestante gostaria de ser confundido com um católico? um budista com um muçulmano? Não há aí qualquer sentido de valor ou qualquer questão pejorativa, são coisas distintas e pronto, já é uma razão o bastante...
2007-04-04 17:13:51
·
answer #6
·
answered by Advicer 7
·
2⤊
1⤋
Kardecismo [kardec + -ismo] - É a obra pessoal daquele que adotou o pseudônimo de Allan Kardec, a sua maneira de entender e teorizar os ensinamentos de Jesus, diferente de Espiritismo que é a doutrina dos Espíritos, contida nas obras codificadas pelo referido missionário, na qualidade de instrumento encarnado.
A Umbanda é uma religião inserida na religiosidade cultural brasileira.
A Umbanda é estruturada, moralmente, em 3 princípios: fraternidade, caridade e respeito ao próximo.
Admite um deus gerador chamado (Olorun), que é o criador de tudo e todos. Seus adeptos (chamados também de "umbandistas" ou "filhos de fé") cultuam divindades denominadas Orixás e reverenciam espíritos chamados Guias.
Sua orientação espiritual ou doutrinária é feita pelos Guias - espíritos que atuam na Umbanda sob uma determinada linha de trabalho que, por sua vez, está ligada diretamente a um determidado Orixá. Os guias têm sapiência e consciência da natureza humana e os atributos para que essa humanidade possa evoluir e seguir por um caminho melhor.
Os guias se manifestam através da mediunidade dos médiuns, sendo a prática da incorporação a matriz do trabalho deles - ato pelo qual uma pessoa médium, inconsciente, consciente ou semi-consciente, permite que espíritos falem através de seu corpo físico e mental.
Os guias possuem diversos arquétipos pelos quais se apresentam através da incorporação. Cada arquétipo está ligado a uma determinada Linha Espiritual. Como exemplos desses arquétipos podemos citar:
os Pretos Velhos;
os Caboclos;
os Baianos;
os Boiadeiros;
as Crianças;
os Exus e Pomba-giras, entre outros.
Os arquétipos são roupagens utilizadas pelos guias para se apresentarem nos terreiros e não espíritos que, necessariamente, tenham sido escravos, índios ou crianças, embora existam aqueles que realmente o foram.
Cada terreiro ou conglomerado de terreiros têm a sua forma de interpretar e manifestar a Religião de Umbanda. São diversos ritos que diferem de casa para casa. Alguns utilizam atabaques, já outros, não utilizam tais instrumentos, preferindo somente o ritmo das palmas e o cântico dos pontos cantados.
2007-04-04 17:01:58
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
o fim é o mesmo a caridade,sou umbandista e tem diferença até do candomblé p umbanda, admiro muito o kardecismo e tbm já reparei q alguns tem a nescessidade de enfatizar q não espiritismo não é umbanda sabemos q não mas nem porisso a umbanda não deixa de ser espirita,pois trabalha com os espiritos de forma diferente mas trabalha
2007-04-04 16:54:49
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
2⤊
1⤋
Diferenças entre Kardecismo e Umbanda
É comum a controvérsia de uns e de outros, quanto a Umbanda ser um "aspecto" ou modalidade do chamado Espiritismo dito de Kardec. Estes estudiosos parece que não estudaram a "coisa" como ela é e se apresenta. Batem-se no ponto de que no Umbandismo existe a manifestação dos espíritos e no Espiritismo, também!
Todos sabem que quem particularizou o termo espiritismo foi Allan Kardec, para traduzir por ele certos ensinamentos dos espíritos. A palavra espírito se perde na antiguidade, dentro dos livros religiosos de vários povos, inclusive nos Vedas, dos Brahmas, no Livro dos Mortos dos Egípcios, nas obras de Fo-HY, um dos mais antigos sábios da China, na Bíblia de Moysés, na Kabala dos Judeus, nos evangelhos ditos de Cristo, etc...
Mas, que se deve entender realmente por espiritismo? Segundo Kardec, é a doutrina dos espíritos. Como vêem, pelo exposto, revelar a doutrina ou as coisas do espírito não foi privilégio nem de uns ou de outros. Diremos, pois, que a doutrina espírita ou Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os espíritos ou seres do mundo invisível, etc..
Estas relações, esta doutrina, que também traduzem as Eternas verdades, são tão velhas quanto a própria humanidade, porquanto podem ser identificadas nestes ditos antigos e sagrados livros das mais velhas religiões do mundo. Kardec codificou, isto é , propagou, apenas parte destas antigas verdades - reveladas pelos espíritos de acordo com a época - expressões de uma Lei, imutável, que vêm sendo confirmadas e ampliadas dentro das nossas Linhas de Umbanda, por grandes instrutores, espíritos altamente evoluídos, que consideramos como Orixás intermediários e Guias, que têm como missão precípua reconstituir as partes restantes, ou seja....o todo....
O que ressalta então, claramente do exposto? Que há uma certa identidade entre o Espiritismo e a Umbanda. Esta identidade se verifica, quanto à Doutrina, à manifestação e comunicação dos espíritos, pelo fator mediúnico, bem como pela parte científica, filosófica e moral, etc...Mas, sobrepõe-se logo, numa comparação, o seguinte: a Lei de Umbanda NÃO É o Espiritismo, apenas. Este, com todo seu conteúdo, e que faz parte da Umbanda, isto é, se integra ou se absorve nela, faz parte dela!
Na Umbanda, além da parte filosófica, científica, doutrinária e dos fenômenos da mediunidade, pela manifestação, desta ou daquela forma, dos espíritos, formando estas coisas, os atributos principais e tacitamente reconhecidos como particularizando a Escola Kardecista, tema Umbanda ainda, bem definido, o aspecto propriamente dito de uma Religião, pela Liturgia, Ritual, Simbologia, Mitologia, Mística, bem como pela Magia, Astrologia esotérica e outras correlações de Forças NÃO PRATICADAS no denominado espiritismo,e portanto inexistentes neste!
2007-04-04 16:51:50
·
answer #9
·
answered by Rubens 6
·
2⤊
1⤋
A base é a caridade, mas o kardecismo não usa rituais, materiais como cigarro e bebida, e trabalha mais com palestras e doutrinação.
A Umbanda trabalha com rituais na natureza, recorre a magia, e desenvolve mais um trabalho direto entre espírito e consulente.
Só isto. São diferentes mas não inimigas.
2007-04-04 16:50:11
·
answer #10
·
answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7
·
2⤊
1⤋
A primeira resposta foi bem formulada só faltou dizer sôbre a segunda parte da tua questão, não se trata de não gostar de ser confundido trata-se de querer ser reconhecido como realmente é, muitas vêzes confundem a umbanda com candomblé ou quimbanda que são variações do trabalho com espíritos, alguns mais outros menos evoluidos,mas todos com os seus méritos e atuam no meio de pessoas
de um nível vibratório de acordo com êles.
2007-04-04 17:01:52
·
answer #11
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋